Matemático
Nota: Este artigo é sobre o profissional da matemática. Para o criminoso brasileiro, veja Márcio Matemático.
Um matemático é uma pessoa com um grande conhecimento de matemática e que utiliza esse conhecimento em seu trabalho, geralmente para resolver problemas matemáticos. A matemática lida com números, dados, coleções, quantidades, estruturas, espaço, modelos e variações.
Os matemáticos envolvidos na resolução de problemas fora da matemática pura são chamados de matemáticos aplicados. Matemáticos aplicados são cientistas matemáticos que, com seu conhecimento especializado e metodologia profissional, abordam vários dos problemas imponentes em áreas científicas relacionadas. Com foco profissional em uma grande variedade de problemas, sistemas teóricos e construções localizadas, os matemáticos aplicados trabalham regularmente no estudo e na formulação de modelos matemáticos. As carreiras de matemático e de matemático aplicado estão entre as chamadas áreas STEM (ciência, tecnologia, engenharia, matemática)[1]
A disciplina de matemática aplicada se preocupa com os métodos matemáticos que normalmente são utilizados em ciência, engenharia, negócios e indústria; assim, a "matemática aplicada" é uma ciência matemática com conhecimento especializado. O termo "matemática aplicada" também descreve a especialidade profissional em que os matemáticos trabalham em problemas, muitas vezes concretos mas às vezes abstratos. Como profissionais focados na resolução de problemas, os matemáticos aplicados investigam a formulação, o estudo e a utilização de modelos matemáticos na ciência, engenharia, negócios, e outras áreas de prática matemática.
Índice
1 Prêmios
2 Citações
3 Referências
4 Ver também
Prêmios |
Não há Prêmio Nobel em matemática, apesar de que alguns matemáticos ganharam o Prêmio Nobel em uma área diferente, como economia. Entre os prêmios de destaque em matemática estão o Prêmio Abel, a Medalha Chern, a Medalha Fields, o Prêmio Gauss, o Prêmio Nemmers, o Prêmio Balzan, o Prêmio Crafoord, o Prêmio Shaw, o Prêmio Steele, o Prêmio Wolf, o Prêmio Schock, e o Prêmio Nevanlinna.
Citações |
Um matemático é uma máquina que transforma café em teoremas.
- —Atribuído a Alfréd Rényi[2] e Paul Erdős.
Referências
↑ «Thinking About a STEM Career: Read This!» (em inglês). The Learning Curve. Consultado em 10 de maio de 2013. Arquivado do original em 6 de julho de 2014
↑ «Biography of Alfréd Rényi» (em inglês). History.mcs.st-andrews.ac.uk. Consultado em 17 de agosto de 2012
Ver também |
- Lista de matemáticos
- Matemáticos por nacionalidade
- Apologia do Matemático
- História da matemática
- Matemática