Jacques Laffite

Multi tool use
Jacques Laffite | |
---|---|
![]() | |
Informações pessoais | |
Nome completo |
Jacques-Henri Marie Sabin Laffite |
Nacionalidade |
francês |
Nascimento |
21 de novembro de 1943 (75 anos) Paris |
Registros na Fórmula 1 | |
Temporadas |
1974-1986 |
Equipes |
2 (Williams e Ligier) |
GPs disputados |
180 (176 largadas) |
Títulos |
0 (4º em 1979, 1980 e 1981) |
Vitórias |
6 |
Pódios |
32 |
Pontos |
228 |
Pole positions |
7 |
Voltas mais rápidas |
6 |
Primeiro GP |
![]() |
Primeira vitória |
![]() |
Última vitória |
![]() |
Último GP |
![]() |
Jacques-Henri Marie Sabin Laffite (Paris, 21 de novembro de 1943) é um ex-automobilista francês, que disputou a Fórmula 1 de 1974 a 1986.
Índice
1 Carreira
2 Vitórias
3 Todos os Resultados de Jacques Laffite na Fórmula 1
4 Referências
5 Ligações externas
Carreira |
Laffite estreou na Fórmula 1 em 1974 para Iso Marlboro, equipe dirigida por Frank Williams. No ano seguinte competiu para a mesma equipe, chamada agora Williams, marcando apenas um 2º lugar no Grande Prêmio da Alemanha, disputado em Nürburgring.
Em 1976, mudou para a equipe francesa Ligier, conseguindo 20 pontos e um podium no Grande Prêmio da Itália. Sua primeira vitória foi em Grande Prêmio da Suécia de 1977.
A temporada de 1979 abriu com duas vitórias de Laffite nos primeiros dois GPs, na Argentina e no Brasil colocando o piloto francês pela primeira vez na liderança do campeonato, porém com o abandono em Long Beach, perderia para o canadense Gilles Villeneuve da Ferrari; o piloto do carro azul número 26 recuperaria novamente a ponta com o 2º lugar na Bélgica, porém foi só, e nas etapas seguintes não conseguiu alcançá-la. Pela falta de recursos financeiros não foi suficiente para a pequena equipe francesa enfrentar as mais bem estruturadas: Ferrari, Williams, Brabham e Renault. Laffite conseguiu como melhor colocação ao fim do campeonato a 4ª posição nos campeonatos de 1979, 1980 e 1981. Em 1981, com os motores Matra V12, ele chegou à última corrida em Las Vegas disputando o título com o argentino Carlos Reutemann, da Williams, e com Nelson Piquet, da Brabham. Uma troca de pneus acabou tirando suas chances e o título foi para o brasileiro. Pelo 7º ano seguido continuou no time azul, mas o melhor que consegue é o 3º no GP da Áustria e apenas 5 pontos no total terminando em 18º na geral. No final da época, decide sair da equipe, indo para a Williams do seu amigo Frank.[carece de fontes]
Disputou as temporadas de 1983 e 1984 pela equipe Williams, mas não obteve sucesso. Em 1983, a equipe tinha apenas o antigo motor Ford Cosworth aspirado para enfrentar os possantes motores turbo, apenas na última etapa é que o time consegue o desejado Honda Turbo. No retorno ao time, fez 11 pontos e o 11º lugar na classificação; no ano seguinte, os novos motores japoneses se revelaram muito frágeis para resistir às corridas. Além disso, o primeiro piloto, o finlandês Keke Rosberg, recebia tratamento preferencial da equipe. Com tudo isso, marcou 5 pontos e o 14º na final.
Voltou à equipe Ligier em 1985 e com os potente motores Renault Turbo obtendo três pódiuns, sendo dois 3ºs nos GPs: Grã-Bretanha e Alemanha e 2º na Austrália e o 9º na classificação final com 16 pontos; mais dois pódiuns em 1986: Brasil e Estados Unidos. Naquele ano, ele vinha fazendo uma temporada muito boa, mas sofreu um acidente na largada do Grande Prêmio da Grã-Bretanha e quebrou os dois pés, obrigando-o a parar de correr na Fórmula 1 encerrando com 14 pontos e o 8º lugar na classificação geral - (aquela corrida, Laffite igualaria a marca de 176 Grande Prêmios do inglês Graham Hill).
Recuperou-se dos ferimentos e competiu mais tarde em carros de turismo. É agora um comentarista de televisão para a televisão francesa TF1.
Laffite competiu para 176 GPs, marcando 6 vitórias, 32 pódios, 7 pole positions, 6 voltas mais rápidas e 228 pontos totais.
Vitórias |
- 1977 - Suécia;
- 1979 - Argentina e Brasil;
- 1980 - Alemanha;
- 1981 - Áustria, Canadá;
Todos os Resultados de Jacques Laffite na Fórmula 1 |
(legenda) (Corridas em negrito indica pole position e corridas em itálico indica volta mais rápida)
Ano |
Nome Oficial da Equipe |
Chassis |
Motor |
Pneus |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
Pontos |
Posição |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1986 |
Equipe Ligier |
Ligier JS27 |
Renault EF15 V6 Turbo |
P |
BRA 3º |
ESP Ret |
SMR Ret |
MON 6º |
BEL 5º |
CAN 7º |
EUA 2º |
FRA 6º |
GBR Ret |
14 |
8º |
||||||||
1985 |
Equipe Ligier |
Ligier JS25 |
Renault EF4B V6 Turbo |
P |
BRA 6º |
POR Ret |
SMR Ret |
MON 6º |
CAN 8º |
EUA 12º |
FRA Ret |
GBR 3º |
ALE 3º |
AUT Ret |
HOL Ret |
ITA Ret |
BEL 11º |
EUR Ret |
AFS |
AUS 2º |
16 |
9º |
|
1984 |
Williams Grand Prix Engineering |
Williams FW09 |
Honda RA163E V6 Turbo |
G |
BRA Ret |
AFS Ret |
BEL Ret |
SMR Ret |
FRA 8º |
MON 8º |
CAN Ret |
USE 5º |
EUA 4º |
5 |
14º |
||||||||
Williams FW09B |
GBR Ret |
ALE Ret |
AUT Ret |
HOL Ret |
ITA Ret |
EUR Ret |
POR 14º |
||||||||||||||||
1983 |
TAG Williams Team |
Williams FW08C |
Ford Cosworth DFV V8 |
G |
BRA 4º |
USW 4º |
FRA 6º |
SMR 7º |
MON Ret |
BEL 6º |
USE 5º |
CAN Ret |
GBR 12º |
ALE 6º |
AUT Ret |
HOL Ret |
ITA NQ |
EUR NQ |
11 |
11º |
|||
Williams FW09 |
Honda RA163E V6 Turbo |
AFS Ret |
|||||||||||||||||||||
1982 |
Equipe Talbot Gitanes |
Ligier JS17 |
Matra MS81 V12 |
M |
AFS Ret |
BRA Ret |
SMR |
5 |
18º |
||||||||||||||
Ligier JS17B |
USW Ret |
BEL 9º |
USE 6º |
CAN Ret |
|||||||||||||||||||
Ligier JS19 |
MON Ret |
HOL Ret |
GBR Ret |
FRA 14º |
ALE Ret |
AUT 3º |
SUI Ret |
ITA Ret |
LVG Ret |
||||||||||||||
1981 |
Equipe Talbot Gitanes |
Ligier JS17 |
Matra MS81 V12 |
M |
USW Ret |
BRA 6º |
ARG Ret |
SMR Ret |
BEL 2º |
MON 3º |
ESP 2º |
FRA Ret |
GBR 3º |
ALE 3º |
AUT 1º |
HOL Ret |
ITA Ret |
CAN 1º |
LVG 6º |
44 |
4º |
||
1980 |
Equipe Ligier Gitanes |
Ligier JS11/15 |
Ford Cosworth DFV V8 |
G |
ARG Ret |
BRA Ret |
AFS 2º |
USW Ret |
BEL 11º |
MON 2º |
FRA 3º |
GBR Ret |
ALE 1º |
AUT 4º |
HOL 3º |
ITA 9º |
CAN 8º |
USE 5º |
34 |
4º |
|||
1979 |
Ligier Gitanes |
Ligier JS11 |
Ford Cosworth DFV V8 |
G |
ARG 1º |
BRA 1º |
AFS Ret |
USW Ret |
ESP Ret |
BEL 2º |
MON Ret |
FRA 8º |
GBR Ret |
ALE 3º |
AUT 3º |
HOL 3º |
ITA Ret |
CAN Ret |
USA Ret |
36 |
4º |
||
1978 |
Ligier Gitanes |
Ligier JS7 |
Matra MS76 V12 |
G |
ARG 16º |
BRA 9º |
19 |
8º |
|||||||||||||||
Ligier JS7/9 |
AFS 5º |
USW 5º |
BEL 5º |
FRA 7º |
GBR 10º |
||||||||||||||||||
Ligier JS9 |
Matra MS78 V12 |
MON Ret |
ESP 3º |
SUE 7º |
ALE 3º |
AUT 5º |
HOL 9º |
ITA 4º |
USE 11º |
CAN 8º |
|||||||||||||
1977 |
Ligier Gitanes |
Ligier JS7 |
Matra MS76 V12 |
G |
ARG NC |
BRA Ret |
AFS Ret |
USW 9º |
ESP 7º |
MON 7º |
BEL Ret |
SUE 1º |
FRA 8º |
GBR 6º |
ALE Ret |
AUT Ret |
HOL 2º |
ITA 8º |
USE 7º |
CAN Ret |
JAP 5º |
18 |
10º |
1976 |
Ligier Gitanes |
Ligier JS5 |
Matra MS73 V12 |
G |
BRA Ret |
AFS Ret |
USW 4º |
ESP 12º |
BEL 3º |
MON 12º |
SUE 4º |
FRA 14º |
GBR Ret |
ALE Ret |
AUT 2º |
HOL Ret |
ITA 3º |
CAN Ret |
USE Ret |
JAP 7º |
20 |
8º |
|
1975 |
Frank Williams Racing Cars |
Williams FW |
Ford Cosworth DFV V8 |
G |
ARG Ret |
BRA 11º |
AFS NC |
6 |
12º |
||||||||||||||
Williams FW04 |
MON NQ |
BEL Ret |
HOL Ret |
FRA 11º |
GBR Ret |
ALE 2º |
AUT Ret |
ITA Ret |
EUA NP |
||||||||||||||
1974 |
Frank Williams Racing Cars |
Williams FW |
Ford Cosworth DFV V8 |
F |
ALE Ret |
AUT NC |
ITA Ret |
CAN 15º |
EUA Ret |
0 |
NC (44º) |
Referências
Ligações externas |
- Biografia em francês
w1U Mmf9MV8lqR4MbUCfHeHsin ahUmbIJqtQh YzroxfOXzRMcSF4CMnc1ms6AfyUYuMZnWaLGKQiKUlQmJKygg5