Dornier Do 14
| Dornier Do 14 | |
|---|---|
| Descrição | |
| Tipo / Missão | Hidroavião experimental |
| País de origem | |
| Fabricante | Dornier Flugzeugwerke |
| Período de produção | 1934 |
| Quantidade produzida | 1 protótipo |
| Primeiro voo em | 10 de agosto de 1936 (82 anos)[1] |
Tripulação | 2 |
| Especificações | |
| Dimensões | |
| Comprimento | 17,95 m (58,9 ft) |
Envergadura | 23,34 m (76,6 ft) |
| Altura | 8,35 m (27,4 ft) |
| Peso(s) | |
| Peso vazio | 6 120 kg (13 500 lb) |
| Peso carregado | 7 260 kg (16 000 lb) |
| Propulsão | |
| Motor(es) | 1 x BMW VId[2] |
| Potência (por motor) | 750 hp (559 kW) |
| Performance | |
| Velocidade máxima | 446 km/h (241 kn) |
| Alcance (MTOW) | 500 km (311 mi) |
| Notas | |
Dados de: whermacht-history.com[2] Aviso | |
O Dornier Do 14 foi um hidro-avião protótipo construído pela Dornier Flugzeugwerke com o apoio da Luftwaffe.
Desenvolvido em 1934, o avião foi utilizado coo aeronave experimental para novos estudos sobre propulsão. A sua estrutura era similar ao Dornier Do 12. Uma característica especial foram os dois motores instalados em paralelo no casco do hidro-avião, e de os tanques de combustível estarem instalados num sitio do avião muito mais seguro em caso de incêndio, além de proporcionar um melhor centro gravítico sobre a água.
Apenas um exemplar foi construído.
Ver também |
- Dornier Do 12
Referências
↑ http://www.histaviation.com/Dornier_Do_14.html
↑ ab "Dornier Do 14". wehrmacht-history.com. Visitada em 23 de junho de 2015.