Hirtenberg HV.15
| Hirtenberg HV.15 | |
|---|---|
| Descrição | |
| Tipo / Missão | Aeronave monoplano bimotor de uso civil e militar |
| País de origem | |
| Fabricante | Hirtenberg |
| Quantidade produzida | 1 |
| Primeiro voo em | 8 de março de 1936 (82 anos)[1] |
| Variantes | HM.15 (uso militar) |
Tripulação | 2 |
| Passageiros | 4 passageiro(s) |
| Especificações | |
| Dimensões | |
| Comprimento | 10,65 m (34,9 ft) |
Envergadura | 15 m (49,2 ft) |
| Altura | 2,9 m (9,51 ft) |
| Área das asas | 33 m² (355 ft²) |
Alongamento | 6.8 |
| Peso(s) | |
| Peso vazio | 1 550 kg (3 420 lb) |
| Peso carregado | 2 200 kg (4 850 lb) |
| Propulsão | |
| Motor(es) | Dois Siemens-Halske Sh 14A radiais a pistão |
| Potência (por motor) | 160 hp (119 kW) |
| Performance | |
| Velocidade máxima | 235 km/h (127 kn) |
| Velocidade de cruzeiro | 198 km/h (107 kn) |
| Alcance (MTOW) | 900 km (559 mi) |
| Teto máximo | 5 200 m (17 100 ft) |
| Notas | |
Dados de: Die deutsche Luftrüstung 1933-1945, Volume 4[2] Aviso | |
O Hirtenberg HV.15 foi um monoplano austríaco com dois motores desenvolvido pela Hirtenberg.
Esta aeronave foi o primeiro bimotor construído por esta empresa, originalmente construindo apenas para o mercado civil. Estava planeado que esta aeronave fosse um avião civil de passageiros ou um transportador leve, mas foi tomada pela então Força Aérea da Áustria, a Heimwehr Flieger Korps[3], que posteriormente devido à Áustria ser anexada ao reich alemão, a aeronave foi classificada pelo RLM como WNF Wn 16. O HV.15 efectuou o seu primeiro voo a 8 de Março de 1936, sustentados pelos motores mais potentes disponíveis na época em território austríaco, um par de Siemens-Halske Sh 14A. Apenas uma unidade foi construída.
Variantes |
HV.15 - versão civil
HM.15 - versão militar
Referências
↑ http://www.airwar.ru/enc/cw1/hv15.html
↑ Nowarra, Heinz (1988). Die deutsche Luftrüstung 1933-1945, Volume 4 (em alemão). Bernard & Graefe. p. 43. ISBN 978-3-7637-5464-9.
↑ http://www.desertwar.net/hirtenberg-hv-15.html