BMW Sauber F1 Team









































































































































Alemanha BMW

Nome completo
BMW Sauber F1 Team

Sede

Hinwil, Suíça e Munique, Alemanha





Chefe de equipe

Alemanha Mario Theissen









Diretores

Alemanha Willy Rampf










Pilotos



Pilotos de teste





Chassis



Motor

BMW

Pneus

Michelin e Bridgestone

Combustível

Petronas

Histórico na Fórmula 1

Estreia

GP do Bahrein de 2006

Último GP

GP de Abu Dhabi de 2009

Grandes Prêmios
70

Campeã de construtores
0 (2º em 2007)

Campeã de pilotos
0 (4º em 2008)

Vitórias
1

Pole Position
1

Voltas rápidas
2

Pontos
308

Posição no último campeonato
(2009)

6° (36 pontos)

A BMW Sauber F1 Team, foi uma equipe formada a partir da compra da equipe Sauber pela construtora BMW, para disputar os campeonatos de Fórmula 1.




Índice






  • 1 História


    • 1.1 Sauber


    • 1.2 BMW Sauber


      • 1.2.1 2006


      • 1.2.2 2007


      • 1.2.3 2008


      • 1.2.4 2009






  • 2 Pilotos


  • 3 Resultados Completos de Todas as Provas


  • 4 Referências


  • 5 Ligações externas





História |



Sauber |



Ver artigo principal: Sauber

A equipe surgiu em 1993, numa empreitada de Peter Sauber na Fórmula 1. Teve muitos anos entre as equipes intermediárias tendo como melhor resultado o quarto lugar no mundial de construtores de 2001. Após doze anos na categoria, em 2005, a Sauber é vendida para a BMW que acabara de romper sua parceria com a Williams, surgindo assim a BMW Sauber F1 Team.[1]



BMW Sauber |



2006 |




Kubica no GP do Brasil de 2006 com a frase "Thanks Michael", que disputava seu último GP na carreira antes de voltar em 2010.


Em 2006, a BMW assume o comando da equipe, porém mantendo o nome Sauber na equipe. Para a temporada é contratado Nick Heidfeld, vindo da Williams, e mantido o canadense Jacques Villeneuve, mesmo não sendo unanimidade na equipe. Durante a temporada, a equipe mostra uma regularidade na faixa dos pontos, a maioria deles consquitados por Heidfeld. Devido ao rendimento fraco, perto de seu companheiro, além de não ser o preterido pela equipe, Jacques Villeneuve é demitido e quem assumi seu lugar é o novato polonês Robert Kubica. Na Hungria, Heidfeld conquista o primeiro pódio para a equipe e dois GPs depois, na Itália, é a vez de Kubica. Ainda nas últimas três corridas conquista três pontos, e encerra a temporada com o bom quinto lugar nos construtores, com 36 pontos.



2007 |





Nick Heidfeld no GP da Inglaterra de 2007.


Após a boa temporada no ano anterior, a dupla de pilotos do final da temporada é mantida. 2007 começa com a BMW mostrando força e se estabelendo como a terceira força da categoria. No ano repete os dois pódios da última temporada, mas desta vez conquistados apenas por Heidfeld e com um segundo lugar no Canadá e um terceiro lugar na Hungria. Além desses resultados, a equipe conseguiu pontuar em todas a corridas, com Heidfeld, Kubica e o jovem alemão Sebastian Vettel, que substituiu Kubica no GP dos EUA, após este sofrer um acidente no GP anterior, o do Canadá.


Vettel se tornou o mais jovem piloto a pontuar em um GP, com apenas 19 anos, 11 meses e 14 dias. A equipe somou 101 pontos no total e foi vice-campeã nos construtores, após a desclassificação da equipe McLaren, por causa da acusação de espionagem por parte dessa.



2008 |





Robert Kubica no GP do Canadá de 2008. Essa foi a única vitória da equipe, com o próprio Kubica.


Robert Kubica largou em segundo e Nick Heidfeld acabou nesta posição do podio no GP da Australia. Na Malásia foi a vez de Kubica ficar na segunda posição da corrida. No GP seguinte, o do Bahrein, a equipe conquistou, pela primeira vez, uma pole position, com Kubica.[2]


No GP do Canadá acontece a Primeira vitória da equipe na Fórmula 1 numa dobradinha com Robert Kubica (vencedor e também a primeira do piloto e da Polônia na categoria) e Nick Heidfeld (2º lugar).[3]



2009 |





Robert Kubica no GP da Alemanha de 2009.


Em 2009 era tida como uma das favoritas na pré-temorada, devido ao grande desenvolvimento feito no Kers pela equipe. Mantiveram novamente a dupla Kubica/Heidfeld.[4] Quando a temporada se iniciou, dava a impressão de que a equipe teria mais um bom ano, com Kubica quase conseguindo um 2° lugar na prova de estréia, na Austrália, pouco antes de bater com Sebastian Vettel no final da prova. Mas surpreendentemente, depois disso, a equipe simplesmente caiu muito de rendimento e passou a obter resultados pifios ao ponto de chegar na metade da temporada com Kubica tendo marcado apenas 2 pontos e Heidfeld 6 pontos. Esses resultados fizeram a BMW anunciar em junho a retirada da equipe da categoria, que aconteceria após a ultima etapa de 2009.[5][6]


Curiosamente depois do anuncio da retirada, a equipe passou a marcar pontos mais constantemente depois de evoluções no carro chegando ao final da temporada com 36 pontos (19 de Heidfeld e 17 de Kubica). O grande problema que impedia a continuação da equipe por um novo dono ou através de Peter Sauber, decorreu que a BMW Sauber não fez a inscrição da equipe para a temporada 2010, sendo assim perdeu a vaga para a nova equipe Lotus. Após negociações frustradas com um grupo de investimentos chamado Qadbak, a BMW decidiu vender a equipe novamente a Peter Sauber desde que ele conseguisse uma vaga para a temporada de 2010, fato que foi consolidado com a saída da equipe japonesa Toyota marcando o retorno da equipe Sauber à Fórmula 1.


O nome BMW Sauber F1 Team foi mantido para a temporada de 2010 para que a equipe suíça de Peter Sauber não perdesse os benefícios financeiros vindos da participação do campeonato de 2009 com os alemães, quando foi 6º no campeonato de construtores.[7]



Pilotos |






















































































Ano
Nome
Carro
Pneus
Motor
Óleo

Pilotos

Pilotos de testes
Classificação
Pontos

2009
BMW Sauber F1 Team

F1.09

Bridgestone

BMW P86/9 V8

Petronas
5

Polónia Robert Kubica

n/a

Áustria Christian Klien
6º lugar
36 pontos
6

Alemanha Nick Heidfeld

2008

BMW Sauber F1 Team

F1.08

Bridgestone

BMW P86/8 V8

Petronas
3

Alemanha Nick Heidfeld

n/a

Áustria Christian Klien
Estónia Marko Asmer
China Ho-Pin Tung
Itália Davide Valsecchi

3º lugar
135 pontos
4

Polónia Robert Kubica

2007

BMW Sauber F1 Team

F1.07

Bridgestone

BMW P86/7 V8

Petronas
9

Alemanha Nick Heidfeld
35

Alemanha Sebastian Vettel
Alemanha Timo Glock
China Ho-Pin Tung

2º lugar
101 pontos
10

Polónia Robert Kubica

Alemanha Sebastian Vettel

2006

BMW Sauber F1 Team

F1.06

Michelin

BMW P86/6 V8

Petronas
16

Alemanha Nick Heidfeld
38

Polónia Robert Kubica
Alemanha Sebastian Vettel
5º lugar
36 pontos
17

Canadá Jacques Villeneuve

Polónia Robert Kubica


Resultados Completos de Todas as Provas |


(legenda)













































































































































































































































































































































































Ano
Chassis
Motor
Pneus

Pilotos
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18

Pontos
Posição



AUS
Austrália

MAL
Malásia

CHN
China

BHR
Bahrein

ESP
Espanha

MON
Mónaco

TUR
Turquia

GBR
Reino Unido

GER
Alemanha

HUN
Hungria

EUR
União Europeia

BEL
Bélgica

ITA
Itália

CIN
Singapura

JPN
Japão

BRA
Brasil

ARE
=Emirados Árabes Unidos



2009

F1.09

BMW P86/9
V8

B
5

Polónia Robert Kubica
14
Ret
13
18
11
Ret
7
13
14
13
8
4
Ret
8
9
2
10


36


6

Alemanha Nick Heidfeld
10
21
12
19
7
11
11
15
10
11
11
5
7
Ret
6
Ret
5




AUS
Austrália

MAL
Malásia

BHR
Bahrein

ESP
Espanha

TUR
Turquia

MON
Mónaco

CAN
Canadá

FRA
França

GBR
Reino Unido

GER
Alemanha

HUN
Hungria

EUR
União Europeia

BEL
Bélgica

ITA
Itália

CIN
Singapura

JPN
Japão

CHN
China

BRA
Brasil


2008

F1.08

BMW P86/8
V8

B
3

Alemanha Nick Heidfeld
2

6
4
9
5
14
2
13
2

4
10
9
2
5
6
9
5
10

135


4

Polónia Robert Kubica
Ret
2

3
4
4
2
1
5
Ret
7
8
3
6
3
11
2
6
11



AUS
Austrália

MAS
Malásia

BHR
Bahrein

ESP
Espanha

MON
Mónaco

CAN
Canadá

USA
Estados Unidos

FRA
França

GBR
Reino Unido

EUR
União Europeia

HUN
Hungria

TUR
Turquia

ITA
Itália

BEL
Bélgica

JPN
Japão

CHN
China

BRA
Brasil



2007

F1.07

BMW P86/7
V8

B
9

Alemanha Nick Heidfeld
4
4
4
Ret
6
2
Ret
5
6
6
3
4
4
5
14
7
6


101


10

Polónia Robert Kubica
Ret
18
6
4
5
Ret
Inj
4
4
7
5
8
5
9
7
Ret
5


Alemanha Sebastian Vettel
PT
PT




8














BHR
Bahrein

MYS
Malásia

AUS
Austrália

SMR
San Marino

EUR
União Europeia

ESP
Espanha

MON
Mónaco

GBR
Reino Unido

CAN
Canadá

EUA
Estados Unidos

FRA
França

GER
Alemanha

HUN
Hungria

TUR
Turquia

ITA
Itália

CHN
China

JAP
Japão

BRA
Brasil


2006

F1.06

BMW P86
V8

M
16

Alemanha Nick Heidfeld
12
Ret
4
13
10
8
7
7
7
Ret
8
Ret
3
14
8
7
8
17

36


17

Canadá Jacques Villeneuve
Ret
7
6
12
8
12
14
8
Ret
Ret
11
Ret







Polónia Robert Kubica
PT
PT
PT
PT
PT
PT
PT
PT
PT
PT
PT
PT
DSQ
12
3
13
9
9

Negrito = Pole.


Itálico = Melhor volta.


† Completou mais de 90% da distância da corrida.


↑1 Foi atribuído metade dos pontos. A corrida foi interrompida pelo mau tempo.



Referências




  1. BMW anuncia a compra da equipe Sauber de F-1 Folha Online.


  2. Kubica supera Massa no final e fica com pole


  3. Kubica vence, Ferrari erra e Massa é quinto


  4. BMW Sauber confirma dupla Heidfeld/Kubica para temporada 2009 Folha Online.


  5. BMW abandona Fórmula 1 no final do ano


  6. BMW confirma saída da F-1 e alega preocupação ambiental Folha Online.


  7. «Por enquanto, Sauber manterá BMW em seu nome». F1 Mania - MANIA DE VELOCIDADE. 10 de março de 2010 



Ligações externas |



Commons

O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre BMW Sauber F1 Team



  • Site Oficial

  • Motor1.com. A história da BMW na Fórmula 1 resumida em 1 minuto






























Popular posts from this blog

Bundesstraße 106

Verónica Boquete

Ida-Boy-Ed-Garten