Viva Sul
O consórcio Viva Sul, anteriormente denominado Sistema Transportador Sul - sigla STS, é um dos quatro consórcios de transporte público de Porto Alegre, que operam junto com os consórcios Via Leste, Consórcio Mais e Mob - Mobilidade em Transportes, além da Companhia Carris Porto Alegrense, empresa pública.
Índice
1 História
2 Licitação do transporte público de Porto Alegre
3 Empresas associadas
4 Referências
5 Ligações externas
História |
O STS foi fundado em 2 de dezembro de 1996, quando as cinco empresas de transporte coletivo urbano da zona sul de Porto Alegre: Viação Belém Novo Ltda., Restinga Transportes Coletivos Ltda., Expresso Cambará Ltda., Viação Teresópolis Cavalhada Ltda. e Transportes Coletivos Trevo S/A), se uniram para formar o STS. A criação deste consórcio foi baseada em orientação da Secretaria Municipal dos Transportes (atual EPTC) que dividiu a cidade em três zonas (norte, sul e sudeste-leste) e as empresas foram designadas a se agrupar com o intuito de formar seus consórcios. A "zona oeste" de Porto Alegre vem a ser a região central da cidade, banhada pelo Lago Guaíba.
Licitação do transporte público de Porto Alegre |
Após a licitação da operação do novo sistema de transporte coletivo de Porto Alegre, realizada em 2015, o STS foi extinto em fevereiro de 2016 e substituído pelo consórcio Viva Sul, composto pelas mesmas empresas, que venceram a licitação na bacia correspondente à Zona Sul da cidade.
Empresas associadas |
- Belém Novo
- Tinga
- VTC
- Trevo
A Expresso Cambará fazia parte do consórcio STS até janeiro de 2008, quando foi determinada a extinção da empresa.[1] Com isso, parte das linhas que eram operadas pela Cambará passou para a Transportes Coletivos Trevo e outra parte para a Viação Belém Novo.
Referências
↑ http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/02/sem-autorizacao-empresa-de-onibus-transfere-operacao-de-linhas-em-consorcio-de-porto-alegre-4419074.html
Ligações externas |
- [1]