Fiat 125
Fiat 125 | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
Visão Geral | |||||||
Produção | 1967 - 1972 | ||||||
Fabricante | Fiat | ||||||
Modelo | |||||||
Classe | familiar | ||||||
Carroceria | Sedan de 4 portas | ||||||
Ficha técnica | |||||||
Motor | 1608 cc DOHC | ||||||
Transmissão | manual de 4 velocidades (125: 1967–1973) | ||||||
Layout | Tração traseira, motor frontal | ||||||
Dimensões | |||||||
Comprimento | 4.232 | ||||||
Entre-eixos | 2.505 | ||||||
Largura | 1.625 | ||||||
Altura | 1.440 | ||||||
Peso | 1150 Kg | ||||||
Cronologia | |||||||
|
O Fiat 125 é uma berlina familiar produzida pela Fiat entre 1967 e 1972. Quando foi introduzido no mercado, marcou posição por juntar o conforto e a comodidade de um carro de família com prestações de um carro desportivo, uma combinação que foi muito explorada pelos construtores alemães na década seguinte.
Motor e Transmissão |
O motor do Fiat 125 foi baseado no do Fiat 124 Sport, um 1600cc com Carburador Solex, árvore de Cames à cabeça, capaz de produzir 90cv. O carro tinha também um alternador, para alimentar os faróis duplos e os restantes componentes elétricos. É de notar também o uso de uma ventoínha eletromagnética para refrigerar a embraiagem.
125 S |
Em 1968, surgiu o 125 S ("Special"), que, com alterações no motor (Carburador Weber, e modificações nas cabeças dos cilindros, cambota, e coletor de admissão), viu a potência subir para 100cv, recebendo ainda uma caixa de cinco velocidades, e ainda modificações estéticas e a nível de equipamento. Em 1970 surgiu como opção uma caixa automática de três velocidades.