Hispania Racing Team

Multi tool use
Nome completo |
Hispania Racing Team |
Sede |
Madrid, Espanha |
Pessoal notável |
Colin Kolles Geoff Willis Luis Pérez-Sala Daniele Audetto Toni Cuquerella |
Pilotos |
8
|
Pilotos de teste |
6
|
Chassis |
3
|
Motor |
Cosworth |
Pneus |
Bridgestone e Pirelli |
Combustível |
BP |
Histórico na Fórmula 1 | |
Estreia |
GP do Bahrein 2010 |
Último GP |
GP do Brasil de 2012 |
Grandes Prêmios |
58 (56 largadas) |
Campeã de construtores |
0 |
Campeã de pilotos |
0 |
Vitórias |
0 |
Pole Position |
0 |
Voltas rápidas |
0 |
Posição no último campeonato (2012) |
12º (0 pontos) |
Hispania Racing Team (formalmente conhecida como HRT F1 Team) foi uma equipe espanhola de Fórmula 1 fundada originalmente pelo ex-piloto Adrián Campos com o nome Campos Grand Prix, para a disputa do campeonato de Fórmula 1 de 2010. Devido a problemas financeiros, foi comprada e rebatizada.
Os carros para 2010 foram construídos pela construtora italiana Dallara, com motores Cosworth.[1]
Índice
1 História
1.1 Hispania Racing
2 Pilotos
3 Resultados
4 Referências
5 Ligações externas
História |

A equipe foi fundada pelo ex-piloto Adrián Campos para competir a temporada de 2010 de Fórmula 1, como uma extensão da Campos Racing, que já compete em outras categorias automobilísticas.
Em 12 de junho de 2009 chegou a ser confirmada pela FIA a participação da equipe na Temporada de Fórmula 1 de 2010, com o nome Campos Grand Prix, utilizando chassis Dallara e motores Cosworth.[2] Em outubro de 2009 a equipe entrou para a FOTA - Formula One Teams Association[3] e confirmou o piloto brasileiro Bruno Senna como sendo piloto da equipe.
Hispania Racing |
Em fevereiro de 2010, devido a problemas financeiros, a equipe foi vendida ao empresário espanhol José Ramón Carabante, acionista da empresa Meta Image, que já era detentora de parte da equipe.[4][5] Em 3 de março foi anunciada oficialmente a mudança de nome da equipe para Hispania Racing Team.[6] A FIA, entretanto, vetou a mudança e a equipe foi inscrita no campeonato apenas como HRT F1 Team.[7] No dia seguinte o carro da equipe foi apresentado em Múrcia, na Espanha.[8]
Em 26 de maio de 2010 a equipe anunciou o encerramento das relações com a Dallara, responsável pela construção dos chassis para a temporada 2010.[9]
Em Julho de 2011, a equipe teve a sua maior parte comprada pelo grupo de investimentos Thesan Capital.[10]
Em novembro foi anunciada a contratação de Pedro de la Rosa como piloto titular da equipe para as temporadas de 2012 e 2013.[11] Em Dezembro a equipe anunciou o ex-piloto Luis Pérez-Sala como novo chefe de equipe no lugar de Colin Kolles.[12]

Pedro de la Rosa pilotando o F112 durante os treinos livres do Grande Prêmio da Malásia de 2012.
Em fevereiro de 2012 a equipe mudou a sua sede de Murcia, para Madrid.[13]
Em novembro o grupo de investimentos Thesan Capital colocou a equipe a venda, por causa dos péssimos resultados que a equipe obtinha na Fórmula 1.[14][15] No dia 3 de dezembro, no entanto, a FIA anúnciou as inscrições para a temporada de 2013, sem a presença da escuderia, indicando o fim da sua atividade na categoria.[16]
Pilotos |
Ano |
Nome |
Carro |
Pneus |
Motor |
Pilotos |
Pilotos de teste |
Classificação |
---|---|---|---|---|---|---|---|
2012 |
HRT F1 Team |
F112 |
P |
Cosworth |
![]() ![]() |
![]() ![]() |
12º (0 pts) |
2011 |
HRT F1 Team |
F111 |
P |
Cosworth |
![]() ![]() ![]() |
![]() ![]() |
11º (0 pts) |
2010 |
HRT F1 Team |
F110 |
B |
Cosworth |
![]() ![]() ![]() ![]() |
![]() ![]() |
11º (0 pts) |
Resultados |
(Legenda) (resultados em negrito indica pole position)
Ano |
Chassis/Motor/ Pneus |
Pilotos |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
Pontos |
CMC |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2010 |
F110 Cosworth CA2010 V8 B |
BHR |
AUS |
MAL |
CHN |
ESP |
MON |
TUR |
CAN |
EUR |
GBR |
GER |
HUN |
BEL |
ITA |
CIN |
JPN |
KOR |
BRA |
ABD |
0 |
11º |
||
![]() |
Ret |
14 |
15 |
17 |
Ret |
14 |
20 |
18 |
18 |
19 |
||||||||||||||
![]() |
Ret |
Ret |
16 |
16 |
Ret |
Ret |
Ret |
Ret |
20 |
19 |
17 |
Ret |
Ret |
Ret |
15 |
14 |
21 |
19 |
||||||
![]() |
20 |
Ret |
19 |
20 |
19 |
16 |
15 |
|||||||||||||||||
![]() |
Ret |
22 |
20 |
|||||||||||||||||||||
2011 |
F111 Cosworth CA2011k V8 P |
AUS ![]() |
MAL ![]() |
CHN ![]() |
TUR ![]() |
ESP ![]() |
MON ![]() |
CAN ![]() |
EUR ![]() |
GBR ![]() |
ALE ![]() |
HUN ![]() |
BEL ![]() |
ITA ![]() |
SIN ![]() |
JPN ![]() |
KOR ![]() |
IND ![]() |
ABD ![]() |
BRA ![]() |
0 |
11º |
||
![]() |
DNQ |
Ret |
23 |
21 |
21 |
17 |
17 |
24 |
17 |
|||||||||||||||
![]() |
19 |
19 |
18 |
Ret |
NC |
19 |
22 |
19 |
18 |
Ret |
20 |
|||||||||||||
![]() |
DNQ |
Ret |
22 |
22 |
Ret |
16 |
13 |
23 |
18 |
Ret |
20 |
19 |
Ret |
20 |
23 |
21 |
20 |
Ret |
||||||
2012 |
F112 Cosworth CA2012 V8 P |
AUS ![]() |
MAL ![]() |
CHN ![]() |
BHR ![]() |
ESP ![]() |
MON ![]() |
CAN ![]() |
EUR ![]() |
GBR ![]() |
ALE ![]() |
HUN ![]() |
BEL ![]() |
ITA ![]() |
CIN ![]() |
JAP ![]() |
COR ![]() |
IND ![]() |
EAU ![]() |
EUA ![]() |
BRA ![]() |
0 |
12º |
|
![]() |
DNQ |
22 |
22 |
21 |
Ret |
15 |
Ret |
18 |
21 |
23 |
Ret |
Ret |
19 |
Ret |
Ret |
20 |
21 |
Ret |
22 |
18 |
||||
![]() |
DNQ |
21 |
21 |
20 |
19 |
Ret |
Ret |
17 |
20 |
21 |
22 |
18 |
18 |
17 |
18 |
Ret |
Ret |
17 |
21 |
17 |
Referências
↑ Noble, Jonathan (12 de junho de 2009). «Fifteen teams lodged F1 entries». autosport.com (em inglês). Haymarket
↑ 2010 FIA Formula One World Championship Entry List
↑ Novata Campos entra na associação das equipes
↑ Campos é vendida para empresário espanhol ESPBR
↑ ZANGIACOMO, Felipe. José Ramón Carabante compra a Campos Revista Racing
↑ Equipe Campos da F1 vai se chamar Hispania UOL Esporte
↑ MATTAR, Rodrigo. FIA veta mudança: Hispania será HRT F1 Team Sportv
↑ HRT apresenta carro de Bruno Senna e Karun Chandhok para a temporada 2010 Globoesporte.com
↑ Hispania corta relações com a Dallara e desenvolverá o próprio chassi UOL Esporte
↑ «Thesan Capital compra la escudería Hispania» (em espanhol). El País. 4 de julho de 2012
↑ «De la Rosa vai pilotar pela Hispania em 2012». Tazio
↑ ELIZALDE, Pablo. «Hispania nomeia ex-piloto Pérez-Sala como chefe de equipe». Tazio Autosport
↑ ELIZALDE, Pablo. «HRT confirma mudança de sede para Madrid». Tazio Autosport
↑ «Proprietários da Hispania anunciam que equipe está à venda». Portal Terra. 12 de novembro de 2012
↑ «Venda da Hispania está sendo negociada». EXAME. Abril. 12 de novembro de 2012
↑ «FIA confirma saída da HRT da Fórmula 1». GAZ. 3 de dezembro de 2012
Ligações externas |
Sítio oficial (em inglês)
RnG8sT0V5XFK1pEvHHbURcYagIDRfIJCL,Vu5aUsl2uvs,ruURfu8jr g3Ky I vo sTkZC1Ut779swIyrWWPnQ v Rwy,n,8