Benetton Formula









































































































































Itália Benetton

Nome completo
Benetton Formula Ltd

Sede
Enstone, Reino Unido



















Pessoal notável

Flavio Briatore
Rocco Benetton
Ross Brawn
Mike Gascoyne
Nigel Stepney
Pat Symonds
Steve Matchett
David Richards
Peter Collins
Rory Byrne
Nicholas Tombazis
Pat Fry
Nick Wirth
John Barnard
Greg Field

Nome anterior

Toleman Motorsport

Nome posterior

Renault F1 Team


Pilotos



Pilotos de teste





Chassis



Motor

BMW, Ford, Renault e Playlife

Pneus

Pirelli, Goodyear, Bridgestone e Michelin



Histórico na Fórmula 1

Estreia

GP do Brasil de 1986

Último GP

GP do Japão de 2001

Grandes Prêmios
260

Campeã de construtores
1 (1995)

Campeã de pilotos
2 (1994 e 1995 com Michael Schumacher)

Vitórias
27

Pole Position
15

Voltas rápidas
36



Posição no último campeonato
(2001)

7° (10 pontos)

A Benetton Formula foi uma equipe italiana de automobilismo que competiu no campeonato da Fórmula 1 entre as temporadas de 1986 a 2001. Em 2002 ela passou a se chamar Renault F1.




Índice






  • 1 História


    • 1.1 Início


    • 1.2 Anos Dourados


      • 1.2.1 A Era Piquet


      • 1.2.2 A Era Schumacher


      • 1.2.3 A Dupla Dinâmica




    • 1.3 A decadência




  • 2 Títulos Mundiais de Pilotos


  • 3 Títulos Mundiais de Construtores


  • 4 Pilotos


  • 5 Resultados


  • 6 Notas


  • 7 Estatísticas da Equipe[2]


  • 8 Principais pilotos da Benetton


  • 9 Referências


  • 10 Ligações externas





História |



Início |





Gerhard Berger no GP de Detroit de 1986. Esse foi o primeiro carro da equipe.


A história da equipe Benetton começou quando a United Colors of Benetton virou patrocinadora da equipe Tyrrell em 1983, da Alfa Romeo em 1984, e finalmente em 1985 do time de pequeno porte Toleman, esta se tornando famosa por ser a primeira escuderia de Ayrton Senna. No inverno europeu de 1985 para 1986, adquire por inteiro a Toleman, iniciando uma nova equipe.


Para a temporada de 1986: com os motores BMW Turbo, com os pneus Pirelli e com o austríaco Gerhard Berger - o vencedor do primeiro GP do time, no ano de estreia, no GP do México - e o italiano Teo Fabi (vindo da Toleman no ano anterior), a Benetton termina em 6º lugar (de 10 equipes) em seu ano de estréia marcando 19 pontos, com dois pódios de Berger (uma vitória e um 3º lugar) e duas poles de Fabi.


Em 1987, Berger deixa o time, substituído pelo belga Thierry Boutsen, apesar de teoricamente ter sido uma mudança ruim, a equipe é mais constante com os motores Ford Turbo, marcando 28 pontos e conseguindo uma 5ª colocação e dois 3ºs lugares. Em 1988, o motor passa a ser Ford Cosworth V8 aspirado. Depois de dois anos, Fabi abandona o time e chega para o seu lugar, o compatriota Alessandro Nannini. A Benetton consegue o 3º lugar do campeonato de construtores marcando 39 pontos com seus 7 podiuns, e Boutsen consegue o 4º lugar na disputa de pilotos.


Na virada da década, em 1989, é a vez de Boutsen sair para a entrada do inglês Johnny Herbert, que na corrida de estreia, o GP do Brasil termina em 4º lugar. Fez mais cinco provas, e é trocado por um compatriota de Nannini, Emanuele Pirro, que marca apenas 2 pontos. Enquanto isso, Nannini vence seu primeiro (e único) GP no Japão, além de conquistar dois podiuns, deixando a equipe em 4º lugar.



Anos Dourados |



A Era Piquet |




Nelson Piquet no GP dos EUA de 1991.


Chega a temporada de 1990, e a equipe contrata ninguém menos que o tricampeão brasileiro Nelson Piquet, recém-saído da Lotus. Nannini permanence constante, conquistando alguns podiuns até ser substituído nas últimas duas corridas pelo brasileiro Roberto Pupo Moreno, por ter sofrido um acidente aéreo que quase o fez perder o braço. Um excelente ano para a equipe terminando novamente em 3º lugar com 71 pontos e 3º também no Mundial de Pilotos com Piquet vencendo duas provas: Japão e Austrália, (o GP 500 da História da Fórmula 1) - quando de maneira magnífica ele fechou a porta na última tentativa do inglês Nigel Mansell da Ferrari para ultrapassá-lo.


No ano de 1991, a Benetton mantém no começo a dupla brasileira, que terminara o ano anterior. Para essa temporada, a equipe assina um contrato de fornecimento de pneus Pirelli. A chance para disputar o título com as grandes escuderias era remota, pois a dupla brasileira vai ter que fazer o desenvolvimento dele. Nelson Piquet conquista sua última vitória de maneira inesperada em seu último ano no GP do Canadá, quando Mansell acidentalmente desligou o carro para acenar aos fãs. No GP da Itália, Moreno é desligado do time sendo substituído de forma definitiva até o final do campeonato pelo jovem alemão Michael Schumacher, vindo da Jordan na corrida anterior, na Bélgica. Um ano bem menos constante deixa a equipe em 4º lugar.



A Era Schumacher |




O Benetton B194, carro do primeiro título de Michael Schumacher, em 1994.


Depois de correr cinco GPs em 1991, Schumacher continua na equipe em 1992, e tem como seu parceiro o veterano inglês Martin Brundle no lugar de Piquet que se aposentou na última temporada. Agora com pneus Goodyear, o desempenho da Benetton é muito constante, sua pior colocação geral em uma corrida foi um 13º com Brundle e um 7º com Schumacher, conquistando 12 podiuns, além da vitória do alemão no GP da Bélgica. Nesse ano, Schumacher termina em 3º no mundial de pilotos, mesma posição da Benetton no de construtores, com 91 pontos.


Em 1993, Schumacher continua e quem vem é o veterano Riccardo Patrese, vice-campeão do ano anterior pela Williams, que terminaria a carreira nesse mesmo ano. Apesar de ser menos estável, a Benetton realiza novamente uma boa campanha, termina em 3º lugar com uma vitória de Schumacher em Portugal e 11 podiuns dos dois pilotos.


Com a aposentadoria de Patrese, a Benetton contrata para 1994 o holandês Jos Verstappen, substituído em algumas corridas pelo finlandês Jyrki Järvilehto (que substituiu Schumacher em 2 GPs) e traz de volta Johnny Herbert. Mesmo com toda essa mudança, Schummy conquista o 1º de seus 7 títulos de pilotos, com 8 vitórias e 6 pole-positions, além de dois segundos lugares. Devido a confusão de bastidores na mudança de pilotos, a Benetton, apesar do título de pilotos e de dois pódios de Verstappen, não consegue o campeonato de construtores nesse ano.


No ano de 1995, a Benetton acerta com os motores campeões de Construtores da última temporada pela Williams, os motores Renault, e faz sua melhor apresentação da história, aprendendo com os erros do ano anterior o time mantém a mesma dupla em todos os GPs - Herbert e Schumacher -, e conquista o título de construtores (único na história do time), além do bicampeonato do piloto alemão; foram 11 vitórias (9 de Michael, 2 de Herbert) e 137 pontos.



A Dupla Dinâmica |


Após a saída de Michael Schumacher e Herbert, a Benetton traz uma dupla, teoricamente, à altura: Gerhard Berger volta à "velha casa" e dessa vez com o interminável Jean Alesi, em um time que, se não foi o melhor, foi um dos mais engraçados, carismáticos e emocionantes da história da categoria, permanecendo entre 1996 e 1997.


No primeiro ano foram 10 podiuns e uma 3ª colocação no campeonato com 68 pontos e a melhor participação da carreira de Jean Alesi - 4º lugar e 47 pontos, e no segundo, Berger conquista sua última vitória na Alemanha (e a última da Benetton) a equipe conquista duas poles: uma de Berger (última do austríaco), também em Hockenheim e outra de Alesi na Itália, repetindo a 3ª colocação.



A decadência |


Com a saída dos motores oficiais da Renault e a entrada dos obscuros Playlife (motores Renault de classe B), a Benetton entra em decadência, culminando com a venda da equipe em 2000. No entanto, esse período foi salvo por uma promessa italiana, Giancarlo Fisichella, que já estava na F-1 desde 1996.


  • A Era Fisichella e o fim



(de boné vermelho o 2º colocado) Fisichella, Schumacher (no meio o vencedor) e Irvine (3º colocado) no podium do GP do Canadá de 1998.


Em 1998, com uma nova equipe composta por Giancarlo Fisichella e por outra promessa austríaca, Alexander Wurz, que já havia corrido 3 GP's no lugar de Berger no ano anterior, a Benetton termina no 5º lugar com 33 pontos, com dois pódios espetaculares de Fisichella em Mônaco e no Canadá, além da pole position do italiano, na Áustria. A dupla é mantida para 1999, no entanto o time foi muito inconstante com diversas quebras. Mas a equipe foi salva novamente por Fisichella, que fez um excelente 2º lugar consecutivo em Montreal, terminando em 6º lugar nos construtores.


O ano de 2000 começa, na equipe, com o anúncio da compra da equipe pela Renault, porém mantendo o nome Benetton até o final de 2001. Pela terceira temporada, a dupla é a mesma, e o desempenho novamente foi o mesmo, um carro fraquíssimo e Fisichella, novamente, salva a equipe com mais 3 podiuns, marcando 18 dos 20 pontos totais da equipe na temporada, que termina em 4º lugar empatada com a BAR. Nesse mesmo ano, Michael Schumacher é, depois de 5 anos do título na Benetton, tricampeão, dessa vez na Ferrari.


Em 2001, Wurz sai da equipe e entra uma jovem promessa inglesa, Jenson Button, que correu na Williams no campeonato anterior, a Renault fornece os motores, e Fisichella conquista um podium solitário com o 3º lugar na Bélgica, o último da história da equipe, marcando 8 dos 10 pontos do time e o 7º lugar no Mundial de Construtores.


No final do ano, a Renault assume o comando de vez, colocando fim na Benetton, depois de 17 anos, 15 poles, 27 vitórias, 36 voltas mais rápidas, 102 podiuns e 851 pontos.



Títulos Mundiais de Pilotos |













Campeonatos
Piloto
Temporadas
2

Alemanha Michael Schumacher

1994 e 1995


Títulos Mundiais de Construtores |














Campeonato
Pilotos
Temporada
1

Alemanha Michael Schumacher

1995

Reino Unido Johnny Herbert


Pilotos |






























































































































































































































































































































Ano
Nome
Chassis
Pneus
Motor
Lubrificante
Número
do
Carro
Pilotos
Pilotos de testes
Classificação
de
Construtores

2001
Mild Seven Benetton Renault

B201

M

Renault RS21 V10

Elf
7

Itália Giancarlo Fisichella

Austrália Mark Webber
Espanha Fernando Alonso

7° lugar
10 pontos

8

Reino Unido Jenson Button

2000
Mild Seven Benetton Playlife

B200

B

Supertec FB02 V10

Agip
11

Itália Giancarlo Fisichella

Japão Hidetoshi Mitsusada
Brasil Antonio Pizzonia

4° lugar
20 pontos

12

Áustria Alexander Wurz

1999
Mild Seven Benetton Playlife

B199

B

Playlife FB01 V10

Agip
9

Itália Giancarlo Fisichella

França Laurent Rédon

6° lugar
16 pontos

10

Áustria Alexander Wurz

1998
Mild Seven Benetton Playlife

B198

B

Playlife GC37-01 V10

Agip
5

Itália Giancarlo Fisichella


5° lugar
33 pontos

6

Áustria Alexander Wurz

1997
Mild Seven Benetton Renault

B197

G

Renault RS9 V10

Agip
7

França Jean Alesi

Áustria Alexander Wurz

3° lugar
67 pontos

8

Áustria Gerhard Berger

Áustria Alexander Wurz

1996
Mild Seven Benetton Renault

B196

G

Renault RS8 V10

Elf
3

França Jean Alesi

Itália Vincenzo Sospiri

3° lugar
68 pontos

4

Áustria Gerhard Berger

1995
Mild Seven Benetton Renault

B195

G

Renault RS7 V10

Elf

1

Alemanha Michael Schumacher

França Emmanuel Collard

Campeã
147 pontos

2

Reino Unido Johnny Herbert

1994

Mild Seven Benetton Ford

B194

G

Ford ECA Zetec-R V8

Elf

5

Alemanha Michael Schumacher

Países Baixos Jos Verstappen

2° lugar
103 pontos

5

Finlândia JJ Letho
6

Países Baixos Jos Verstappen

Finlândia JJ Lehto

Reino Unido Johnny Herbert

1993
Camel Benetton Ford

B193
B193B

G

Ford HB7 V8

Elf
5

Alemanha Michael Schumacher

França Paul Belmondo
Reino Unido Perry McCarthy
Escócia Allan McNish
Itália Andrea Montermini
Itália Alessandro Zanardi

3° lugar
72 pontos

6

Itália Riccardo Patrese

1992
Camel Benetton Ford
B191B

G

Ford HB6/7 V8

Mobil
19

Alemanha Michael Schumacher

Itália Alessandro Zanardi

3° lugar
91 pontos

20

Reino Unido Martin Brundle

B192
19

Alemanha Michael Schumacher
20

Reino Unido Martin Brundle

1991

Camel Benetton Ford
B190B

P

Ford HB5 V8

Mobil
19

Brasil Roberto Moreno


4º lugar
38.5 pontos

20

Brasil Nelson Piquet

B191
19

Brasil Roberto Moreno

Alemanha Michael Schumacher
20

Brasil Nelson Piquet

1990
Benetton Formula Ltd
B189B

G

Ford HBA4 V8

Mobil
19

Itália Alessandro Nannini

Reino Unido Johnny Dumfries
Brasil Roberto Moreno

3° lugar
71 pontos

20

Brasil Nelson Piquet

B190
19

Itália Alessandro Nannini

Brasil Roberto Moreno
20

Brasil Nelson Piquet

1989
Benetton Formula Ltd

B188

G

Ford Cosworth DFR V8

Mobil
19

Itália Alessandro Nannini

Reino Unido Johnny Dumfries
Reino Unido Johnny Herbert

4° lugar
39 pontos

20

Reino Unido Johnny Herbert

Itália Emanuele Pirro

B189
Ford HBA4 V8
19

Itália Alessandro Nannini
20

Itália Emanuele Pirro

1988
Benetton Formula Ltd

B188

G

Ford Cosworth DFR V8

Mobil
19

Itália Alessandro Nannini


3° lugar
39 pontos

20

Bélgica Thierry Boutsen

1987
Benetton Formula Ltd

B187

G

Ford GBA V6 Turbo

Mobil
19

Itália Teo Fabi


5° lugar
28 pontos

20

Bélgica Thierry Boutsen

1986
Benetton Formula Ltd

B186

P

BMW L4 Turbo

Castrol
19

Itália Teo Fabi


6° lugar
19 pontos

20

Áustria Gerhard Berger


Resultados |


(legenda)


































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Ano
Chassis
Motor
Pneus

Pilotos
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17

Pontos
Posição



AUS

MAL

BRA

SMR

SPA

AUT

MON

CAN

EUR

FRA

GBR

GER

HUN

BEL

ITA

USA

JPN


2001

B201

Renault RS21
V10

M
7

Itália Giancarlo Fisichella
13
Ret
6
Ret
14
Ret
Ret
Ret
11
11
13
4
Ret
3
10
8
17

10


8

Reino Unido Jenson Button
14
11
10
12
15
Ret
7
Ret
13
16
15
5
Ret
Ret
Ret
9
7



AUS

BRA

SMR

GBR

SPA

EUR

MON

CAN

FRA

AUT

GER

HUN

BEL

ITA

USA

JPN

MAL


2000

B200

Playlife FB02
V10

B
11

Itália Giancarlo Fisichella
5
2
11
7
9
5
3
3
9
Ret
Ret
Ret
Ret
11
Ret
14
9

20


12

Áustria Alexander Wurz
7
Ret
9
9
10
12
Ret
9
Ret
10
Ret
11
13
5
10
Ret
7



AUS

BRA

SMR

MON

SPA

CAN

FRA

GBR

AUT

GER

HUN

BEL

ITA

EUR

MAL

JPN



1999

B199

Playlife FB01
V10

B
9

Itália Giancarlo Fisichella
4
Ret
5
5
9
2
Ret
7
12
Ret
Ret
11
Ret
Ret
11
14


16


10

Áustria Alexander Wurz
Ret
7
Ret
6
10
Ret
Ret
10
5
7
7
14
Ret
Ret
8
10




AUS

BRA

ARG

SMR

SPA

MON

CAN

FRA

GBR

AUT

GER

HUN

BEL

ITA

LUX

JPN



1998

B198

Playlife GC37-01
V10

B
5

Itália Giancarlo Fisichella
Ret
6
7
Ret
Ret
2
2
9
5

Ret
7
8
Ret
8
6
8


33


6

Áustria Alexander Wurz
7
4

4
Ret
4
Ret
4
5
4
9
11
Ret
Ret
Ret
7
9




AUS

BRA

ARG

SMR

MON

SPA

CAN

FRA

GBR

GER

HUN

BEL

ITA

AUT

LUX

JPN

EUR


1997

B197

Renault RS9
V10

G
7

França Jean Alesi
Ret
6
7
5
Ret
3
2
5
2
6
11
8

2
Ret
2
5
13

67


8

Áustria Gerhard Berger
4
2

6
Ret
9
10




1
8
6
7
10
4
8
4

Áustria Alexander Wurz






Ret
Ret
3











AUS

BRA

ARG

EUR

SMR

MON

SPA

FRA

FRA

GBR

GER

HUN

BEL

ITA

POR

JPN



1996

B196

Renault RS8
V10

G
3

França Jean Alesi
Ret
2

3
Ret
6

Ret
2
3
3
Ret
2
3
4
2
4
Ret


68


4

Áustria Gerhard Berger
4
Ret
Ret
9
3
Ret
Ret
Ret
4
2
13
Ret

6
Ret
6
4




BRA

ARG

SMR

SPA

MON

FRA

FRA

GBR

GER

HUN

BEL

ITA

POR

EUR

PAC

JPN

AUS


1995

B195

Renault RS7
V10

G
1

Alemanha Michael Schumacher

1

3

Ret

1
1

5

1
Ret

1
11
1
Ret
2

1

1

1
Ret

137


2

Reino Unido Johnny Herbert
Ret
4
7
2
4
Ret
Ret
1
4
4
7
1
7
5
6
3
Ret



BRA

PAC

SMR

MON

SPA

FRA

FRA

GBR

GER

HUN

BEL

ITA

POR

EUR

JPN

AUS



1994

B194

Ford ECA
Zetec-R V8

G
5

Alemanha Michael Schumacher

1

1
1

1

2

1
1
DSQ
Ret

1
DSQ
EX
EX

1

2

Ret


103



Finlândia JJ Lehto











9
Ret




6

Países Baixos Jos Verstappen
Ret
Ret




Ret
8
Ret
3
3
Ret
5
Ret




Finlândia JJ Lehto


Ret
7
Ret
6












Reino Unido Johnny Herbert














Ret
Ret




RSA

BRA

EUR

SMR

SPA

MON

CAN

FRA

GBR

GER

HUN

BEL

ITA

POR

JPN

AUS



1993

B193

Ford HBA/7
V8

G
5

Alemanha Michael Schumacher
Ret

3
















72


6

Itália Riccardo Patrese
Ret
Ret















B193B
5

Alemanha Michael Schumacher


Ret
2

3
Ret

2

3
2

2
Ret
2
Ret
1
Ret
Ret

6

Itália Riccardo Patrese


5
Ret
4
Ret
Ret
10
3
5
2
6
5
16
Ret
8




RSA

MEX

BRA

SPA

SMR

MON

CAN

FRA

GBR

GER

HUN

BEL

ITA

POR

JPN

AUS



1992

B191B

Ford HB6/7
V8

G
19

Alemanha Michael Schumacher
4
3
3















91


20

Reino Unido Martin Brundle
Ret
Ret
Ret















B192
19

Alemanha Michael Schumacher



2
Ret
4
2
Ret
4
3
Ret

1
3
7
Ret

2

20

Reino Unido Martin Brundle



Ret
4
5
Ret
3
3
4
5
4
2
4
3
3




USA

BRA

SMR

MON

CAN

MEX

FRA

GBR

GER

HUN

BEL

ITA

POR

SPA

JPN

AUS



1991

B190B

Ford HB5
V8

P
19

Brasil Roberto Moreno
Ret
7
















38.5


20

Brasil Nelson Piquet
3
5
















B191
19

Brasil Roberto Moreno


13
4
Ret
5
Ret
Ret
8
8

4







Alemanha Michael Schumacher











5
6
6
Ret
Ret

20

Brasil Nelson Piquet


Ret
Ret
1
Ret
8
5
Ret
Ret
3
6
5
11
7
41




USA

BRA

SMR

MON

CAN

MEX

FRA

GBR

GER

HUN

BEL

ITA

POR

SPA

JPN

AUS



1990

B189B

Ford HBA4
V8

G
19

Itália Alessandro Nannini
11
10
















71


20

Brasil Nelson Piquet
4
6
















B190
19

Itália Alessandro Nannini



3
Ret
Ret
4
16
Ret
2
Ret
4
8
6
3




Brasil Roberto Moreno














2
7

20

Brasil Nelson Piquet
4
6
5
DSQ
2
6
4
5
Ret
3
5
7
5
Ret
1
1




BRA

SMR

MON

MEX

USA

CAN

FRA

GBR

GER

HUN

BEL

ITA

POR

SPA

JPN

AUS



1989

B188

Ford Cosworth
DFR V8

G
19

Itália Alessandro Nannini
6
3
8
4
Ret
DSQ












39


20

Reino Unido Johnny Herbert
4
11
14
15
5
DNQ












Itália Emanuele Pirro






9
11










B189
Ford HBA4
V8
19

Itália Alessandro Nannini






Ret
3
Ret
Ret
5
Ret
4
Ret
1
2

20

Itália Emanuele Pirro








Ret
8
10
Ret
Ret
Ret
Ret
5




BRA

SMR

MON

MEX

CAN

USE

FRA

GBR

GER

HUN

BEL

ITA

POR

SPA

JPN

AUS



1988

B188

Ford Cosworth
DFR V8

G
19

Itália Alessandro Nannini
Ret
6
Ret
7
Ret
Ret
6
3

18
Ret
DSQ
9
Ret
3
5
Ret


39


20

Bélgica Thierry Boutsen
7
4
8
8
3
3
Ret
Ret
6
3
DSQ
6
3
9
3
5




BRA

SMR

BEL

MON

USE

FRA

GBR

GER

HUN

AUT

ITA

POR

SPA

MEX

JPN

AUS



1987

B187

Ford GBA
V6 Turbo

G
19

Itália Teo Fabi
Ret

Ret
Ret
8
Ret
5
6
Ret
Ret
3
7
4
Ret
5
Ret
Ret


28


20

Bélgica Thierry Boutsen
5
Ret
Ret
Ret
Ret
Ret
7
Ret
4
4
5
14
Ret
Ret
5
3




BRA

SPA

SMR

MON

BEL

CAN

USE

FRA

GBR

GER

HUN

AUT

ITA

POR

MEX

AUS



1986

B186

BMW
L4 Turbo

P
19

Itália Teo Fabi
10
5
Ret
Ret
7
Ret
Ret
Ret
Ret
Ret
Ret

Ret

Ret
8
Ret
10


19


20

Áustria Gerhard Berger
6
6
3
Ret
10
Ret
Ret
Ret
Ret

10
Ret

7
5
Ret
1
Ret


Negrito = Pole.


Itálico = Melhor volta.


- = Classificado pois completou 90% ou mais da prova.



Notas |


↑1 Corrida prevista para ter 81 voltas, mas foi encerrada com 14 voltas em função da chuva. Como o número de voltas da prova não alcançou 75% da distância percorrida, foi atribuído metade dos pontos.[1]



Estatísticas da Equipe[2] |



  • GPs disputados: 260

  • Vitórias: 27

  • Poles: 15

  • Podiuns: 102

  • Volta Mais Rápida: 36

  • Pontos: 851

  • Títulos de Pilotos: 2 (1994, 1995)

  • Títulos de Construtores: 1 (1995)



Principais pilotos da Benetton |




  • Teo Fabi - O milanês pilotou para as temporadas de 1986 e 1987. No ano de 1986, estreia da equipe, conquistou duas poles (as primeiras para o time) e no segundo ano 1987 foi 3º colocado no GP da Áustria (o único pódio da equipe naquele ano e o último do piloto na categoria). O GP da Austrália foi a última prova de sua carreira.


  • Gerhard Berger - Na terceira prova em 1986, o piloto austríaco foi ao pódio pela primeira vez (o primeiro da escuderia também) na carreira com o 3º lugar em San Marino e sua primeira vitória e também do time foi no GP do México (antepenúltima prova). Voltaria ao time em 1996 e no segundo ano em 1997 venceu o GP da Alemanha, sua última vitória na categoria e também a última da escuderia anglo-italiana. A última prova na carreira do austríaco foi o GP da Europa de 1997, em Jerez, na Espanha.


  • Alessandro Nannini - O piloto italiano teve o auge de sua curta carreira na Benetton durante os anos de 1988-1990, tendo sua única vitória no GP do Japão de 1989.
    O 3º lugar no GP da Espanha de 1990 foi seu último pódio e também a última prova na carreira, porque doze dias depois, o piloto sofreu um acidente de helicóptero inutilizando seu braço direito e encerrando sua continuidade na F-1.


  • Johnny Herbert - O piloto inglês estreou no GP do Brasil de 1989 e logo de cara terminou a prova em 4º lugar (3 pontos) e fez ainda mais quatro corridas. Retornou ao time para as últimas duas provas do campeonato de 1994: Japão e Austrália. Em 1995 conquistou as primeira vitória na carreira: Inglaterra e Itália, o inglês terminou o campeonato em 4º lugar, a melhor classificação na sua longa carreira na categoria. Na temporada seguinte foi para a Sauber.


  • Nelson Piquet - Ele pilotou para a equipe em 1990 e 1991. Na fase mais "sossegada" de sua carreira, foi parceiro de seu grande amigo, o compatriota Roberto Moreno.
    O tricampeão brasileiro protagonizou uma "fechada" história no inglês Nigel Mansell, na última volta da prova para vencer o GP da Austrália de 1990, o GP de número "500" da F-1. O tricampeão teve três vitórias: Japão, Austrália de 1990 e a última no GP do Canadá em 1991 após "dar um tchau" ao passar por Mansell, que acidentalmente desligou o carro enquanto acenava aos torcedores canadenses ao iniciar a volta final. Essa foi a última vitória do tricampeão brasileiro, que fez o GP da Austrália de 1991, a prova de despedida da Fórmula 1


  • Roberto Pupo Moreno - O brasileiro foi companheiro de Nelson Piquet na dobradinha brasileira nas duas provas de 1990: Japão (2º lugar no único pódio da carreira) e Austrália no lugar do italiano Alessandro Nannin (sofreu um acidente de helicóptero inutilizando seu braço e encerrando seu retorno na F-1), e mais onze provas da temporada de 1991 até o GP da Bélgica; na etapa seguinte cedeu o lugar para Michael Schumacher.


  • Michael Schumacher - O alemão que estreou e "assombrou" com sua performance no GP da Bélgica de 1991 na Jordan, foi para o GP da Itália ocupar o cockpit de Roberto Moreno no time anglo-italiano. Em 1992 fez a primeira temporada completa e conseguindo a primeira vitória na carreira no GP da Bélgica. Terminou o campeonato em 3º lugar superando Ayrton Senna por 3 pontos. Em 1993 venceu uma também e foi em Portugal, mas em 1994 reservava ao jovem alemão de 25 anos o primeiro título da carreira, beneficiado certamente pela morte de Ayrton Senna, mas inegavelmente uma temporada perfeita vencendo 8 provas. 1995 seria ainda melhor com 9 vitórias e duas de Johnny Herbert, ele conquista além do bicampeonato de pilotos, o campeonato de construtores (a única da escuderia). Foi também o maior pontuador da história da equipe com 303 pontos, e também o que mais correu, 68 GPs.


  • Martin Brundle - Após correr por quatro equipes medianas e resultados de pouca expressão, o piloto inglês de 32 anos foi para o time anglo-italiano na temporada de 1992. Na equipe ele conseguiu seus primeiros pódios de sua carreira. Terminou o campeonato em 5º lugar com 38 pontos, a sua melhor em toda a sua carreira. Em 1993 foi para a Ligier.


  • Jos Verstappen - O holandês estreou em 1994 na equipe correndo junto com Michael Schumacher no lugar do finlandês J.J. Lehto, (que se acidentou nos testes de pré-temporada). Conseguiu dois pódios (dois terceiros) e mais um 5º lugar fazendo maioria dos pontos da sua carreira e fechando em 10º no campeonato. Seu desempenho não foi satisfatório para a equipe e ele teve que procurar outra escuderia para a temporada seguinte.


  • Jean Alesi - A eterna promessa francesa correu com Gerhard Berger em 1996 e 1997, formando uma das duplas mais carismáticas da história da Fórmula 1. Não obteve vitórias, mas foi o segundo maior pontuador do time com 83 pontos. Foi para a Sauber em 1998.


  • Giancarlo Fisichella - Outra eterna promessa italiana, o recém-saído da Jordan chegou no time em 1998. Teve sua melhor fase da carreira nela salvando a equipe da humilhação em seus últimos anos, para a felicidade dos fãs da escuderia. Conquistou com performances extraordinárias: sete pódios, 55 pontos e uma pole (a primeira do piloto na categoria e a última da equipe) na Áustria em 1998. Na temporada de 2001, foi 3º lugar no GP da Bélgica (o último pódio da equipe ango-italiana na temporada de encerramento). Foi o segundo piloto com mais GPs na equipe com 66, apenas dois a menos que Schumacher, e é o que permaneceu mais tempo na equipe. Foi quatro anos: de 1998 até o final em 2001.



Referências




  1. «SEASONS - 16. AUTRALIA 1991» (em francês). STATS F1 


  2. Sabino, Fred (14 de outubro de 2018). «Benetton encerrou trajetória de 16 temporadas e 260 corridas no GP do Japão de 2001». Globoesporte.com. Consultado em 14 de outubro de 2018 



Ligações externas |



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  • United Colors of Benetton































































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