Presidente do Conselho de Administração






Exemplo de um Presidente do Conselho de Administração, Sam Ervin, em 1973.


Presidente do Conselho de Administração (em inglês simplesmente Chairman ou Chairwoman) é o mais alto representante de um grupo empresarial ou empresa individual, nomeadamente num conselho de administração, comitê ou assembleia deliberativa. A pessoa que toma posse do cargo é normalmente eleita ou nomeada pelos membros do grupo. O Chairman preside às reuniões do grupo e conduz a ordem dos trabalhos.[1] Quando os membros não estão reunidos em sessão, os deveres do Chairman passam por atuar como o mais alto representante do grupo e seu porta-voz. Em algumas empresas, esse título pode ser simplesmente chamado de presidente.[2]




Índice






  • 1 Terminologia


  • 2 Uso


  • 3 Meio corporativo


  • 4 Referências


  • 5 Ver também





Terminologia |


Outros termos usados ​​às vezes para a função e seu detentor podem ser presidência, presidente oficial, presidente e moderador.[3][4] O chairman de uma câmara parlamentar é muitas vezes chamado de Speaker (no Brasil, Presidente do Congresso Nacional do Brasil).[5][6]


Muitas vezes, utiliza-se apenas o termo Chair porque Chairman se torna uma palavra ligado ao universo masculino porque o termo man refere-se a homens.[7][8]



Uso |


Embora chairwoman ser usados às vezes como uma contraparte feminina de chairman, os termos chair e chairperson às vezes são usados ​​para evitar títulos de gênero diferente.[9][10] A National Association of Parliamentarians (Associação Nacional dos Parlamentares) não aprova uso de "chairperson".[11]


O vice-chairman, é o secundário do chairman, às vezes é escolhido para assistir o presidente[12] e o representa, em caso de ausência ou quando um movimento envolvendo o chairman está sendo discutido.[1] Na ausência do chairman e vice-chairman, os grupos, por vezes, elegem um chairman temporário para preencher o papel de uma única reunião.[1]


O termo chair pode ser uma referência ao lugar do qual o titular do cargo preside, seja em uma cadeira, em um púlpito, ou em outro lugar. Durante as reuniões, costuma-se dizer que a pessoa que preside está "in the chair" (na cadeira, em português).



Meio corporativo |


Existem três tipos de “chaiman” nas grandes corporações.



  • ’’Chairman’’ e CEO – O CEO é fiscalizado e recebe diretrizes do Conselho de Administração. Há casos em que o CEO seja igualmente o Presidente do Conselho de Administração. Por vezes, quando uma pessoa possui ambos os títulos - Presidente do Conselho de Administração e CEO - há uma outra pessoa com o título de Executivo-Chefe de Operações (COO).

  • Presidente executivo – Uma função diferente da de CEO , em que o titular exerce influência sobre as operações da empresa , tais como Steve Case, da AOL Time Warner e Douglas Flint do HSBC. Por exemplo, o cargo de ‘’Chairman’’ no HSBC é considerada a posição mais alta da instituição, superando o executivo-chefe, e é responsável por liderar o Conselho e representar a empresa em reuniões com os representantes governo .[13][14] Antes da criação do conselho de administração do grupo, em 2006, o ‘’chairman’’ do HSBC essencialmente manteve as funções de um executivo (ou cargo equivalente em outras instituições), enquanto presidente-executivo atuava como vice. Após a reorganização de 2006, o quadro de gestão passou a conduzir o negócio, enquanto o presidente passou a supervisionar os controles do negócio através da ‘’compliance’’ e auditoria, para administração do negócio.[15]

  • Presidente não-executivo – também um posto à parte do CEO, ao contrário de um presidente executivo, um presidente não-executivo não interfere em assuntos da empresa no dia- a-dia . Em todo o mundo, muitas empresas têm separado os papéis de presidente e CEO, muitas vezes resultando em um presidente não-executivo, dizendo que esta mudança melhora a governança corporativa.


As funções dos Presidentes não-executivos são tipicamente limitadas a assuntos diretamente relacionados ao Conselho, tais como:[16]



  • Presidir as reuniões do Conselho.

  • Organizar e coordenar as atividades da diretoria, definindo sua agenda anual.

  • Analisar e avaliar o desempenho do CEO e de outros membros do conselho.


Muitas empresas dos EUA têm um presidente executivo, e este método de organização é muitas vezes chamado o modelo americano. Ter um presidente não-executivo é comum no Reino Unido e no Canadá, e às vezes é chamado o modelo britânico. O parecer dos especialistas, geralmente, é bastante dividido quanto ao melhor modelo.[17]


Exemplos de empresas que possuem tanto um presidente executivo, quanto um CEO incluem Ford,[18]HSBC,[19]Google,[20] e HP.[21]



Referências




  1. abc Robert's Rules of Order Newly Revised, 10th edition, Perseus Books Group, Cambridge MA, 2000


  2. Sturgis, Alice (2001). The Standard Code of Parliamentary Procedure Fourth ed. New York: McGraw-Hill. p. 163. ISBN 978-0-07-136513-0 


  3. Sturgis, Alice; American Institute of Parliamentarians (2001). The standard code of parliamentary procedure Fourth ed. New York: McGraw-Hill. 11 páginas. ISBN 978-0071365130 


  4. «moderator». Chambers 21st Century Dictionary via Search Chambers. Edinburgh: Chambers Harrap 


  5. «Speeches: The many roles of the Speaker». Office of the Speaker, Parliament of New Zealand. 1 de fevereiro de 2006 


  6. «About Parliament: The Lord Speaker». Parliament of the United Kingdom. Consultado em 23 de outubro de 2008. Cópia arquivada em 9 de junho de 2008. ... responsibilities of the Lord Speaker include chairing the Lords debating chamber,... 


  7. «moderator». Chambers 21st Century Dictionary via Search Chambers. Edinburgh: Chambers Harrap 


  8. Although convener means someone who summons (convenes) a meeting, the convener may take the chair. The Oxford English Dictionary (2nd edition 1989) offers this citation: 1833 Act 3–4 Will. IV, c. 46 §43 "The convener, who shall preside at such committee, shall be entitled to a casting vote." This meaning is most commonly found in assemblies with Scottish heritage.


  9. «Chairman». Dictionary.com Unabridged (v 1.1). 2006. Consultado em 22 de outubro de 2008 


  10. «Chairperson». Dictionary.com Unabridged (v 1.1). 2006. Consultado em 27 de abril de 2008 


  11. Zimmerman, Doris P. (1997). Robert's Rules in Plain English. New York: HarperCollins. ISBN 0062734768 


  12. «vice-chairman». dictionary.com 


  13. HSBC investors against Michael Geoghegan becoming chairman. Telegraph. Retrieved on 2013-08-22.


  14. HSBC chief Michael Geoghegan 'to quit' after failing to get top job. News.com.au (2010-09-24). Página acessada em 2013-08-22.


  15. HSBC ex-chief Michael Geoghegan relaxes as another marathon looms. Telegraph. Retrieved on 2013-08-22.


  16. Kefgen, Keith (11 de maio de 2004). «The Non-Executive Chairman Comes of Age». HVS web site. HVS. Consultado em 3 de abril de 2011 


  17. Behan, Beverly (10 de janeiro de 2008). «Splitting the Chairman and CEO roles». BusinessWeek. Consultado em 3 de abril de 2011 


  18. «Board of Directors». Ford Motor Company. Consultado em 5 de abril de 2011 


  19. «Board of Directors». HSBC. Consultado em 5 de abril de 2011 


  20. «Management Team». Google. Consultado em 5 de abril de 2011 


  21. «HP Investor Relations - Board of directors». HP. Consultado em 24 de setembro de 2011 



Ver também |



  • Conselho de administração


  • Diretor executivo (CEO)



  • Portal de economia e negócios



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