Metropolita









Question book.svg

Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Metropolita é um título de alguns líderes das Igrejas orientais, que podem ser católicas ou ortodoxas.



Igreja Católica |


Na Igreja Católica, um metropolita pode designar também um arcebispo de uma arquidiocese sede de uma província eclesiástica, a qual é formada por várias dioceses. Tem todos os poderes do bispo em sua própria arquidiocese e poderes de supervisão e jurisdição limitada sobre as demais dioceses (chamadas sufragâneas). O pálio, conferido pelo Papa, é o símbolo da sua qualidade de metropolita.


Na Igreja Católica Romana, todos os metropolitas são arcebispos.


As Igrejas cristãs do oriente usam o título em formas variadas:


As Iigrejas gregas classificam o metropolita abaixo da dignidade de patriarca, que se designam geralmente de arcebispos.


O caso inverso ocorre entre as demais Iigrejas ortodoxas, onde os metropolitas se classificam acima dos arcebispos, podendo o título ser utilizado tanto para sede do primado como para qualquer cidade importante.


Também os protestantes utilizam o termo. A Igreja Anglicana, denomina metropolita (ou metropolitano) o chefa da ala nacional.












































Ver também |


  • Lista de posições na hierarquia católica




Ícone de esboço
Este artigo sobre Catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.



Popular posts from this blog

Bundesstraße 106

Verónica Boquete

Ida-Boy-Ed-Garten