Pintura a óleo
Nota: Para pintura a óleo, veja Óleo (desambiguação).
A pintura a óleo é uma técnica artística, que se utiliza de tintas a óleo, aplicadas com pincéis, espátulas, ou outros meios, sobre telas de tecido, superfícies de madeira ou outros materiais.
A popularidade da pintura a óleo atribui-se à extraordinária versatilidade que oferece ao artista conferindo magníficos resultados nas técnicas tradicionais (como a mistura cromática e o brilho) e excelente e consistente qualidade. Hoje, a palete cromática de tintas de óleo abrange cerca de 114 cores disponíveis oferecendo uma conjugação harmoniosa de cores espectrais e um elevado nível de pigmentação intenso com óptimas propriedades de pintura. Uma larga variedade de médios está, entre muitos fatores, avaliada a alterar certas caraterísticas das tintas de óleo como a consistência, a textura, o lustro/brilho e uma taxa de secura/fixação.
Óleo sobre tela é uma técnica de pintura das artes plásticas
Consiste em utilizar tintas a óleo, diluídas em aguarrás e óleo de linhaça. O suporte da obra neste caso é a tela, que pode ser feita de linho cru, ou de outras fibras. Para misturar as cores, os tons desejados, utiliza-se uma paleta de madeira. Antigamente os grandes mestres faziam suas próprias tintas.
Índice
1 História
2 Bibliografia
3 Referências
4 Ligações externas
História |
Em abril de 1998, em Bamiyan, no Afeganistão, arqueólogos descobriram e dataram no século VII as mais antigas pinturas a óleo.[1] A ideia de que a pintura a óleo foi inventada na Europa foi sacudida e a descoberta só foi possível após a acto de vandalismo de destruição dos Budas de Bamiyan em 2001.
Bibliografia |
- Pintura a Óleo, Técnicas Professora Lia Vasconcellos - Editora Universidade de Brasília, 1967.
Referências
↑ «Oil painting 'invented in Asia, not Europe' ((em inglês))» 🔗
Ligações externas |
1st-Art-Gallery - Banco de dados de pinturas (em inglês)
LHS - Fábrica de Telas, Painéis e Painéis Especiais, para pintura a Óleo e Acrílica - http://www.lhstelas.com.br (em português)