Medieval II: Total War
Medieval II: Total War | |
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Produtora(s) | The Creative Assembly |
Editora(s) | Sega, Electronic Arts |
Plataforma(s) | PC, Linux, Windows |
Série | Total War |
Data(s) de lançamento |
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Gênero(s) | Estratégia em Tempo Real, Estratégia por Turnos |
Modos de jogo | Single-player, Multiplayer |
Hardware | |
Versão | 1.3 (04 Setembro 2007) |
Medieval: II Total War, abreviado como M2TW, é a sequência indireta do jogo Medieval: Total War lançado em 2002 pela Activision[1], e o quarto jogo da série Total War, baseado em estratégia por turnos e táticas em tempo real que foi desenvolvido pela The Creative Assembly e lançado primeiramente pela Electronic Arts em novembro de 2006 e posteriormente pela SEGA. O jogo se passa de 1080 até 1530 (250 "turnos"). Com a mesma premissa do primeiro medieval, o novo jogo foca as guerras medievais, política e religião na Europa, África do Norte e no Oriente Médio. Entretanto, diferente de seu predecessor, o jogo se estende até os eventos do descobrimento, invasão e conquista das Américas.
O tutorial do jogo é uma mini-campanha introdutória, que se passa na Inglaterra durante a Conquista Normanda.
Índice
1 Aspectos do Jogo
1.1 Campanha
1.2 Batalhas
1.2.1 Batalhas históricas
2 Facções
3 Referências
4 Ligações externas
Aspectos do Jogo |
Similar aos títulos anteriores da série, o jogo consiste de dois modos de jogo: batalhas históricas, que simulam batalhas reais, como a Batalha de Arsuf ou a Batalha de Agincourt, ou batalhas multiplayer, pré-definidas pelos jogadores, bem como o modo de campanha single-player, onde o jogador escolhe uma facção e avança com ela no tempo do jogo, valendo-se do ambiente tático e estratégico proporcionado.
Campanha |
A campanha permite ao jogador assumir o controle de um reino do período, e construir uma civilização e poderio militar e econômico para conquistar as outras facções. A jogabilidade consiste em controlar os aspectos militares, econômicos e sociais. Durante o turno do jogador, exércitos, frotas e agentes podem ser movidos pelo mapa. Quando um exército se defronta com outro, o jogador tem a escolha de comandar pessoalmente as tropas, no modo de batalha, ou calcular automaticamente o resultado.
A meta na campanha depende do tipo de campanha que se joga. A campanha curta requer que o jogador derrote uma ou duas facções inimigas (por exemplo, a Inglaterra deve derrotar seus inimigos históricos Escócia e França) e controlar ao menos 15 a 20 províncias. A campanha longa requer que o jogador controle pelo menos 45 províncias e uma ou duas cidades significantes, como Jerusalém, Roma, Constantinopla ou Granada.
O mapa de campanha no Medieval II: Total War consiste no espaço geográfico que engloba desde Portugal até o atual Iraque no sentindo oeste-leste, enquanto no sentido norte-sul vai desde a Escandinávia até o Norte de África. Em adição ao eventos históricos retratados no jogo, é possível construir embarcações capazes de explorar o Oceano Atlântico e eventualmente chegar às Américas. O mapa de campanha do Novo Mundo consiste na representação distorcida do que seriam hoje os territórios dos Estados Unidos, Caribe, México e Brasil, dispostos em 6 províncias habitadas por povos rebeldes e no caso dos territórios mexicanos os Aztecas.
Batalhas |
Um dos principais focos da franquia Total War é a incorporação de uma batalha tática, dentro da esfera estratégica maior de jogo, que acontece no mapa de campanha. Uma batalha, que ocorre em uma mapa de batalha, consiste de dois ou mais exércitos de facções opostas lutando entre si. As batalhas do jogo são semelhantes às do Rome: Total War, com formações de vários tipos de tropas de combate. O objetivo da batalha é derrotar o exército inimigo, destruindo-o completamente, ou fazendo com que todo o exército inimigo debande. Em uma batalha de cerco, o objetivo é destruir completamente o exército defensor, ou assumir o controle da praça central da localidade. Há também uma opção, que permite ao jogador escolher o tempo máximo de duração de uma batalha, o que significa que o atacante tem que derrotar o defensor dentro de um certo limite de tempo, determinado pelo computador, caso contrário o resultado de batalha será a vitória do defensor.
Batalhas históricas |
No jogo como em todos os total war existem batalhas históricas. elas são:
Batalha de Hastings 14 de outubro de 1066,: O jogador comanda o exército Normando (no jogo são os ingleses) de Guilherme, o Conquistador contra os Saxões de Haroldo Godwinson.
Batalha de Arsuf,7 de setembro de 1191: O jogador comanda o exército cruzado (no jogo são os ingleses) de Ricardo I contra os egípcios de Saladino.
Batalha de Grunwald,15 de Julho de 1410 (chamada no jogo de: "Batalha de Tannenberg): O jogador comanda o exército polonês (na realidade foram poloneses e lituanos comandados por Vyatautas) de Jogaila contra o exército do sacro império romano (na vida real era a ordem teutônica) de Ulrich von Jungingen.
Batalha de Otumba,7 de julho de 1520: O jogador comanda o exército espanhol (que na vida real teve ajuda dos Tlaxcalas) de Hernán Cortés contra os astecas liderados por Cihaucu (na vida real por Matlatzincatl).
Batalha de Azincourt, 25 de outubro de 1415: O jogador comanda o exército inglês de Henrique V da Inglaterra contra os franceses liderador por Carlos I de Albret e Jean la Maingre.
Batalha de Pavia,24 de fevereiro de 1525: O jogador comanda o exército do Sacro império romano (com ajuda dos espanhóis ) comandado por Carlos de Lannoy contra os franceses de Francisco I de França.
Cerco de Setenil, 1484: O jogador comanda o exército espanhol de Fernando II de Aragão contra os mouros (que não possuem um comandante nomeado).
Facções |
Existem 24 facções no total (incluindo os rebeldes e saxões), onde 17 são jogáveis, sendo 5 desbloqueadas desde o início do jogo (Inglaterra, Espanha, França, Sacro Império Romano e Veneza) enquanto as outras podem ser desbloqueadas derrotando-as durante a campanha. As facções não-jogáveis ( Estados Papais, os Mongóis, os Timúridas, os Astecas, os Rebeldes) podem ser utilizadas somente nos modos de batalha, porém podem ser habilitadas (com exceção dos saxões e rebeldes) na campanha principal através de truques.
A tabela abaixo apresenta uma breve descrição das facções do jogo, em ordem de disponibilidade no início (desbloqueado, bloqueado e não-jogável). No campo de "territórios" sua respectiva capital está em negrito.:
Bandeira | Facção | Descrição | Estado | Cores | Territórios |
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Inglaterra | Representando Anglo-Normando Reino da Inglaterra, suas principais características militares são seus excelentes arqueiros de arco longo, como uma poderosa infantaria. Sua maior desvantagem estão nas poucas unidades de cavalaria, embora seja da melhor qualidade. Seus rivais históricos são a Escócia e a França. Religião: Católico. | Desbloqueado | Caen, Londres, Nottingham | ||
França | A Dinastia Capetiana representa a França neste momento histórico. Suas unidades de cavalaria pesada são uma das melhores da Europa, além de excelentes lanceiros. Nos períodos mais avançados dispõe de uma rica variedade de unidades, entretanto logo no início carece, principalmente, de infantaria. Seus rivais históricos são a Inglaterra, Milão e Espanha. Religião: Católico. | Desbloqueado | Paris, Angers, Marselha, Reims, Toulouse | ||
Sacro Império Romano-Germânico | O império fundado por Carlos Magno tem seu momento de esplendor sob a dinastia de Frederico Barbarossa. possui unidades poderosas de todos os tipos, especialmente focando os Lansquenês nos períodos avançados e a cavalaria pesada (composta principalmente de cavaleiros góticos e reiters). Logo de início carecem de arqueiros de qualidade, tendo esse problema suprido pelo treino de besteiros posteriormente. Religião: Católico. | Desbloqueado | Frankfurt, Bolonha, Insbruque, Nuremberg, Hohenstaufen, Viena | ||
Espanha | O Reino Espanhol de Leão e Castela dispõe de uma ótima cavalaria durante todo o seu desenvolvimento, como também de forte infantaria (com lanceiros ruins apenas nos períodos iniciais) e artilharia. Nos períodos avançados torna-se destaque principalmente a sua tecnologia e suas tropas profissionais. Religião: Católico. | Desbloqueado | Leão, Toledo | ||
Veneza | A República de Veneza é uma potência marítima do Mar Mediterrâneo, com o seu domínio consolidado sobre várias ilhas da região. Embora possua uma cavalaria fraca, suas unidades de infantaria e milícia tem boa qualidade. Religião: Católico. | Desbloqueado | Veneza, Heraclião, Ragusa | ||
O Império Bizantino | Com suas tropas influenciadas tanto pelo oriente como pelo ocidente, o Império Bizantino conta com boa infantaria (destacando-se os Varegues), cavalaria e arquearia. Fortes unidades de milícia e cavalaria de artilharia, mas carecem de boas unidades nos períodos avançados, como unidades de armas de fogo e lanceiros. Religião: Ortodoxo. | Bloqueado | Constantinopla, Corinto, Niceia, Nicósia, Tessalônica | ||
Dinamarca | Diversos povos nórdicos, feudos e ducados escandinavos representam esta facção, suas principais unidades são os Viquingues e os huscarls. Possuem infantaria e cavalaria muito poderosas, em detrimento de suas unidades de artilharia. Religião: Católico. | Bloqueado | Arhus | ||
Egito | Representado pelo Califado Fatímida e suas posteriores dinastias. Os egípcios possuem uma forte cavalaria, como os mamelucos, mas uma artilharia limitada e uma medíocre infantaria. Religião: Islâmico. | Bloqueado | Cairo, Alexandria, Gaza | ||
Hungria | Os húngaros possuem forte cavalaria e infantaria (nos períodos avançados, ainda sim demonstrando uma fraca infantaria no contexto geral). Os húngaros são católicos e possuem Budapeste como capital. Religião: Católico. | Bloqueado | Budapeste, Bran | ||
Milão | O Ducado de Milão e a República de Gênova formam esta facção. Tem fortes milícias italianas e besteiros genoveses. Nos períodos iniciais possuem uma forte tecnologia, mas uma fraca cavalaria. Religião: Católico. | Bloqueado | Milão, Gênova | ||
Mouros | Os mouros, representados pela Dinastia Almorávida, possuem a união do camelo com o lanceiro e poucas, mas efetivas, unidades do período avançado como atiradores a camelo. Religião: Islâmico. | Bloqueado | Córdova, Argel, Granada, Marraquesh | ||
Polônia | O Reino da Polônia, representado pela Dinastia Piast, possui uma excelente cavalaria, tal como os hussardos e szlachtas. Há a ausência de fraca infantaria nos períodos iniciais como a de forte nos períodos avançados. Religião: Católico. | Bloqueado | Cracóvia, Halych | ||
Portugal | Os portugueses dominam a região mais ocidental da Europa em Lisboa e o norte da Ibéria na cidade de Pamplona. Possui unidades melhoradas como arcabuzeiros e lanceiros, excelente tecnologia nos períodos avançados como também a melhor força naval. Nos períodos avançados carece de tropas profissionais e possui uma cavalaria pesada muito fraca. Os portugueses são católicos e possuem Lisboa como capital. Religião: Católico. | Bloqueado | Lisboa, Pamplona | ||
Rússia | Os russos são representados pela Rússia de Quieve e pela República de Novogárdia. Possui a melhor cavalaria e cavalaria de artilharia da Europa e tem excelentes arqueiros a pé, bem como os dvoryane, os boiardos e as unidades de armas de fogo. Entretanto, eles tem uma infantaria pobre nos períodos iniciais. Religião: Ortodoxo | Bloqueado | Novgorod | ||
Escócia | Os escoceses tem excelentes piqueiros, arqueiros e cavalaria pesada experientes (embora possuam uma variedade pobre), carecem de todo o tipo de tecnologia em armas de fogo ao lado da artilharia. Religião: Católico. | Bloqueado | Edimburgo | ||
Sicília | A conquista normanda ajudou a sicília a se livrar da influência turco-árabe, assim sendo representados pelo Reino normando-italiano da Sicília e ainda depois por uma parte do Reino de Nápoles. Tem uma mistura de arqueiros árabes, milícias italianas e cavaleiros normandos. Religião: Católico. | Bloqueado | Palermo, Nápoles | ||
Os Turcos | Representados pela Dinastina Seljúcida e depois pelo Império Otomano, os turcos tem a engenharia de armas de cerco mais forte do jogo e possuem poderosas unidades de artilharia que utilizam a pólvora, especialmente os janízaros, mas uma pobre tecnologia de armaduras e uma medíocre cavalaria. Religião: Islâmico. | Bloqueado | Icônio, Cesareia, Moçul, Erevã | ||
Os Estados Papais | Os Estados Papais possuem uma forte milícia, guarda suíça e unidades da guarda papal, mas tem uma cavalaria pouco variada. Essa facção católica é o lar do Papa, com uma grande influência sobre as outras facções católicas. O Papado não pode ser destruído a menos que todos os agentes católicos estejam destruídos e as terras dos Estados Papais conquistadas. Religião: Católico. | Não-jogável | Roma | ||
Timúridas | Os timúridas possuem os mais caros e poderosos regimentos no jogo, como os elefantes de guerra, elefantes de artilharia, bombardos e mísseis, porém eles carecem de boas unidades de infantaria. Os timúridas aparecem em 1365, sendo que 2 turnos antes sua chegada é anunciada, eles surgem primeiramente no cáucaso. Religião: Islâmico. | Não-jogável | Inicia sem cidade, como uma horda nômade. | ||
Saxões | Os governadores da Inglaterra antes da Conquista Normanda em 1066, os anglo-saxões aparecem no contexto histórico durante a Batalha de Hastings como o tutorial do jogo. Eles tem lanceiros muito fortes e infantaria de choque. Religião: Católico. | Não-jogável | Não aparecem na campanha principal | ||
Astecas | Os astecas não possuem tecnologia de armadura, cavalaria ou de armas, mas tem excelentes tropas de choque. Eles não tem qualquer tecnologia naval, em compensação possuem vastas hordas e uma ótima economia. Religião: Pagão. | Não-jogável | Tlaxcala, Texcoco, Tenochtitlán | ||
Os Mongóis | Representados pela Invasão Mongol, Horda Dourada e pelo Ilcanato, os mongóis tem uma poderosa cavalaria e artilharia, mas uma limitada e fraca infantaria. Eles carecem de pólvora nos períodos avançados. São nômades, chegando em ondas das províncias do leste do oriente médio durante o início do século XIII. Eles surgem em 1214, sendo que 5 turnos antes sua chegada é anunciada, eles surgem primeiramente perto de Sarquel, Bulgar, Tibilsi, Erevã ou Bagdá. Religião: Islâmico (apesar de serem pagãos na vida real). | Não-jogável | Inicia sem cidade, como uma horda nômade. |
Por fim as províncias rebeldes também são uma facção, representadas no mapa com a mesma cor cinza dos outros jogos da série.
Referências
↑ «Medieval: Total War demo available». GameSpot. 26 de junho de 2002. Consultado em 31 de setembro de 2009. Arquivado do original em 27 de janeiro de 2012 Verifique data em:|acessodata=
(ajuda)
Ligações externas |
Web oficial (em inglês)