Temporada de Fórmula 1 de 1989

Multi tool use
A Temporada de Fórmula 1 de 1989 foi a 40.ª realizada pela FIA, decorrendo entre 26 de março e 5 de novembro de 1989, com 16 corridas. O campeão foi o francês Alain Prost, da McLaren, e o vice-campeão foi o brasileiro Ayrton Senna, também da McLaren. Apesar da conquista de Prost, este campeonato foi envolvido de grande polêmica devido ao contratempo ocorrido na corrida do Japão, vencida por Senna, que, no entanto, foi desqualificado pelo "corte" da chicane depois de ser empurrado pelos fiscais. Até hoje ainda há discussões sobre o título ter sido dado a Prost. Anos mais tarde, em 1996, já fora da presidência da FIA, Balestre admitiu que beneficiara o compatriota naquele final de campeonato.[1]
Foi a primeira temporada em vigência onde os motores atmosféricos foram legalizados, unicamente, e os turbo banidos (retornaria em 2014).
Este campeonato apresentou mais equilíbrio do que da temporada anterior. Em alguns momentos, o time de Ron Dennis não dominou totalmente a temporada; como no Brasil (pole de Senna e vitória de Nigel Mansell), Canadá (pole de Alain Prost e vitória de Thierry Boutsen (a primeira na carreira)), Hungria (pole de Riccardo Patrese e nova vitória de Mansell), Portugal (pole de Senna e vitória de Gerhard Berger), Japão (pole de Senna e vitória de Alessandro Nannini (a primeira na carreira em função da desclassificação de Senna) e Austrália (pole de Senna e mais uma vitória de Boutsen).
O campeonato teve muitas disputas e também surpresas. Equipes do bloco intermediário conseguiram o pódio: Leyton House (Maurício Gugelmin foi terceiro no Brasil), Brabham (Stefano Modena chegou em terceiro em Mônaco), Tyrrell (Michele Alboreto foi terceiro no México), Arrows (Eddie Cheever chegou em terceiro nos Estados Unidos), Dallara (Andrea De Cesaris foi terceiro no Canadá) e até a Onyx (Stefan Johansson brilhou ao chegar em terceiro em Portugal, mesmo pilotando um carro não-competitivo no ano de estreia). Outras conseguiram um pequeno momento de glória, como a Minardi (Pierluigi Martini liderou uma volta no GP de Portugal. Ele só conseguiu essa pequena façanha por acaso, já que ele estava com os pneus desde a largada, enquanto que as equipes de ponta realizaram a troca. Na Austrália, a dupla da McLaren (Senna e Prost) ocupou a primeira fila, ele largou na 3ª posição)). Resultados surpreendentes por um lado, por outro um fato triste marcou a Lotus (7 títulos de construtores e 6 de pilotos). Na Bélgica, os carros da equipe fundada por Colin Chapman não conseguiram largar entre os 26 primeiros pela primeira vez na história: a 27ª posição de Satoru Nakajima e a 28ª do tricampeão Nelson Piquet, foi um momento de decepção de um dos times mais tradicionais da Fórmula 1.
8 pilotos estrearam na Fórmula 1 em 1989: Johnny Herbert, Olivier Grouillard, Jean Alesi, Martin Donnelly, Emanuele Pirro, Bertrand Gachot, Paolo Barilla e J.J. Lehto. Por outro lado, os veteranos René Arnoux, Eddie Cheever e Piercarlo Ghinzani deixaram a categoria (Arnoux e Ghinzani se aposentaram, enquanto Cheever mudou-se para a CART em 1990).
Índice
1 Equipes e Pilotos
2 Calendário
3 Resultados
3.1 Grandes Prêmios
3.2 Pilotos
3.3 Construtores
4 Notas
5 Referências
Equipes e Pilotos |
Campeão |
Vice-campeão |
3º Lugar |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Equipe |
Construtor |
Chassis |
Motor |
Pneu |
No |
Piloto |
Piloto(s) de testes |
---|---|---|---|---|---|---|---|
![]() |
McLaren |
MP4/5 |
Honda RA109E 3.5 V10 |
G |
1 |
![]() |
![]() ![]() |
2 |
![]() |
||||||
![]() |
Tyrrell |
017B |
Ford Cosworth DFR 3.5 V8 |
G |
3 |
![]() |
n/a |
4 |
![]() |
||||||
018 |
3 |
![]() |
|||||
4 |
![]() |
||||||
![]() | |||||||
![]() | |||||||
![]() |
Williams |
FW12C |
Renault RS1 3.5 V10 |
G |
5 |
![]() |
![]() |
6 |
![]() |
||||||
FW13 |
5 |
![]() |
|||||
6 |
![]() |
||||||
![]() |
Brabham |
BT58 |
Judd EV 3.5 V8 |
P |
7 |
![]() |
n/a |
8 |
![]() |
||||||
![]() |
Arrows |
A11 |
Ford Cosworth DFR 3.5 V8 |
G |
9 |
![]() |
n/a |
![]() | |||||||
10 |
![]() |
||||||
![]() |
Lotus |
101 |
Judd CV 3.5 V8 |
G |
11 |
![]() |
![]() |
12 |
![]() |
||||||
![]() |
March |
881 |
Judd EV 3.5 V8 |
G |
15 |
![]() |
![]() |
16 |
![]() |
||||||
CG891 |
15 |
![]() |
|||||
16 |
![]() |
||||||
![]() |
Osella |
FA1M89 |
Ford Cosworth DFR 3.5 V8 |
P |
17 |
![]() |
n/a |
18 |
![]() |
||||||
![]() |
Benetton |
B188 |
Ford Cosworth DFR 3.5 V8 |
G |
19 |
![]() |
![]() ![]() |
20 |
![]() |
||||||
![]() | |||||||
B189 |
Ford HBA4 3.5 V8 |
19 |
![]() |
||||
20 |
![]() |
||||||
![]() |
Dallara |
F189 |
Ford Cosworth DFR 3.5 V8 |
P |
21 |
![]() |
n/a |
22 |
![]() |
||||||
![]() |
Minardi |
M188B |
Ford Cosworth DFR 3.5 V8 |
P |
23 |
![]() |
![]() |
24 |
![]() |
||||||
M189 |
23 |
![]() |
|||||
![]() | |||||||
24 |
![]() |
||||||
![]() |
Ligier |
JS33 |
Ford Cosworth DFR 3.5 V8 |
G |
25 |
![]() |
n/a |
26 |
![]() |
||||||
![]() |
Ferrari |
640 |
Ferrari 035/5 3.5 V12 |
G |
27 |
![]() |
![]() ![]() ![]() |
28 |
![]() |
||||||
![]() |
Lola |
LC88B |
Lamborghini 3512 3.5 V12 |
G |
29 |
![]() |
n/a |
30 |
![]() |
||||||
LC89 |
29 |
![]() |
|||||
![]() | |||||||
![]() | |||||||
30 |
![]() |
||||||
![]() |
Coloni |
FC188B |
Ford Cosworth DFR 3.5 V8 |
P |
31 |
![]() |
n/a |
32 |
![]() |
||||||
C3 |
31 |
![]() |
|||||
32 |
![]() |
||||||
![]() | |||||||
![]() |
EuroBrun |
ER188B |
Judd CV 3.5 V8 |
P |
33 |
![]() |
n/a |
ER189 |
![]() |
||||||
![]() | |||||||
![]() |
Zakspeed |
891 |
Yamaha OX88 3.5 V8 |
P |
34 |
![]() |
n/a |
35 |
![]() |
||||||
![]() |
Onyx |
ORE-1 |
Ford Cosworth DFR 3.5 V8 |
G |
36 |
![]() |
n/a |
37 |
![]() |
||||||
![]() | |||||||
![]() |
Rial |
ARC2 |
Ford Cosworth DFR 3.5 V8 |
G |
38 |
![]() |
n/a |
![]() | |||||||
![]() | |||||||
39 |
![]() |
||||||
![]() | |||||||
![]() | |||||||
![]() |
AGS |
JH23B |
Ford Cosworth DFR 3.5 V8 |
G |
40 |
![]() |
n/a |
41 |
![]() |
||||||
![]() |
Calendário |
Prova |
Grande Prêmio |
Data |
Local |
---|---|---|---|
1 |
![]() |
26 de Março |
Jacarepaguá |
2 |
![]() |
23 de Abril |
Ímola |
3 |
![]() |
7 de Maio |
Mônaco |
4 |
![]() |
28 de Maio |
Hermanos Rodriguez |
5 |
![]() |
4 de Junho |
Phoenix |
6 |
![]() |
18 de Junho |
Circuito Gilles Villeneuve |
7 |
![]() |
9 de Julho |
Paul Ricard |
8 |
![]() |
16 de Julho |
Silverstone |
9 |
![]() |
30 de Julho |
Hockenheimring |
10 |
![]() |
13 de Agosto |
Hungaroring |
11 |
![]() |
27 de Agosto |
Spa-Francorchamps |
12 |
![]() |
10 de Setembro |
Monza |
13 |
![]() |
24 de Setembro |
Estoril |
14 |
![]() |
1 de Outubro |
Jerez |
15 |
![]() |
22 de Outubro |
Suzuka |
16 |
![]() |
5 de Novembro |
Adelaide |
Resultados |
Grandes Prêmios |
GP |
Grande Prêmio |
Pole Position |
Volta mais rápida |
Vencedor |
Equipe |
Descrição |
---|---|---|---|---|---|---|
1 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Detalhes |
2 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Detalhes |
3 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Detalhes |
4 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Detalhes |
5 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Detalhes |
6 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Detalhes |
7 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Detalhes |
8 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Detalhes |
9 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Detalhes |
10 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Detalhes |
11 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Detalhes |
12 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Detalhes |
13 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Detalhes |
14 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Detalhes |
15 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Detalhes |
16 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Detalhes |
Pilotos |
|
|
Em negrito indica pole position e em itálico indica volta mais rápida.
† Completou mais de 90% da distância da corrida.
Construtores |
Pos. |
Construtor |
Chassis |
Motor |
Pneu |
Pontos |
Vitórias |
Pódiums |
Poles |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 |
![]() |
MP4/5 |
Honda RA109E V10 |
G |
141 |
10 |
18 |
15 |
2 |
![]() |
FW12C FW13 |
Renault RS1 V10 |
G |
77 |
2 |
11 |
1 |
3 |
![]() |
640 |
Ferrari 035/5 V12 |
G |
59 |
3 |
9 |
|
4 |
![]() |
B188 B189 |
Ford Cosworth DFR V8 Ford HBA1 V8 |
G |
39 |
1 |
4 |
|
5 |
![]() |
017B 018 |
Ford Cosworth DFR V8 |
G |
16 |
1 |
||
6 |
![]() |
101 |
Judd CV V8 |
G |
15 |
|||
7 |
![]() |
A11 |
Ford Cosworth DFR V8 |
G |
13 |
1 |
||
8 |
![]() |
F189 |
Ford Cosworth DFR V8 |
P |
8 |
1 |
||
9 |
![]() |
BT58 |
Judd EV V8 |
P |
8 |
1 |
||
10 |
![]() |
M188B M189 |
Ford Cosworth DFR V8 |
P |
6 |
|||
11 |
![]() |
ORE-1 |
Ford Cosworth DFR V8 |
G |
6 |
1 |
||
12 |
![]() |
881 CG891 |
Judd CV V8 |
G |
4 |
1 |
||
13 |
![]() |
ARC2 |
Ford Cosworth DFR V8 |
G |
3 |
|||
14 |
![]() |
JS33 |
Ford Cosworth DFR V8 |
G |
3 |
|||
15 |
![]() |
JH23B JH24 |
Ford Cosworth DFR V8 |
G |
1 |
|||
16 |
![]() |
LC88B LC89 |
Lamborghini 3512 V12 |
G |
1 |
|||
17 |
![]() |
FA189 |
Ford Cosworth DFR V8 |
P |
0 |
|||
18 |
![]() |
FC188B FC189 |
Ford Cosworth DFR V8 |
P |
0 |
|||
19 |
![]() |
891 |
Yamaha OX88 V8 |
P |
0 |
|||
- |
![]() |
ER188B ER189 |
Judd CV V8 |
P |
- |
Notas |
↑1 Substituiu oficialmente o francês Philippe Streiff, em função do gravíssimo acidente sofrido em testes de pneus na pista de Jacarepaguá, Rio de Janeiro.[2]
↑2 Somente os 11 melhores resultados contam para o Campeonato de Pilotos. Números sem parênteses são os pontos do Campeonato; números com parênteses são os pontos totais.[3]
Referências
↑ Acervo Estadão. «O Estado de S. Paulo: Páginas da Edição de 06 de Novembro de 1996 - Pág. 38». acervo.estadao.com.br. Consultado em 29 de setembro de 2016
↑ «Streiff capota e sofre cirurgia de emergência no Rio». Folha de S.Paulo. 16 de março de 1989
↑ «SEASONS - 1989» (em inglês). STATS F1
0,fn2,j1Br TqLbNV1lCHKfSFQo2aS pLQ