Gabinete de curiosidades









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Frontispício do livro Musei Wormiani Historia mostrando o quarto das maravilhas de Worm.


As expressões gabinete de curiosidades e quarto das maravilhas designam os lugares onde, durante a época das grandes explorações e descobrimentos dos séculos XVI e XVII, se colecionava uma multiplicidade de objetos raros ou estranhos dos três ramos da biologia considerados na época: animal, vegetal e mineral; além das realizações humanas.


Em geral, os gabinetes de curiosidades eram uma exposição de curiosidades e achados procedentes de novas explorações ou instrumentos tecnicamente avançados, como foi o caso da coleção do Tsar Pedro, o Grande. Em outros casos, eram amostras de quadros e pinturas, sendo este o caso do arquiduque Leopoldo Guilherme. Os gabinetes de curiosidades podem ser considerados como os precursores dos atuais museus de arte.


Apareceram durante o Renascimento na Europa. Os gabinetes de curiosidades são os antecessores diretos dos museus. Tiveram um papel fundamental para o desenvolvimento da ciência moderna embora refletissem a opinião popular do tempo (não era raro encontrar sangue de dragão secado ou esqueletos de animais míticos). A edição de catálogos, geralmente ilustrados, permitia acessar e difundir o conteúdo dos gabinetes de curiosidades para os cientistas da época.


Os Gabinetes de Curiosidades desapareceram durante os séculos XVIII e XIX, sendo substituídos por instituições oficiais e coleções privadas. Os objetos considerados mais interessantes foram transferidos para museus de artes e de história natural que começaram a ser fundados. Tiveram grande importância no estudo precoce de certas disciplinas de biologia ao criar coleções de fósseis, conchas e insetos.




Índice






  • 1 Elementos históricos


  • 2 Organização das coleções


  • 3 Gabinetes de curiosidades europeus


  • 4 Referências


  • 5 Bibliografia


  • 6 Ligações externas





Elementos históricos |




  • Ole Worm (1588-1654) constituiu um famoso gabinete de curiosidades cujo inventário ilustrado foi publicado em 1655 sob o título Museum Wormianum .


  • Georg Everhard Rumphius (1627-1702) elaborou um livro e um catálogo de seu gabinete.


  • Albertus Seba (1665-1736) constituiu um gabinete de curiosidades cujo catálogo publicou a partir de 1710.

  • Sir Hans Sloane (1660-1753) reuniu um dos maiores gabinetes de curiosidades do mundo. Foi a origem da criação do Museu Britânico.


  • René-Antoine Ferchault de Réaumur (1683-1757) montou o maior gabinete de curiosidades da França. Após a sua morte, o gabinete foi integrado ao Gabinete do Rei.

  • Em 1760, Sir James Darcy Lever começou a acumular uma imensa coleção que o levou à ruína. Devido à recusa do governo britânico de comprá-la, foi dispersada.



Organização das coleções |


Nos gabinetes de curiosidades, as coleções podiam ser organizadas em quatro categorias (nomeadas em latim) :




  • artificialia, onde eram agrupados objetos criados ou modificados pela mão humana (antiguidades, obras de arte etc.);


  • naturalia, onde eram agrupados as criaturas e objetos naturais;


  • exotica, onde eram agrupados plantas e animais exóticos;


  • scientifica, onde eram agrupados os instrumentos científicos.



Gabinetes de curiosidades europeus |


Os gabinetes de curiosidades ou quartos de maravilhas eram conhecidos como "Cabinets de Curiosités" na França, "Wunderkammern" na Alemanha e Áustria, "Wonder Chambers" na Grã-Bretanha e "Kunstkammer" na Dinamarca.




Gabinete de curiosidades pintado por Georg Hainz em 1666


Os principais gabinetes de curiosidades da Europa foram :



  • O gabinete de curiosidades do Colégio Romano iniciado pelo jesuíta Athanase Kircher, que, em 1615, recebeu a doação de objetos curiosos pertencentes a Alfonso Donnini. O gabinete era famoso em toda a Europa.

  • O Kuntskammer de Ole Worm criado em 1654 na cidade de Copenhaga.


  • Rodolfo II de Habsburgo. No castelo de Praga, o imperador reuniu os trabalhos dos melhores artistas dos três centros mais importantes da época renascentista: Itália, Países Baixos e Alemanha.

  • O de Francesco Calceolari, naturalista do século XVI.

  • O de conde Moscardo. O livro "Cose piu notabili" é um itinerário por seu gabinete de curiosidades.



Commons

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Referências




Bibliografia |



  • Paolo Frambotto, 1556. MOSCARDO, Lodovico: Note overo Memorie del Museo di Lodovico Moscardo.... Paris, Museu de História natural: FHNV.

  • Julius Von Schlosser: Die Kunst- und Wunderkammern der Spätrenaissance, 1908.

  • Antonie Schnapper. Le géant, la licorne, la tulipe: Collections françaises au XVIIe siècle. Paris, Flammarion, 1988.

  • Roland Schaer. L'invention des musées. Gallimard/RMN, Découvertes Gallimard (n° 187), 1993.

  • Oliver Impey and Arthur MacGregor, 2001. The Origins of Museums: The Cabinets of Curiosities in Sixteenth- and Seventeenth-Century Europe. ISBN 1842321323.



Ligações externas |




  • A versão moderna do Gabinete de Curiosidades.


  • Os gabinetes de curiosidades ou a viagem imóvel.


  • Gabinete de Curiosidades.

  • Wunderkammer


  • Os museus e a ordem do universo.


  • Mathematical Wunderkammern .

  • Rodofo II de Habsbourg

  • Athanase Kircher


  • O Kunstkammer do Rei.

  • O Museu da Tecnologia Jurássica




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