Sistema planetário
Um sistema planetário consiste numa formação de objetos não estelares que orbitam uma estrela, tal como planetas, satélites naturais, asteróides, meteoros, cometas e poeira cósmica. Desde
5 de setembro de 2018, existem
3823 exoplanetas em
2858 sistemas descobertos[1], com
632 sistemas tendo mais de um planeta. Há ainda 2.724 candidatos à espera de confirmação.[2][3][4] O sistema planetário ao qual pertence o planeta Terra é denominado Sistema Solar. Aos demais, se dá a denominação de sistemas extrassolares, que são formados por exoplanetas.
Índice
1 Origem e evolução
2 Lista de sistemas planetários
3 Ver também
4 Referências
Origem e evolução |
Acredita-se que os sistemas planetários formam-se através do mesmo processo que a formação das estrelas. Algumas das primeiras teorias envolvem a passagem de outra estrela muito próximo do Sol, o que implica o afastamento de material do mesmo que formará depois novos planetas. Contudo, a probabilidade dessa tão próxima colisão é demasiado pequena para que esta teoria se torne viável. As teorias que são aceitáveis atualmente discutem que um disco protoplanetário forma através de um colapso gravitacional uma nuvem de moléculas e que se desenvolve num sistema planetário através de colisões e captura gravitacional.
Alguns sistemas planetários podem se formar de forma diferente.
Lista de sistemas planetários |
Ver artigo principal: Anexo:Lista de sistemas planetários
Ver também |
- Anexo:Lista de estrelas com exoplaneta
Referências
↑ http://exoplanet.eu/
↑ «Exoplanet and Candidate Statistics». 4 de maio de 2018. Consultado em 11 de maio de 2018
↑ Dsrling, David J. (2004). The Universal Book of Astronomy, from the Andromeda Galaxy to the Zone of Avoidance (em inglês). New Jersey: Wiley. p. 394. ISBN 0471265691 !CS1 manut: Língua não reconhecida (link)
↑ Illingworth, Valerie (2000). Collins Dictionary of Astronomy (em inglês). Londres: Collins. ISBN 0007102976 !CS1 manut: Língua não reconhecida (link)