Metal progressivo










































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Metal Progressivo
Origens estilísticas


  • Heavy metal

  • rock progressivo


Contexto cultural
Fim da década de 80 e começo da década de 1990 nos EUA e no Reino Unido

Instrumentos típicos

Bateria, Baixo, Guitarra, Teclado, Vocal
Subgêneros

Djent
Gêneros de fusão

Metal Neoclássico - Death Metal Progressivo - Metal Sinfônico - Math Metal

Metal progressivo (do inglês, progressive metal, também conhecido como prog metal), é um subgênero do heavy metal, tendo surgido na década de 70, embora tenha sido melhor incorporado em meados dos anos 80.[1]


O metal progressivo faz o uso dos elementos do rock progressivo (como a sonoridade de natureza experimental e "pseudo-clássica", músicas de longa duração, e outras peculiaridades, bem como a incorporação de estruturas liricamente e sonoramente complexas[2]), mas congrega o "peso" e "agressão" presente no heavy metal, que trata-se, sobretudo, do uso de guitarras amplificadas e distorcidas.[3] Bandas do tradicional rock progressivo como Rush e King Crimson, são muito descritas como influências para o metal progressivo.[4] Já as bandas Queensrÿche, Watchtower, Fates Warning e Dream Theater, são consideradas como as primeiras bandas "reais" deste subgênero.[5][6]


Apesar do metal progressivo ter sido melhor incorporado no final dos anos 80, só obteve êxito comercial considerável na década de 90.[7] Não obstante, a popularidade do gênero começou a entrar em declino no final da década de 90, e continua sendo um gênero amplamente desconhecido, com uma ínfima quantidade de fãs ou apreciadores.[3]




Índice






  • 1 Características


  • 2 História


    • 2.1 Décadas de 1960 e 1970


    • 2.2 Décadas de 1980 e 1990


    • 2.3 Década de 2010




  • 3 Heterogeneidade musical


  • 4 Ver também


  • 5 Referências





Características |


Trata-se de uma combinação de rock progressivo com composições de duração pouco usual (algumas chegam até vinte minutos ou ainda mais, por exemplo, no segundo CD do álbum duplo do Dream Theater, Six Degrees of Inner Turbulence, há uma música de quarenta e dois minutos, dividida em oito partes) com direito a movimentos e diferentes atmosferas dentro deste período e a presença de músicos com competência técnica acima da média, com toda a agressividade do heavy metal, embora o rock progressivo também em certos casos se aproxime dessa performance energética, a exemplo do King Crimson.



História |



Décadas de 1960 e 1970 |


Sua origem vem do rock progressivo das décadas de 1960 e 1970, atráves de bandas como King Crimson, Uriah Heep, Pink Floyd, Yes, Genesis e principalmente os canadenses do Rush.[8] Pode-se dizer que um dos precursores do metal progressivo foi a banda High Tide, que publicou dois álbuns, em 1969 e 1970, especialmente em seu primeiro álbum “Sea Shanties”.



Décadas de 1980 e 1990 |




O Dream Theater em performance em 2008.


Mas o Metal Progressivo não desenvolveu seu próprio gênero antes da segunda metade da década de 1980. Bandas como Dream Theater, Queensrÿche, Fates Warning, Watchtower, Threshold e Shadow Gallery, utilizaram mais claramente e de modo mais contundente elementos desses grupos de rock progressivo, principalmente na estrutura da composição das músicas, mesclando-as com características do heavy metal, atribuídas a bandas como Uriah Heep, Deep Purple, Black Sabbath e Iron Maiden.[9] O resultado pode ser descrito como a mentalidade do rock progressivo com o estilo do heavy metal.


O gênero alcançou seu auge comercial a partir do final da década de 1980, quando "Silent Lucidity" do Queensrÿche esteve constantemente nas rádios e na MTV. Não era uma típica música do metal progressivo, mas fez com que se abrissem as portas para uma nova legião de fãs do Queensrÿche, tendo surtido efeito na popularidade de outras bandas de Metal Progressivo da época. Em 1993, "Pull Me Under" do Dream Theater, uma música mais típica do metal progressivo do que "Silent Lucidity" e ainda numa linha mais próxima ao heavy metal, se tornou popular no rádio e na MTV.




A banda TesseracT.


A banda americana Nevermore usou o metal progressivo somado ao thrash metal, criando uma abordagem bem agressiva do estilo. Outra banda de destaque no metal progressivo é a banda Symphony X, que adicionou elementos sinfônicos em suas músicas.



Década de 2010 |


Recentemente houve o surgimento de um subgênero do metal progressivo, o djent, desenvolvido a partir de bandas como Animals as Leaders, Meshuggah, Sikth, TesseracT, Textures, Born of Osiris, Periphery, The Contortionist, Uneven Structure, Vildhjarta, entre outras.



Heterogeneidade musical |




A banda Amorphis.


Ainda uma das características do metal progressivo é a sua heterogeneidade musical,[10] em que algumas bandas são mais próximas da música erudita, como o Shadow Gallery e o Symphony X, outras ao death metal, como o Amorphis e o Opeth, outras ao jazz, como o Dream Theater e o Liquid Tension Experiment, outras do power metal, como o Evergrey e o Kamelot, outras do thrash metal, como o Megadeth e o Metallica, ainda outras ao metal alternativo, como Faith no More, Mudvayne e Tool, ou mesmo com o sludge metal, como o Mastodon.



Ver também |



  • Rock progressivo

  • Heavy metal

  • Djent



Referências




  1. http://www.allmusic.com/style/progressive-metal-ma0000002797 "Progressive Metal blends the attack, volume, and aggression of metal with the grandiose, pseudo-classical ambitions of prog-rock. Of course, certain bands emphasize one influence over the other -- Dream Theater, for instance, leaned toward prog more than some of their peers -- but they all shared this one basic ambition. Progressive metal first surfaced in the late '80s [...]"


  2. http://heavymetal.about.com/od/heavymetal101/a/101_history.htm "What Is Heavy Metal?"


  3. ab "Progressive Metal". AllMusic. Archived from the original on November 24, 2011.


  4. http://metaldescent.com/progressive-metal/


  5. AllMusic. Tool. Retrieved on February 11, 2013.


  6. https://web.archive.org/web/20061011235508/http://www.metal1.info/genres/genre.php?genre_id=13


  7. «PROGRESSIVE METAL:A Progressive metal Sub-genre [sic]». Progarchives. Progarchives. Consultado em 16 de maio de 2012 


  8. http://www.allmusic.com/album/r40605


  9. http://www.allmusic.com/artist/p5733


  10. http://www.heavyharmonies.com/cgi-bin/genre.cgi





























Popular posts from this blog

Le Mesnil-Réaume

Ida-Boy-Ed-Garten

web3.py web3.isConnected() returns false always