Glória Magadan
María Magdalena Iturrioz y Placencia | |
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Nome completo | María Magdalena Iturrioz y Placencia |
Pseudônimo(s) | Glória Magadan |
Nascimento | 1920 Havana, Cuba |
Morte | 27 de junho de 2001 (81 anos) Miami, Flórida, Estados Unidos |
Nacionalidade | cubana |
Ocupação | Telenovelista |
María Magdalena Iturrioz y Placencia (Havana, 1920 — Miami, 27 de junho de 2001), mais conhecida pelo nome artístico de Glória Magadan, foi uma autora de telenovelas nascida em Cuba e radicada no Brasil.
Índice
1 Carreira
2 Telenovelas
3 Referências
4 Ligações externas
Carreira |
Após a Revolução Cubana de 1959, Glória Magadan refugiou-se em Porto Rico, onde consegue emprego na estação de TV local Telemundo e acaba sendo contratada pela agência publicitária da Colgate-Palmolive para desenvolver telenovelas auxiliada por Olga Ruilópez patrocinadas pela empresa. Pouco depois é enviada para trabalhar na Venezuela, e em 1964, é transferida para o Brasil para produzir telenovelas. Ainda em 1964, auxiliada por Walter George Durst e por Daniel Más, inicia a produção de telenovelas para a TV Tupi. São desta época tramas como Gutierritos, o Drama dos Humildes, A Cor de Sua Pele e A Outra. No fim de 1965 é contratada pela TV Globo do Rio de Janeiro, na qual desenvolve telenovelas exóticas e superproduções. Em 1966, reescreve em uma nova versão da telenovela Eu Compro Esta Mulher, que a própria autora escrevera em 1960 para a Telemundo. Esta nova versão é vendida para uma TV da Argentina em 1968. Ainda faz O Sheik de Agadir (1966), A Sombra de Rebeca (1967) entre outras.
Em 1967, após o fracasso de Anastácia, a Mulher sem Destino, inicialmente escrita por Emiliano Queiroz, mas ainda sob sua supervisão, ela convida a autora Janete Clair, que estava realizando Paixão Proibida pela TV Tupi para escrever a parte final da trama. Glória acumulava a função de escritora, supervisora e produtora de novelas na Globo. Com o acúmulo de funções, pede para que Janete Clair continue trabalhando na emissora, o que abriu caminho para que Janete fizesse sucesso com suas próprias tramas, desbancando as novelas de Magadan. Isso gerou atrito entre as duas autoras. Magadan acusou o diretor Daniel Filho de prestar maior atenção às produções de Janete e isso levou o diretor a pedir demissão da emissora. Magadan também proibia que Janete se comunicasse diretamente com o elenco.
Ainda em 1968, a TV estava mudando; as TVs Excelsior e Tupi investiam em novos meios para e teledramaturgia. A Excelsior, aproveitando-se da história do Brasil, realizava novelas como O Tempo e o Vento e A Muralha. A Tupi investia em temas modernos, como em Beto Rockfeller e Nino, o Italianinho, enquanto na Globo a ordem era continuar baseando-se em clássicos da literatura mundial. Mas a audiência global continuava a declinar, e em meados de 1969, a administração da Globo decide dispensar Glória Magadan, depois da fraca audiência de seu trabalho em A Gata de Vison, em parte devido ao envolvimento amoroso da autora com um dos atores, Geraldo del Rey, fato que acabou tendo influência na trama da novela e provocando a saída de Tarcísio Meira, que fazia um dos personagens principais.[1] Era preciso renovar, e a Globo apostava em uma renovação com o trabalho contemporâneo de Janete Clair.
Em 1970, dispensada pela Globo, Magadan consegue retornar à Tupi, onde escreve a trama de E Nós, Aonde Vamos?, novela em que tentava mudar seu estilo, ao fazer uma trama atual. Após o fracasso de sua passagem pela Tupi, vai morar em Miami, lar de muitos de seus compatriotas exilados. Nos Estados Unidos, continua com sua carreira como escritora, mas agora como correspondente em jornais e revistas. Em 1996, Magadan foi procurada pela Rede Manchete, que a queria escrevendo uma novela. A autora chegou a entregar um projeto chamado Homens Sem Mulher, mas as crises constantes na emissora cancelaram o projeto.
Telenovelas |
- 1960 - Yo compro esa mujer - Telemundo Porto Rico
- 1963 - Yo compro esa mujer - RCTV
- 1964 - O Sorriso de Helena (Supervisão) - TV Tupi
- 1964 - Gutierritos, o Drama dos Humildes - TV Tupi (supervisão)
- 1964 - Pecado de Mulher - TV - Excelsior (supervisão)
- 1965 - Teresa - TV Tupi (supervisão)
- 1965 - O Cara Suja - TV Tupi (Supervisão)
- 1965 - A Outra - TV Tupi (Supervisão)
- 1965 - A Cor da Sua Pele - TV Tupi (Supervisão)
- 1965 - Paixão de Outono - TV Globo
- 1965 - Um Rosto de Mulher - Rede Globo
- 1966 - Eu Compro Esta Mulher - Rede Globo
- 1966 - O Sheik de Agadir -Rede Globo
- 1966 - O Rei dos Ciganos - TV Globo (supervisão)
- 1967 - A Sombra de Rebecca -Rede Globo
- 1967 - A Rainha Louca - Rede Globo
- 1967 - Anastácia, a Mulher Sem Destino - TV Globo (Supervisão)
- 1967 - Sangue e Areia - TV Globo (Supervisão)
- 1967 - O Homem Proibido (Demian, O Justiceiro)- TV Globo (Supervisão)
- 1968 - O Santo Mestiço - TV Globo
- 1968 - A Gata de Vison - TV Globo
- 1968 - A Grande Mentira - TV Globo (Supervisão)
- 1968 - Passo dos Ventos - TV Globo (Supervisão)
- 1968 - Yo compro esa mujer - Argentina (1968)
- 1969 - A Última Valsa - TV Globo)
- 1969 - Rosa Rebelde - TV Globo (Supervisão)
- 1969 - A Ponte dos Suspiros - TV Globo (Supervisão)
- 1969 - A Cabana do Pai Tomás - TV Globo (Supervisão)
- 1970 - E Nós, Aonde Vamos? - TV Tupi
Remakes de suas obras
- 1972 - El carruaje (A Rainha Louca) - Telesistema Mexicano
- 1972 - Tomiko (A Sombra de Rebecca) - Telemundo Porto Rico
- 1976 - Carolina (Eu Compro essa Mulher) - RCTV
- 1990 - Yo compro esa mujer - Televisa
Referências
↑ Em 1968, autora se apaixonou por vilão e o transformou em mocinho
Ligações externas |
Walter Clark, O Campeão de Audiência, 1991.- MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003.