Inclinação









Question book-4.svg

Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde Dezembro de 2011). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)



Disambig grey.svg Nota: Para a inclinação de uma função matemática, veja Coeficiente angular.


Disambig grey.svg Nota: Se procura inclinação de estrada, veja Declive .



Diagrama com vários parâmetros orbitais, entre eles a inclinação i em verde.


A inclinação é um dos seis parâmetros orbitais que descrevem a forma e orientação da órbita de um corpo celeste em relação a outro corpo, normalmente de maior massa.[1][Nota 1] É o ângulo formado entre o plano da órbita e o plano de referência, sendo um valor entre 0 e 180 graus.[1] Se o momento angular orbital do corpo tiver um componente que aponta para o norte do plano de referência, a inclinação vale entre 0 e 90 graus, caso contrário, a inclinação vale entre 90 e 180 graus.


A inclinação pode ser calculada dado o vetor momento angular orbital e o vetor que define o eixo Z, perpendicular ao plano de referência: se estes vetores formam um ângulo α{displaystyle alpha }alpha, a inclinação é α{displaystyle alpha }alpha.


Uma órbita é retrógrada quando a inclinação é maior que 90 graus.


O ponto em que o corpo menor cruza o plano de referência, passando do hemisfério sul para o hemisfério norte, é chamado de nodo ascendente.[1]




Índice






  • 1 Sistema Solar


  • 2 Notas e referências


    • 2.1 Notas


    • 2.2 Referências







Sistema Solar |


No Sistema Solar, a inclinação da órbita de um planeta é definida como o ângulo entre o plano da órbita do planeta, e a eclíptica, que é a órbita da Terra. Pode ser medido com respeito a outro plano, como o equador do Sol, o plano orbital de Júpiter, mas a eclíptica é mais prática para os observadores a partir da Terra.


Essas inclinações das órbitas dos sete demais planetas do Sistema Solar estão listadas nos dados de cada planeta. Essas inclinações das órbitas de cada planeta em relação à órbita da Terra não estão todas num mesmo eixo.


Em relação à Longitude do nó ascendente da Terra (348,9472°) os eixos sobre os quais se verificam as inclinações das demais sete órbitas apresentam os defasamentos conforme se segue:





















Mercúrio
Vênus
Marte
Júpiter
Saturno
Urano
Netuno
300,408°
272,069°
302,177°
248,247°
235,096°
274,749°
216,945°

Observa-se que os eixos das inclinações dessas sete órbitas estão todos dentro de pouco menos de um quadrante de órbita (85,232°).



Notas e referências


Notas





  1. A referência do site da AMSAT se refere a sete elementos por incluir, imprecisamente, a época como um elemento. De fato, são seis elementos para cada época.




Referências




  1. abc Franklin Antonio, AMSAT, Keplerian Elements Tutorial [em linha]








Popular posts from this blog

Bundesstraße 106

Verónica Boquete

Ida-Boy-Ed-Garten