Ford Versailles
Ford Versailles | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
Visão Geral | |||||||
Produção | 1991 — 1997 | ||||||
Fabricante | Ford | ||||||
Modelo | |||||||
Classe | Sedan Médio de Luxo | ||||||
Carroceria | sedan e Station Wagon | ||||||
Ficha técnica | |||||||
Motor | AP 1.8, AP 2.0 | ||||||
Modelos relacionados | Ford Royale Volkswagen Santana Volkswagen Santana Quantum Fiat Tempra Chevrolet Monza | ||||||
Dimensões | |||||||
Peso | 1120 a 1170 Kg | ||||||
Cronologia | |||||||
|
O nome Versailles foi utilizado por dois veículos produzidos pela Ford. A primeira vez foi na França, entre 1954 e 1957. Posteriormente, entre 1991 e 1996 modelo((1997)) a Ford Brasileira fabricou um automóvel com o mesmo nome, tendo por base o modelo Santana da Volkswagen, através da joint venture Autolatina. Hoje equivale ao Fusion ou [[Ford Mondeo|
Índice
1 No Brasil
2 Versões
3 Ver também
4 Referências
5 Ligações externas
No Brasil |
O Ford Versailles foi produzido nas versões sedan com 2 portas e 4 portas e (perua) Royale, primeiramente com 3 portas para não invadir o mercado da Santana Quantum, o que foi uma estratégia para agradar os fiéis fãs da antiga Belina. Mas a versão não fez muito sucesso por se tratar de um carro familiar. Por esse motivo, mais tarde a versão 5 portas entrou no mercado, aposentando a versão de 3 portas definitivamente.
Em 1991, quando o Del Rey e a Belina já se mostravam obsoletos e sentiam a forte pressão da concorrência, com o renovado Chevrolet Monza e a chegada do moderno Fiat Tempra, a Ford viu que precisava de um produto mais moderno e competitivo, sendo assim ela viu nos novos VW Santana/Quantum, que acabavam de ser lançados no mercado a solução de seus problemas. Sendo assim, em 1991, já como modelo 1992, a Ford lançou no mercado o Ford Versailles/Royale, nas versões GL e Ghia, com as motorizações AP 1800 e AP 2000 a álcool e a gasolina para os GL e AP 2000 álcool e gasolina e AP 2.0i gasolina para o Ghia. Os carros eram quase irmãos gêmeos do VW Santana/Quantum, as únicas diferenças externas significativas eram as colunas "C" em preto fosco, as lanternas e tampa traseira diferenciadas e os faróis e grade dianteira, internamente o carro possuía um acabamento mais conservador e estofamento com espuma de menor densidade, característica dos carros Ford, o painel também tinha desenho exclusivo, embora o quadro de instrumentos fosse muito parecido com o do VW Santana. Na perua Royale a principal diferença era a inexistência das 5 portas nos primeiros anos de sua produção, limitando-se somente a versão com 3 portas. A versão Ghia primava pelos luxos e equipamentos de segurança, como teto solar elétrico a partir de 1994, câmbio automático e ABS (ainda longe de fazerem parte dos carros nacionais). Em 1996 já perto de serem descontinuados com o fim da Autolatina, receberam algumas modificações externas, como apliques menores nas lanternas traseiras, aerofólio, no caso do Versailles e grade oval na frente, sendo essas as únicas alterações estéticas que a dupla Versailles/Royale sofreu enquanto esteve no mercado, sendo substituído no ano seguinte pelo Ford Mondeo.
Um detalhe importante era que Ford Versailles e Royale não eram fabricados na fábrica da Ford, mas sim na fábrica da VW, na mesma linha de montagem de Santana e Quantum. Como os carros possuíam a mesma plataforma e a mesma mecânica era muito mais barato produzí-los na mesma linha de montagem, assim como acontecia com o Ford Verona e os VW Apollo, Logus e Pointer, que eram todos produzidos na fábrica da Ford, na linha de montagem do Escort.
Versões |
- GL 1.8/1.8i (2 e 4 portas)
- GL 2.0/2.0i (2 e 4 portas)
- Ghia 2.0/2.0i (2 e 4 portas)
Ver também |
- Royale
- Volkswagen Santana
- Ford
- Autolatina
- Lista de automóveis do Brasil
Referências
- Revista Quatro Rodas - Julho de 1991 - Edição 372.
- Revista Quatro Rodas - Julho de 1995 - Edição 420.
Ligações externas |
- Carplace - Carros para sempre: Ford Versailles injetava luxo na Autolatina, mas teve vida curta
- Quatro Rodas. Grandes Comparativos: Monza x Santana x Versailles
- Quatro Rodas. Grandes Brasileiros: Ford Versailles Ghia