Philippe Streiff









Text document with red question mark.svg

Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde janeiro de 2012)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.





























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Philippe Streiff
Informações pessoais

Nacionalidade

francês

Nascimento

26 de junho de 1955 (63 anos)
La Tronche
Registros na Fórmula 1

Temporadas

1984-1988

Equipes
4 (Renault, Ligier, Tyrrell e AGS)

GPs disputados
54 (53 largadas)

Títulos
0 (14.º em 1986)

Vitórias
0

Pódios
1

Pontos
11

Pole positions
0

Voltas mais rápidas
0

Primeiro GP

Portugal GP de Portugal de 1984

Último GP

Austrália GP da Austrália de 1988

Philippe Streiff (La Tronche, 26 de junho de 1955) é um ex-automobilista francês. Participou de 54 GPs de Fórmula 1, estreando em 21 de outubro de 1984, pilotando um terceiro carro da Renault. Conseguiu um pódio e um total de 11 pontos no campeonato.




Índice






  • 1 Carreira


  • 2 A chance na Fórmula 1


  • 3 Todos os Resultados de Philippe Streiff na Fórmula 1


  • 4 Referências


  • 5 Referências


  • 6 Ligações externas





Carreira |


Começa a sua carreira em 1977, ao ganhar o Volante Motul, em Nogaro, e no ano seguinte passa para a Formula Renault. Depois de uma passagem pela Fórmula 3 europeia, durante dois anos, volta para o campeonato francês em 1981, onde se torna vencedor.


Em 1982, vai para a Formula 2 europeia, a bordo da equipa AGS, que o vai acompanhar ao longo da sua carreira. Fica lá até 1984, onde consegue ganhar uma vez, tendo sido quarto classificado no campeonato por duas vezes. No final desse mesmo ano, começa os seus primeiros passos na Fórmula 1, quando a Renault inscreve um terceiro carro para Streiff no GP de Portugal. Na corrida de estreia largou na 13ª posição, mas na prova abandonou com problemas de transmissão.[carece de fontes?]



A chance na Fórmula 1 |


Em 1985, Streiff disputa a Fórmula 3000 Internacional, substituta da Fórmula 2, de novo pela AGS. Durante o andamento daquele ano na Fórmula 1, a Ligier convoca-o para substituir o italiano Andrea de Cesaris, despedido depois de capotar várias vezes no GP da Áustria. Na sua equipe azul, Streiff fez a estreia no GP da Itália em Monza, terminando em 10.º lugar; foi 9º na Bélgica e em Brands Hatch na Inglaterra, o GP da Europa, largou na 5ª posição (a melhor na sua carreira) e terminou-a em 8º lugar. No GP da África do Sul, corre pela Tyrrell, já que o seu time não vai ao país, devido ao boicote feito pelas equipes francesas.[carece de fontes?]


De volta à sua equipe, na estreia da corrida na Oceania em Adelaide, na Austrália, tudo ia bem para Streiff, que vinha na 3ª posição e se aproximando do seu companheiro de equipe e compatriota, Jacques Laffite nas voltas finais. Claro que o piloto da Ligier número 25 não ia ultrapassá-lo respeitando a hierarquia da equipe, mas isso esteve em risco na antepenúltima volta da corrida. Ambos estavam próximos com Laffite na 2ª e Streiff na 3ª posição, mas no final da reta Brabham, Streiff não deixou espaço suficiente e não percebeu que seu compatriota ia frear para fazer o contorno da curva. Resultado: o pneu dianteiro esquerdo do carro de Streiff acerta o traseiro direito do veterano piloto. Laffite gesticula irritado com a manobra realizada pelo colega. Embora o choque possa ter causado estrago nos dois carros, Laffite ainda conseguiu terminar em 2.º, enquanto que Streiff com seu Ligier número 25 cortou a meta em três rodas e concluindo em 3.º lugar (o primeiro e único pódio na carreira). No final da época, os 4 pontos deram-lhe o 15º lugar da classificação geral.[carece de fontes?]


Em 1986, ele perdeu a vaga para o compatriota René Arnoux. Streiff retornou para a Tyrrell, onde consegue apenas 3 pontos e o 14º lugar no campeonato. Continuou na equipe em 1987. O piloto francês teve um acidente terrível se envolvendo com o inglês Jonathan Palmer, seu companheiro de equipe, na reta da Raidillion de Spa-Francorchamps, na Bélgica. O francês saiu incólume do acidente, apesar da forte batida. Streiff finalizou o ano na sua última temporada com a equipe do senhor Ken Tyrrell com 4 pontos e o 15º lugar no campeonato; a sua equipe foi a campeã no Troféu Colim Chapman, as equipes que utilizava o motor aspirado.[carece de fontes?]


Assina para a temporada de 1988 com a AGS sendo o único piloto; era a equipe que ele defendeu na Fórmula 2 Europeia entre 1982 e 1984. Apesar de ser um piloto que termina regularmente as corridas, e de dar nas vistas (chegou a lutar pela 4.ª posição no GP do Canadá, numa batalha contra... Nelson Piquet, num Lotus 99T Honda Turbo, antes de desistir com problemas mecânicos) não consegue chegar aos pontos. Streiff, com o seu AGS número 14 consegue como melhor resultado, o 8º no Japão. Terminou o ano e não marcou nenhum ponto.[carece de fontes?]


Renova o contrato para 1989, e tem até uma boa máquina, mas quando a sua equipe está no Rio de Janeiro para a série final de testes rumo à nova temporada, um grave acidente veio pôr termo à sua carreira de uma forma brutal. O seu carro despista-se numa curva e sai para fora da cerca, destruindo o arco de proteção que o protegia de um impacto na cabeça. Para piorar as coisas, a assistência médica no circuito foi deficiente, o que veio agravar a fratura no pescoço, deixando-o tetraplégico.[1]


Desde então, ele organiza corridas de Kart em Paris. Também, é conselheiro técnico do Ministério de Segurança Rodoviária da França, onde luta por melhorias nas condições de transportes para pessoas portadoras de deficiência física.



Todos os Resultados de Philippe Streiff na Fórmula 1 |


(legenda)




















































































































































































































Ano
Nome Oficial da Equipe
Chassis
Motor
Pneus
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16

Pontos
Posição

1988

AGS
Racing

AGS JH22

Ford Cosworth DFZ V8

G

BRA
Ret
















0

NC
(21º)


AGS JH23


SMR
10º

MON
NP

MEX
12º

CAN
Ret

EUA
Ret

FRA
Ret

GBR
Ret

ALE
Ret

HUN
Ret

BEL
10º

ITA
Ret

POR


ESP
Ret

JAP


AUS
11º

1987

Data General Team Tyrrell

Tyrrell DG016

Ford Cosworth DFZ V8

G

BRA
11º

SMR


BEL


MON
Ret

EUA
Ret

FRA


GBR
Ret

ALE


HUN


AUT
Ret

ITA
12º

POR
12º

ESP


MEX


JAP
12º

AUS
Ret

4

15º

1986

Data General Team Tyrrell

Tyrrell 014

Renault EF15
V6
Turbo

G

BRA


ESP
Ret

SMR
Ret














3

14º

Tyrrell 015




MON
11º

BEL
12º

CAN
11º

EUA


FRA
Ret

GBR


ALE
Ret

HUN


AUT
Ret

ITA


POR
Ret

MEX
Ret

AUS


1985

Equipe Ligier

Ligier JS25

Renault EF4B
V6
Turbo

P












ITA
10º

BEL


EUR



AUS


4

15º

Tyrrell Racing Organisation
Tyrrell 014

G















AFS
Ret


1984

Equipe Renault Elf
Renault RE50
Renault EF4
V6
Turbo

M
















POR
Ret
0

NC
(33º)



Referências




  1. http://veja.abril.com.br/acervodigital/ Jacarepaguá sai de circuito/Acervo Digital- Revista Veja ed.nº1106 de 22 de novembro de 1989, página 91



Referências




Ligações externas |



  • Site oficial de Philippe Streiff (em francês)


  • Portal de biografias








Popular posts from this blog

Le Mesnil-Réaume

Ida-Boy-Ed-Garten

web3.py web3.isConnected() returns false always