Marcopolo
Marcopolo  | |
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Logotipo da empresa  | |
Paradiso G7 1800 DD, o modelo mais caro e luxuoso da marca.  | |
Razão social  | Marcopolo S.A. | 
Tipo  | Empresa de capital aberto  | 
Slogan  | Aproximando pessoas  | 
| Cotação | BM&F Bovespa: POMO3, POMO4  | 
| Atividade | Automotiva  | 
| Gênero | Sociedade Anônima  | 
| Fundação | 6 de agosto de 1949 (69 anos)  | 
| Sede | Caxias do Sul, RS,  | 
| Área(s) servida(s) | |
| Presidente | Paulo Cezar da Silva Nunes | 
| Pessoas-chave | Paulo Bellini José Antônio Fernandes Martins Valter Gomes Pinto  | 
| Produtos | Carrocerias de ônibus | 
Subsidiárias  | Neobus (100%) Volare (100%) Volgren New Flyer Industries (19.99%) Tata Marcopolo (49%) Banco Moneo Superpolo Metalpar Metalsur (51%)  | 
Valor de mercado  | |
Lucro  | |
| Faturamento | |
Website oficial  | www.marcopolo.com.br  | 
Marcopolo S.A. (BM&F Bovespa: POMO3, POMO4) é uma empresa transnacional brasileira fabricante de carrocerias de ônibus, com sede em Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil.[4]
Responsável por quase metade da produção nacional, é a maior encarroçadora da América Latina e terceira maior do planeta.[5][6][7][8][9]
Possui 10 fábricas espalhadas em todo mundo e seus ônibus estão presentes em mais de 100 países.[10] Conta com fábricas nos continentes Americano, Africano e Asiático.
Índice
1 História
2 Fabricação
2.1 Fábricas na América do Sul
2.1.1 Argentina
2.1.2 Brasil
2.1.3 Colômbia
2.2 Fábricas na América Central
2.2.1 México
2.3 Fábricas na Ásia e África
2.3.1 África do Sul
2.3.2 China
2.3.3 Egito
2.3.4 Índia
3 Linha de produtos atuais
3.1 Rodoviários
3.2 Intermunicipais
3.3 Urbanos
3.4 Midis e micros
4 Modelos Antigos
4.1 Micros antigos
4.2 Urbanos antigos
4.3 Intermunicipais antigos
4.4 Rodoviários antigos
4.5 Esportes
5 Ver também
6 Referências
7 Ligações externas
História | 
Em 6 de agosto de 1949, os irmãos Nicola - Dorval Antônio, Nelson, João e Doracy Luiz - abriram as portas da Nicola & Cia, uma pequena oficina de chapeação e pintura de cabines de caminhões. Ainda em 1949, a empresa produziu seu
primeiro ônibus. A carroceria era feita de madeira, sobre uma estrutura de alumínio, que levou três meses para ficar pronta, já que foi toda montada de forma manual. O veículo deu origem a uma série, produzida a pedido da Transporte Pérola. Em 1952, foi produzida a primeira carroceria metálica e, em seguida, os primeiros chassis fabricados no Brasil.[9]
Poucos anos depois, o pavilhão de dois andares e 290 m² já não suportava mais o aumento da demanda de produção. Na primeira década de vida, foram produzidos cerca de 600 unidades. Em 1957, os irmãos Nicola começaram a erguer a segunda sede, com 3.100 m², no recém loteado bairro Planalto. O terreno foi cedido pelo dono da área com o objetivo de incentivar a ocupação da região. Próximo do fim da construção, a liquidez da empresa acabou. Para não paralisar a linha de produção, a Nicola & Cia abriu o capital e formou uma sociedade anônima.[9]
A década de 1960 foi muito importante para a empresa. Nos primeiros anos iniciaram as exportações para o Uruguai. Em 1968, a Nicola S.A. apresentou o primeiro ônibus monobloco do país, montado sobre a plataforma do Mercedes Benz O.326. O possante ônibus - o motor possuia 200 HP - marcaria para sempre a história da fábrica. Nas versões rodoviário, rodoviário com toalete e carro leito, o ônibus foi batizado de Marcopolo, em homenagem ao famoso viajante veneziano. O sucesso foi tão grande que o nome virou razão social da companhia. Em 1969, a empresa adquiriu a Carrocerias Eliziário, de Porto Alegre.[9] Em 1971, passou a denominar-se Marcopolo S.A. Carrocerias e Ônibus. Em 1992, mudou sua denominação para Marcopolo S.A.[11]
Os anos 70 foram de forte crescimento. Com a crise do petróleo, o governo fez apelo para que as pessoas usassem mais ônibus. A grande demanda turbinou a empresa. Os novos ônibus vieram com novidades, como o motor dianteiro, o teto reto, as janelas maiores (linha Veneza), além do micro-ônibus e do chassi tubular. Veio também a necessidade de ampliação da fábrica. Em 1978 a Marcopolo apresentava um dos primeiro articulados rodoviários brasileiros (modelo III com motor dianteiro de eixo avançado e central), que ficou em produção por quatro anos. Em 20 de fevereiro de 1981, foi inaugurada a atual unidade fabril, construída em Ana Rech, distrito de Caxias do Sul, em uma área de 223.832 m².[9]
Em março de 1983, com o slogan de lançamento Sistema Tecnológico de Transportes, as novas carrocerias de ônibus, tanto para o segmento rodoviário quanto para o urbano, foram apresentadas. É lançada a nova linha de produtos, que inclui os modelos Torino, Viaggio e, no inicio do ano seguinte, o Paradiso. O primeiro foi lançado para substituir a linha Veneza II (de 1974) e era quase idêntico ao modelo Sanremo II, sendo um dos modelos inspirados no Projeto Padron, iniciado em 1978 e que incluia também o modelo Sanremo. O Viaggio era basicamente o aperfeiçoamento do modelo III, mantendo portanto as mesmas características, pois até os sistemas dos faróis dianteiros tinha a mesma disposição, posicionado no para-choque, com dois bojos de faróis de cada lado. Já o último era uma novidade por ser o primeiro Hi-Deck (HD) da empresa, provavelmente inspirado no Nielson Diplomata 380, que tinha altura e design similares. O modelo foi e é produzido em diferentes versões (alturas) e teve reformulações ao longo do tempo.[12]
Em maio de 1988 foi criada a Fundação Marcopolo, objetivando a melhora na qualidade de vida dos funcionários da empresa e seus familiares, como também para colaborar no desenvolvimento social de crianças e adolescentes, nas regiões onde a companhia atua.[13]
Em 1992, foi lançada a geração 5 ou V (GV), em 1994 o modelo Low driver (LD), que consiste em um habitáculo do motorista abaixo do salão dos passageiros. Em 1995, o modelo Double decker (DD), que tem um salão maior no segundo andar e menor no primeiro, integrado com o habitáculo do motorista. Com propostas quase inéditas no mercado nacional.[14]
Em 1996 e 1997 a empresa recebe o certificado ISO 9002 e ISO 9001, respectivamente. Em 1998 é criada a Volare, empresa especializada na produção de micro-ônibus.[15] No mesmo ano é lançada o modelo de ônibus urbano pesado, denominado Viale, que se tornou um dos maiores sucessos de vendas da empresa.[16]
Em julho de 1994 adquiriu 49% da Ciferal. Com isso a Marcopolo passou a fabricar seus produtos também no Rio de Janeiro,[17]no mesmo ano a empresa completa 50 anos e cria a sua subsidiária no México, a Polomex S.A. de C.V.[18] Em março de 2001 a Marcopolo passa a deter 100% da Ciferal.[19] e transforma a fábrica de Xerém numa segunda unidade de produção de ônibus da Marcopolo. 
Em Julho de 2007 a Marcopolo se associa com a maior fabricante de espumas de Poliuretanos moldados do mundo, a Woodbridge Foam Corporation, fundando assim a WSul Espumas.. Iniciou-se então a fabricação das próprias espumas de Poliuretano para 100% dos assentos de seus carros. Em 2010 lança a Geração 7, G7, que passou a ser um marco mundial na qualidade e conforto de seus assentos. 
Em novembro de 2015, a Marcopolo assumiu o controle da sua ex-concorrente Neobus, que detinha 12% de participação no mercado.[20]
Fabricação | 
Segundo a Fundação Dom Cabral, a Marcopolo é a 10ª empresa mais internacionalizada do Brasil.[21] Possui unidades fabris na América do Sul, América do Norte, África e Ásia:[22]
Fábricas na América do Sul | 
Argentina | 
- Metalpar Argentina S.A., Loma Hermosa
 
Brasil | 
- Marcopolo Rio, Xerém, Rio de Janeiro
- Carrocerias Fabricadas: Viale e Torino
 
 - Carrocerias Fabricadas: Viale e Torino
 - Marcopolo, Unidade Ana Rech, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul
- Carrocerias fabricadas: Todas (Exceto Torino e Ideale 770 motor traseiro)
 
 - Marcopolo, Unidade Planalto, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul
- Veículos fabricados: Volare (todos os modelos e versões)
 - Carrocerias fabricadas: Linha Senior (Versões Urbano e Rodoviário)
 
 - Marcopolo, Unidade São José dos Pinhais, Paraná
 - Volare Veículos, Unidade São Mateus, Espírito Santo
- Veículos fabricados: Volare (modelo DW9)
 
 
Colômbia | 
- Superpolo S.A, Cota, Cundinamarca
 
Fábricas na América Central | 
México | 
- Polomex S.A., Monterrey
 
Fábricas na Ásia e África | 
África do Sul | 
- Marcopolo South Africa, Johannesburgo
 
China | 
- Auto Components Co., Ltd., Jiangyin
 
Egito | 
- GB Polo, Suez
 
Índia | 
- Tata Marcopolo Motors (Dharwad), Dharwad
 - Tata Marcopolo Motors (Lucknow), Lucknow
 
Linha de produtos atuais | 
A linha da Marcopolo, que atua no mercado com marcas próprias como Marcopolo e Ciferal, além da marca Volare, em parceria com a Agrale, com a qual atua na produção de ônibus de pequeno porte, está atualmente na sétima geração.
Rodoviários | 
Paradiso G7 1050, o menor da linha Paradiso G7.
Viaggio G7 900, atual modelo rodoviário de entrada da marca.
- Paradiso G7 1050 (2009 - atualmente)
 - Paradiso G7 1200 (2009 - atualmente)
 - Paradiso G7 1350 (2015 - atualmente)
 - Paradiso G7 1600 LD (2011 - atualmente)
 - Paradiso G7 1800 DD (2011 - atualmente)
 - Viaggio G7 900 (2009 - atualmente) [oferecido com motor dianteiro e traseiro]
 - Viaggio G7 1050 (2009 - atualmente) [oferecido com motor dianteiro e traseiro]
 
Intermunicipais | 
- Audace (2012 - atualmente)
 - Audace 1050 HK (2013 - atualmente)
 - Ideale 2015 (2015 - atualmente)
 - Ideale 770 (2006 - atualmente)
 - Ideale 770 MT (2006 - atualmente)
 - Ideale 600 (2006 - atualmente)
 
Urbanos | 
Viale BRT articulado, um dos modelos urbanos modernos da marca.
Viale BRT híbrido, movido a biodiesel e eletricidade.
Marcopolo Torino 2014.
- Torino 2014 (2014 - atualmente)
 - Torino 2014 Express (2014 - atualmente)
 - Torino 2014 Low-Entry (2015 - atualmente)
 - Torino S (2017 - atualmente)[23]
 - Viale BRS (2013 - atualmente)
 - Viale BRT (2012 - atualmente)
 - Viale DD Sunny 2003 (2003 - atualmente)
 - Viale DD Sunny 2013 (2013 - atualmente)
 
Midis e micros | 
Marcopolo Senior midi.
- Senior urbano (2005 - atualmente) e rodoviário (2018 - atualmente)
 - Senior Midi urbano, escolar e rural (2005 - atualmente)
 
Modelos Antigos | 
Micros antigos | 
- Fratello (1998-2004)
 - Fratello XL (2004-2005)
 - Invel (1980-1982)
 - Junior (1972-1975)
 - Listo (2001-2005)
 - Senior 1983 (1983-1989)
 - Senior 1989 (1988-1995)
 - Senior GV (1995-2000)
 - Senior 2000 (2000-2005)
 - Senior 2005 (2005-2018)
 - Temple (2001-2005)
 - Vicino (2001-2006)
 - Vicino Escolarbus (2001-2008)
 - Volare A5 (1999-2002)
 - Volare A6 (1999-2005)
 - Volare A8 (1999-2010)
 
Urbanos antigos | 
Marcopolo Torino GV movido a eletricidade, circulando no sistema de Trólebus Municipal da Cidade de São Paulo, Brasil, em 2006.
Gran Viale (2004 - 2014)- San Remo Expresso (1974-1981)
 - San Remo ST (1978)
 - San Remo (1978-1981)
 - San Remo II (1981-1983)
 - Torino 1983 (1983-1989)
 - Torino 1989 (1989-1994)
 - Torino GV (1994-1999)
 - Torino 1999 (1999-2006)
 - Torino 2007 (2007-2015)
 - Veneza (1970-1977)
 - Veneza Expresso (1974-1981)
 - Veneza II (1977-1983)
 
Viale (1999-2013)- VLP 2000 [Veiculo leve sob Pneus "Fura-Fila" produzido para as cidades de São Paulo-SP e Curitiba-PR] (1998)
 
Intermunicipais antigos | 
- Allegro (1993-1995)
 - Allegro GV (1996-1999)
 - Allegro 1999 (1999-2007)
 - Andare (1998-2000)
 - Andare Class (2000-2014)
 - Nicola Intermunicipal (1954-1963)
 - San Remo Intermunicipal (1979-1983)
 - Torino G3 Intermunicipal (1983-1989)
 - Torino G4 Intermunicipal (1989-1993)
 
Rodoviários antigos | 
- Nicola
- Magirus (1949-1950)
 - Bertioga (1968-1972)
 - Nicola Marcopolo (1968-1971)
 - Nicola Marcopolo II (1971)
 
 - Marcopolo I (1971-1972)
 - Marcopolo II (1971-1977)
 - Marcopolo III
- III (1974-1983)
 - III SE (1977-1983)
 - III Articulado (1978-1981)
 - III SE Articulado (1978-1981)
 
 - G4
- Viaggio G4 800 (1983-1992)
 - Viaggio G4 950 (1983-1992)
 - Viaggio G4 1100 (1983-1992)
 - Viaggio G4 Strada (1983-1992)
 - Paradiso G4 1150 (1991-1992)
 - Paradiso G4 1400 (1984-1992)
 
 - GV
- Viaggio GV 850 (1992-2000)
 - Viaggio GV 1000 (1992-2000)
 - Viaggio GV 1150 (1992-1998)
 - Paradiso GV 1150 (1992-2000)
 - Paradiso GV 1150 HD (1999-2000)
 - Paradiso GV 1450 (1992-2000)
 - Paradiso GV 1450 LD (1994-2000)
 - Paradiso GV 1800 DD (1995-2000)
 
 - G6
- Viaggio G6 1050 (2000-2011)
 - Paradiso G6 Turis (2001)
 - Paradiso G6 1200 (2000-2011)
 - Paradiso G6 1200 HD (2000-2011)
 - Paradiso G6 1350 (2000-2011)
 - Paradiso G6 1550 LD (2000-2011)
 - Paradiso G6 1800 DD (2001-2012)
 
 
Esportes | 
A empresa Marcopolo patrocina os clubes de futebol da cidade de Caxias do Sul, que são muito reconhecidos no Brasil.
Caxias
Juventude
Ver também | 
- Comil
 
Busscar/Carbuss
- CAIO Induscar
 - Raul Tessari
 
Referências
↑ http://exame.abril.com.br/mercados/cotacoes-bovespa/acoes/POMO4/balanco
↑ http://www.valor.com.br/empresas/3442816/marcopolo-fecha-2013-com-lucro-34-mais-baixo
↑ http://ri.marcopolo.com.br/ptb/2835/Conference_Call_4T15_acumulado_2015%28site%29-na.pdf
↑ http://www.lexicarbrasil.com.br/marcopolo/
↑ «Marcopolo: receita cai mas participação de mercado sobe.». AutoData Editora. Consultado em 19 de fevereiro de 2017
↑ «Funcionários da Marcopolo homenageiam Paulo Bellini». Revista Amanhã. Consultado em 19 de fevereiro de 2017
↑ «Marcopolo». Globo News. 2008. Rede Globo
↑ «"O primeiro ônibus foi feito a martelo", conta Bellini, um dos fundadores da Marcopolo». ZH 2014
↑ abcde BUENO, Eduardo; TAITELBAUM, Paula. Indústria de ponta: história da industrialização do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Buenas Ideias, 2009.
↑ «Secco Consultoria de Comunicação». www.secco.com.br. Consultado em 19 de fevereiro de 2017
↑ Artigo sobre empresas brasileiras na revista Exame
↑ Marcopolo Paradiso G4 1400 e seus primeiros compradores - Portal Onibus Paraibanos
↑ http://www.marcopolo.com.br/marcopolo_sa/pt/noticias/detalhes/2013-09-05/_fundacao_marcopolo_realiza_17_entrevero_farroupilha
↑ Especial de domingo: Thamco Gemini, o primeiro DD rodoviário do Brasil - Portal Onibus Paraibanos
↑ http://www.marcopolo.com.br/tour_virtual/marcopolo.pdf
↑ https://web.archive.org/web/20010418112851/http://www.marcopolo.com.br/pt/empresa/historia/historia.htm
↑ http://www.acervobmfbovespa.com.br/Archive/ReadPDF?archiveID=42868
↑ https://web.archive.org/web/20070227032708/http://www.marcopolo.com.br/novo/mpsa/historia.asp
↑ http://ri.marcopolo.com.br/ptb/1726/RelatorioAdministracao2001Final.pdf
↑ http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/empresa-marcopolo-vai-assumir-controle-da-neobus
↑ «Empresas brasileiras investem mais em expansão dos negócios no exterior». Época Negócios
↑ Sítio da Marcopolo
↑ «Marcopolo lança nova versão de seu ônibus, o Torino S - Jornauto». jornauto.com.br. Consultado em 20 de maio de 2017. Arquivado do original em 10 de setembro de 2017
Ligações externas | 
Síte da empresa (em português brasileiro)