Dornier Do 14
Dornier Do 14 | |
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Descrição | |
Tipo / Missão | Hidroavião experimental |
País de origem | Alemanha |
Fabricante | Dornier Flugzeugwerke |
Período de produção | 1934 |
Quantidade produzida | 1 protótipo |
Primeiro voo em | 10 de agosto de 1936 (82 anos)[1] |
Tripulação | 2 |
Especificações | |
Dimensões | |
Comprimento | 17,95 m (58,9 ft) |
Envergadura | 23,34 m (76,6 ft) |
Altura | 8,35 m (27,4 ft) |
Peso(s) | |
Peso vazio | 6 120 kg (13 500 lb) |
Peso carregado | 7 260 kg (16 000 lb) |
Propulsão | |
Motor(es) | 1 x BMW VId[2] |
Potência (por motor) | 750 hp (559 kW) |
Performance | |
Velocidade máxima | 446 km/h (241 kn) |
Alcance (MTOW) | 500 km (311 mi) |
Notas | |
Dados de: whermacht-history.com[2] Aviso | |
O Dornier Do 14 foi um hidro-avião protótipo construído pela Dornier Flugzeugwerke com o apoio da Luftwaffe.
Desenvolvido em 1934, o avião foi utilizado coo aeronave experimental para novos estudos sobre propulsão. A sua estrutura era similar ao Dornier Do 12. Uma característica especial foram os dois motores instalados em paralelo no casco do hidro-avião, e de os tanques de combustível estarem instalados num sitio do avião muito mais seguro em caso de incêndio, além de proporcionar um melhor centro gravítico sobre a água.
Apenas um exemplar foi construído.
Ver também |
- Dornier Do 12
Referências
↑ http://www.histaviation.com/Dornier_Do_14.html
↑ ab "Dornier Do 14". wehrmacht-history.com. Visitada em 23 de junho de 2015.