Proteoglicano
Proteoglicanos, também chamados de proteoglicanas, são glicoproteínas extracelulares, cuja estrutura consiste em uma proteína central ligada a vários glicosaminoglicanos. Dos diferentes tipos de
glicosaminoglicanos que existem, o único que não compõe o proteoglicano é o ácido hialurônico, no entanto, os proteoglicanos já formados comumente estão ligados a moléculas de ácido hialurônico.
Os glicosaminoglicanos possuem alta quantidade de carga negativa e por isso acabam atraindo uma nuvem de cátions, onde o mais atraído é o sódio que traz com ele moléculas de água. Essa capacidade dos glicosaminoglicanos de atrair cátions e água, confere aos proteoglicanos a função de dar a matriz extracelular uma característica hidratada. Além disso os proteoglicanos têm a função de dar rigidez à matriz, resistindo à compressão e preenchendo espaços não ocupados pelas células. Alguns proteoglicanos ainda podem estar ancorados na membrana, podendo se ligar a fatores de crescimento e a outras proteínas, servindo como sinal para as células. Eles também podem formar géis que atuam como um filtro para regular a passagem de moléculas através do meio extracelular, e ainda, podem bloquear, ativar ou guiar a migração celular através da matriz.
Índice
1 Função
2 Definição
3 Ver também
4 Ligações externas
Função |
São os principais componentes das cartilagens, onde são abundantes. Sua função é atrair a água para o tecido. Sua baixa concentração causa redução no volume do tecido cartilaginoso, por ser incapaz de atrair suficientemente água. Deficiência de manganês pode causar este efeito. A importância funcional dos proteoglicanos traduz-se na ligação de várias moléculas de sinalização, como por exemplo o fator de crescimento dos fibroblastos (FGF), cuja ligação provoca a estimulação ou inibição da proliferação de vários tipos de células. Os proteoglicanos também desempenham funções de ligação e regulação de enzimas proteolíticas e de inibidores de proteases, assim como regulam a atividade de proteínas segregadas e as protegem da degradação proteolítica.
Os proteoglicanos também são encontrados na estrutura do glicocálix.
Definição |
São proteínas extracelulares ligados a glicosaminoglicanos(estruturas que possui um dos açucares aminados e normalmente sulfatados). Os proteoglicanos são notáveis em sua diversidades e são denominados de acordo com a estrutura de seu dissacarídeo de repetição principal. Os proteoglicanos tem a função de dar rigidez à matriz, resistindo à compressão e preenchendo espaços; são os principais componentes das cartilagens e tem função de atrair água para o tecido.
A importância funcional dos proteoglicanos traduz-se na ligação de várias moléculas de sinalização, como por exemplo o fator de crescimento dos fibroblastos, em que sua ligação provoca estimulação ou inibição da proliferação de vários tipos de células. Os proteoglicanos tem diversas funções na regulação da estrutura e permeabilidade do tecido conjuntivo.
Ver também |
- Colágeno
Ligações externas |
- Artrite
Matriz Extracelular (em espanhol)- Glicocálix