Temporada de Fórmula 1 de 1985
Alain Prost, campeão mundial de Fórmula 1 em 1985 pela McLaren.
A Temporada de Fórmula 1 de 1985 foi a 36.ª realizada pela FIA, decorrendo entre 7 de abril à 3 de novembro de 1985, com dezesseis corridas.
Teve como campeão o francês Alain Prost, da equipe McLaren, sendo vice-campeão o italiano Michele Alboreto, da Ferrari. Foi a primeira vez que um piloto francês tornou-se campeão mundial na categoria.
Índice
1 Pilotos e equipes
2 Trocas de pilotos
3 Calendário
4 Resultados
4.1 Grandes Prêmios
4.2 Pilotos
4.3 Construtores
5 Notas e referências
Pilotos e equipes |
Campeão | Vice-campeão | 3º Lugar |
| Equipe | Construtor | Chassis | Motor | Pneus | N° | Piloto | Piloto(s) de teste |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
McLaren | MP4/2B | TAG/Porsche P01 1.5 V6 Turbo | G | 1 | n/a | ||
| 2 | |||||||
Tyrrell | 012 | Ford Cosworth DFY 3.0 V8 | G | 3 | n/a | ||
| 4 | |||||||
014 | Renault EF4B 1.5 V6 Turbo | 3 | |||||
| 4 | |||||||
Williams | FW10 | Honda RA165E 1.5 V6 Turbo | G | 5 | |||
| 6 | |||||||
Brabham | BT54 | BMW M12/13 1.5 L4 Turbo | P | 7 | |||
| 8 | |||||||
RAM | 03 | Hart 415T 1.5 L4 Turbo | P | 9 | n/a | ||
| 10 | |||||||
Lotus | 97T | Renault EF4 1.5 V6 Turbo | G | 11 | n/a | ||
| 12 | |||||||
Renault | RE60 | Renault EF4B 1.5 V6 Turbo | G | 14 | n/a | ||
| 15 | |||||||
| 16 | |||||||
| RE60B | Renault EF15 1.5 V6 Turbo | 15 | |||||
| 16 | |||||||
Arrows | A8 | BMW M12/13 1.5 L4 Turbo | G | 17 | n/a | ||
| 18 | |||||||
Toleman | TG185 | Hart 415T 1.5 L4 Turbo | P | 19 | |||
| 20 | |||||||
Spirit | 101D | Hart 415T 1.5 L4 Turbo | P | 21 | n/a | ||
Alfa Romeo | 185T 184T | Alfa Romeo 890T 1.5 V8 Turbo | G | 22 | |||
| 23 | |||||||
Osella | FA1F FA1G | Alfa Romeo 890T 1.5 V8 Turbo | P | 24 | |||
Ligier | JS25 | Renault EF4B 1.5 V6 Turbo | P | 25 | |||
| 26 | |||||||
Ferrari | 156/85 | Ferrari 031 1.5 V6 Turbo | G | 27 | |||
| 28 | |||||||
Minardi | M185 | Ford Cosworth DFY 3.0 V8 Motori Moderni 615-90 1.5 V6 Turbo | P | 29 | |||
Zakspeed | 841 | Zakspeed 1500/4 1.5 L4 Turbo | G | 30 | n/a | ||
Lola | THL1 | Hart 415T 1.5 L4 Turbo | G | 33 | n/a |
Trocas de pilotos |
McLaren: Manteve o francês Alain Prost e o tricampeão Niki Lauda pelo segundo ano consecutivo. O norte-irlandês John Watson substituiu o austríaco no GP da Europa, depois que Lauda não se recuperara de uma lesão no punho sofrida no primeiro treino para o GP da Bélgica.
Tyrrell: Desclassificada da temporada anterior por irregularidades, a Tyrrell usou o chassi 013 equipado com motores Ford até o GP da Áustria, mudando para o 014 com os propulsores da Renault. Stefan Johansson disputou apenas a primeira corrida, no Brasil, enquanto Martin Brundle e Stefan Bellof alternaram os 2 carros entre o mesmo GP do Brasil e a etapa de Zandvoort. Com a morte do piloto alemão, Ivan Capelli e Philippe Streiff correram, respectivamente, os GPs de Brands Hatch, Austrália e África do Sul.
Williams: A escuderia de Grove contratou Nigel Mansell, vindo da Lotus, e manteve o finlandês Keke Rosberg, campeão de 1982, por mais um ano.
Benetton: Após cinco temporadas na Williams, Riccardo Patrese disputa sua última temporada pela equipe anglo-italiana, sendo companheiro do americano Eddie Cheever.
Brabham: Novamente contando com o então bicampeão Nelson Piquet como seu principal piloto, a Brabham teve o francês François Hesnault entre os GPs do Brasil e de Mônaco, e o suíço Marc Surer a partir da etapa do Canadá. O destaque foi a vitória de Piquet no GP da França, que foi também a última da Brabham na Fórmula 1.
RAM Racing: Em sua terceira temporada com chassi próprio, a equipe não teve bom desempenho nas 14 corridas em que participou, tendo apenas um 9º lugar do francês Philippe Alliot como melhor resultado. Manfred Winkelhock e Kenny Acheson foram os outros 2 representantes da RAM na temporada.
Lotus: Manteve o italiano Elio de Angelis por mais um ano e contratou o brasileiro Ayrton Senna junto à Toleman. Venceu 3 provas (2 com Senna, uma com De Angelis) e conquistou 8 poles-positions, todas feitas pelo futuro tricampeão, que terminaria em quarto lugar no Mundial de Pilotos.
Renault: Em sua última temporada como equipe, a Renault manteve a dupla de 1984, formada por Derek Warwick e Patrick Tambay. François Hesnault disputaria o GP da Alemanha em um terceiro carro, que trazia uma novidade: o uso de câmeras onboard. Hesnault abandonaria a corrida por problemas na embreagem.
Arrows: Teve como pilotos o belga Thierry Boutsen e o austríaco Gerhard Berger, que faria sua primeira temporada completa na Fórmula 1 depois de ter disputado 4 corridas pela ATS em 1984.
Toleman: A escuderia chegou a assinar com Stefan Johansson e John Watson para disputar o campeonato, porém a falta de pneus obrigou a Toleman a pular as 4 primeiras corridas. Ao assinar com a Pirelli para o fornecimento de pneus, teve os italianos Teo Fabi e Piercarlo Ghinzani (a partir do GP da Áustria) como seus pilotos. Não conquistou nenhum ponto, embora fizesse uma pole position com Fabi, no GP da Alemanha.
Alfa Romeo: Na última temporada como equipe, a Alfa Romeo teve o patrocínio da Benetton, que batizaria o time como Benetton Team Alfa Romeo. Os pilotos foram novamente Riccardo Patrese e Eddie Cheever, que não pontuaram.
Osella: Com apenas um carro para a temporada, a escuderia de Enzo Osella teve Piercarlo Ghinzani entre os GPs do Brasil e da Inglaterra, e a partir do GP da Alemanha, o holandês Huub Rothengatter. O melhor resultado foi um nono lugar obtido por Ghinzani, no GP de Portugal.
Ligier: Andrea de Cesaris, na equipe desde 1984, e o veterano Jacques Laffite, que voltava à Ligier depois de uma frustrante passagem pela Williams, formaram a dupla de pilotos durante 11 corridas. Inconformado com o acidente de De Cesaris no GP da Áustria, Guy Ligier demite o italiano e escala o também francês Philippe Streiff para o restante do campeonato. A Ligier não participou do GP da África do Sul em protesto contra o apartheid, fechando a temporada com 4 pódios.
Ferrari: René Arnoux, na Ferrari desde 1983, correu apenas o GP do Brasil e é inexplicavelmente demitido por decisão de Enzo Ferrari. A vaga do piloto de Grenoble foi ocupada por Stefan Johansson, que emplacaria 2 segundos lugares. Michele Alboreto, em sua segunda temporada na Scuderia, terminou com o vice-campeonato depois de chegar a brigar pelo título com Alain Prost.
Minardi: Estreante na Fórmula 1, a Minardi usou apenas um carro na temporada, com Pierluigi Martini ao volante.
Zakspeed: Também novata na categoria e com motores próprios, a equipe de Erich Zakowski estrearia apenas em Portugal, com Jonathan Palmer. Além do inglês, Christian Danner participou também das corridas da Bélgica e Brands Hatch.
Haas Lola: Inscreveu-se para as últimas 3 corridas da temporada, com o veterano australiano Alan Jones, que voltava à Fórmula 1 depois de 2 temporadas longe da categoria.
Calendário |
| Prova | Grande Prêmio | Data | Local |
|---|---|---|---|
| 1 | 7 de abril | Jacarepaguá | |
| 2 | 21 de abril | Estoril | |
| 3 | 5 de maio | Ímola | |
| 4 | 19 de maio | Montecarlo | |
| 5 | 16 de junho | Montreal | |
| 6 | 23 de junho | Detroit | |
| 7 | 7 de julho | Paul Ricard | |
| 8 | 21 de julho | Silverstone | |
| 9 | 4 de agosto | Nürburgring | |
| 10 | 18 de agosto | Österreichring | |
| 11 | 25 de agosto | Zandvoort | |
| 12 | 8 de setembro | Monza | |
| 13 | 15 de setembro | Spa-Francorchamps | |
| 14 | 6 de outubro | Brands Hatch | |
| 15 | 19 de outubro | Kyalami | |
| 16 | 3 de novembro | Adelaide |
Resultados |
Grandes Prêmios |
| GP | Grande Prêmio | Pole Position | Volta mais rápida | Vencedor | Equipe | Descrição |
|---|---|---|---|---|---|---|
| 1 | Detalhes | |||||
| 2 | Detalhes | |||||
| 3 | Detalhes | |||||
| 4 | Detalhes | |||||
| 5 | Detalhes | |||||
| 6 | Detalhes | |||||
| 7 | Detalhes | |||||
| 8 | Detalhes | |||||
| 9 | Detalhes | |||||
| 10 | Detalhes | |||||
| 11 | Detalhes | |||||
| 12 | Detalhes | |||||
| 13 | Detalhes | |||||
| 14 | Detalhes | |||||
| 15 | Detalhes | |||||
| 16 | Detalhes |
Pilotos |
|
|
- Em negrito indica pole position e itálico volta mais rápida.
† Completou mais de 90% da distância da corrida.
Construtores |
| Pos | Construtor | Chassis | Motor | Pneu | Pontos | Vitórias | Pódiums | Poles |
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 1 | MP4/2B | TAG Porsche P01 V6 Turbo | G | 90 | 6 | 12 | 2 | |
| 2 | 156/85 | Ferrari 031 V6 Turbo | G | 82 | 2 | 10 | 1 | |
| 3 | FW10 | Honda RA165E V6 Turbo | G | 71 | 4 | 8 | 3 | |
| 4 | 97T | Renault EF4 V6 Turbo | G | 71 | 3 | 9 | 8 | |
| 5 | BT54 | BMW M12/13 L4 Turbo | P | 26 | 1 | 2 | 1 | |
| 6 | JS25 | Renault EF4B V6 Turbo | P | 23 | - | 4 | - | |
| 7 | RE60 RE60B | Renault EF4B V6 Turbo Renault EF15 V6 Turbo | G | 16 | - | 2 | - | |
| 8 | A8 | BMW M12/13 L4 Turbo | G | 14 | - | 1 | - | |
| 9 | 012 | Ford Cosworth DFY V8 | G | 4 | - | - | - | |
| 10 | 014 | Renault EF4B V6 Turbo | 3 | - | - | - | ||
11 | FA1F | Alfa Romeo 890 V8 Turbo | P | 0 | - | - | - | |
| FA1G | - | - | - | |||||
12 | M185 | Motori Moderni 615-90 V6 Turbo | P | 0 | - | - | - | |
13 | 185T | Alfa Romeo 890 V8 Turbo | G | 0 | - | - | - | |
| 184T | - | - | - | |||||
14 | 03 | Hart 415T L4 Turbo | P | 0 | - | - | - | |
15 | 841 | Zakspeed 1500/4 L4 Turbo | G | 0 | - | - | - | |
16 | TG185 | Hart 415T L4 Turbo | P | 0 | - | - | 1 | |
17 | M185 | Ford Cosworth DFY V8 | P | 0 | - | - | - | |
| 18 | 101D | Hart 415T L4 Turbo | P | 0 | - | - | - | |
| 19 | THL1 | Hart 415T L4 Turbo | G | 0 | - | - | - |
Notas e referências
↑ ab Somente 11 resultados contam para o campeonato. Números sem parênteses são os pontos válidos do Campeonato; números com parênenteses são os pontos totais.
↑ ab «SEASONS - 1985» (em inglês). STATS F1