Liga Aqueia









Question book-4.svg

Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde Janeiro de 2010). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)



   |- style="font-size: 85%;"
|Erro:: valor não especificado para "nome_comum"







































Liga Aqueia
Liga de Acaia


Confederação de cidades-Estado









século V a.C. – 146



Continente

Europa

Região
Norte do Peloponeso

Capital

Acaia

Governo

Não especificado

Período histórico

Antiguidade
 • século V a.C.
Fundação
 • 146
Dissolução




Liga Aqueia durante as lutas contra Cleômenes III




Liga Aqueia em 150 a.C.


A Liga Aqueia (ou Liga de Acaia) foi uma confederação de doze cidades-Estado da Acaia, uma região costeira a norte do Peloponeso, na Antiga Grécia. A Liga original apenas interveio nas guerras do século V a.C., mas, em finais do século IV a.C., foi vencida pelos macedónios. Aproximadamente em 280 a.C., quase 50 anos depois da morte do rei macedónio Alexandre Magno e a posterior luta interna na Macedónia, a Liga Aqueia foi restabelecida. Além disso, a confederação foi reforçada com a adesão de Sicião, Corinto, Megalópolis e Argos (251-229 a.C.).


A Liga Aqueia era uma confederação, na qual cada Estado ou cidade membro era autónomo, mas todos os membros participavam no conselho que se reunia duas vezes por ano para formular a política externa comum e para promulgar a legislação relativa a questões económicas como a moeda. Entre os principais dirigentes da Liga Aqueia destacaram-se os generais Arato de Sicião e Filopemen de Megalópolis.


Aproximadamente em 235 a.C. Cleómenes III, rei de Esparta, iniciou uma guerra contra a Liga numa tentativa de obrigar os acaios a entrar numa confederação peloponésia. Depois de duas importantes derrotas, os acaios pediram ajuda à Macedónia e obtiveram-na. Cleómenes III foi finalmente derrotado na batalha de Selásia em 222 a.C.. Como preço pela ajuda do seu antigo inimigo, a Liga viu-se submetida de novo à Macedónia.


Aproximadamente em 198 a.C. os acaios aliaram-se com os romanos contra os macedónios. Durante os quarenta anos seguintes os romanos dominaram completamente a Liga, junto com o resto da Grécia. Em 192 a.C., com a morte do tirano Nabis,[1] Esparta foi anexada à Liga.[2] Em 168 a.C. levaram mil acaios a Roma como reféns, entre eles o historiador grego Políbio. Em 146 a.C. a Acaia converter-se-ia numa província romana que abarcava toda a Grécia, o sul da Tessália e a Macedónia.



Referências




  1. Pausânias (geógrafo), Descrição da Grécia, 8.50.10


  2. Pausânias (geógrafo), Descrição da Grécia, 8.51.1





Ícone de esboço
Este artigo sobre História ou um(a) historiador(a) é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.



Popular posts from this blog

Bundesstraße 106

Verónica Boquete

Ida-Boy-Ed-Garten