Oakes Ames
Oakes Ames | |
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"Honorável Oakes Ames de Massachusetts". Foto de Mathew Brady entre 1860 e 1875. | |
Membro da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos por Massachusetts | |
Período | 4 de março de 1863 até 3 de março de 1873 |
Antecessor(a) | James Buffington |
Sucessor(a) | Benjamin W. Harris |
Dados pessoais | |
Nascimento | 10 de janeiro de 1804 Easton, Massachusetts |
Morte | 8 de maio de 1873 (69 anos) Easton, Massachusetts |
Nacionalidade | Estados Unidos |
Esposa | Evelina Orville Gilmore Ames |
Partido | Republicano |
Profissão | político, industrial |
Assinatura |
Oakes Ames (Easton, Massachusetts, 10 de janeiro de 1804 – Easton, 8 de maio de 1873) foi um industrial, capitalista americano, e membro da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos por Massachusetts. Como um congressista, lhe é creditado por muitos historiadores como sendo a influência mais importante na construção de parte da parte da ferrovia transcontinental da Union Pacific. É também lembrado pelo subsequente escândalo da suposta venda indevida de ações da companhia de construção da ferrovia.
Índice
1 Biografia
2 Homenagens
3 Notas
4 Referências
5 Ligações externas
Biografia |
Ames nasceu em Easton, Massachusetts, filho de Oliver Ames, Sr., um ferreiro que montou um negócio de fazer pás e ficou apelidado de "Rei de Espadas".[1] Em sua juventude obteve uma educação escolar pública e mais tarde trabalhou nas oficinas da família para aprender passo a passo o processo de fabricação. Posteriormente tornou-se sócio no negócio, e com seu irmão Oliver Ames, Jr., fundou a firma Oliver Ames & Sons. Impulsionado pela povoação da região Centro-Oeste dos Estados Unidos, pela descoberta de ouro na Califórnia e na Austrália, bem como pela construção de ferrovias, o negócio de produção de pás cresceu. Durante a Guerra de Secessão, a empresa prosperou com contratos de fabricação de espadas, pás, etc.[2] Ames ganhou uma grande fortuna.
Ames foi influente na criação do Partido Republicano em Massachusetts. Em 1860, se tornou membro do conselho executivo de Massachusetts, e de 1863 a 1873, serviu como congressista dos Estados Unidos pelo 2º Distrito de Massachusetts. No Congresso, se tornou membro do comitê de ferrovias durante o início da construção da ferrovia transcontinental. Em 1865, o presidente Lincoln pediu-lhe para assumir o controle de parte do projeto da Union Pacific, que apresentava dificuldades devido à Guerra de Secessão e tinha construído apenas doze quilômetros de trilhos.
Através de sua influência, obteve contratos para a empresa de sua família na construção da Union Pacific e emprego quase todos os bens da família como capitalização para o projeto. Os contratos foram posteriormente transferidos para a Companhia Crédit Mobilier da América depois que Ames demitiu seu fundador Thomas Durant. Seu irmão Oliver Ames, Jr. foi nomeado presidente da Union Pacific em 1866. A ferrovia foi concluída em 1869.
Em 1872, foi divulgado que Ames vendeu ações da Crédit Mobilier para os companheiros congressistas a um preço muito abaixo do valor de mercado das ações. O escândalo tornou-se público e levou a uma investigação realizada pela Câmara dos Representantes, que recomendou formalmente a expulsão. Em 28 de fevereiro de 1873, a Câmara aprovou uma resolução formal de censura a Ames "na busca de garantir a atenção do Congresso para os negócios de uma empresa em que ele estava interessado, e cujo interesse dependia diretamente da legislação do Congresso, através da indução de membros do Congresso para investir nas ações da referida empresa." Detratores se referiam a ele como o "Embuste Ames."[3] Ames morreu logo depois em North Easton, Massachusetts.
Em 10 de maio de 1883, por ocasião do 14º aniversário da conclusão da ferrovia, o legislativo estadual de Massachusetts aprovou uma resolução exonerando Ames.[2] Seu filho Oliver Ames foi vice-governador e governador de Massachusetts.
Homenagens |
As contribuições de Ames e de seu irmão Oliver na construção da Pacific Union são lembradas no Monumento Ames em Sherman Summit, perto de Laramie, Wyoming, ao longo da rota original. O monumento piramidal foi projetado pelo famoso arquiteto Henry Hobson Richardson (que realizou uma série de projetos para a família Ames) com placas esculpidas dos irmãos Ames por Augustus Saint-Gaudens. Na época de sua construção, o monumento foi localizado no ponto mais alto alcançado pela rota transcontinental da Union Pacific. Com uma mudança na rota da ferrovia, o monumento, hoje, não está em uma rota principal de transporte.
O nome das cidades de Ames, em Iowa e Ames, Nebraska é uma homenagem a Oakes. A escola pública em North Easton, Massachusetts tem o nome de Oliver Ames High School.
Notas
↑ Modern Marvels episódio "Construction Machines" originalmente lançado em 22 de fevereiro de 2001.
↑ ab "Ames, Oakes". Encyclopedia Americana. 1920.
↑ Ames brothers celebrate "Golden Spike"
Referências
- Este artigo incorpora texto da Encyclopædia Britannica (11ª edição), publicação em domínio público.
Vários autores (1911). «Ames, Oakes». In: Chisholm, Hugh. Encyclopædia Britannica. A Dictionary of Arts, Sciences, Literature, and General information (em inglês) 11.ª ed. Encyclopædia Britannica, Inc. (atualmente em domínio público)
Oakes Ames: A Memoir, (Cambridge, 1884)
Ligações externas |
Media relacionada com Oakes Ames no Wikimedia Commons
Oakes Ames no Biographical Directory of the United States Congress (em inglês)
National Park Service (em inglês) site sobre Oliver e Oakes Ames
Monumento Oliver e Oakes Ames (em inglês) em Wyoming
Harvard University (em inglês) documentos de Oakes Ames
Iowa State University (em inglês) fotografias de Oakes Ames
PBS (em inglês) o Escândalo do Credit Mobilier
Spencer Marks (em inglês) A Família Ames de North Easton, Massachusetts
Historic Unity Church (em inglês) Árvore genealógica da família Ames
"Ames, Oakes". Appletons' Cyclopædia of American Biography. 1900.
Câmara dos Representantes dos Estados Unidos | ||
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Precedido por James Buffinton | Membro da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos por Massachusetts 4 de março de 1863 – 3 de março de 1873 | Sucedido por Benjamin W. Harris |