British American Racing

Multi tool use
Nome completo |
British American Racing |
Sede |
Brackley, Northamptonshire, Reino Unido |
Fundador(es) |
Craig Pollock |
Chefe de equipe |
Adrian Reynard David Richards Nick Fry |
Nome anterior |
Tyrrell Racing |
Nome posterior |
Honda Racing F1 Team |
Pilotos |
7
|
Pilotos de teste |
6
|
Chassis |
7
|
Motor |
Supertec e Honda |
Pneus |
Bridgestone e Michelin |
Combustível |
Elf e ENEOS |
Histórico na Fórmula 1 | |
Estreia |
GP da Austrália de 1999 |
Último GP |
GP da China de 2005 |
Grandes Prêmios |
118 |
Campeã de construtores |
0 (2º em 2004) |
Campeã de pilotos |
0 (3º em 2004 com Button) |
Vitórias |
0 |
Pole Position |
2 |
Voltas rápidas |
0 |
Pontos |
227 |
Posição no último campeonato (2005) |
6º (38 pontos) |
A British American Racing (BAR) foi uma equipe de automobilismo que competiu no campeonato da Fórmula 1. É uma equipe pertencente a British American Tobacco (BAT), uma das maiores indústrias de tabaco do mundo. A equipe estreou em 1999, com os pilotos Jacques Villeneuve e Ricardo Zonta, canadense e brasileiro, respectivamente, e equipada com os motores Supertec, subsidiaria da Renault. A equipe já chegou causando polêmica, pois queria correr com os dois carros com cores e patrocinadores diferentes. A equipe teve que mudar a pintura. No seu ano de estreia a equipe terminou em último lugar no campeonato de construtores, além dos pilotos sofrerem vários acidentes graves e num destes acidentes Zonta ficou impedido de correr algumas provas e em seu lugar foi chamado Mika Salo, piloto finlandês.
Índice
1 História
1.1 Parceria com a Honda
1.2 Compra da equipe pela Honda
2 Pilotos
3 Resultados Completos da British American Racing
4 Estatística da equipe
5 Pilotos famosos
6 Referências
7 Ligações externas
História |
A British American Tobacco já esteva envolvida com a Fórmula 1 há muitos anos, com várias de suas marcas patrocinando diferentes equipes.
Em 1997, Craig Pollock convenceu a companhia da conveniência de adquirir uma equipe de Fórmula 1. A escolhida foi a Tyrrell pela qual Pollock e a BAT desembolsaram cerca de 47 milhões de dólares.[1] Com Pollock, Adrian Reynard e Rick Gorne sendo os parceiros minoritários. O acordo foi anunciado em 2 de dezembro de 1997.[2] A equipe ainda era oficialmente conhecida como Tyrrell em 1998, antes de se tornar BAR no ano seguinte.
Parceria com a Honda |

Jenson Button nos treinos do GP dos EUA de 2005.
Em 2000 a equipe fez acordo com a Honda para o fornecimento dos motores. A equipe superou as dificuldades do ano de estreia e marcou vinte pontos na temporada, terminando o campeonato na quinta posição. Em 2001, a equipe contratou o piloto Olivier Panis para o lugar de Zonta. A equipe não evoluiu muito em relação ao ano anterior, apesar de conquistar dois pódios com Villeneuve, marcou dezessete pontos. Em 2002 a equipe realizou outra temporada apagada, marcando somente sete pontos. Teve o afastamento de Craig Pollock do comando da equipe, empresario de Villeneuve que diziam não entender nada de Fórmula 1 e sim de Esqui e no seu lugar foi contratado David Richards, com experiência em competições de Rali. Mas a boa noticia ocorreu no final do ano com a compra de 40% da equipe pela Honda.
Em 2003, a primeira como parceira da Honda, a equipe contratou Jenson Button para o lugar de Panis, que se transferiu para a Toyota. A BAR teve uma temporada razoável, marcou 26 pontos e terminou em quinto lugar no campeonato de construtores. E dias antes da última corrida do ano a equipe afastou Villeneuve e colocou no seu lugar Takuma Sato, piloto de teste da equipe e protegido da Honda. Um dos motivos desse afastamento seria o desentendimento do próprio Villeneuve com Richards, que no final do ano acabou sendo demitido da equipe.
Em 2004, a equipe foi a grande surpresa da temporada, terminando o ano como vice-campeã entre as equipes com 119 pontos, obteve a primeira pole position no GP de San Marino, com Button, e 11 pódios (10 com Button, um com Sato).
Em 2005, a BAR enfrentou no começo da temporada problemas com carro e motor, além de ser suspensa por algumas corridas com irregularidade no tanque de combustível, mas obteve uma evolução no final da temporada. A equipe somou 38 pontos e terminou na 6ª posição. Durante o ano a equipe anunciou a contratação do ex-piloto brasileiro Gil de Ferran para o cargo de Diretor Esportivo, e em agosto, a contratação do brasileiro Rubens Barrichello, até então piloto da Ferrari para correr as temporadas de 2006 e 2007.
Compra da equipe pela Honda |

Em outubro de 2005, a Honda anunciou a compra total da equipe.[3][4] A BAR passou a se chamar Honda em 2006 e no ano de estreia contou com Jenson Button e Rubens Barrichello.
Pilotos |
Ano |
Nome |
Carro |
Pneus |
Motor |
Óleo |
Número do Carro |
Pilotos |
Pilotos de Teste |
Classificação de Construtores |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2005 |
Lucky Strike BAR Honda |
BAR 007 |
M |
Honda RA005E V10 |
Elf/Nisseki |
3 |
![]() |
![]() ![]() |
6º lugar 38 pontos |
4 |
![]() |
||||||||
![]() | |||||||||
2004 |
Lucky Strike BAR Honda |
BAR 006 |
M |
Honda RA004E V10 |
Elf/Nisseki |
9 |
![]() |
![]() |
2º lugar 119 pontos |
10 |
![]() |
||||||||
2003 |
Lucky Strike BAR Honda |
BAR 005 |
B |
Honda RA003E V10 |
Elf/Nisseki |
16 |
![]() |
![]() ![]() |
5º lugar 26 pontos |
![]() | |||||||||
17 |
![]() |
||||||||
2002 |
Lucky Strike BAR Honda |
BAR 004 |
B |
Honda RA002E V10 |
Elf/Nisseki |
11 |
![]() |
![]() ![]() ![]() ![]() |
8º lugar 7 pontos |
12 |
![]() |
||||||||
2001 |
Lucky Strike BAR Honda |
BAR 003 |
B |
Honda RA001E V10 |
Nisseki |
9 |
![]() |
![]() ![]() ![]() ![]() |
6º lugar 17 pontos |
10 |
![]() |
||||||||
2000 |
Lucky Strike Reynard BAR Honda |
BAR 002 |
B |
Honda RA000E V10 |
Nisseki |
22 |
![]() |
![]() |
5º lugar 20 pontos |
23 |
![]() |
||||||||
1999 |
British American Racing |
BAR PR01 |
B |
Supertec FB01 V10 |
Elf |
22 |
![]() |
![]() |
NC (11º lugar) 0 ponto |
23 |
![]() |
||||||||
![]() |
Resultados Completos da British American Racing |
(legenda) (em negrito indica pole position)
Ano |
Chassis |
Motor |
Pneus |
Nº |
Pilotos |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
Pontos |
Posição |
|
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
AUS |
MAL |
BHR |
SMR |
ESP |
MON |
EUR |
CAN |
USA |
FRA |
GBR |
GER |
HUN |
TUR |
ITA |
BEL |
BRA |
JPN |
CHN |
|||||||||
2005 |
007 |
Honda RA005E V10 |
M |
3 |
![]() |
11 |
Ret |
Ret |
DNQ |
10 |
Ret |
DNS |
4 |
5 |
3 |
5 |
5 |
8 |
3 |
7 |
5 |
8 |
38 |
6º |
|||
4 |
![]() |
14 |
Ret |
DSQ |
12 |
Ret |
DNS |
11 |
16 |
12 |
8 |
9 |
16 |
Ret |
10 |
DSQ |
Ret |
||||||||||
![]() |
Ret |
||||||||||||||||||||||||||
AUS |
MAL |
BHR |
SMR |
SPA |
MON |
EUR |
CAN |
USA |
FRA |
GBR |
GER |
HUN |
BEL |
ITA |
CHN |
JPN |
BRA |
||||||||||
2004 |
005 |
Honda RA004E V10 |
M |
9 |
![]() |
6 |
3 |
3 |
2 |
8 |
2 |
3 |
3 |
Ret |
5 |
4 |
2 |
5 |
Ret |
3 |
2 |
3 |
Ret |
119 |
2º |
||
10 |
![]() |
9 |
15 |
5 |
16 |
5 |
Ret |
Ret |
Ret |
3 |
Ret |
11 |
8 |
6 |
Ret |
4 |
6 |
4 |
6 |
||||||||
AUS |
MAL |
BRA |
SMR |
ESP |
AUT |
MON |
CAN |
EUR |
FRA |
GBR |
GER |
HUN |
ITA |
USA |
JAP |
||||||||||||
2003 |
005 |
Honda RA003E V10 |
B |
16 |
![]() |
9 |
DNS |
6 |
Ret |
Ret |
12 |
Ret |
Ret |
Ret |
9 |
10 |
9 |
Ret |
6 |
Ret |
26 |
5º |
|||||
![]() |
6 |
||||||||||||||||||||||||||
17 |
![]() |
10 |
7 |
Ret |
8 |
9 |
4 |
DNS |
Ret |
7 |
Ret |
8 |
8 |
10 |
Ret |
Ret |
4 |
||||||||||
AUS |
MAL |
BRA |
SMR |
ESP |
AUT |
MON |
CAN |
EUR |
GBR |
FRA |
GER |
HUN |
BEL |
ITA |
USA |
JPN |
|||||||||||
2002 |
004 |
Honda RA002E V10 |
B |
11 |
![]() |
Ret |
8 |
10 |
7 |
7 |
10 |
Ret |
Ret |
12 |
4 |
Ret |
Ret |
Ret |
8 |
9 |
6 |
Ret |
7 |
8º |
|||
12 |
![]() |
Ret |
Ret |
Ret |
Ret |
Ret |
Ret |
Ret |
8 |
9 |
5 |
Ret |
Ret |
12 |
12 |
6 |
12 |
Ret |
|||||||||
AUS |
MAL |
BRA |
SMR |
SPA |
AUT |
MON |
CAN |
EUR |
FRA |
GBR |
GER |
HUN |
BEL |
ITA |
USA |
JPN |
|||||||||||
2001 |
003 |
Honda RA001E V10 |
B |
9 |
![]() |
7 |
Ret |
4 |
8 |
7 |
5 |
Ret |
Ret |
Ret |
9 |
Ret |
7 |
Ret |
11 |
9 |
11 |
13 |
17 |
6º |
|||
10 |
![]() |
Ret |
Ret |
7 |
Ret |
3 |
8 |
4 |
Ret |
9 |
Ret |
8 |
3 |
9 |
8 |
6 |
Ret |
10 |
|||||||||
AUS |
BRA |
SMR |
GBR |
SPA |
EUR |
MON |
CAN |
FRA |
AUT |
GER |
HUN |
BEL |
ITA |
USA |
JPN |
MYS |
|||||||||||
2000 |
002 |
Honda RA000E V10 |
B |
22 |
![]() |
4 |
Ret |
5 |
16 |
Ret |
Ret |
7 |
15 |
4 |
4 |
8 |
12 |
7 |
Ret |
4 |
6 |
5 |
20 |
5º |
|||
23 |
![]() |
6 |
9 |
12 |
Ret |
8 |
Ret |
Ret |
8 |
Ret |
Ret |
Ret |
14 |
12 |
6 |
6 |
9 |
Ret |
|||||||||
AUS |
BRA |
SMR |
MON |
ESP |
CAN |
FRA |
GBR |
AUT |
GER |
HUN |
BEL |
ITA |
EUR |
MAL |
JPN |
||||||||||||
1999 |
PR01 |
Supertec FB01 V10 |
B |
22 |
![]() |
Ret |
Ret |
Ret |
Ret |
Ret |
Ret |
Ret |
Ret |
Ret |
Ret |
Ret |
15 |
8 |
10 |
Ret |
9 |
0 |
NC (11º) |
||||
23 |
![]() |
Ret |
DNQ |
Ret |
9 |
Ret |
15 |
Ret |
13 |
Ret |
Ret |
8 |
Ret |
12 |
|||||||||||||
![]() |
7 |
Ret |
8 |
Estatística da equipe |
- GPs disputados: 118
- Vitórias: 0
- Poles: 2
- Pontos: 227
- Pódios: 14
- Títulos: 0
Pilotos famosos |
Jacques Villeneuve 1999-2003
Jenson Button 2003-2005
Takuma Sato 2003-2005
Mika Salo 1999
Ricardo Zonta 1999-2000
Olivier Panis 2001-2002
Anthony Davidson 2004-2005
Referências
↑ Eason, Kevin (27 de outubro de 1998). «Tyrrell prepare to embark on final lap». The Times. Times Newspapers|acessodata=
requer|url=
(ajuda)
↑ Henry, Alan (3 de dezembro de 1997). «Tyrrell sold off to new team». The Guardian. Guardian Newspapers. p. 27|acessodata=
requer|url=
(ajuda)
↑ «Honda adquire totalidade da equipa de Fórmula 1 Bar Honda». Jornal de Negócios. 4 de outubro de 2005. Consultado em 21 de abril de 2018
↑ «Honda compra la totalidad de BAR Honda F1» (em espanhol). Motorpasion.com. 4 de outubro de 2005. Consultado em 21 de abril de 2018
Ligações externas |
- BAR F1
- Fórmula 1
- FIA
- Estatistica F1
hGXbOnhywOovhE5Zmr 800 hqG