Britpop






































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Britpop
Origens estilísticas



  • Rock alternativo

  • madchester

  • baggy

  • glam rock

  • punk rock

  • pós-punk



Contexto cultural
Início da década de 1990, Reino Unido

Instrumentos típicos



  • Vocais

  • guitarra

  • baixo

  • bateria

  • teclados



Formas derivadas

Post-britpop
Subgêneros

New wave of new wave
Outros tópicos


Invasão Britânica - Cool Britannia


Britpop é um movimento de música e cultura baseado
no Reino Unido em meados da década de 1990 que enfatizou o "Britanismo" e produziu um estilo de música pop cativante e suave, parte em reação à popularidade dos temas líricos mais pesados da música grunge dos Estados Unidos e também da cena shoegaze do próprio Reino Unido.[1] As bandas mais bem sucedidas associadas ao movimento são Oasis, Blur, Suede e Pulp; esses grupos vieram a ser conhecidos como os "quatro grandes". O auge do Britpop é geralmente considerado o período entre 1993 e 1997; uma batalha nos charts entre Blur e Oasis apelidada de "A Batalha do Britpop" foi o epicentro das atividades do movimento. Enquanto a música era o foco principal, a moda, a arte e a política também se envolveram, com artistas como Damien Hirst envolvidos na criação de vídeos para o Blur e sendo rotulados como artistas de "Britart" ou "Britpop", e Tony Blair e New Labour alinhando-se com o movimento.


Embora o Britpop seja visto como uma ferramenta de marketing e mais um momento cultural do que um estilo ou gênero musical, existem convenções musicais que influenciaram as bandas agrupadas sob o termo Britpop, como mostrar elementos do pop britânico dos anos 60, glam rock e punk rock dos anos 70, e indie pop dos anos 80 em sua música, atitude e roupas. Uma influência que eles compartilhavam em particular era a banda The Smiths. Britpop era um movimento de mídia voltado para bandas que surgiram da cena musical independente no início da década de 1990 - e foi associado ao movimento cultural popular britânico da Cool Britannia, que evocou a revolução cultural jovem britânica dos anos 60 e a música pop de guitarra britânica dessa década. Na sequência da invasão musical no Reino Unido por bandas de grunge americanas, novos grupos britânicos como Blur e Suede lançaram o movimento posicionando-se como forças musicais opostas, referenciando a música de guitarra britânica do passado e escrevendo sobre temas e preocupações exclusivamente britânicas. Essas bandas logo foram acompanhadas por outras, incluindo Oasis, Pulp, The Verve, Supergrass, Cast, Placebo, Space, Sleeper e Elastica. Os grupos de Britpop trouxeram o rock alternativo britânico para o mainstream e formaram a espinha dorsal de um movimento cultural britânico maior chamado Cool Britannia - um período de maior orgulho na cultura do Reino Unido durante a maior parte da década de 1990, inspirado na cultura pop da década de 1960. "A Batalha do Britpop" trouxe o Britpop à vanguarda da imprensa britânica em 1995. No entanto, em 1997, o movimento começou a diminuir a velocidade; Muitos artistas do gênero começaram a vacilar e a romper. A popularidade do grupo feminino Spice Girls "arrebatou o espírito da era dos responsáveis ​​pelo Britpop".[2] Embora suas bandas mais populares pudessem espalhar seu sucesso comercial no exterior, especialmente para os Estados Unidos, o
movimento desmoronou em grande parte até o final da década de 90.




Índice






  • 1 Influências


    • 1.1 Nova geração




  • 2 Evolução do britpop


  • 3 Bandas de Britpop


  • 4 Referências





Influências |


Músicos de BritPop, em geral, têm muita influência de bandas como Beatles, Led Zeppelin, Pink Floyd, The Rolling Stones, The Who, The Kinks, The Small Faces e Stone Roses[3] e seus dois maiores grupos eram Blur e Oasis.[4] Os líderes destas duas bandas — respectivamente Damon Albarn e os Irmãos Gallagher — tornaram-se notórios por protagonizarem uma rivalidade de estética e de liderança.


As primeiras bandas britânicas dos anos 90 surgiram com forte conteúdo político e dramático, refletindo a desilusão generalizada do contexto da Globalização e da consolidação do neoliberalismo na Europa. Assim, os Manic Street Preachers levantaram bandeiras marxistas enquanto o Radiohead e o The Verve traziam uma espécie de culto depressivo e poética pessimista; e a parte feminina representada pelo Elastica, com forte influência do new wave dos anos 70. Por outro lado, o estilo de vida cosmopolita, sintético e "metrossexual" era simbolizado por bandas como Suede, Pulp e Placebo, numa reedição da estética rave de Manchester na década anterior.


Outras diversas bandas BritPop tiveram início como "bandas de garagem", influenciadas pelo punk dos anos 70, como Muse, Ash e Idlewild, e depois suavizaram seus acordes e batidas para atingir um público mais amplo.



Nova geração |


A partir de 1998, surgem novas bandas que de certa forma repetem a rivalidade entre Blur e Oasis, principalmente a dupla Travis e Coldplay, abusando de pianos e cordas e por vezes dispensando guitarra elétrica. Nesta linha "romântica" e altamente radiofônica, também seguem os grupos Keane e Snow Patrol, entre outros.


Nos anos de 2004 e 2005, o gênero recebe novo fôlego com o aparecimento de releituras do punk (como feito pelos Libertines, Arctic Monkeys, Kaiser Chiefs), do glam (Franz Ferdinand, Klaxons) e de bandas inspiradas pelo sucesso do New Order nos anos 80, como Bloc Party, Maxïmo Park, The Rapture e Editors. Além destas, destaca-se The Killers que, apesar de ser da cidade norte-americana de Las Vegas, não esconde a fortíssima influência das bandas BritPop.


O "estilo" BritPop exerce enorme influência sobre bandas de rock em outros países da Europa, como a Suécia (The Hives e Mando Diao). Nos Estados Unidos, outra banda fortemente inspirada pelo estilo são os Strokes.



Evolução do britpop |






Bandas de Britpop |




Graham Coxon(esquerda) e Damon Albarn do Blur em 2009




Noel e Liam Gallagher do Oasis


As seguintes bandas são normalmente consideradas parte do "estilo" BritPop:




  • Arctic Monkeys (Inglaterra, 2004)


  • Ash (Irlanda do Norte, 1992)


  • Athlete (2003)


  • Babyshambles (Inglaterra, 2004-)


  • Beady Eye (Inglaterra, 2009-2014)


  • Bloc Party (Inglaterra, 2003)


  • The Bluetones (Inglaterra, 1994)


  • Blur (Inglaterra, 1989)


  • Catatonia (Gales)


  • The Charlatans (Inglaterra, 1990)


  • Clinic (Inglaterra, 1997)


  • Coldplay (Inglaterra, 1998)


  • Doves (Inglaterra, 1990s)


  • Editors (Inglaterra, 2004)


  • Elastica (Inglaterra, 1991-2001)


  • Elbow (Inglaterra, 2001)


  • Embrace (Inglaterra, 1997)


  • Franz Ferdinand (Escócia, 2002)


  • The Fratellis (Escócia, 2005)


  • Idlewild (Escócia, 1998)


  • JJ72 (Irlanda 1997-2006)


  • James (Inglaterra, 1981)


  • Kaiser Chiefs (Inglaterra, 2003)


  • Kasabian (Inglaterra, 2003)


  • Keane (Inglaterra, 1997)


  • Klaxons (Inglaterra, 2005)


  • The Kooks (Inglaterra, 2004)


  • The Libertines (Inglaterra,2002-2004)


  • Manic Street Preachers (Gales, 1986)


  • Mansun (Inglaterra, 1995-2003)


  • Maxïmo Park (Inglaterra, 2003)


  • Muse (Inglaterra, 1994)


  • Noel Gallagher's High Flying Birds (Inglaterra, 2011)


  • Oasis (Inglaterra, 1991-2009)


  • Ocean Colour Scene (Inglaterra, 1992)


  • PJ Harvey (Inglaterra, 1992)


  • Placebo (Inglaterra, 1994)


  • Pulp (Inglaterra, 1978)


  • Radiohead (Inglaterra, 1985)


  • Razorlight (Inglaterra-Suécia, 2002)


  • Reverend and the Makers (Inglaterra, 2005)


  • Sleeper (1995)


  • Snow Patrol (Escócia, 1994)


  • Starsailor (Inglaterra, 2000)


  • Stereophonics (Gales, 1992)


  • Suede (Inglaterra, 1989-2001)


  • Super Furry Animals (Gales, 1994)


  • Supergrass (Inglaterra, 1994)


  • The Thrills (Irlanda, 2001)


  • Travis (Escócia, 1997)


  • The Kooks (Inglaterra, 2004)


  • The Verve (Inglaterra, 1989)


  • The Ordinary Boys (Inglaterra 2005)


  • The Ting Tings (Inglaterra, 2007)

  • Tears For Fears (1979, Atual)



Referências




  1. Looking back at the birth of Britpop bbc.co.uk


  2. Harris, p. 347-48.


  3. Stan Hawkins (2009). The British pop dandy: masculinity, popular music and culture. [S.l.]: Ashgate Publishing, Ltd. 53 páginas. 0754658589, 9780754658580 


  4. Pam Hurry, Mark Phillips, Mark Richards (2001). Heinemann advanced music. [S.l.]: Heinemann. 169 páginas. 0435812580, 9780435812584  !CS1 manut: Nomes múltiplos: lista de autores (link)





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