Meios de comunicação social









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Meios de comunicação social são todos os tipos de aparatos analógicos ou digitais utilizados para transmitir textos, imagens e áudios para uma massa heterogênea e indeterminada de pessoas. Os meios mais conhecidos são os livros, jornais, revistas, rádio, cinema, televisão, gravações (discos de vinil, fitas cassete, VHSs, cartuchos, CDs, DVDs, blu-rays, etc.), video games e internet. Estes aparatos existem desde o início da civilização humana, na medida em que sistemas de criação, processamento, transmissão e recepção, fazem parte natural dos sistemas sociais de interação humana. O sistema dos meios de comunicação de massa implica organizações geralmente amplas, complexas, com grande número de profissionais e extensa divisão do trabalho.


O universo dos meios de comunicação implica, segundo Jorge Pedro Souza (2006), a existência de um processo social (em que seres humanos trocam mensagens, através de um canal, dentro de um contexto, com determinados efeitos) e uma atividade social, onde pessoas, imersas em uma determinada cultura, trocam signos e significados. Uma característica básica dos meios de comunicação de massa é o fato de que eles empregam máquinas no processo de mediação da comunicação: aparelhos e dispositivos mecânicos, elétricos e eletrônicos, que possibilitam o registro permanente e a multiplicação das mensagens impressas (jornal, revistas, livro) ou gravadas (disco, rádio) em milhares ou milhões de cópias.


O fator tecnológico dos meios levou o sociólogo canadense Marshall McLuhan a afirmar que os meios tinham impacto maior do que a própria mensagem sobre os indivíduos. Mcluhan é autor da famosa sentença de que "o meio é a mensagem". Descrita em Os Meios de Comunicação como Extensão do Homem, Marshall Mcluhan afirma que os meios determinam, ao longo da história, o modo como os indivíduos e as sociedades sentem, pensam e vivem. São tecnologias tão poderosas que chegam a moldar a natureza da civilização.


O advento da internet e das tecnologias digitais de comunicação, no final do século XX, conduziu pensadores como Guy Debord (1967) e Jean Baudrillard (1970) a proclamarem a emergência da sociedade do espetáculo e da era dos Simulacros e Simulações. Para os pensadores franceses, a era das imagens (digitais, virtuais, protéticas) estava a engolir a realidade e a instituir um regime autocrático de falsificação do real. Nada mais possuía natureza original e autêntica do real. O valor de signo havia empurrado o universo ao buraco negro da própria imagem. No mundo da imagem pura, tudo era apenas espetáculo e simulacro. Leandro Marshall observa em "A Hipercomunicação" (2014) que o pensamento de Baudrillard e de Debord denota o sentimento de o universo sagrado imaginário humano estaria dominado e controlado pela inflação de imagens e objetos da sociedade de consumo. A Era do Espetáculo seria a consagração do império da "Hiper-Realidade", território totalmente engolfado pela tecnologização e pela virtualização.




Índice






  • 1 Evolução histórica


  • 2 Grupos de mídia (média)


    • 2.1 No Brasil


    • 2.2 Em Portugal


    • 2.3 Em outros países




  • 3 "Centro"e "Periferia"


    • 3.1 No Brasil


    • 3.2 Crítica




  • 4 Ver também


  • 5 Referências


  • 6 Bibliografia


  • 7 Ligações externas





Evolução histórica |


Os primeiros meios de comunicação de massa foram os livros, produzidos artesanalmente desde a antiguidade, mas fabricados, em série, a partir da invenção da prensa, por Gutemberg, na Alemanha, no século XV. O primeiro livro produzido pelo impressor alemão foi a Bíblia de 42 linhas. A prensa permitiu o nascimento dos jornais e das revistas a partir do século XVII. Os dois tipos de meios ganharam sua forma moderna no início do século XX, nos Estados Unidos, e depois na Inglaterra, com a penny press.


Os meios de comunicação social passaram efetivamente a ter impacto social, sobretudo, no século XX, a partir do advento da Televisão e do Rádio. Os meios eletrônicos dominaram plateias no mundo inteiro e tornaram-se instrumento permanente de emoção, encanto, fantasia e informação


O avanço da tecnologia permitiu a reprodução em grande quantidade de materiais informativos a baixo custo. As tecnologias de reprodução física, como a imprensa, a gravação de discos de música e a reprodução de filmes seguiram a reprodução de livros, jornais e filmes a baixo preço para um amplo público. Pela primeira vez, a televisão e a rádio permitiram a reprodução eletrônica de informações.


Os meios eram (pelo menos na origem) baseados na economia de reprodução linear: neste modelo, um obra procura render em modo proporcional ao número de cópias vendidas, enquanto ao crescer o volume de produção, os custos unitários decrescem, aumentando a margem de lucro. Grandes fortunas são devidas à indústria da mídia.


Se, inicialmente, o termo "meios de comunicação de massa" se referia basicamente a jornais, revistas, rádio e televisões, no final do século XX a internet também entrou fortemente no setor. Para alguns, também os telefones celulares já podem ser considerados uma mídia.



Grupos de mídia (média) |



No Brasil |




  • Grupo Abril - fundado por Victor Civita inclui as revistas Veja, Exame, Claudia, Superinteressante e Quatro Rodas, além das editoras Ática e Scipione que formam a Abril Educação.


  • Grupo Bandeirantes de Comunicação - o maior grupo de rádio do país, duas redes abertas de TV, três canais segmentados, dois jornais, uma operadora de TV por assinatura e o portal Band.com.br.


  • Grupo Bloch - propriedade de Adolpho Bloch, incluía a Bloch Editores publicadora da revista Manchete, a Rede Manchete e as estações de rádio Manchete e Manchete FM.


  • Diários Associados - fundado por Assis Chateaubriand, é um dos maiores complexos de comunicação da América Latina reunindo 15 jornais - incluindo Correio Braziliense e o Diário de Minas, 12 emissoras de rádio, 8 emissoras de televisão (mídia trazida para o Brasil pelos Associados em 1950 através da PRF-3 TV Tupi de São Paulo), 9 portais incluindo o Uai e 5 sites.


  • Grupo Estado - inclui o jornal O Estado de S. Paulo, a Rádio Estadão, e a Eldorado FM.


  • Grupo Folha - inclui o jornal Folha de S. Paulo e o portal de internet Universo Online (UOL)


  • Grupo Globo - inclui hoje a Rede Globo, a programadora de TV paga Globosat, a Globo.com, os jornais O Globo, Extra e Expresso e o Sistema Globo de Rádio.


  • Grupo Record – Hoje, a RecordTV cobre todo o Brasil e, através da RecordTV Internacional, está também em aproximadamente 150 países. O grupo também possui o portal R7, a Rádio Record, a Rede Família, a Record News, a Rádio Guaíba, a Rádio Sociedade da Bahia e o jornal Correio do Povo.


  • Grupo RBS - Rede Brasil Sul (RBS) inclui a RBS TV. A RBS conta com três jornais, sete portais de Internet, uma gravadora, 15 emissoras de rádio e uma empresa de mobile marketing. Além disso, possui 12 emissoras de televisão afiliadas à Rede Globo, além de quatro novas em implantação, tornando-se a maior rede regional da América Latina. A rádio Rede Gaúcha Sat possui 110 emissoras afiliadas em nove estados brasileiros.


  • Grupo Silvio Santos – O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) é o negócio mais expressivo no ramo de comunicações, mas o GSS também está presente na TV por assinatura através da TV Alphaville e da TV Cidade e em diversos outros setores de varejo à agricultura, passando por cosméticos, alimentos, produção teatral e bancos.



Em Portugal |




  • Media Capital

  • Impresa

  • Rádio e Televisão de Portugal

  • Global Media Group

  • Cofina

  • News corporation

  • Sony

  • AMC Networks International Iberia

  • Record

  • Grupo Renascença

  • Impala

  • Luso Canal

  • Sonaecom SGPS

  • A Bola

  • Newshold

  • Lena




Em outros países |





  • Reino Unido BBC


  • Alemanha Bertelsmann


  • Suécia Bonnier


  • Canadá Canwest Global


  • Estados Unidos CBS Corporation


  • Estados Unidos Comcast Corporation


  • Venezuela Organización Cisneros


  • Estados Unidos Fox Enterprises


  • Estados Unidos The Walt Disney Company


  • Japão Fuji Media Holdings


  • Estados Unidos Hearst


  • França Lagardère Media


  • Estados Unidos Liberty Media


  • Itália Mediaset


  • África do Sul Naspers


  • Estados Unidos NBC Universal


  • Estados Unidos News Corporation


  • Espanha Grupo PRISA


  • Estados Unidos E. W. Scripps Company


  • Japão Sony Corporation


  • México Televisa


  • França TF1 Groupe


  • Estados Unidos Time Warner


  • Estados Unidos The Times Group (distinto dos jornais "Times" da News Corporation)


  • Estados Unidos Turner Broadcasting System


  • Estados Unidos Univision


  • Estados Unidos Viacom


  • França Vivendi




"Centro"e "Periferia" |


Os meios de comunicação têm sido agrupados entre os de "centro" e "periferia", distinção que toma como base a atual Divisão Internacional do Trabalho (DIT). A diferenciação aplica-se também para descrever a conformação da mídia dentro dos próprios países, dentre eles o Brasil. Correspondem-se ao "centro" os meios de comunicação localizados em países onde se detecta o modelo "liberal" e "corporativista democrático" apresentados no livro Comparing Media Systems, de Daniel Hallin e Paolo Mancini (o que vale dizer, aqueles na Europa Ocidental, os Estados Unidos, Canadá, Japão e alguns meios do Oriente Médio, como o caso da Rede Al-Jazira). Já nos países onde aparece o modelo "pluralista polarizado", também apresentado por aqueles autores, funciona a mídia de periferia (nos países que rodeiam o Mar Mediterrâneo, Portugal, os da África, América Latina e da ex-União Soviética).  Tanto os meios nos contextos do modelo corporativista democrático como do liberal têm como traços distintivos o desenvolvimento de uma imprensa comercial que reivindica ser politicamente neutra, e se estrutura em torno do modelo de jornalismo informativo, um papel mais discreto desempenhado pelo Estado no sistema midiático. Apresentaram o desenvolvimento precoce da imprensa comercial de massa e um grau de profissionalização dos jornalistas, com relativa independência em relação ao Estado. Já a mídia inserida no modelo pluralista polarizado está situada nos países em desenvolvimento ou "periféricos", e apresenta baixo profissionalismo da imprensa, forte dependência da verba pública e do Estado, atuação de agentes políticos na prática jornalística e uma série de articulações de reprodução e relacionamento entre as mídias localizadas nas grandes capitais e as das diferentes regiões de cada país.[1]



No Brasil |


Essa mesma lógica de centro/margem tem sido detectada dentro do Brasil, numa divisão interna que diferencia entre "meios nacionais" e "meios do interior", aplicando a divisão entre centro e periferia em escala sub-nacional. A mídia central, das capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, onde se concentram empresas midiáticas de maior aporte tecnológico e financeiro; e as mídias periféricas, composta por grupos midiáticos dos demais estados, descritos como regionais. Estas mídias passaram a ser descritas pela ausência de características atribuídas à mídia de centro tais como profissionalismo, autonomia financeira e editorial.[2]



Crítica |


Essa diferenciação entre centro e periferia é criticada tanto no plano internacional quanto no caso do Brasil, argumentando-se que a divisão apresenta lacunas e se mostra insuficiente para descrever tanto o âmbito nacional, que necessita dos grupos regionais para expandir as redes de radiodifusão, como do ponto de vista do regional, conceito aglutinador de uma multiplicidade de arranjos e estruturas midiáticas. A visão de uma suposta inferioridade do espaço regional foi reforçada por estudos em comunicação produzidos geralmente por autores da região Sudeste do Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo), ocasionando assim uma supervalorização das mídias instaladas no eixo Centro-Sul (tratadas como nacionais), e desmerecendo as especificidades de outros meios locais. O trabalho de Albuquerque e Pinto destaca que a mídia brasileira caracterizada como "local" ou  "regional" tem apresentado importantes avanços nos últimos tempos, tais como o investimento em tecnologia e capacitação de recursos humanos, autossuficiência financeira e novas articulações de produção com meios e agências de nível internacional.[2]



Ver também |



  • Mídia independente

  • Grande mídia

  • Canal de televisão

  • Hipermídia

  • Novas mídias



Referências




  1. HALLIN, DanielC., & MANCINI, Paolo. Comparing media systems: Three models of media and politics. 2004, Cambridge: Cambridge University Press.


  2. ab ALBUQUERQUE, Afonso; PINTO, Pâmela. O inferno são os outros: mídia, clientelismo e corrupção. Revista FAMECOS (impresso), 2014, volume 21, páginas 541-562.



Bibliografia |



  • BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e Simulação. Lisboa. Relógio D`Água, 2002.

  • BOUGNOUX, Daniel. Introdução às Ciências da Comunicação. Bauru: Editora da Universidade do Sagrado Coração, 1999.

  • COSTA, Cristina. Ficções, Cultura e Mídias, São Paulo: Senac-SP.

  • DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Belo Horizonte. Contra-Ponto, 1990.

  • MARSHALL, Leandro. A Hipercomunicação. Belo Horizonte. VirtualBooks. 2014.

  • MARSHALL MCLUHAN, Herbert. Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem. São Paulo: Cultrix, 1969.

  • RUBIM, Antônio Albino Canelas (org.). Idade Mídia, Salvador: EDUFBA.

  • SOUZA, Jorge Pedro. Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media. Porto, 2006.



Ligações externas |



  • The Media: Carriers of Contagious Information

  • Acervo digitalizado de jornais e revistas históricos

  • MidiaScopio

  • Deolhonamidia



  • Portal da imprensa
  • Portal da sociedade
  • Portal das tecnologias de informação
  • Portal do jornalismo



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