Subdivisões da Índia









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Política da Índia
Constituição











Portal da Índia

As subdivisões da Índia são unidades administrativas subnacionais indianas; elas compõem uma hierarquia aninhada de subdivisões de países. Estados e territórios da Índia frequentemente usam diferentes títulos locais para o mesmo nível de subdivisão (por exemplo, os mandals de Andhra Pradesh correspondem a tehsils de Uttar Pradesh e outros estados de língua Hindi e talucas de Gujarat, Goa, Karnataka, Kerala, Maharashtra e Tamil Nadu).[1]


As subdivisões menores (aldeias e blocos) só existem em áreas rurais. Nas áreas urbanas existem órgãos locais urbanos em vez dessas subdivisões rurais.




Índice






  • 1 História


    • 1.1 Pré-1956


    • 1.2 Pós-1956




  • 2 Zonas


  • 3 Estados e territórios da união


  • 4 Regiões


  • 5 Divisões


  • 6 Distritos


  • 7 Sub-distritos


  • 8 Nível local


    • 8.1 Blocks (blocos)


    • 8.2 Hoblis


    • 8.3 Aldeias


    • 8.4 Habitações




  • 9 Nível urbano


    • 9.1 Área metropolitana




  • 10 Ver também


  • 11 Referências


  • 12 Ligações externas





História |



Pré-1956 |


O subcontinente indiano foi governado por uma multiplicidade de grupos étnicos ao longo de sua história, e cada um deles impunha a sua própria divisão administrativa. A atual subdivisão da Índia começou a tomar forma ainda durante o regime colonial britânico. A Índia britânica chegou a incluir todo o atual território indiano e os modernos Paquistão e Bangladesh, além de protetorados no Nepal, Afeganistão e Birmânia (atual Mianmá). Naquele período histórico, as diversas regiões da Índia eram governadas pelos britânicos diretamente ou por meio de rajás locais. A independência, em 1947, preservou em grande medida as divisões existentes, com exceção de áreas como o Punjabe, que foram partilhadas entre a Índia e o Paquistão. Um dos primeiros desafios do novo país foi integrar o grande número de estados principescos à união.


Verificou-se após a independência um período de instabilidade, já que muitos dos estados haviam sido criados arbitrariamente pelos britânicos para atender a seus interesses coloniais e não refletiam, necessariamente, a vasta diversidade étnica do subcontinente. As tensões étnicas levaram o parlamento indiano a reorganizar o país segundo critérios étnicos e linguísticos em 1956.



Pós-1956 |


Em 1962, as antigas colônias francesas e portuguesas foram incorporadas à República da Índia na forma dos territórios federais de Pondicherry, Dadrá, Nagar Haveli, Goa, Damão, e Diu.


Muitos estados e territórios novos foram criados a partir dos estados existentes em 1956. O estado de Bombaim foi dividido, por critérios linguísticos, nos novos estados de Guzerate e Maharashtra em 1º de maio de 1960. Em 1966, o estado do Punjabe foi dividido conforme critérios linguísticos e religiosos de modo a criar o estado de Haryana (hindu e de fala híndi), a transferir os distritos setentrionais do Punjabe para o estado de Himachal Pradesh e a definir a cidade de Chandigarh (um território federal) como a capital compartilhada dos estados do Punjabe e de Haryana. Nagaland tornou-se um estado em 1962, Meghalaya e Himachal Pradesh, em 1971, e Tripura e Manipur, em 1972. Naquele ano, Arunachal Pradesh tornou-se um território federal. O Reino do Siquim foi anexado à Índia como um estado em 1975. Mizoram tornou-se um estado em 1986, e Goa e Arunachal Pradesh, em 1987; os enclaves goenses de Damão e Diu tornaram-se um território federal separado. Em 2000, criaram-se três novos estados: Jharkhand (a partir dos distritos meridionais de Bihar), Chhattisgarh (a partir do leste de Madhya Pradesh) e Uttarakhand (a partir do noroeste de Uttar Pradesh). Os territórios federais de Deli e de Pondicherry receberam o direito de eleger seus próprios legislativos.



Zonas |


Os estados foram agrupados em seis zonas que têm um conselho consultivo "para desenvolver o hábito do trabalho cooperativo" entre esses estados. Cinco Conselhos Zonais foram criados vide Parte-III do Ato de reorganização dos estados, de 1956. Problemas especiais os estados do Nordeste são abordados por um outro órgão estatutário - O Conselho do Nordeste, criado por ato do Conselho do Nordeste de 1971.[2] A presente composição de cada um desses Conselhos Zonais é como abaixo:[3]


O Conselho Zonal do Norte, que compreende os Estados de Haryana, Himachal Pradesh, Jammu e Caxemira, Punjab, Rajasthan e o Território da União de Chandigarh;


O Conselho Zonal do Norte-Central, que compreende os Estados de Bihar, Madhya Pradesh, Uttar Pradesh, Uttarakhand e Território da Capital Nacional de Delhi;


O Conselho Zonal do Nordeste, que compreende os Estados de Assam, Arunachal Pradesh, Manipur, Meghalaya, Mizoram, Nagaland e Tripura;


O Conselho Zonal do Leste, que compreende os Estados de Chhattisgarh, Jharkhand, Odisha, Sikkim, West Bengal e os Territórios da União das Ilhas de Andaman e Nicobar



Estados e territórios da união |



Ver também: Território da União

O Conselho Zonal do Oeste, que compreende os Estados de Goa, Gujarat, Maharashtra e os Territórios da União de Dadra e Nagar Haveli e Daman e Diu;


O Conselho Zonal do Sul, que compreende os Estados de Andhra Pradesh, Karnataka, Kerala, Tamil Nadu, Telangana e os Territórios da União de Lakshadweep e Puducherry.


A Índia é composta por 29 estados e 7 territórios da união (incluindo um território da capital nacional).[4] Os territórios da união são governados por administradores, nomeados pelo Presidente da Índia. Dois dos territórios (Delhi e Puducherry) ter sido dada soberania parcial, com os legislativos eleitos e conselhos executivos de ministros, mas poderes limitados.




Oceano Índico
Baía de Bengala
Mar de Andamão
Mar Arábico
Mar das Laquedivas
Siachen Glacier
Ilhas Andamão e Nicobar
Chandigar
Dadra e Nagar Haveli
Damão e Diu
Déli
Laquedivas
Puducherry
Puducherry
Puducherry
Arunachal Pradexe
Assam
Biar
Chatisgar
Goa
Guzerate
Hariana
Himachal Pradexe
Jamu e Caxemira
Jarcande
Carnataca
Querala
Mádia Pradexe
Maarastra
Manipur
Megalaia
Mizoram
Nagaland
Orissa
Punjabe
Rajastão
Siquim
Tamil Nadu
Tripura
Utar Pradexe
Utaracande
Bengala Ocidental
Afeganistão
Bangladexe
Butão
Mianmar
China
Nepal
Paquistão
Seri Lanca
Tajiquistão
Dadra e Nagar Haveli
Damão e Diu
Puducherry
Puducherry
Puducherry
Puducherry
Goa
Guzerate
Jamu e Caxemira
Carnataca
Querala
Mádia Pradexe
Maarastra
Rajastão
Tamil Nadu
Assam
Megalaia
Andra Pradexe
Arunachal Pradexe
Nagaland
Manipur
Mizoram
Telangana
Tripura
Bengala Ocidental
Sikkim
Butão
Bangladexe
Biar
Jarcande
Orissa
Chatisgar
Utar Pradexe
Utaracande
Nepal
Déli
Hariana
Punjabe
Himachal Pradexe
Chandigar
Paquistão
Seri Lanca
Seri Lanca
Seri Lanca
Seri Lanca
Seri Lanca
Seri Lanca
Seri Lanca
Seri Lanca
Seri Lanca
Território disputado em Jamu e Caxemira
Território disputado em Jamu e Caxemira


Um mapa clicável dos 29 Estados e 7 Territórios da União da Índia.




Estados






















































































































































































Número
Estado
Código
Capital
1

Andhra Pradesh
AP

Hyderabad (sede do Judiciário Estadual, em função compartilhada com Telangana até 2024); Vijayawada[5]; atualmente Amaravati[6]
2

Arunachal Pradesh
AR

Itanagar
3

Assam
AS

Dispur
4

Bihar
BR

Patna
5

Chhattisgarh
CG

Raipur (interino)
6

Goa
GA

Panaji
7

Gujarat
GJ

Gandhinagar
8

Haryana
HR

Chandigarh (compartilhado com Punjab, também um Território da União)
9

Himachal Pradesh
HP

Shimla
10

Jammu e Caxemira
JK

Srinagar (verão), Jammu (inverno)
11

Jharkhand
JH

Ranchi
12

Karnataka
KA

Bengaluru
13

Kerala
KL

Thiruvananthapuram
14

Madhya Pradesh
MP

Bhopal
15

Maharashtra
MH

Mumbai
16

Manipur
MN

Imphal
17

Meghalaya
ML

Shillong
18

Mizoram
MZ

Aizawl
19

Nagaland
NL

Kohima
20

Odisha
OD

Bhubaneshwar
21

Punjab
PB

Chandigarh (compartilhado com Haryana, também um Território da União)
22

Rajasthan
RJ

Jaipur
23

Sikkim
SK

Gangtok
24

Tamil Nadu
TN

Chennai
25

Telangana[7]
TS

Hyderabad (compartilhada com o Estado de Andhra Pradesh até 2024)
26

Tripura
TR

Agartala
27

Uttar Pradesh
UP

Lucknow
28

Uttarakhand
UK

Dehradun (interino)
29

Bengala Ocidental
WB

Kolkata

Territórios da União


















































Número
Territórios da União
Código
Capital
A

Ilhas Andaman e Nicobar
AN

Port Blair
B

Chandigarh
CH

Chandigarh (capital dos Estados de Haryana e Punjab)
C

Dadra e Nagar Haveli
DN

Silvassa
D

Daman e Diu
DD

Daman
E

Lakshadweep
LD

Kavaratti
F

Território da Capital Nacional de Delhi
DL

Nova Delhi
G

Puducherry
PY

Pondicherry


Ver também:


Lista de estados e territórios da união da Índia por população (área também pode ser encontrada)

Línguas oficiais da Índia#Línguas usadas atualmente nos estados indianos e territórios da união




Regiões |


Alguns dos estados da Índia são divididos em regiões. As Regiões da Índia não são divisões administrativas oficiais. Eles não têm nenhum status governamental administrativo oficial. Eles são regiões puramente geográficas; alguns correspondem a países históricos, estados ou províncias. Uma região pode incluir uma ou mais divisões, com média de cerca de três divisões por região. No entanto, os limites das regiões e os limites das divisões nem sempre coincidem exatamente. Até agora não houve nenhum movimento para dar as regiões situação administrativa oficial. Se isso era para ser feito, seria presumivelmente requerer que as fronteiras das regiões sejam ligeiramente modificadas de modo a que elas correspondam exatamente com as suas zonas constituintes.



  • Punjab (região)

  • Regiões de Assam

  • Regiões de Gujarat

  • Regiões de Maharashtra



Divisões |


Alguns dos estados indianos são subdivididos em divisões, cada uma composta por vários distritos:



  • Divisões de Assam

  • Divisões de Bihar

  • Divisões de Haryana

  • Divisões de Jharkhand

  • Divisões de Karnataka

  • Divisões de Madhya Pradesh

  • Divisões de Maharashtra

  • Divisões de Punjab

  • Divisões de Rajasthan

  • Divisões de Uttar Pradesh

  • Divisões de Uttarakhand

  • Divisões de Bengala Ocidental



Distritos |



Ver artigo principal: Lista de distritos da Índia

Estados e territórios (ou divisões) são ainda subdivididas em Distritos (zilla), dos quais existem 655.[8]



Sub-distritos |



Ver artigo principal: Tehsils da Índia

Tehsils, talukas, blocos ou mandals (sub-distritos mas também pode se referir a divisão), chefiado por um Tehsildar ou Talukdar, compreendem várias aldeias ou aglomerados de aldeia. Os órgãos governamentais a nível Tehsil são chamados a panchayat samiti.


Estados usam nomes diferentes para seus sub-distritos. Informação detalhada é a seguinte:[9]

























































































































































Estado
Sub–distrito
Número de
sub–distritos
Andhra Pradesh Mandal 661
Arunachal Pradesh Circle 149
Assam Circle 155
Bihar C.D.Block 533
Chhattisgarh Tehsil 97
Goa Taluka 12
Gujarat Taluka 226
Haryana Tehsil 67
Himachal Pradesh Tehsil 109
Jammu e Caxemira Tehsil 59
Jharkhand C.D.Block 210
Karnataka Taluka 175
Kerala Taluka 63
Madhya Pradesh Tehsil 259
Maharashtra Taluka 353
Manipur Sub-Divisão 38
Meghalaya C.D.Block 39
Mizoram C.D.Block 22
Nagaland Circle 93
Odisha Police Station 485
Punjab Tehsil 72
Rajasthan Tehsil 241
Sikkim Sub-Divisão 9
Tamil Nadu Taluka 201
Telangana Mandal 452
Tripura C.D.Block 38
Uttar Pradesh Tehsil 305
Uttarakhand Tehsil 49
West Bengal C.D.Block 341










































Território da União
Sub–distrito
Número de
sub–distritos
Ilhas Andaman e Nicobar Tehsil 7
Chandigarh Tehsil 1
Dadra e Nagar Haveli Taluka 1
Daman e Diu Taluka 2
Delhi Tehsil 27
Lakshadweep Sub-Divisão 4
Puducherry Comuna Panchayat 10


Nível local |



Blocks (blocos) |


O bloco muitas vezes é o próximo nível de divisão administrativa após a tehsil.



Hoblis |


Um hobli é uma subdivisão de um taluka, que grupos adjacentes aldeias no estado de Karnataka. Eles podem ter sido feitos para fins administrativos pela Secretaria da Receita do Estado.



Aldeias |


Aldeias são muitas vezes o mais baixo nível de subdivisões na Índia. Os órgãos governamentais a nível da aldeia são chamados Gram Panchayat, dos quais havia um número estimado de 256 mil em 2002.


Cada Gram Panchayat cobre uma grande aldeia ou um aglomerado de pequenas aldeias com uma população total superior a 500 Gram Sabha. Aglomerados de vilas são também chamados de Hobli ou Patti.



Habitações |


Certas funções e atividades governamentais - incluindo disponibilidade de água limpa, desenvolvimento rural e educação - são monitorados em um nível sub-aldeia.[10] Estes hamlets são denominados "habitações". A Índia é composta de aproximadamente 1,6 milhões de habitações.[11] Em alguns estados, a maioria das aldeias têm uma única habitação; em outros (nomeadamente Kerala e Tripura), há uma alta proporção de habitações para as aldeias.[12]



Nível urbano |


A Municipalidade é uma instituição constituída para o auto-governo local. O governador de um Estado pode declarar, através de notificação pública, qualquer região do estado para ser "uma área de transição", "uma área urbana menor" ou "uma área urbana mais vasta", considerando fatores como população, densidade da população, a receita gerada para a administração local, a percentagem de emprego em atividades não-agrícolas, bem como a importância econômica da região. Uma área de transição (uma área de transição a partir de uma rural para uma área urbana) é administrada por um Nagar Panchayat, a área urbana menor por um Conselho Municipal (Nagar Palika), e uma área urbana maior por um Corporação municipal (Nagar Nigam). A área territorial administrada por um município é chamada 'área municipal'. A legislatura de um estado pode, por lei, dotar os municípios com tais poderes, autoridade e responsabilidades que lhes permitam funcionar como instituições de governo próprio, preparar planos de desenvolvimento econômico e da justiça social, desempenhar funções e implementar regimes que lhes foram confiados, incluindo os mencionados na Twelfth Schedule to the Constitution. Além disso, a Assembléia Legislativa do Estado pode conceder poderes adicionais a uma municipalidade, como a autoridade para cobrança, coleta e impostos apropriados, direitos, portagens e taxas.[13]


Todos os assentos de um município são preenchidos por meio de eleição direta, e para este fim, cada área Municipal é dividido em circunscrições territoriais chamados Wards. A Assembléia Legislativa do Estado também pode nomear alguns membros para a representação em um município. Pelo menos um terço do número total de assentos em todos os municípios é reservado para o Scheduled Castes and the Scheduled Tribes. Além disso, um terço do número total de assentos, incluindo os assentos reservados para SC/ST mulheres devem ser reservados para as mulheres e esses bancos possam ser atribuído por rotação. A Assembléia Legislativa do Estado podem igualmente prever reserva de lugares para a classe de trás (backward) dos cidadãos. O termo de cada município, a menos que, mais cedo dissolvido, é de 5 anos. Em caso de dissolução, um município é dado uma oportunidade razoável de ser ouvido. A eleição municipal deve ser concluída antes do termo da sua duração de 5 anos, e em caso de dissolução, de 6 meses a contar da data da sua dissolução.[13]


A Constituição também estabelece a criação de Comitês de divisões, que consiste em um ou mais Wards, dentro da área territorial de um município que tem uma população de 3 lakhs ou mais. A legislatura de um Estado tem poderes para fazer provisão com relação à composição e da área territorial de um Comitê Wards; o modo de preenchimento dos assentos em um Comitê Wards. Mais um membro do Município representando o Ward dentro da área territorial do Comitê de Wards será membro dessa Comissão. Em que um comitê Wards, consiste em uma Ward, o membro que representa esse Ward será o presidente do Ward. No caso de ser constituída por dois ou mais Wards, um dos membros representativos desses Wards no Município eleito pelos membros do Comitê de Wards, será o presidente desse comité. A Legislatura tem poderes para tomar provisões para a constituição de Comitês, além do Comitê Wards.[13]



Área metropolitana |


Uma área metropolitana é definida como uma região com uma população de 1 milhão ou mais, composta em um ou mais distritos e que consiste em um ou mais municípios ou panchayats ou de outras áreas contíguas, indicado pelo governador de um estado para ser uma área metropolitana.[13]


As cidades metropolitanas da Índia são: Mumbai, New Delhi, Kolkata, Chennai, Pune, Hyderabad e Bangalore.



Ver também |


  • Lista das capitais dos estados e territórios da união da Índia


Referências




  1. [1]


  2. [2]


  3. [3]


  4. [4] Estados e Territórios da União da Índia - Fonte - Governo da Índia Site Oficial


  5. [5]


  6. Sudhir, Uma (2 de abril de 2015). «Amaravati Chosen as New Andhra Pradesh Capital». NDTV.com. Consultado em 2 de agosto de 2018 


  7. «Appointed Day for Telangana State» 


  8. «National Panchayat Directory». Ministry of Panchayati Raj. Consultado em 29 de maio de 2012 


  9. «Statement showing the Nomenclature and Number of Sub-Districts in States/UTs». Office of The Registrar General & Census Commissioner, India, New Delhi. 2010–2011. Consultado em 3 de outubro de 2011 


  10. Indian Department of Drinking Water Supply


  11. Indian Department of Drinking Water Supply


  12. Departamento de Educação Indiano


  13. abcd «Constitution Amendment in India» (PDF). Lok Sabha Secretariat. pp. 271–274. Consultado em 17 de maio de 2015   Este artigo incorpora o texto a partir desta fonte, que está no domínio público.



Ligações externas |



  • Explorar lugares da Índia hierarquicamente levando a informação local e localização geográfica no mapa

  • Citymayors.com

  • Exemplo de distrito com diferentes subdivisões





























  • Portal da Índia
  • Portal da geografia



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