Stephan Weidner
Stephan Weidner (Asfeld, Alemanha, 29 de Maio de 1963), conhecido como ""Der W"", é um produtor musical, e ex-baixista, compositor e líder da banda de hard-rock alemã Böhse Onkelz, que existiu de 25 de Novembro de 1980 até 18 de Junho de 2005. Ele também foi cantor de seu projeto Nordend Atistars, junto com o cantor Daniel Wirtz. Em abril de 2008, foi lançado seu primeiro álbum solo, chamado Schneller, Höher, Weidner.
Biografia |
Weidner cresceu numa família com dois meio-irmãos e duas irmãs, com difíceis condições financeiras. Foi expulso e banido do colégio por intrigas com o diretor, e em consequência não conseguiu ser aceito em nenhuma outra escola de Hesse. Se mudou então com seu pai Tex para Hösbach, na Bavária, onde conheceu os outros membros fundadores do Böhse Onkelz. Teve vários empregos, como por exemplo garçon na taverna de seu pai.
Em 1980, com 17 anos, fundou a banda Böhse Onkelz, com Kevin Russel e Peter "Pe" Schorowsky. Stephan iniciou tocando guitarra. Depois que Mathias "Gonzo" Röhr se juntou ao grupo, Weidner assumiu o baixo. A banda se vê como uma bunda punk, parecida com Slime e Abwärts. Stephan teve uma conexão especial com o movimento Oi!-Punk, e inicialmente o movimento Skinhead e Hooligan apolítico, que veio da Inglaterra para a Alemanha no começo dos anos 80. Essa ligação também é expressa em suas músicas.
Com o término do Böhse Onkelz, Weidner inicia seus projetos solo, e atua agora com o nome de "Der W". Lançou apenas um álbum até o momento.