Sinapomorfia
Sinapomorfia (do grego sýnapsis - ação de juntar + morphě - forma) é um caracter derivado (apomorfia) que, surgindo ao longo da evolução, mantém-se em diversos grupos taxonômicos distintos, e permite a sua identificação.
Conceituação técnica |
Sinapomorfia, para a Biologia, são caracteres homólogos apomórficos compartilhados por dois ou mais táxons. É a situação que se observa quando dois táxons apresentam o mesmo caractere, e este representa uma forma derivada apomórfica frente a outra ancestral plesiomórfica.
Analogamente, chama-se simplesiomorfia a um caractere homólogo compartilhado, quando é plesiomórfico.
Apenas as sinapomorfias constituem argumentos válidos em favor da monofilia do grupo de táxons que as compartilha.
As sinapomorfias se constituem, assim, no fundamento para a classificação filogenética (baseada no parentesco) dos seres vivos. Graças a elas se definem os grupos holofiléticos (chamados de monofiléticos, segundo Willi Hennig).
Os caracteres com que se descrevem os grupos parafiléticos, definidos pela exclusão de um grupo holofilético de outro maior, são as simplesiomorfias.
O termo, introduzido por Hennig, está no centro da metodologia da análise filogenética.
Bibliografia |
Holmes, Edward C.; Page, Roderick D. M. (14 de julho de 2009). Molecular Evolution: A Phylogenetic Approach. [S.l.]: John Wiley & Sons. ISBN 978-1-4443-1336-9
Concise Encyclopedia Biology. Tubingen, DEU: Walter de Gruyter. 1996
Briggs, Derek; Eisen, Jonathan; Goldstein, David; Patel, Nipam; Barton, Nicholas (2007). «Phylogenetic Reconstruction». Evolution. [S.l.]: Cold Spring Harbor Laboratory Press