Xerpas






Um xerpa e sua mochila


Os xerpas[1] (xherpas ou sherpas em inglês) são uma etnia da região mais montanhosa do Nepal, no alto dos Himalaias. Na China, eles são conhecidos como Xiaerba, apesar de o governo chinês classificá-los como membros do povo tibetano. Na língua xerpa, shyar significa "leste"; pa é o sufixo significando 'povo': daí a palavra shyarpa ou xerpa. Nos anos recentes, muitos xerpas migraram para a Índia.




Índice






  • 1 Território nativo


  • 2 Xerpas e Montanhismo


  • 3 Ver também


  • 4 Ligações externas


  • 5 Referências





Território nativo |


A maioria dos xerpas vive nas regiões orientais do Nepal (Solu, Khumbu ou Pharak). No entanto, alguns vivem mais a oeste, no vale Rolwaling e na região de Helambu, ao norte de Katmandu. Pangboche é a mais antiga vila xerpa do Nepal, e acredita-se ter sido construída há mais de 300 anos. Os xerpas falam sua língua própria, que se assemelha a um dialeto do tibetano. Eles são por tradição comerciantes e fazendeiros, cultivando seus campos de batatas, cevada e trigo. Alguns vivem perto de Namche Bazaar. Os Jirels, povo originário de Jiri, têm parentesco étnico com os xerpas. Diz-se que os Jirels são descendentes de uma mãe xerpa e de um pai Sunuwar (outro grupo étnico da parte oriental do Nepal. Na Índia, os xerpas também vivem nas cidades de Darjeeling e Kalimpong, bem como no Estado indiano de Sikkim.


Tradicionalmente (embora não seja seguido sempre), os nomes dos homens xerpa refletem freqüentemente o dia da semana em que nasceram:







































Dia da semana em xerpa
Português
Xerpa
Domingo Ngi`ma
Segunda-feira Dawa
Terça-feira Mingma
Quarta-feira Lhakpa
Quinta-feira Phurba
Sexta-feira Pasang
Sábado Benga


Xerpas e Montanhismo |


Os xerpas foram de um valor incomensurável para os alpinistas das primeiras explorações da região do Himalaia, servindo de guias e carregadores nas altitudes extremas dos picos e passos da região. Hoje em dia, o termo foi estendido para se aplicar a praticamente qualquer guia ou carregador empregado pelas expedições que se aventuram pelo Himalaia. No entanto, no Nepal, os xerpas insistem frequentemente em fazer uma distinção entre eles mesmos e os carregadores normais, já que eles têm também um papel de guias e reclamam salários mais elevados e maior respeito da comunidade.


É freqüente ver-se o termo genérico xerpa, significando "guia", escrito em minúsculas, em contraste com o termo Xerpa, com inicial maiúscula, significando o grupo étnico (em língua inglesa).



Ver também |


  • Demografia do Nepal


Ligações externas |


  • Website sobre os xerpas do Nepal (inglês)


Referências




  1. Paulo Correia; Direção-Geral da Tradução — Comissão Europeia (Outono de 2012). «Etnónimos, uma categoria gramatical à parte?» (PDF). Sítio Web da Direção-Geral de Tradução da Comissão Europeia no portal da União Europeia. a folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias (N.º 40): 30. ISSN 1830-7809. Consultado em 13 de janeiro de 2013  !CS1 manut: Nomes múltiplos: lista de autores (link)








Popular posts from this blog

Bundesstraße 106

Verónica Boquete

Ida-Boy-Ed-Garten