Temporada de Fórmula 1 de 2006



























A Temporada de Fórmula 1 de 2006 foi a 57° realizada pela FIA. Teve como campeão o espanhol Fernando Alonso, da Renault, sendo vice-campeão o alemão Michael Schumacher, da Ferrari. Foi a primeira temporada a legalizar somente a utilização de motores V8, limitados a 19000 rpm, abolindo qualquer outra configuração, com exceção da equipe Toro Rosso, que devido a questões financeiras para o projeto de um novo motor V8 e um consenso com todas as equipes, adotou a utilização da configuração V10,[1] limitada a 17000 rpm por toda a temporada, não sendo permitida pela FIA a mais nenhuma equipe utilizar. Nesta temporada o recordista Michael Schumacher se aposentou como piloto, vindo a retornar quatro anos depois à categoria, pela equipe Mercedes GP, para a temporada de 2010.A temporada marcou ainda a despedida da fornecedora de pneus Michelin da categoria.


A temporada foi marcada pela grande disputa entre Fernando Alonso, campeão em 2005, e Michael Schumacher, maior campeão de todos. A Ferrari, após um ano decepcionante em 2005, deu a volta por cima, fez um carro competitivo, também tendo uma ajuda do regulamento, que voltou a permitir trocas de pneus. A equipe italiana teve muitas dificuldades por conta disso. Na primeira etapa da temporada, no Bahrein, Schumacher marcou sua pole de número 65, se igualando a Ayrton Senna, que era o recordista. Porém, na corrida, Alonso levou a melhor na estratégia, deixando o alemão em segundo. Vale destacar a grande atuação de Kimi Raikkonen, que saiu em último e chegou em terceiro. Tudo parecia indicar que a disputa seria entre os 3. Porém, a McLaren não conseguiria acompanhar o ritmo das duas rivais. A etapa seguinte foi na Malásia e a vitória acabou com Giancarlo Fisichella, que venceu de ponta a ponta e dessa vez não foi ofuscado por Alonso. A Ferrari teve problemas nos treinos e Schumacher teve que fazer uma corrida de recuperação, chegando em sexto, atrás do companheiro Felipe Massa. Na etapa seguinte, na Austrália, Alonso voltou a vencer e como é tradição, a corrida em Melbourne foi bastante confusa, com vários acidentes. Dois deles proporcionaram o abandono de ambos os pilotos da Ferrari. Com isso, Alonso ficava tranquilo na liderança.


A Ferrari se recuperou correndo em casa, no GP de San Marino. Schumacher fez sua pole 66 e quebrou mais um recorde (que recentemente foi superado por Lewis Hamilton) e venceu a corrida, só não ocupando a liderança quando parou nos boxes. Alonso bem que tentou e perseguiu muito o alemão nas últimas voltas, mas Schumacher se defendeu muito bem e o circuito travado de Ímola, onde ultrapassagens ficaram quase impossíveis depois das reformas, também ajudou. A etapa seguinte foi o GP da Europa, e novamente Schumacher fez a alegria de sua torcida, dessa vez correndo em seu país, no circuito de Nurburgring. Alonso fez a pole, mas o alemão se fez valer de sua boa e velha estratégia nos boxes, vencendo a corrida. Vale destacar o primeiro pódio do brasileiro Felipe Massa, que foi terceiro, segurando a pressão de Raikkonen no fim. Nesse momento, Alonso tinha 44 pontos e Schumacher 31. A Renault 62 e a Ferrari 46.


A corrida seguinte foi o GP da Espanha e Alonso, depois de bater na trave em 2005, finalmente comemorou uma vitória diante de sua torcida, numa corrida bastante monótona, voltando a abrir vantagem para Schumacher, segundo colocado. A etapa seguinte foi em Mônaco e nos treinos teve uma polêmica com Schumacher: o alemão tinha a pole, mas bateu o carro na Rascasse, impossibilitando os demais de bater seu tempo. Como resultado, foi punido e largou em último. Alonso largou na pole e venceu a corrida, seguido de Montoya e Coulthard, que conquistava o primeiro pódio da RBR. Schumacher fez uma boa corrida de recuperação, chegando em quinto, pressionando seu ex companheiro Rubens Barrichello no fim. As duas etapas seguintes não tiveram muitas emoções e Alonso venceu com facilidade na Grã Bretanha e no Canadá, com o alemão em segundo nas duas corridas. Alonso chegava a 84 pontos e Schumacher a 59, dando a impressão de que conquistaria o bicampeonato facilmente.


Porém, no GP dos EUA, começaria a reação do alemão, que fez a pole em Indianápolis. A corrida foi bastante confusa, com um acidente envolvendo 7 carros na largada, causado por Montoya, que tirou também seu companheiro Kimi Raikkonen da corrida. O acidente causou a demissão do colombiano. Lá na frente, um passeio da Ferrari, com vitória de Schumacher e Felipe Massa completando a dobradinha. Alonso chegou apenas em quinto, chegando a 88 pontos, contra 69 do alemão. A Renault tinha 131 pontos e a Ferrari 105. A corrida seguinte foi na França e Schumacher manteve sua reação, vencendo pela oitava vez em Magny Cours, um recorde absoluto. Felipe Massa, dessa vez, não conseguiu tirar pontos de Alonso, que chegou em segundo, entre os carros da Ferrari. Ainda tinha uma boa vantagem, de 96 a 79, mas a Ferrari se aproximou muito da Renault, com 121 pontos, enquanto os azuis tinham 142. No GP da Alemanha, a pole ficou com o finlandês Kimi Raikkonen, mas ele foi superado facilmente pela dupla da Ferrari nos boxes. Schumacher venceu diante da torcida e Felipe completou a dobradinha, colado no alemão. A Renault teve um péssimo rendimento, com Alonso em quinto e Fisichella em sexto. A partir desse momento, pela primeira vez no ano, de acordo com ele mesmo, Alonso estava preocupado. Tinha 100 pontos e Schumacher 89. A Renault tinha 149, 10 a mais que a Ferrari.


Porém, o GP da Hungria acabou sendo atípico, pois pela primeira vez na história chovia no dia da corrida em Hungaroring. Além disso, os protagonistas largavam atrás e acabaram errando: Alonso arrancou na hora errada no pit stop e perdeu a roda. Tudo indicava que Schumacher iria se dar dar bem, pois estava em segundo, mas errou, teve sua suspensão quebrada e se arrastou no fim, ficando em oitavo. Lá na frente, Jenson Button surpreendeu, largou em décimo quarto e venceu sua primeira em 113 corridas. Com os erros dos protagonistas, a corrida acabou quase não alterando a situação no campeonato. No GP da Turquia, Felipe Massa marcou a sua primeira pole, com Schumacher em segundo e Alonso em terceiro. O planejamento da Ferrari era que o alemão passasse Felipe no primeiro pit stop, mas o italiano Vitantonio Liuzzi rodou e ficou atravessado na pista, provocando um carro de segurança, fazendo com que todos os pilotos parassem na mesma volta. Schumacher teve de esperar o pit stop do companheiro até ser atendido e quem agradeceu foi Alonso, que voltou na frente do alemão. Felipe Massa conquistou sua primeira vitória e Schummy foi pra cima do alemão com todas as forças, chegando a ultrapassar e escapar. Não era o dia do alemão. Apesar do resultado ruim para o campeonato (Alonso tinha 108 pontos e Schumacher 96), a primeira vitória do brasileiro foi muito festejada e o resultado foi muito bom para o campeonato de construtores, pois a equipe italiana tinha 158 pontos, dois a menos que a rival.


A etapa seguinte foi o GP de Itália e a torcida ferrarista, como sempre, lotou o autódromo de Monza, ainda mais pelo fato de que o futuro de Schumacher seria definido ali. No Sábado, Kimi Raikkonen fez a pole, mas Schumacher não teve problemas para superá-lo e vencer a corrida, com o finlandês em segundo e um surpreendente Robert Kubica, que disputava sua terceira corrida, completando o pódio. Fernando Alonso estava em terceiro quando seu motor quebrou, ficando estagnado nos 108 pontos, enquanto Schumacher encostava de vez, com 106. Para completar o delírio dos italianos, a Ferrari tomou a dianteira nos construtores, com 168 a 165. Na coletiva após a cerimônia do pódio, o alemão anunciou o que todos já esperavam: que iria se aposentar no final daquele ano. A etapa seguinte, na China, parecia ser favorável á Renault. que colocou seus dois carros na primeira fila, com Alonso na pole. Schumacher era apenas o sexto. Mas o alemão tirou um coelho da cartola, deu um show de ultrapassagens e venceu a corrida, seguido de Alonso e Fisichella. Os dois estavam empatados em 116 pontos, com vantagem do alemão pelo número de vitórias (7 a 6). Por ter colocado seus dois pilotos no pódio, aliado ao abandono de Massa, a Renault retomou a ponta nos construtores, com 179 a 178. No Gp do Japão, a Ferrari dominou o treino em Suzuka, com Felipe Massa marcando a pole. A equipe fez a "mágica" para Schummy assumir a liderança. O alemão caminhava para uma tranquila vitória, mas o motor Ferrari deixou ele na mão, o que não acontecia havia 6 anos. O Caminho ficou livre para a vitória de Fernando Alonso, que abriu 10 pontos de vantagem, praticamente ganhando o título. A Renault chegou a 195 pontos, contra 186 da Ferrari.


A equipe Ferrari estava totalmente desolada em Suzuka, mas chegou em Interlagos, na etapa final, com Schumacher querendo uma despedida digna e Felipe Massa querendo vencer em casa. O título de pilotos era praticamente impossível, pois Schumacher precisava da vitória, torcendo para que Alonso não pontuasse. Para piorar, o alemão teve problemas no treino, largando em décimo, já descartando suas chances de título. Felipe marcou a pole. Na corrida, Felipe Massa não deu chances para ninguém, só deixando de ocupar a liderança em duas voltas. Chegou 18 segundos na frente de Fernando Alonso, que foi o segundo e comemorou o bi no pódio. Ele quebrava o recorde do próprio Schumacher: era o bicampeão mais jovem da história, feito que seria superado por Sebastian Vettel em 2011. Schumacher deu um show na despedida. Ovacionado pela torcida no fim de semana inteiro, recebeu um troféu de Pelé antes da corrida. Nas primeiras voltas, ultrapassou Nick Heidfeldt, Robert Kubica, o irmão Ralf, Rubinho e Fisichella. Porém, esse último tocou levemente seu pneu com a asa dianteira, fazendo Schumacher ter que parar e cair para último. Mas o alemão deu um show: fez voltas rápidas em sequência, inclusive a melhor da prova, deu novo show de ultrapassagens, a mais emblemática no final, sobre Kimi Raikkonen, e chegou em quarto. No fim das contas, um final feliz para os 3 protagonistas: Fernando Alonso bicampeão, Felipe Massa conquistando a primeira vitória brasileira em casa desde Ayrton Senna em 1993 e Michael Schumacher encerrando sua brilhante carreira com uma grande corrida. Depois o alemão ainda voltaria, pilotando a Mercedes entre 2010 e 2012, mas sem grandes resultados.


Para os brasileiros, uma grande temporada para Felipe Massa e uma frustrante para Rubinho. Massa cresceu na equipe Ferrari ao longo do ano, venceu duas corridas, fez 3 poles e deu uma alegria ao torcedor brasileiro. Foi terceiro no mundial, com 80 pontos. Já Rubens Barrichello, após 6 temporadas na Ferrari, estreava pela Honda, mas não foi ao pódio, teve dificuldades para se adaptar e viu Jenson Button dar a primeira vitória á equipe na Hungria. Marcou 30 pontos, ficando numa discreta sétima colocação.




Índice






  • 1 Pré-temporada


  • 2 Pilotos e construtores


  • 3 Trocas de pilotos


  • 4 Trocas de equipes


  • 5 Calendário


  • 6 Resultados


    • 6.1 Grandes Prêmios


    • 6.2 Campeonato de Pilotos


    • 6.3 Construtores




  • 7 Referências





Pré-temporada |


O Calendário foi inicialmente anunciado como o mesmo que em 2005, com o GP da Bélgica, marcado para o dia 17 de setembro. No entanto, em 8 de fevereiro, a FIA anunciou que a RACB estava retirando Spa Francorchamps do Calendário de 2006 da Fórmula 1 devido à falta de tempo para concluir as melhorias para a pista. A tradicional corrida recebeu forte apoio dos pilotos e do presidente da FIA Max Mosley e teve a sua volta em 2007.


2006 foi a última temporada com dois fabricantes de Pneus (Bridgestone e Michelin). Em Dezembro de 2005, a FIA anunciou que a partir da Temporada de 2008, haveria apenas um fornecedor de pneus. Cinco dias depois, a Michelin anunciou que iria parar de fornecer pneus para a Fórmula 1 no fim da temporada de 2006, pois não queria estar na Fórmula 1 como única fonecedora de pneus.


No fim de 2005, três equipes foram compradas: Minardi, Sauber Petronas e Jordan. A Minardi foi comprada pela Red Bull, tornando-se Toro Rosso, Red Bull em italiano. A equipe Sauber foi vendida para o grupo BMW. A Jordan, que havia sido comprada pelo Grupo Midland em 2004, mudou seu nome para MF1 Racing após um ano de transição em 2005.


Em 2006, houve também a introdução de uma nova equipe Japonesa: A Super Aguri Honda, fundada pelo ex-piloto de Fórmula 1 Aguri Suzuki, que entrou de última hora. A Super Aguri Honda notificou à FIA em 1 de Novembro de 2005 (antes do prazo de 15 de novembro) sua intenção de entrar como equipe em 2006, mas a lista inicial de entrada da FIA declarou que não havia aprovado a entrada da mesma. No entanto, a equipe recebeu a permissão das dez equipes existentes para competir e pagou aos EUA US$ 48 milhões (48 milhões de dólares) exigidos como depósito. A equipe foi confirmada pela FIA em 26 de janeiro de 2006.






Pilotos e construtores |


Os três primeiros colocados da temporada de 2006:
























Campeão

Vice-campeão

3º Lugar

Fernando Alonso 2006 Malaysia notobaccoad.jpg

Michael Schumacher-I'm the man (cropped).jpg

Felipe Massa 2008 Algarve.jpg

Espanha Fernando Alonso

Alemanha Michael Schumacher

Brasil Felipe Massa

França Renault

Itália Ferrari

Itália Ferrari





























































































































































































































Equipe
Construtor
Chassis
Motor
Pneu


Piloto
Corridas
Disputadas



Piloto Reserva

França Mild Seven Renault F1 Team

Renault

R26

Renault RS26 2.4 V8

M
1

Espanha Fernando Alonso
Todas
-

França Jonathan Cochet
Finlândia Heikki Kovalainen
Argentina José María López
Brasil Nelson Piquet Jr.
2

Itália Giancarlo Fisichella
Todas

Reino Unido Team McLaren Mercedes

McLaren

MP4-21

Mercedes FO 108S 2.4 V8

M
3

Finlândia Kimi Räikkönen
Todas
-

Espanha Pedro de la Rosa
Reino Unido Gary Paffett
Reino Unido Lewis Hamilton
4

Colômbia Juan Pablo Montoya

1-10

Espanha Pedro de la Rosa

11-18

Itália Scuderia Ferrari Marlboro

Ferrari

248 F1

Ferrari 056 2.4 V8

B
5

Alemanha Michael Schumacher
Todas
-

Itália Luca Badoer
Espanha Marc Gené
6

Brasil Felipe Massa
Todas

Japão Panasonic Toyota Racing

Toyota

TF106

Toyota RVX-06 2.4 V8

B
7

Alemanha Ralf Schumacher
Todas
-

França Olivier Panis
Espanha Andy Soucek
Brasil Ricardo Zonta
8

Itália Jarno Trulli
Todas

Reino Unido Williams F1 Team

Williams

FW28

Cosworth CA2006 2.4 V8

B
9

Austrália Mark Webber
Todas
35

Áustria Alexander Wurz
Índia Narain Karthikeyan
10

Alemanha Nico Rosberg
Todas

Japão Lucky Strike Honda Racing F1 Team

Honda

RA106

Honda RA806E 2.4 V8

M
11

Brasil Rubens Barrichello
Todas
36

Reino Unido Anthony Davidson
Reino Unido James Rossiter
Estados Unidos Marco Andretti
12

Reino Unido Jenson Button
Todas

Áustria Red Bull Racing

Red Bull

RB2

Ferrari 056 2.4 V8

M
14

Reino Unido David Coulthard
Todas
37

Países Baixos Robert Doornbos
Alemanha Michael Ammermüller
Itália Davide Valsecchi
15

Áustria Christian Klien

1-15

Países Baixos Robert Doornbos

16-18

Alemanha BMW Sauber F1 Team

BMW

F1.06

BMW P86 2.4 V8

M
16

Alemanha Nick Heidfeld
Todas
38

Polónia Robert Kubica
Alemanha Sebastian Vettel
17

Canadá Jacques Villeneuve

1-12

Polónia Robert Kubica

13-18

Rússia Midland F1 Racing
Países Baixos Spyker MF1 Racing

Midland
Spyker

M16

Toyota RVX-06 2.4 V8

B
18

Portugal Tiago Monteiro
Todas
39

Alemanha Markus Winkelhock
Suíça Giorgio Mondini
Alemanha Adrian Sutil
França Alexandre Prémat
Venezuela Ernesto Viso
19

Países Baixos Christijan Albers
Todas

Itália Scuderia Toro Rosso

Toro Rosso

STR01

Cosworth TJ2006 3.0 V101[1]

M
20

Itália Vitantonio Liuzzi
Todas
40

Suíça Neel Jani
21

Estados Unidos Scott Speed
Todas

Japão Super Aguri F1 Team

Super Aguri

SA05
SA06

Honda RA806E 2.4 V8

B
22

Japão Takuma Sato
Todas
41

França Franck Montagny
Japão Sakon Yamamoto
23

Japão Yuji Ide

1-4

França Franck Montagny

5-11

Japão Sakon Yamamoto

12-18

Renault: campeã em 2005, a equipe manteve Fernando Alonso e Giancarlo Fisichella, visando conquistar o bicampeonato entre pilotos e construtores.


Mclaren: Depois de ver o domínio da Ferrari, a equipe teve problemas de motor e perdeu a chance de retomar a hegemonia em 2005, mas para 2006 prometia lutar novamente pelo título, equipada pelos motores Mercedes e com a sua dupla de pilotos mantida: Kimi Raikkonen e Juan Pablo Montoya.


Ferrari: Dominante no começo do século, a equipe decepcionou e perdeu a hegemonia em 2005. Para 2006, apostava na mudança de regulamento, que voltou a permitir trocas de pneus, além de apresentar um novo piloto para ser companheiro de Schumacher: o brasileiro Felipe Massa, vindo da Sauber para substituir o compatriota Rubens Barrichello.


Toyota: Surpreendeu com o quarto lugar em 2005, almejando lutar por vitórias em 2006. Manteve Ralf Schumacher e Jarno Trulli como seus pilotos.


Williams: A equipe começou "do zero" em 2006. Depois de um 2005, modesto, sem vitórias, a equipe se separou da BMW, assinando com a Cossworth para 2006, ou seja, sem grandes expectativas. O australiano Mark Webber permaneceu na equipe e o alemão Nico Rosberg, campeão da GP 2, assumiu a vaga de Nick Heidfeld, cercado de expectativas.


Honda: A montadora comprou o espólio da BAR, para quem forneceu motores entre 1999 e 2005. Jenson Button seguiu na equipe e Rubens Barrichello, insatisfeito na Ferrari, chegou para ocupar o lugar de Takuma Sato. Eram grandes as expectativas em torno da nova equipe.


Red Bull: Depois de uma boa estreia em 2005, a equipe ampliou suas ambições: trocou os motores Cosworth pelos Ferrari, além de criar um time B, mantendo seus dois pilotos: David Coulthard e Chistian Klein.


BMW Sauber: A montadora alemã, depois do fim da parceria com a Williams, comprou a equipe Sauber, mas mantendo o nome e Peter Sauber como chefe. O alemão Nick Heidfeld deixou a Williams para pilotar a nova equipe, ao lado de Jacques Villeneuve, que já havia pilotado a Sauber em 2005.


Midland: Equipe que surgiu com a compra da Jordan por investidores russos, mantendo Tiago Monteiro na equipe e trazendo Christijan Albers, que havia pilotado a Minardi no ano anterior.


Toro Rosso: A Red Bull comprou a Minardi, montando um time B e passando a realizar um programa de desenvolvimento de jovens pilotos. Para 2006, contou com o italiano Vitantonio Liuzzi,, que pilotou a Red Bull em 2005 em algumas provas, e Scott Speed, norte americano, que era egresso da GP2.


Super Aguri: A equipe foi criada para ser um time B da Honda, chefiada pelo ex piloto Aguri Suzuki. Teria uma dupla de japoneses: o já experiente Takuma Sato, que liderava o time após uma temporada decepcionante na BAR e o novato Yuji Ide.


↑1 Limitação de giro[1]



Trocas de pilotos |


Mudanças de Pilotos durante a temporada.





































































Piloto
Equipe
Posição Inicial
Posição Final

Colômbia Montoya

Reino Unido McLaren-Mercedes
Segundo Piloto
Desempregado

Espanha De La Rosa

Reino Unido McLaren-Mercedes
Piloto de Testes
Segundo Piloto

Áustria Klien

Áustria Red Bull-Ferrari
Segundo Piloto
Desempregado

Países Baixos Doornbos

Áustria Red Bull-Ferrari
Terceiro Piloto
Segundo Piloto

Canadá Villeneuve

Alemanha BMW Sauber
Segundo Piloto

Desempregado

Polónia Kubica

Alemanha BMW Sauber
Terceiro Piloto
Segundo Piloto

Japão Ide

Japão Super Aguri-Honda
Segundo Piloto

Desempregado

França Montagny

Japão Super Aguri-Honda
Terceiro Piloto
Segundo Piloto

Japão Yamamoto

Japão Super Aguri-Honda
Terceiro Piloto
Segundo Piloto

França Montagny

Japão Super Aguri-Honda
Segundo Piloto
Terceiro Piloto


Trocas de equipes |


A MF1 Racing foi comprada pela empresa automobilística holandesa Spyker.


















Equipe

GP Inicial

GP Final

Rússia MF1 Racing

Bahrein Grande Prêmio de Bahrain

Turquia Grande Prêmio da Turquia

Países Baixos Spyker F1

Itália Grande Prêmio da Itália

Brasil Grande Prêmio do Brasil


Calendário |


Foram disputadas um total de 18 corridas. O Grande Prêmio da Austrália foi realizado mais tarde do que o habitual, para evitar um confronto com os Jogos da Commonwealth de 2006. Pela primeira vez, o Bahrein sediou o primeiro Grand Prix. O Brasil sediou a última corrida, enquanto o Japão e a China trocaram suas datas originais.


Em relação a temporada 2005, a FIA anunciou que o Grande Prêmio da Bélgica foi retirado do calendário, por conta das reformas que estavam sendo realizadas no Circuito de Spa-Francorchamps durante esse período.




































































































































































































GP
Título Oficial do GP de FORMULA 1
Grande Prêmio
Circuito
Local
Data
Hora

Local

Brasília
1

Bahrein Gulf Air Bahrain Grand Prix

GP de Bahrain

Bahrain International Circuit

Manama

12 de março
14:30
08:30
2

Malásia Petronas Malaysian Grand Prix

GP da Malásia

Sepang International Circuit

Kuala Lumpur

19 de março
15:00
04:00
3

Austrália Foster's Australian Grand Prix

GP da Austrália

Melbourne Grand Prix Circuit

Melbourne

2 de abril
14:00
01:00
4

San Marino Gran Premio Foster's di San Marino

GP de San Marino

Autodromo Enzo e Dino Ferrari

Ímola

23 de abril
14:00
09:00
5

União Europeia European Grand Prix

GP da Europa

Nürburgring

Nürburg

7 de maio
14:00
09:00
6

Espanha Gran Premio Telefónica de España

GP da Espanha

Circuit de Catalunya

Barcelona

14 de maio
14:00
09:00
7

Mónaco Grand Prix de Monaco

GP de Mônaco

Circuit de Monaco

Monte-Carlo

28 de maio
14:00
09:00
8

Reino Unido Foster's British Grand Prix

GP da Grã-Bretanha

Silverstone Circuit

Silverstone

11 de junho
13:00
08:00
9

Canadá Grand Prix du Canada

GP do Canadá

Circuit Gilles Villeneuve

Montreal

25 de junho
13:00
14:00
10

Estados Unidos United States Grand Prix

GP dos EUA

Indianapolis Motor Speedway

Indianapolis

2 de julho
14:00
15:00
11

França Grand Prix de France

GP da França

Circuit de Nevers Magny-Cours

Magny Cours

16 de julho
14:00
09:00
12

Alemanha Großer Mobil 1 Preis von Deutschland

GP da Alemanha

Hockenheimring

Hockenheim

30 de julho
14:00
09:00
13

Hungria Magyar Nagydij

GP da Hungria

Hungaroring

Budapeste

6 de agosto
14:00
09:00
14

Turquia Petrol Ofisi Turkish Grand Prix

GP da Turquia

Istanbul Park

Istambul

27 de agosto
15:00
09:00
15

Itália Gran Premio Vodafone d'Italia

GP da Itália

Autodromo Nazionale Monza

Monza

10 de setembro
14:00
09:00
16

China Sinopec Chinese Grand Prix

GP da China

Shanghai International Circuit

Shangai

1 de outubro
14:00
03:00
17

Japão Fuji Television Japanese Grand Prix

GP do Japão

Suzuka Circuit

Suzuka

8 de outubro
14:00
02:00
18

Brasil Grande Prêmio do Brasil

GP do Brasil

Autódromo de Interlagos

São Paulo

22 de outubro
14:00
14:00


Resultados |



Grandes Prêmios |














































































































































































GP
Grande Prê(é)mio
Pole Position
Volta mais rápida
Vencedor
Equipe(a)
Descrição
1

Bahrein GP do Bahrain

Alemanha Michael Schumacher

Alemanha Nico Rosberg

Espanha Fernando Alonso

França Renault

descrição
2

Malásia GP da Malásia

Itália Giancarlo Fisichella

Espanha Fernando Alonso

Itália Giancarlo Fisichella

França Renault

descrição
3

Austrália GP da Austrália

Reino Unido Jenson Button

Finlândia Kimi Raikkonen

Espanha Fernando Alonso

França Renault

descrição
4

San Marino GP de San Marino

Alemanha Michael Schumacher

Espanha Fernando Alonso

Alemanha Michael Schumacher

Itália Ferrari

descrição
5

União Europeia GP da Europa

Espanha Fernando Alonso

Alemanha Michael Schumacher

Alemanha Michael Schumacher

Itália Ferrari

descrição
6

Espanha GP da Espanha

Espanha Fernando Alonso

Brasil Felipe Massa

Espanha Fernando Alonso

França Renault

descrição
7

Mónaco GP de Mônaco

Espanha Fernando Alonso

Alemanha Michael Schumacher

Espanha Fernando Alonso

França Renault

descrição
8

Reino Unido GP da Grã-Bretanha

Espanha Fernando Alonso

Espanha Fernando Alonso

Espanha Fernando Alonso

França Renault

descrição
9

Canadá GP do Canadá

Espanha Fernando Alonso

Finlândia Kimi Raikkonen

Espanha Fernando Alonso

França Renault

descrição
10

Estados Unidos GP dos EUA

Alemanha Michael Schumacher

Alemanha Michael Schumacher

Alemanha Michael Schumacher

Itália Ferrari

descrição
11

França GP da França

Alemanha Michael Schumacher

Alemanha Michael Schumacher

Alemanha Michael Schumacher

Itália Ferrari

descrição
12

Alemanha GP da Alemanha

Finlândia Kimi Raikkonen

Alemanha Michael Schumacher

Alemanha Michael Schumacher

Itália Ferrari

descrição
13

Hungria GP da Hungria

Finlândia Kimi Raikkonen

Brasil Felipe Massa

Reino Unido Jenson Button

Japão Honda

descrição
14

Turquia GP da Turquia

Brasil Felipe Massa

Alemanha Michael Schumacher

Brasil Felipe Massa

Itália Ferrari

descrição
15

Itália GP da Itália

Finlândia Kimi Raikkonen

Finlândia Kimi Raikkonen

Alemanha Michael Schumacher

Itália Ferrari

descrição
16

China GP da China

Espanha Fernando Alonso

Espanha Fernando Alonso

Alemanha Michael Schumacher

Itália Ferrari

descrição
17

Japão GP do Japão

Brasil Felipe Massa

Espanha Fernando Alonso

Espanha Fernando Alonso

França Renault

descrição
18

Brasil GP do Brasil

Brasil Felipe Massa

Alemanha Michael Schumacher

Brasil Felipe Massa

Itália Ferrari

descrição


Campeonato de Pilotos |



































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Pos
Piloto

BHR Bahrein

MYS Malásia

AUS Austrália

SMR San Marino

EUR União Europeia

SPA Espanha

MÔN Mónaco

GBR Reino Unido

CAN Canadá

EUA Estados Unidos

FRA França

GER Alemanha

HUN Hungria

TUR Turquia

ITA Itália

CHN China

JAP Japão

BRA Brasil
Pts
1

Espanha Fernando Alonso
1

2
1

2

2

1

1

1

1
5
2
5
Ret
2
Ret

2

1
2

134
2

Alemanha Michael Schumacher

2
6
Ret

1

1
2

5
2
2

1

1

1
8

3
1
1
Ret

4

121
3

Brasil Felipe Massa
9
5
Ret
4
3

4
9
5
5
2
3
2

7

1
9
Ret

2

1

80
4

Itália Giancarlo Fisichella
Ret

1
5
8
6
3
6
4
4
3
6
6
Ret
6
4
3
3
6

72
5

Finlândia Kimi Räikkönen
3
Ret

2
5
4
5
Ret
3

3
Ret
5

3

Ret
Ret

2
Ret
5
5

65
6

Reino Unido Jenson Button
4
3

10
7
Ret
6
11
Ret
9
Ret
Ret
4
1
4
5
4
4
3

56
7

Brasil Rubens Barrichello
15
10
7
10
5
7
4
10
Ret
6
Ret
Ret
4
8
6
6
12
7

30
8

Colômbia Juan Pablo Montoya
5
4
Ret
3
Ret
Ret
2
6
Ret
Ret
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP

26
9

Alemanha Nick Heidfeld
12
Ret
4
13
10
8
7
7
7
Ret
8
Ret
3
14
8
7
8
17*

23
10

Alemanha Ralf Schumacher
14
8
3
9
Ret
Ret
8
Ret
Ret
Ret
4
9
6
7
15
Ret
7
Ret

20
11

Espanha Pedro de la Rosa
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
7
Ret
2
5
Ret
5
11
8

19
12

Itália Jarno Trulli
16
9
Ret
Ret
9
10
17*
11
6
4
Ret
7
12*
9
7
Ret
6
Ret

15
13

Reino Unido David Coulthard
10
Ret
8
Ret
Ret
14
3
12
8
7
9
11
5
15*
12
9
Ret
Ret

14
14

Austrália Mark Webber
6
Ret
Ret
6
Ret
9
Ret
Ret
12
Ret
Ret
Ret
Ret
10
10
8
Ret
Ret

7
15

Canadá Jacques Villeneuve
Ret
7
6
12
8
12
14
8
Ret
Ret
11
Ret
Les
NP
NP
NP
NP
NP

7
16

Polónia Robert Kubica
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
DSQ
12
3
13
9
9

6
17

Alemanha Nico Rosberg

7
Ret
Ret
11
7
11
Ret
9
Ret
9
14
Ret
Ret
Ret
Ret
11
10
Ret

4
18

Áustria Christian Klien
8
Ret
Ret
Ret
Ret
13
Ret
14
11
Ret
12
8
Ret
11
11
NP
NP
NP

2
19

Itália Vitantonio Liuzzi
11
11
Ret
14
Ret
15*
10
13
13
8
13
10
Ret
Ret
14
10
14
13

1

20

Estados Unidos Scott Speed
13
Ret
9
15
11
Ret
13
Ret
10
Ret
10
12
11
13
13
14
18*
11

0

21

Portugal Tiago Monteiro
17
13
Ret
16
12
16
15
16
14
Ret
Ret
DSQ
9
Ret
Ret
Ret
16
15

0

22

Países Baixos Christijan Albers
Ret
12
11
Ret
13
Ret
12
15
Ret
Ret
15
DSQ
10
Ret
17
15
Ret
14

0

23

Japão Takuma Sato
18
14
12
Ret
Ret
17
Ret
17
15*
Ret
Ret
Ret
13
NC
16
DSQ
15
10

0

24

Países Baixos Robert Doornbos
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
12
13
12

0

25

Japão Yuji Ide
Ret
Ret
13
Ret
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP

0

26

Japão Sakon Yamamoto
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP
Ret
Ret
Ret
Ret
16
17
16

0

27

França Franck Montagny
NP
NP
NP
NP
Ret
Ret
16
18
Ret
Ret
16
NP
NP
NP
NP
NP
NP
NP

0
Pos
Piloto

BHR Bahrein

MYS Malásia

AUS Austrália

SMR San Marino

EUR União Europeia

SPA Espanha

MÔN Mónaco

GBR Reino Unido

CAN Canadá

EUA Estados Unidos

FRA França

GER Alemanha

HUN Hungria

TUR Turquia

ITA Itália

CHN China

JAP Japão

BRA Brasil
Pts





















































Cor Resultado
Ouro Vencedor
Prata 2º lugar
Bronze 3º lugar
Verde Terminou, nos pontos
Azul Terminou, sem pontos
Púrpura Retirou-se
(Ret)
Vermelho Não qualificado
(NQ)
Preto Desqualificado
(DSQ)
Branco Não largou
(NL)
Azul claro
Apenas Treino (AT)
Sem cor
Não participou
(NP)
Lesionado
(Les)
Excluído
(EX)


Negrito – Pole position

Itálico – Volta mais rápida



  • Em negrito indica pole position e itálico volta mais rápida.






















































































































































































































































































































Pos
Piloto
Construtor(es)
Largadas
Vitórias
Pódiums
Poles
Voltas Rápidas
Pontos
1

Espanha Fernando Alonso

França Renault
18
7
14
6
5
134
2

Alemanha Michael Schumacher

Itália Ferrari
18
7
12
4
7
121
3

Brasil Felipe Massa

Itália Ferrari
18
2
7
3
2
80
4

Itália Giancarlo Fisichella

França Renault
18
1
5
1
0
72
5

Finlândia Kimi Räikkönen

Reino Unido McLaren-Mercedes
18
0
6
3
3
65
6

Reino Unido Jenson Button

Japão Honda
18
1
3
1
0
56
7

Brasil Rubens Barrichello

Japão Honda
18
0
0
0
0
30
8

Colômbia Juan Pablo Montoya

Reino Unido McLaren-Mercedes
10
0
2
0
0
26
9

Alemanha Nick Heidfeld

Alemanha Sauber BMW
18
0
1
0
0
23
10

Alemanha Ralf Schumacher

Japão Toyota
18
0
1
0
0
20
11

Espanha Pedro de la Rosa

Reino Unido McLaren-Mercedes
8
0
1
0
0
19
12

Itália Jarno Trulli

Japão Toyota
18
0
0
0
0
15
13

Reino Unido David Coulthard

Áustria Red Bull-Ferrari
18
0
1
0
0
14
14

Austrália Mark Webber

Reino Unido Williams-Cosworth
18
0
0
0
0
7
15

Canadá Jacques Villeneuve

Alemanha BMW Sauber
12
0
0
0
0
7
16

Polónia Robert Kubica

Alemanha BMW Sauber
6
0
1
0
0
6
17

Alemanha Nico Rosberg

Reino Unido Williams-Cosworth
18
0
0
0
1
4
18

Áustria Christian Klien

Áustria Red Bull-Ferrari
15
0
0
0
0
2
19

Itália Vitantonio Liuzzi

Itália Toro Rosso-Cosworth
18
0
0
0
0
1

20

Estados Unidos Scott Speed

Itália Toro Rosso-Cosworth
18
0
0
0
0

0

21

Portugal Tiago Monteiro

Rússia MF1-Toyota
18
0
0
0
0

0

22

Países Baixos Christijan Albers

Rússia MF1-Toyota
18
0
0
0
0

0

23

Japão Takuma Sato

Japão Super Aguri-Honda
18
0
0
0
0

0

24

Países Baixos Robert Doornbos

Áustria Red Bull-Ferrari
3
0
0
0
0

0

25

Japão Yuji Ide

Japão Super Aguri-Honda
4
0
0
0
0

0

26

Japão Sakon Yamamoto

Japão Super Aguri-Honda
7
0
0
0
0

0

27

França Franck Montagny

Japão Super Aguri-Honda
7
0
0
0
0

0


Construtores |






































































































































































































































































































































































































































































































































































Pos
Construtor
Carro
no.

BHR Bahrein

MYS Malásia

AUS Austrália

SMR San Marino

EUR União Europeia

SPA Espanha

MÔN Mónaco

GBR Reino Unido

CAN Canadá

EUA Estados Unidos

FRA França

GER Alemanha

HUN Hungria

TUR Turquia

ITA Itália

CHN China

JAP Japão

BRA Brasil

Pontos
1

França Renault
1
1

2
1

2

2

1

1

1

1
5
2
5
Ret
2
Ret

2

1
2

206
2
Ret

1
5
8
6
3
6
4
4
3
6
6
Ret
6
4
3
3
6
2

Itália Ferrari
5

2
6
Ret

1

1
2

5
2
2

1

1

1
8

3
1
1
Ret

4

201
6
9
5
Ret
4
3
4
9
5
5
2
3
2
7
1
9
Ret
2
1
3

Reino Unido McLaren-Mercedes
3
3
Ret

2
5
4
5
Ret
3

3
Ret
5

3

Ret
Ret

2
Ret
5
5

110
4
5
4
Ret
3
Ret
Ret
2
6
Ret
Ret
7
Ret
2
5
Ret
5
11
8
4

Japão Honda
11
15
10
7
10
5
7
4
10
Ret
6
Ret
Ret
4
8
6
6
12
7

86
12
4
3

10
7
Ret
6
11
Ret
9
Ret
Ret
4
1
4
5
4
4
3
5

Alemanha BMW Sauber
16
12
Ret
4
13
10
8
7
7
7
Ret
8
Ret
3
14
8
7
8
17*

36
17
Ret
7
6
12
8
12
14
8
Ret
Ret
11
Ret
DSQ
12
3
13
9
9
6

Japão Toyota
7
14
8
3
9
Ret
Ret
8
Ret
Ret
Ret
4
9
6
7
15
Ret
7
Ret

35
8
16
9
Ret
Ret
9
10
17*
11
6
4
Ret
7
12*
9
7
Ret
6
Ret
7

Áustria Red Bull-Ferrari
14
10
Ret
8
Ret
Ret
14
3
12
8
7
9
11
5
15*
12
9
Ret
Ret

16
15
8
Ret
Ret
Ret
Ret
13
Ret
14
11
Ret
12
8
Ret
11
11
12
13
12
8

Reino Unido Williams-Cosworth
9
6
Ret
Ret
6
Ret
9
Ret
Ret
12
Ret
Ret
Ret
Ret
10
10
8
Ret
Ret

11
10

7
Ret
Ret
11
7
11
Ret
9
Ret
9
14
Ret
Ret
Ret
Ret
11
10
Ret
9

Itália Toro Rosso-Cosworth
20
11
11
Ret
14
Ret
15*
10
13
13
8
13
10
Ret
Ret
14
10
14
13

1
21
13
Ret
9
15
11
Ret
13
Ret
10
Ret
10
12
11
13
13
14
18*
11

10

Rússia MF1-Toyota
18
17
13
Ret
16
12
16
15
16
14
Ret
Ret
DSQ
9
Ret
Ret
Ret
16
15

0
19
° Ret
12
11
Ret
13
Ret
12
15
Ret
Ret
15
DSQ
10
Ret
17
15
Ret
14

11

Japão Super Aguri-Honda
22
18
14
12
Ret
Ret
17
Ret
17
15*
Ret
Ret
Ret
13
NC
16
DSQ
15
10

0
23
Ret
Ret
13
Ret
Ret
Ret
16
18
Ret
Ret
16
Ret
Ret
Ret
Ret
16
17
16
Pos
Construtor
Carro
no.

BHR Flag of Bahrain (bordered).svg

MYS Malásia

AUS Austrália

SMR San Marino

EUR União Europeia

ESP Espanha

MÔN Mónaco

GBR Reino Unido

CAN Canadá

EUA Estados Unidos

FRA França

ALE Alemanha

HUN Hungria

TUR Turquia

ITA Itália

CHN China

JAP Japão

BRA Brasil

Pontos





















































Cor Resultado
Ouro Vencedor
Prata 2º lugar
Bronze 3º lugar
Verde Terminou, nos pontos
Azul Terminou, sem pontos
Púrpura Retirou-se
(Ret)
Vermelho Não qualificado
(NQ)
Preto Desqualificado
(DSQ)
Branco Não largou
(NL)
Azul claro
Apenas Treino (AT)
Sem cor
Não participou
(NP)
Lesionado
(Les)
Excluído
(EX)


Negrito – Pole position

Itálico – Volta mais rápida
































































































































































Pos
Construtor
Chassi
Motor
Pneu
Pontos
Largadas
Vitórias
Pódiums
Poles
V. Rápidas
1

França Renault

R26
Renault RS26 V8

M
206
18
8
19
7
5
2

Itália Ferrari

248 F1
Ferrari 056 V8

B
201
18
9
19
7
9
3

Reino Unido McLaren

MP4-21
Mercedes FO 108S V8

M
110
18
0
9
3
3
4

Japão Honda

RA106
Honda RA806E V8

M
86
18
1
3
1
0
5

Alemanha BMW Sauber

F1.06
BMW P86 V8

M
36
18
0
2
0
0
6

Japão Toyota

TF106
TF106B
Toyota RVX-06 V8

B
35
18
0
1
0
0
7

Áustria Red Bull

RB2
Ferrari 056 V8

M
16
18
0
1
0
0
8

Reino Unido Williams

FW28
Cosworth CA2006 V8

B
11
18
0
0
0
1
9

Itália Toro Rosso

STR01
Cosworth TJ2006 V10[1]

M
1
18
0
0
0
0

10

Rússia Midland F1

M16
Toyota RVX-06 V8

B

0
18
0
0
0
0

11

Japão Super Aguri

SA05
SA06
Honda RA806E V8

B

0
18
0
0
0
0


Referências




  1. abcd «Único carro com motor V10 na F-1 2006 estreia na pista». UOL. Consultado em 9 de fevereiro de 2006 



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