Temporada de Fórmula 1 de 2010

Multi tool use

Fórmula 1 |
---|
Temporada atual ![]() |
Campeão atual ![]() Vice-campeão: ![]() |
Artigos relacionados História da Fórmula 1 Regulamento da Fórmula 1 Comparação entre Fórmula 1 e IndyCar Sistema de pontuação • Mulheres pilotos Superlicença FIA |
Listas Pilotos (campeões) Construtores (campeões) Recordes • Acidentes fatais |
Organizações Federação Internacional do Automóvel Conselho Mundial de Automobilismo da FIA Formula One Management Associação dos Construtores da Fórmula 1 Associação das Equipes da Fórmula 1 Grand Prix Drivers' Association |
A Temporada de Fórmula 1 de 2010 foi o 61° campeonato organizado pela FIA.
Até a última corrida, havia quatro pilotos com chances de título: Sebastian Vettel, Fernando Alonso, Mark Webber e Lewis Hamilton. O campeão foi o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, e o vice-campeão o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari. Pelo mundial de construtores a campeã foi a Red Bull, sendo a vice campeã, a Mclaren.[1]
Entre as novas mudanças de regulamento, estão o fim do reabastecimento, o aumento do número máximo de carros inscritos (de 20 para 24),[2] a ajuda da Formula One Management para novas equipes,[3] o aumento do peso mínimo dos carros (605 para 620 kg),[4] e alterações na utilização dos pneus. Este foi o último ano do uso do difusor duplo utilizado primeiramente em 2009 (banido a partir de 2011).A temporada marcou ainda a despedida da fornecedora de pneus Bridgestone da categoria, já que a partir de 2011 a Pirelli passou a ser a fornecedora oficial da Fórmula 1.
Índice
1 Equipes e pilotos
1.1 Novas equipes
2 Calendário oficial
3 Calendário de lançamento das equipes
4 Testes de pré-temporada
5 Resultados
5.1 Pilotos
5.2 Construtores
5.3 Por Grande Prêmio
6 Regulamento
6.1 Pneus
6.2 Sistema de pontuação
7 Safety car
8 Referências
Equipes e pilotos |
Campeão |
Vice-Campeão |
3º Lugar |
---|---|---|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Equipes e pilotos que competiram em 2010.[5]
Equipe |
Construtor |
Chassis |
Motor |
Pneu |
N° |
Pilotos |
Siglas |
Pilotos de reserva e/ou teste |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
![]() |
McLaren-Mercedes |
MP4-25[6] |
Mercedes |
B |
1 |
![]() |
BUT |
![]() |
2 |
![]() |
HAM |
||||||
![]() |
Mercedes |
W01 |
Mercedes |
B |
3 |
![]() |
MSC |
![]() |
4 |
![]() |
ROS |
||||||
![]() |
Red Bull-Renault |
RB6[14] |
Renault[15] |
B |
5 |
![]() |
VET |
![]()
|
6 |
![]() |
WEB |
||||||
![]() |
Ferrari |
F10[19] |
Ferrari |
B |
7 |
![]() |
MAS |
![]()
|
8 |
![]() |
ALO |
||||||
![]() |
Williams-Cosworth |
FW32[24] |
Cosworth[25] |
B |
9 |
![]() |
BAR |
![]() |
10 |
![]() |
HUL |
||||||
![]() |
Renault |
R30[28] |
Renault |
B |
11 |
![]() |
KUB |
![]() ![]() ![]() |
12 |
![]() |
PET |
||||||
![]() |
Force India-Mercedes |
VJM03[32] |
Mercedes |
B |
14 |
![]() |
SUT |
![]() |
15 |
![]() |
LIU |
||||||
![]() |
Toro Rosso-Ferrari |
STR5[35] |
Ferrari |
B |
16 |
![]() |
BUE |
![]()
|
17 |
![]() |
ALG |
||||||
![]() |
Lotus-Cosworth |
T127[38] |
Cosworth |
B |
18 |
![]() |
TRU |
![]() |
19 |
![]() |
KOV |
||||||
![]() |
HRT-Cosworth[5] |
F110[41] |
Cosworth[5] |
B |
20/21 |
![]() |
CHD |
![]()
|
![]() |
YAM |
|||||||
![]() |
KLI |
|||||||
21 |
![]() |
SEN |
||||||
![]() |
Sauber-Ferrari |
C29[49] |
Ferrari[50] |
B |
22 |
![]() |
DLR |
![]() |
![]() |
HEI |
|||||||
23 |
![]() |
KOB |
||||||
![]() |
Virgin-Cosworth[5] |
VR-01[55] |
Cosworth[56] |
B |
24 |
![]() |
GLO |
![]() ![]() |
25 |
![]() |
DIG |
↑1 A equipe inicialmente inscrita sob o nome de Campos Meta 1 teve seu nome alterado para Hispania Racing Team após José Ramón Carabante ter comprado a equipe de Adrian Campos.[40] No entanto, a FIA vetou a mudança e a equipe foi inscrita no campeonato apenas como HRT F1 Team.[61]
↑2 Álvaro Parente foi inicialmente confirmado como piloto de testes e de reserva da Virgin Racing,[62] mas devido ao incumprimento de um acordo de patrocínio ao piloto por parte do Instituto do Turismo de Portugal, Álvaro Parente acabou por não ficar na equipa. O piloto foi então substituído por Andy Soucek.[63]
↑3 Andy Soucek, que era piloto de testes da Virgin, deixou a função pelo fato de não ter feito ensaios com o modelo VR-01 nesta temporada. O contrato do espanhol com a equipe estipulava uma quantidade mínima de testes portanto seu contrato foi rompido.
↑4 O japonês Sakon Yamamoto no meio da temporada assinou contratro para correr como titular pela equipe Hispania até o GP do Brasil. O acerto foi fechado por quatro milhões de euros, porque Karun Chandhok não pareceu interessado em investir mais dinheiro para a equipe.
Novas equipes |
O orçamento da PAC proposto pela FIA foi parcialmente destinado a ajudar novas equipes que desejam ingressar no esporte. A FIA também aumentou o número máximo de participantes para 13 equipes. As inscrições para o campeonato 2010 foram apresentadas em 29 de Maio de 2009.
Uma série de novas equipas apresentaram inscrições para o campeonato 2010:
Brabham - A empresa alemã Formtech, liderada por Franz Hilmer, adquiriu os direitos para a Brabham Grand Prix de nome e tenham apresentado uma entrada para a temporada 2010 de Fórmula 1. A Formtech já tinha adquirido os direitos da Super Aguri F1, em Junho de 2008, após a falência da equipe, em Maio de 2008. De acordo com os relatórios anteriores da Force India, o diretor Colin Kolles (ex-Spyker e Force India) também está envolvido no projeto. O fundador da equipe, Jack Brabham não foi consultado sobre o uso do nome, e a família Brabham, pode entrar com uma ação judicial por usar o nome Brabham.
Hispania Racing Team - O ex-piloto Adrián Campos apresentou uma entrada para sua equipe em conjunto com a Meta Image. Em fevereiro de 2010 a equipe foi comprada pelo empresário espanhol José Ramón Carabante, dono da empresa Meta Image, e o nome da equipe mudou para Hispania Racing Team
Epsilon Euskadi - Equipe de categorias como as 24 Horas de Le Mans, criada pelo antigo empregado da extinta Benetton Formula, Joan Villadelprat.
Lola Racing Cars - A British Racing Lola Cars, que tem estado envolvido na Fórmula 1 várias vezes em sua história, foi confirmado que ela apresentou uma entrada para o campeonato de 2010.
March Engineering - A equipe, que chegou a ser inscrita para a Temporada de Fórmula 1 de 1993, acabou falindo antes desta começar. Tentou sua inscrição, mas não teve êxito.
Prodrive F1 - A Aston Martin e o presidente e fundador da Prodrive, David Richards, anunciaram a candidatura para entrar na Fórmula 1 com o apoio do teto financeiro. O grupo tentou ingressar na F1 em 2008, mas uma polêmica sepultou seus planos.
Stefan GP - Foi uma das candidatas a entrar na F1 em 2010 no processo aberto pela FIA em 2009.[64] Criada pelo sérvio Zoran Stefanovic, a equipa não foi capaz de assegurar vaga na Fórmula 1, mas manteve a esperança de estar presente na temporada de 2010, por ter apoio técnico da ex-equipe de F1 Toyota[65] e pelo fato das equipes a Campos Meta 1 (atual Hispania Racing Team) e a USF1 passarem por dificuldades em assegurar meios para competir. A equipe enviou material para o Bahrain, para competir logo no GP do Bahrain[66] e marcou testes no Autódromo Internacional do Algarve entre 25 e 28 de Fevereiro de 2010, entretanto, os testes foram cancelados, segundo Zoran, por falta de pneus apropriados.[67] No dia 3 de março, a FIA anunciou oficialmente que a equipe USF1 não competiria na temporada de 2010, porém, neste mesmo comunicado, a FIA declarou que não haveria substituição da equipe, sendo assim, os planos de Stefanovic estrearem em 2010 chegaram ao fim.[68]
- Superfund Formula One - uma nova equipe criada pelo piloto Alexander Wurz e financiados por Christian Baha, proprietário do Superfund Group.
Lotus Racing - O nome Lotus volta à Fórmula após 16 anos. Porém, a atual equipe não tem ligação com a antiga Team Lotus, apenas o nome será usado pela nova equipe financiada por uma empresa malaia (Air Asia).
USF1 - Um grupo liderado pelo designer Ken Anderson e antigo empregado da Williams e jornalista do canal Speed Channel, Peter Windsor. O projeto foi lançado sob o nome de "USF1". A equipe conseguiu garantir sua inscrição na temporada 2010, porém, em março, devido a falta de patrocinios e atrasos no projeto, a equipe encerrou seus trabalhos para a F1.
Campos Meta 1 - O ex-piloto Adrián Campos apresentou uma entrada para sua equipe em conjunto com a Meta Image, mas nao teve sucesso
Calendário oficial |
Divulgado em 11 de dezembro de 2009 pela FIA.[69]
Ronda |
Nome da corrida |
Grande Prémio |
Circuito |
Cidade / Localização |
Data |
Hora[70] |
Nº de voltas |
||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Local |
GMT |
Brasília (UTC-3) |
|||||||
1 |
![]() |
GP do Bahrain |
Circuito Internacional de Bahrein |
Sakhir, Manama |
14 de março |
15:00 |
12:00 |
9:00 |
49 |
2 |
![]() |
GP da Austrália |
Circuito de Albert Park |
Melbourne |
28 de março |
17:00 |
6:00 |
3:00 |
58 |
3 |
![]() |
GP da Malásia |
Circuito Internacional de Sepang |
Sepang |
4 de abril |
16:00 |
8:00 |
5:00 |
56 |
4 |
![]() |
GP da China |
Circuito Internacional de Xangai |
Xangai |
18 de abril |
15:00 |
7:00 |
4:00 |
56 |
5 |
![]() |
GP da Espanha |
Circuito da Catalunha |
Barcelona |
9 de maio |
14:00 |
12:00 |
9:00 |
66 |
6 |
![]() |
GP de Mônaco |
Circuito de Monte Carlo |
Monte Carlo |
16 de maio |
14:00 |
12:00 |
9:00 |
78 |
7 |
![]() |
GP da Turquia |
Istanbul Park |
Istambul |
30 de maio |
15:00 |
13:00 |
9:00 |
58 |
8 |
![]() |
GP do Canadá |
Circuito Gilles Villeneuve |
Montreal |
13 de junho |
15:00 |
20:00 |
17:00 |
70 |
9 |
![]() |
GP da Europa |
Circuito Urbano de Valência |
Valência |
27 de junho |
14:00 |
12:00 |
9:00 |
57 |
10 |
![]() |
GP da Grã-Bretanha |
Circuito de Silverstone |
Silverstone[72] |
11 de julho |
13:00 |
12:00 |
9:00 |
65 |
11 |
![]() |
GP da Alemanha |
Hockenheimring |
Hockenheim |
25 de julho |
14:00 |
12:00 |
9:00 |
67 |
12 |
![]() |
GP da Hungria |
Hungaroring |
Budapeste |
1 de agosto |
14:00 |
12:00 |
9:00 |
70 |
13 |
![]() |
GP da Bélgica |
Spa-Francorchamps |
Spa |
29 de agosto |
14:00 |
12:00 |
9:00 |
44 |
14 |
![]() |
GP da Itália |
Autodromo Nazionale Monza |
Monza |
12 de setembro |
14:00 |
12:00 |
9:00 |
53 |
15 |
![]() |
GP de Singapura |
Marina Bay Street Circuit |
Singapura |
26 de setembro |
20:00 |
12:00 |
9:00 |
61 |
16 |
![]() |
GP do Japão |
Circuito de Suzuka |
Suzuka |
10 de outubro |
15:00 |
6:00 |
3:00 |
53 |
17 |
![]() |
GP da Coreia do Sul |
Circuito Internacional da Coreia |
Yeongam |
24 de outubro |
15:00 |
6:00 |
3:00 |
55[73] |
18 |
![]() |
GP do Brasil |
Autódromo de Interlagos |
São Paulo |
7 de novembro |
14:00 |
17:00 |
14:00 |
71 |
19 |
![]() |
GP de Abu Dhabi |
Circuito de Yas Marina |
Abu Dhabi |
14 de novembro |
17:00 |
13:00 |
10:00 |
55 |
Calendário de lançamento das equipes |
Lista das equipes que já confirmaram o lançamento de seus carros para a Temporada:
Equipe |
Data |
Local |
---|---|---|
![]() |
25 de janeiro[74] |
Stuttgart, Alemanha |
![]() |
28 de janeiro[75] |
Maranello, Itália |
![]() |
29 de janeiro[76] |
Reino Unido |
![]() |
31 de janeiro[77] |
Valencia, Espanha |
![]() |
31 de janeiro[74] |
Valencia, Espanha |
![]() |
1 de fevereiro[78] |
Valencia, Espanha |
![]() |
1 de fevereiro[79] |
Valencia, Espanha |
![]() |
3 de fevereiro[80] |
Silverstone, Inglaterra1 |
![]() |
10 de fevereiro[81] |
Jerez, Espanha |
![]() |
12 de fevereiro[82] |
Jerez, Espanha 2 |
![]() |
12 de fevereiro[83] |
Londres, Reino Unido |
![]() |
4 de março[84] |
Múrcia, Espanha |
↑1 . A Virgin Racing apresentou o carro no seu website oficial e realizou testes privados nos dias 4 e 5 de fevereiro.
↑2 . A Force India também fará apresentação online, ao mesmo tempo da apresentação em pista.[85]
↑3 . A 27 de Janeiro de 2010, a equipe ainda sob o nome de Campos Meta 1 admitiu atrasos na construção do seu carro e pagamentos monetários podem significar que a equipa pode falhar os testes de Fevereiro e a data de lançamento do carro pode ser apenas em vésperas do primeiro GP.[86] A equipe havia marcado seu shakedown para 17 de fevereiro, entretanto, este foi adiado. No final de fevereiro José Ramón Carabante assumiu controle da equipe, retomando o processo de contratação de piltos e remarcou a apresentação, onde também foi oficializada a mudança do nome da equipe para Hispania Racing Team (HRT-F1).
Testes de pré-temporada |
As sessões de teste foram confirmadas para Valencia (1-3 de fevereiro), Jerez (10-13 e 17-20 de fevereiro) e Catalunha (25-28 de fevereiro).[87]
Quanto a testes privados, a Virgin Racing marcou testes em Silverstone para os dias 4 e 5 de Fevereiro, depois do lançamento do seu carro para 2010.[88] Também a Stefan GP marcou testes privados, apesar de ainda não saber se estará presente no grid em 2010. O teste foi marcado para o Autódromo Internacional do Algarve (Portimão, Portugal) para os dias 25 a 28 de Fevereiro.[89]
(Em negrito, a volta mais rapida de cada sessão)
Sessão |
Data |
Local |
Circuito |
Piloto mais rápido |
Equipe |
Melhor tempo |
Voltas |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 |
1 de fevereiro |
![]() |
Valencia |
![]() |
![]() |
1:12.574[90] |
102 |
2 de fevereiro |
![]() |
![]() |
1:11.722[91] |
124 |
|||
3 de fevereiro |
![]() |
![]() |
1:11:470[92] |
127 |
|||
2 |
10 de fevereiro |
![]() |
Jerez |
![]() |
![]() |
1:20:927[93] |
57 |
11 de fevereiro |
![]() |
![]() |
1:19:950[94] |
103 |
|||
12 de fevereiro |
![]() |
![]() |
1:19:919[95] |
76 |
|||
13 de fevereiro |
![]() |
![]() |
1:19:583[96] |
113 |
|||
3 |
17 de fevereiro |
![]() |
Jerez |
![]() |
![]() |
1:22:593[97] |
99 |
18 de fevereiro |
![]() |
![]() |
1:27:145[98] |
98 |
|||
19 de fevereiro |
![]() |
![]() |
1:19:299[99] |
115 |
|||
20 de fevereiro |
![]() |
![]() |
1:18:871[100] |
108 |
|||
4 |
25 de fevereiro |
![]() |
Catalunha |
![]() |
![]() |
1:21:487[101] |
109 |
26 de fevereiro |
![]() |
![]() |
1:20:614[102] |
99 |
|||
27 de fevereiro |
![]() |
![]() |
1:20:686[103] |
128 |
|||
28 de fevereiro |
![]() |
![]() |
1:20:472[104] |
134 |
Resultados |
Pilotos |
|
|
* = Classificado pois completou 90% ou mais da prova.
Construtores |
|
|
† = Classificado pois completou 90% ou mais da prova.
Por Grande Prêmio |
GP |
Grande Prêmio |
Pole Position |
Volta mais rápida |
Vencedor |
Equipe |
Descrição |
---|---|---|---|---|---|---|
1 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Descrição |
2 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Descrição |
3 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Descrição |
4 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Descrição |
5 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Descrição |
6 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Descrição |
7 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Descrição |
8 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Descrição |
9 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Descrição |
10 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Descrição |
11 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Descrição |
12 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Descrição |
13 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Descrição |
14 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Descrição |
15 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Descrição |
16 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Descrição |
17 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Descrição |
18 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Descrição |
19 |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Descrição |
Regulamento |

Comparação entre os modelos de 2009 e 2010.
Devido ao fim do reabastecimento, os carros sofreram modificações visando acomodar mais combustível. Por essa razão, nenhuma das equipes utilizou o KERS (Sistema de Recuperação de Energia Cinética, sigla em inglês). A FIA aumentou o peso mínimo dos carros de 605 para 620 kg, entretanto, foi proibido divulgar o peso dos carros no início de cada GP.
O novo regulamento também explica que se um piloto utilizar mais de oito motores, perderá dez lugares no grid do primeiro GP em que o motor adicional for usado. Se dois motores adicionais forem utilizados em um mesmo GP, o piloto perderá dez lugares nos grids dos dois próximos GPs[105]
Pneus |
Permanecem os pneus slicks, que voltaram a ser utilizados na temporada de 2009. Os pneus dianteiros foram reduzidos de 270 milímetros para 245 milímetros de modo a melhorar o equilíbrio de aderência entre a frente ea traseira.
Os dez melhores pilotos da qualificação (etapa Q3) deverão começar a corrida com os mesmos pneus com que fizeram os seus melhores tempos na última sessão de qualificação. Segundo o novo regulamento, as equipes terão também que utilizar um jogo de pneus antes da segunda sessão e outros dois antes da terceira sessão. Cada equipe receberá 11 jogos de pneus.[105]
No fim de semana de corrida cada piloto tem acesso a 11 jogos de pneus para tempo seco (seis de especificação dura e cinco de especificação macia), quatro jogos de pneus intermédios e três conjuntos de pneus de chuva.
Sistema de pontuação |
A Temporada 2010 marca o início de um novo esquema de pontuação, que passa a premiar até o 10º colocado em cada Grande Prêmio.[106]
Sistema de pontuação | ||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Posição |
1º |
2º |
3º |
4º |
5º |
6º |
7º |
8º |
9º |
10º |
Antigo |
10 |
8 |
6 |
5 |
4 |
3 |
2 |
1 |
||
Novo |
25 |
18 |
15 |
12 |
10 |
8 |
6 |
4 |
2 |
1 |
Safety car |
O Safety car da Temporada 2010 da F1 foi o Mercedes-Benz SLS AMG, substituindo o SL 63 AMG, usado nas temporadas de 2008 e 2009, enquanto o carro médico será um C63 AMG. Será guiado pelo alemão Bernd Maylander, de 38 anos, ao lado do co-piloto inglês Pete Tibbets, 44 anos.[107]
Referências
↑ LOPES, Rafael. Vettel domina em Abu Dhabi, seca Alonso e arranca o título da Fórmula 1 Globoesporte.com
↑ «2010 F1 Sporting Regulations» (PDF). Consultado em 27 de janeiro de 2010
↑ Straw, Edd (30 de abril de 2009). «New teams to get financial support». autosport.com. Consultado em 30 de abril de 2009
↑ Elizalde, Pablo (30 de abril de 2009). «FIA increases minimum car weight». autosport.com. Consultado em 30 de abril de 2009
↑ abcde «2010 FIA Formula One World Championship Entry List». Fédération Internationale de l'Automobile. 3 de março de 2010. Consultado em 3 de março de 2010
↑ «Abu Dhabi GP - Sunday - Team Quotes». GrandPrix.com. 1 de novembro de 2009. Consultado em 2 de novembro de 2009
↑ «Vodafone McLaren Mercedes signs reigning World Champion Jenson Button to multi-year deal». mclaren.com. Vodafone McLaren Mercedes. 18 de novembro de 2009. Consultado em 18 de novembro de 2009
↑ English, Steven (16 de janeiro de 2010). «Paffett to stay on as McLaren tester». autosport.com. Haymarket Publications. Consultado em 16 de janeiro de 2010
↑ «McLaren extend Hamilton's contract». autosport.com. Haymarket Publications. 18 de janeiro de 2008. Consultado em 17 de março de 2009
↑ «Mercedes takes over Brawn». autosport.com. Haymarket Publications. 16 de novembro de 2009. Consultado em 16 de novembro de 2009
↑ «Mercedes oficializa contratação de Schumacher para temporada 2010». 23 de dezembro de 2009
↑ «Mercedes anuncia Heidfeld como piloto reserva». 4 de fevereiro de 2010
↑ «NICO ROSBERG TO DRIVE FOR MERCEDES IN FORMULA ONE». Brawn GP. 23 de novembro de 2009. Consultado em 23 de novembro de 2009
↑ «Red Bull Not Switching to RB6 Development… Yet!». autoevolution. Consultado em 21 de setembro de 2009
↑ ab «Renault vende parte das ações e garante permanência na Fórmula 1 em 2010». Globo Esporte. 16 de dezembro de 2009. Consultado em 16 de dezembro de 2009
↑ «Sebastian Vettel to join Red Bull for 2009». The Official Formula 1 Website. 17 de julho de 2008. Consultado em 17 de julho de 2008
↑ abcd «Red Bull anuncia Ricciardo e Hartley como reservas». 26 de janeiro de 2010
↑ Beer, Matt (23 de julho de 2009). «Red Bull to retain Webber for 2010». autosport.com. Haymarket Publications. Consultado em 25 de julho de 2009
↑ «Em Maranello, Ferrari lança o F10, novo carro de Fernando Alonso e Felipe Massa». globoesporte.com. Globoesporte.com. 28 de janeiro de 2010. Consultado em 28 de janeiro de 2010
↑ «Massa extends Ferrari stay until 2010». Manipe F1. 16 de outubro de 2007. Consultado em 20 de maio de 2008
↑ Noble, Jonathan (3 de setembro de 2009). «Fisichella: Ferrari drive a dream for me». autosport.com. Haymarket Publications. Consultado em 3 de setembro de 2009
↑ ab «Pela internet, Ferrari apresenta novo carro para 2010». 28 de janeiro de 2010
↑ «Press release». Scuderia Ferrari. 30 de setembro de 2009. Consultado em 30 de setembro de 2009
↑ Elizalde, Pablo (12 de junho de 2009). «Williams 'pleased' with F1 entry». autosport.com. Haymarket Publications. Consultado em 12 de junho de 2009
↑ «Williams to use Cosworth engines in 2010». Formula One.com. Formula one Administration Ltd. 30 de outubro de 2009. Consultado em 30 de outubro de 2009
↑ ab «Williams' 2010 Driver Lineup». Official Williams website. 2 de novembro de 2009. Consultado em 2 de novembro de 2009
↑ «Williams anuncia contratação de Bottas para piloto de teste». 29 de janeiro de 2010
↑ Strang, Simon (26 de agosto de 2009). «Renault considering KERS for Monza». autosport.com. Haymarket Publications. Consultado em 26 de agosto de 2009
↑ «Kubica to join Renault for 2010». BBC Sport. BBC. 7 de outubro de 2009. Consultado em 7 de outubro de 2009
↑ abc Warm Up (31 de janeiro de 2010). «Renault terá Tung como 3º piloto. D'Ambrosio e Charouz serão reservas». esporte.ig.com.br. Consultado em 31 de janeiro de 2010
↑ «Renault apresenta R30 em Valência ao estilo "retrô"». 25 de janeiro de 2010
↑ [1]
↑ ab Elizalde, Pablo (27 de novembro de 2009). «Sutil and Liuzzi confirmed for Force India». autosport.com. Haymarket Publications. Consultado em 27 de novembro de 2009
↑ «Paul di Resta treinará às sextas-feiras pela Force India». f1mania.net. 26 de janeiro de 2010. Consultado em 26 de janeiro de 2010
↑ «Toro Rosso confirma estreia em Valência». 25 de janeiro de 2010
↑ «Buemi to stay on with Toro Rosso». BBC Sport. 9 de novembro de 2009. Consultado em 9 de novembro de 2009
↑ «Toro Rosso confirma Jaime Alguersuari». O Globo. 18 de janeiro de 2010
↑ «Lotus apresenta carro para retorno à Fórmula 1» Agência Estado
↑ abc «Lotus confirma Trulli e Kovalainen no retorno à F1». Terra. 14 de dezembro de 2009. Consultado em 14 de dezembro de 2009
↑ ab «Equipe Campos da F1 vai se chamar Hispania» UOL Esporte
↑ «Spanish HRT squad launches 2010 car». ITV F1. ITV Sport. 4 de março de 2010. Consultado em 4 de março de 2010
↑ «Karun Chandhok será piloto da Campos neste ano». 2 de março de 2010
↑ «Hispania contrata Yamamoto para piloto de testes». 17 de abril de 2010
↑ «HRT contrata Christian Klien para ser piloto reserva». 5 de maio de 2010
↑ «Hispania mexe de novo, e Chandhok perde vaga para Sakon Yamamoto» Globoesporte.com
↑ «Christian Klien substituirá Sakon Yamamoto na Hispania em Singapura» UOL Esporte
↑ Noble, Jonathan (31 de outubro de 2009). «Campos honoured to give Senna F1 slot». autosport.com. Haymarket Publications. Consultado em 31 de outubro de 2009
↑ «Sauber reveals red logo and likely new name». 8 de março de 2010
↑ «BMW Sauber apresenta C29 "limpo"». 31 de janeiro de 2010. Consultado em 31 de janeiro de 2010
↑ «Sem patrocinadores, Sauber apresenta seu carro para 2010». 31 de janeiro de 2010. Consultado em 31 de janeiro de 2010
↑ «Sauber confirma De La Rosa como titular em 2010». 19 de janeiro de 2010
↑ «Sauber contrata Gutierrez com piloto de testes». 28 de fevereiro de 2010
↑ Heidfeld é confirmado no lugar de De La Rosa na Sauber até o fim do Mundial UOL Esporte
↑ «Sauber anuncia Kamui Kobayashi como piloto titular para a temporada de 2010». 17 de dezembro de 2009
↑ «Virgin apresentará seu primeiro carro pela Internet». 29 de janeiro de 2010
↑ «World Motorsport Council». Fédération Internationale de l'Automobile. 24 de junho de 2009. Consultado em 17 de setembro de 2009
↑ «Glock to lead new Manor F1 team». BBC Sport. 17 de novembro de 2009. Consultado em 17 de novembro de 2009
↑ «Razia revela: será o piloto de testes da Virgin Manor». 15 de dezembro de 2009
↑ «Soucek pilota Virgin nos testes na pista de Barcelona». 22 de fevereiro de 2010
↑ «Manor vai anunciar a contratação de Lucas di Grassi na próxima terça-feira». Globo Esporte. 10 de dezembro de 2009. Consultado em 10 de dezembro de 2009
↑ MATTAR, Rodrigo. FIA veta mudança: Hispania será HRT F1 Team Sportv
↑ «Álvaro Parente terceiro piloto da Virgin Racing». Impresa-autosport.aeiou.pt. 13 de dezembro de 2009. Consultado em 13 de dezembro de 2009
↑ FIlipe Duarte Santos (3 de fevereiro de 2010). «Álvaro Parente: "Turismo de Portugal não cumpriu acordo"». ionline.pt. Consultado em 3 de fevereiro de 2010 A referência emprega parâmetros obsoletos|acessdate=
(ajuda)
↑ Collins, Sam (5 de agosto de 2009). «Exclusive: Stefan Grand Prix owner speaks out on F1 selection row». racecar-engineering.com. IPC Media. Consultado em 3 de dezembro de 2009
↑ Elizalde, Pablo (29 de janeiro de 2010). «Stefan GP to get Toyota tech support». Autosport.com. Haymarket Publications. Consultado em 29 de janeiro de 2010
↑ Jonathan, Noble (2 de fevereiro de 2010). «Stefan GP sends equipment to Bahrain». Autosport.com. Haymarket Publications. Consultado em 2 de fevereiro de 2010
↑ «Sem pneus disponíveis, Stefan cancela teste que seria feito em Portugal». UOL Esportes. 22 de fevereiro de 2010. Consultado em 23 de fevereiro de 2010
↑ «Press Release - FIA Formula One World Championship». 3 de março de 2010. Consultado em 3 de março de 2010
↑ «Abu Dhabi to host 2010 season finale». 11 de dezembro de 2009
↑ «2010 Calendar». Consultado em 5 de fevereiro de 2010 A referência emprega parâmetros obsoletos|acessdate=
(ajuda)
↑ «Calendário da F1 para 2010 foi alterado». www.autoportal.iol.pt. 21 de outubro de 2009. Consultado em 31 de outubro de 2009
↑ «Ecclestone entra em acordo, e Silverstone segue na F-1 por mais 17 anos». 7 de dezembro de 2009. Consultado em 7 de dezembro de 2009
↑ http://www.formula1.com/races/in_detail/korea_840/circuit_diagram.html
↑ ab «McLaren e Renault anunciam datas de lançamento de seus carros para 2010». 14 de janeiro de 2010. Consultado em 14 de janeiro de 2010
↑ «Ferrari to unveil new car on 28 January». autosport.com. Haymarket Publishing. 13 de janeiro de 2010. Consultado em 13 de janeiro de 2010
↑ «Vodafone McLaren Mercedes car launch». Consultado em 14 de janeiro de 2010
↑ «Sauber to launch car on 31 January». autosport.com. Haymarket Publications. 6 de janeiro de 2010. Consultado em 6 de janeiro de 2010
↑ «Barrichello to test on 1 February in Spain». motorsport.com. GMM. 12 de janeiro de 2010. Consultado em 12 de janeiro de 2010
↑ «STR revela data de lançamento de carro». Consultado em 12 de janeiro de 2010
↑ «Virgin Racing fará lançamento de seu primeiro carro na Fórmula 1 pela internet». Consultado em 29 de janeiro de 2010
↑ «Red Bull anuncia data do lançamento do RB6». 26 de janeiro de 2010. Consultado em 26 de janeiro de 2010
↑ «Force India também vai falhar primeiro teste». Consultado em 15 de janeiro de 2010
↑ «Lotus Racing confirm London Launch». Consultado em 29 de janeiro de 2010
↑ «HRT apresenta, enfim, o carro de Bruno Senna». 4 de março de 2010. Consultado em 4 de março de 2010
↑ estadao.com.br (3 de fevereiro de 2010). «Force India confirma apresentação de carro para terça». estadao.com.br. Consultado em 4 de fevereiro de 2010
↑ English, Steven (27 de janeiro de 2010). «Campos could miss all testing». autosport.com. Haymarket Publications. Consultado em 27 de janeiro de 2010
↑ Collantine, Keith (5 de janeiro de 2010). «2010 F1 testing dates confirmed». F1 Fanatic. Keith Collantine. Consultado em 5 de janeiro de 2010
↑ autosport.aeiou.pt (13 de janeiro de 2010). «Virgin F1 vai testar em Silverstone». Impresa. Consultado em 2 de fevereiro de 2010
↑ autosport.aeiou.pt (2 de fevereiro de 2010). «Stefan GP vai testar em Portimão». Impresa. Consultado em 2 de fevereiro de 2010
↑ Noble, Jonathan (1 de fevereiro de 2010). «Massa ends first test of 2010 on top». autosport.com. Haymarket. Consultado em 2 de fevereiro de 2010
↑ Noble, Jonathan (2 de fevereiro de 2010). «Massa quickest again at Valencia». autosport.com. Haymarket. Consultado em 2 de fevereiro de 2010
↑ «Fernando Alonso mantém Ferrari na frente». 3 de fevereiro de 2010. Consultado em 3 de fevereiro de 2010
↑ «Nico Rosberg termina testes na frente em Jerez». 10 de fevereiro de 2010. Consultado em 10 de fevereiro de 2010
↑ «No fim de testes, Kobayashi, da Sauber, conquista melhor tempo em Jerez». Consultado em 11 de fevereiro de 2010
↑ «Alguersuari surpreende e lidera testes da F-1 em Jerez». Consultado em 12 de fevereiro de 2010
↑ «Hamilton fecha na frente o último teste da F-1 em Jerez» Agência Estado
↑ «F1: Vettel avança à chuva com a Red Bull». Consultado em 17 de fevereiro de 2010
↑ «Testsessie 18 februari 2010». Consultado em 18 de fevereiro de 2010
↑ «Testsessie 19 februari 2010». Consultado em 19 de fevereiro de 2010
↑ «Testsessie 20 februari 2010». Consultado em 20 de fevereiro de 2010
↑ «Testsessie 25 februari 2010». Consultado em 25 de fevereiro de 2010
↑ «Testsessie 26 februari 2010». Consultado em 26 de fevereiro de 2010
↑ «Testsessie 27 februari 2010». Consultado em 27 de fevereiro de 2010
↑ «Testsessie 28 februari 2010». Consultado em 28 de fevereiro de 2010
↑ ab «FIA publica regulamentos da F1, e peso de carros volta a ser secreto». Consultado em 12 de fevereiro de 2010
↑ amigosdavelocidade.uol.com.br. «FIA aprova novo sistema de pontuação». amigosdavelocidade.uol.com.br. Consultado em 4 de fevereiro de 2010
↑ «Potente, novo safety car da F1 vai de 0 a 100 km/h em 3,8». 26 de fevereiro de 2010. Consultado em 1 de março de 2010 A referência emprega parâmetros obsoletos|acessdate=
(ajuda)
GSXxAqeaWJUJXpJzpC2aezg7,zp8Nk2HfCEt,TBblI LUa,I,X,rAiqFq4QH3Po,jgxIPJPcGBozwPSXV9,G,VaQ,qC