Autoesporte





































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Autoesporte


Frequência
Mensal
Editora

Editora Globo
Categoria
Automóveis
País

 Brasil
Primeira edição

1964

revistaautoesporte.globo.com/

Autoesporte é um Programa de televisão brasileiro e uma revista brasileira dedicada ao setor automobilístico, que publica reportagens e matérias enfocando o assunto automóvel, mecânica, testes de desempenho, avaliações de especialistas, lançamentos, dicas de trânsito e assuntos afins. Tem também participação na programação da rádio CBN, com boletins sobre o assunto e na programação da Globo aos domingos de manhã às 09h00 após o Globo Rural. Quando é exibida a Fórmula 1, o programa passa a ser exibido às 08h30 (antes da Fórmula 1) ou 11h00 (depois da Fórmula 1). Em novembro de 2015, estreia o novo Auto Esporte, com novo cenário, pacotes gráficos, logotipo e vinheta.


Publicada atualmente pela Editora Globo, Autoesporte também é responsável pela organização e entrega do tradicional prêmio Carro do Ano, iniciado em 1966 no país.[1]




Índice






  • 1 40 Anos de Autoesporte


    • 1.1 Anos 60


    • 1.2 Anos 70


    • 1.3 Anos 80


    • 1.4 Anos 90


    • 1.5 Anos 2000




  • 2 Seções


  • 3 Carro do Ano


    • 3.1 Regulamento




  • 4 Carro do Ano


  • 5 Referências


  • 6 Ligações externas





40 Anos de Autoesporte |


A revista trouxe das pistas de competição a inspiração para a cobertura das atividades da indústria automobilística.
[2]



Anos 60 |


O primeiro número de Autoesporte chegou às bancas em novembro de 1964, trazendo na capa uma modelo de capacete e macacão ao lado de uma Berlineta Interlagos que era pilotada por Bird Clemente, piloto oficial da Equipe Willys. A revista, então lançada pela Efecê Editora nasceu com a ideia de oferecer ao leitor a mais ampla cobertura do automobilismo esportivo. O número de estreia trazia a primeira cobertura de um Grande Prêmio de Fórmula 1 coberto por um jornalista brasileiro, Mauro Forjaz, que publicou nele sua matéria sobre o Grande Prêmio dos Estados Unidos de 1964, disputado no circuito de Watkins Glen e vencido pelo britânico Graham Hill.[3]




A capa nº1 (novembro de 1964)


A primeira metade da década viu Autoesporte fazer reportagens sobre o Campeonato Brasileiro de Kart, disputado pela então jovem promessa do automobilismo Emerson Fittipaldi, entrevistas com Enzo Ferrari e com o piloto britânico Stirling Moss.


O fim da década viu a revista começar a se voltar para a indústria automobilística em si, publicando testes com os novos carros nacionais, tabelas de preços, manutenção, segredo de fábricas e reportagens sobre o cotidiano. Em 1969, o Ford Corcel era eleito o primeiro Carro do ano da revista, herdando o prêmio concedido nos anos anteriores pela Mecânica Popular, outra revista da editora.[3]



Anos 70 |


A segunda década de Autoesporte começou com um reportagem, em janeiro de 1970, do mais novo equipamento de segurança criado para os automóveis, o “air bag”, Neste década, além de reportagens sobre segredos de novos protótipos da indústria automobilística nacional, a revista começou a abrir espaço para o turismo e a náutica, diversificando seu editorial com matérias sobre barcos, motores de popa, camping e motocicletas.


Em 1977, um fato pitoresco em uma de suas edições, foi o convite para que o ex-campeão mundial de Fórmula 1 Jackie Stewart, rodasse pela cidade de São Paulo pilotando um "fusquinha" da Telesp, o primeiro automóvel convertido para álcool como combustível.[3]



Anos 80 |


A década de 80 trouxe muitas novidades lançadas na revista, como o compacto Gol, da Volkswagen, e o Chevrolet Monza, que chegou com status de carro mundial da GM e obrigou os concorrentes a se modernizarem. Seu desempenho e conforto lhe rendeu três títulos de Carro do Ano (1983, 1987 e 1988). Ao lado do Ford Corcel e do Fiat Uno, o Monza é o único tricampeão do prêmio. Em 83, foi a vez de a Ford apresentar seu carro mundial, o Ford Escort. A essa altura, a linha de produção das montadoras passava por uma fase de modernização. Os primeiros frutos deste processo surgiram no ano seguinte, com a chegada ao Brasil do Fiat Uno.[3]



Anos 90 |


Os anos 90 viram Autoesporte acompanhar a briga das montadoras com os lançamentos sucessivos de carros populares. O novo Gol, o Fusca 1.6 a álcool, relançado no governo Itamar Franco, o Chevrolet Corsa e o Fiat Palio tomaram as páginas da revista. Em 1996, AE acompanhava o novo lançamento de impacto da General Motors, a picape S-10, precursora das picapes médias atuais e da Blazer, o primeiro utilitário esportivo brasileiro.


No ano seguinte, a revista inaugurava seu site na Internet, entrando na era da informação eletrônica e em 1998, após quase 35 anos de história na Efecê Editora, ela foi comprada pela Editora Globo, pela qual passou a ser publicada desde então.



Anos 2000 |


Passados dois anos, a revista voltou aos segredos, revelando o projeto Amazon, da Ford, que chegaria ao mercado como EcoSport. Em 2003, o desafio de um carro que rodasse com qualquer mistura de álcool e gasolina tornou-se realidade. A VW saiu na frente da corrida dos carros bicombustível. Porém, não demorou muito para as concorrentes lançarem modelos com a tecnologia. Ao mesmo tempo, AE revelava as primeiras fotos do novo projeto da VW, o Tupi, depois batizado de Fox.


Nestes quase cinquenta anos de publicação contínua, Autoesporte viu passar por sua redação jornalistas como Joelmir Beting, Bob Sharp, Percival de Souza e até o piloto Ingo Hoffmann, titular da coluna "Cockpit" durante os anos 80.[3]



Seções |


Além das matérias especiais que AE traz mensalmente aos seus leitores, existem seções fixas:


Você Diz

Esta seção é o espaço do leitor Autoesporte, no qual ele dá sua opinião (elogios, sugestões e críticas) sobre as matérias da edição anterior, sobre os veículos, os testes, dúvidas e queixas sobre automóveis.


Ignição

As principais novidades do mundo automobilístico mesclando cultura e diversão. Ignição traz curiosidades e comportamento, dentro da temática. Em "Você Pergunta", os leitores tiram suas dúvidas com especialistas. Jorge Meditsch, jornalista da área automobilística e editor executivo da "Época" e "O km", assina coluna.


Área Restrita

Novidades sobre design, lançamento de automóveis e afins - que ainda não foram divulgadas - que o leitor só encontra na Autoesporte.


Primeira Volta - Primeira Grande Volta

Matérias especiais com testes feitos com diversos lançamentos, com informações precisas sobre seu desempenho. Preço, motor, potência, cilindradas. Tudo especificado nesta seção.


Reportagem da Capa

A matéria especial com grande espaço reservado para o assunto da capa.


Comparativo

Como é de costume e tradicional em AE, esta parte traz duelos entre carros de diferentes marcas e modelos, e o leitor escolhe qual vale mais a pena por diversos quesitos.


Como Funciona

Curiosidades técnicas sobre o funcionamento das peças que fazem parte dos veículos.


Mercado

Informações sobre quais automóveis estão em alta e quais as previsões, além de um ranking sobre os mais vendidos no mês e comparativo com o ano anterior.



Carro do Ano |


O Carro do Ano no Brasil é um prêmio da Revista Autoesporte, que premia modelos lançados e importados pela indústria nacional. Existe um prêmio internacional independente que trata da premiação dos modelos comercializados na Europa: carro do ano.


O prêmio para as categorias do Carro do Ano conta com a votação de uma equipe de jornalistas especializados da indústria automobilística, que apontam os automóveis que mais se destacaram em inovação e outras características. A pontuação atribui notas para 5 finalistas em cada uma das categorias, considerando os quesitos: motor, transmissão, comportamento dinâmico, acabamento, design, entre outros. No final, uma média é realizada para eleger o campeão em cada categoria.


O fabricante do veículo premiado tem direito de uso do título de Carro do Ano por um período de 11 meses a partir da eleição.



Regulamento |


Nos anos 2000, o regulamento foi modernizado. Ele segue as últimas tendências das principais premiações internacionais, especialmente no "Car of the Year". A partir de 2008, as categorias mudaram com o fim da divisão entre nacionais e importados, reflexo da nova realidade do mercado automobilístico. O fim desta divisão demonstra a maturidade da indústria brasileira. Hoje, o que conta é o carro e não onde ele foi produzido.


As categorias atualmente são:



  • Carro do Ano

  • Carro Premium

  • Utilitário do Ano

  • Utilitário Premium

  • Motor do Ano

  • Motor Premium



Carro do Ano |

























































































































































































































































































Categoria Carro do Ano
Ano
Modelo
1966

Aero Willys

1966 Aero Willys 2600.jpg

1967

Ford Galaxie

Galaxie Landau 1982.JPG

1968

não houve

1969

Ford Corcel

Ford Corcel I rear.jpg

1970

Dodge Dart

Dodge Dart 1965 1.JPG

1971

VW 1600 TL

VWB TL green.jpg

1972

Chevrolet Opala

1971 Chevrolet Opala 3800.jpg

1973

Ford Corcel

Ford Corcel luxo 1973 crop.jpg

1974

Chevrolet Chevette

Early GMB Chevrolet Chevette standard.jpg

1975

Volkswagen Passat

1974-1978 VWB Passat.jpg

1976

Chevrolet Caravan

Caravan79.jpg

1977

Dodge Polara

1976 Dodge 1800 Polara coupé.jpg

1978

Fiat 147

1978 Fiat 147.jpg

1979

Ford Corcel

Ford Corcel II Itanhaém.jpg

1980

Volkswagen Passat

Volkswagen Passat B1 Brazilian version.jpg

1981

Chevrolet Chevette

Chevrolet Chevette SL 2-dr in beige.jpg

1982

Volkswagen Voyage

VW Voyage 2dr.jpg

1983

Chevrolet Monza

Chevrolet Monza 2.0 SLE 2-dr.jpg

1984

Ford Escort

Escort Ghia Mk3 86.JPG

1985

Fiat Uno

Fiat Uno CS.JPG

1986

Fiat Prêmio

Fiat Duna601.png

1987

Chevrolet Monza

Chevrolet Monza 2.0 SLE 2-dr.jpg

1988

Chevrolet Monza

Chevrolet Monza 2.0 SLE 2-dr.jpg

1989

Volkswagen Santana

SantanaAP18Frelado.jpg

1990

Volkswagen Gol

Vermelho2.jpg

1991

Chevrolet Kadett

Chevrolet Kadett 2.0 GL.jpg

1992

Fiat Uno

Fiat Uno CSL front.jpg

1993

Chevrolet Omega

1990 Opel Omega.jpg

1994

Chevrolet Vectra

1995 Holden Vectra 2.0 GLS.jpg

1995

Chevrolet Corsa

Chevrolet Corsa 1.0 City 1998 (11039717194).jpg

1996

Chevrolet Corsa

Chevrolet Corsa 1.0 City 1998 (11039717194).jpg

1997

Chevrolet Vectra

Chevrolet Vectra 1.8 1999 (15360408887).jpg

1998

Ford Ka

1998 Ford KA 1.3 Front.jpg

1999

Fiat Marea

Fiat Marea Sedan (44213257002).jpg

2000

Audi A3

2000 Audi A3 TDi SE 1.9 Front.jpg

2001

Fiat Palio

Fiat Palio Economy 1.0 Fire flex 3-door.jpg

2002

Fiat Stilo

Fiat Stilo Flexy Fuel.jpg

2003

Fiat Stilo

Fiat Stilo Flexy Fuel.jpg

2004

Fiat Palio

Fiat Palio Economy 1.0 Fire flex 3-door.jpg

2005

Ford Fiesta Sedan

Ford Fiesta sedan Brazil.jpg

2006

Fiat Idea

2004 Fiat Idea Eleganza 1.4 Front.jpg

2007

Honda Civic

CIVIC BRAZIL front.jpg

2008

Fiat Punto

2006 Fiat Grande Punto Sporting T-J 1.4 Front.jpg

2009

Volkswagen Gol

VW Gol 2009 front.jpg

2010

Chevrolet Agile

Chevrolet Agile 1.4 LS Spirit 2012 (13787195273).jpg

2011

Fiat Uno

Fiat Novo Uno 1.4 Carro Vermelho.jpg

2012

Fiat Palio

Fiat Palio 1.4 Fire Essence 8V.jpg

2013

Hyundai HB20

Hyundai HB20 06 2016 BSB 2593.jpg

2014

Volkswagen Golf

VW Golf VII.jpg

2015

Ford Ka

2017 Ford KA+.jpg

2016

Jeep Renegade

Brazilian Jeep Renegade.jpg

2017

Honda Civic

2017 Honda Civic EX VTEC CVT 1.0 Front.jpg

2018

Volkswagen Polo

2018 VW Polo Comfortline Napred.jpg

2019

Volkswagen Virtus

Volkswagen Virtus 1.6 MSi Comfortline 2018 (45432103972).jpg



Referências




  1. «O título dos 40 anos». Autoesporte. Consultado em 14 de junho de 2011 


  2. reportagens de corridas agosto e Setembro de1966


  3. abcde Goto, Marcelo - Revista Autoesporte. novembro de 2004, nº 473. Editora Globo.



Ligações externas |




  • Sítio oficial (em português)


  • Sítio oficial (em português)


  • Autoesporte no Twitter


  • Autoesporte no Facebook


  • Boletim Autoesporte na Rádio CBN (em português)









Popular posts from this blog

Bundesstraße 106

Verónica Boquete

Ida-Boy-Ed-Garten