Pódio
Na arquitectura, podium ou pódio é o nome dado à base alta onde se elevam os templos romanos e os seus antecessores etruscos.
Pode ser considerado o correspondente romano do estereóbata grego. No entanto, ao contrário da estrutura grega, o podium romano possui altura e número de degraus variável.
Também pode ser referido como podium o piso térreo de um edifício cuja forma procure dar o mesmo efeito. (exemplo: fachada oriental do Louvre, de Claude Perrault)
Pódio (desporto) |
Nome dado à plataforma ou estrutura onde os concorrentes classificados nos primeiros lugares são apresentados ao público.[1]
Automobilismo |
Em muitas categorias de automobilismo, os três primeiros colocados em uma corrida sobem em um pódio para a cerimônia de entrega de troféus. Em categorias internacionais, o hino nacional do país do piloto vencedor, e também o da a equipe ou construtor vencedor pode ser tocado, e as bandeiras dos países dos pilotos são hasteadas por cima deles. Após a entrega dos troféus, os pilotos, muitas vezes, jogam champanhe uns sobre os outros enquanto os membros de sua equipe assistem. A tradição iniciada por Dan Gurney durante a cerimônia de entrega de troféus realizada nas 24 Horas de Le Mans de 1967.[2] Geralmente, os pilotos se abstém de jogar champagne se uma fatalidade ou acidente grave acontecer durante o evento.
A NASCAR Sprint Cup Series, o mais alto nível das corridas de stock car nos Estados Unidos, não tem um pódio de três competidores. Ao contrário, o piloto e a equipe vencedora comemoram a vitória na pista.
A IRL IndyCar Series não utiliza um pódio na 500 Milhas de Indianápolis e na Firestone 550. A Indy 500 tem uma longa tradição do piloto vencedor e da equipe comemorarem a vitória na pista, enquanto presidente do Circuito do Texas (onde ocorre a Firestone 550) Eddie Gossage afirmou que a celebração da vitória na pista deve ser reservada ao vencedor da corrida.
Referências
↑ Novo Dicionário do Aurélio, Folha se S. Paulo
↑ Lewis Franck. «Sometimes It Just Flows» (html) (em inglês). All American Racers. Consultado em 22 de agosto de 2011