Patela

Multi tool use
Multi tool use









Broom icon.svg

As referências deste artigo necessitam de formatação (desde novembro de 2015). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.


































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Patela


Patela esquerda - vista anterior
Recursos externos

Gray's

subject #60 255

MeSH

A02.835.232.043.650.624


Disambig grey.svg Nota: Rótula redireciona para este artigo. Para o painel usado em janelas ou portas, veja Gelosia.

A patela ou rótula é um osso tipo sesamoide, grosso, que se articula com o fêmur e cobre e protege a superfície articular anterior da articulação do joelho. Seu centro de ossificação é desenvolvido em um tendão. Possui um formato triangular e fica localizado na frente do joelho, protegendo a articulação.







Índice






  • 1 Ossificação


  • 2 Divisão


  • 3 Localização


  • 4 Músculos


  • 5 Articulações


  • 6 Ligamento Patelar


  • 7 Bolsas de gordura suprapatelares


  • 8 Variação evolutiva


  • 9 Notas e referências





Ossificação |


A patela está ossificada a partir de um único centro, que geralmente faz a sua aparição no segundo ou terceiro ano, mas pode ser adiado até o sexto ano.



Divisão |


A patela parece estar de cabeça para baixo porque seu ápice pontiagudo está localizado na borda inferior e sua base é a borda superior.
A superfície anterior ou externa é côncava e áspera, e a superfície posterior interna é lisa e ovulada, pois se articula com o fêmur. Para saber se a patela é esquerda ou direita, quando desarticulada, podemos colocar este osso na bancada com a face articular voltada para baixo e com o ápice em sentido contrário a nós e soltá-la, ela se inclinará para o lado correspondente.



  1. Base da patela.

  2. Ápice da patela.

  3. Face articular lateral.

  4. Face articular medial.


Possui no pólo superior a inserção da musculatura anterior da coxa (Quadríceps) e no pólo distal a origem do Ligamento Patelar. Tem como funções a melhora do movimento de flexo-extensão (polia) e proteção às estruturas internas.
A porção distal do fêmur é formada por dois côndilos que se articulam com a parte proximal da tíbia. Essas articulações entre os côndilos e superfícies tibiais são semelhantes e dividem o joelho em dois compartimentos (medial e lateral). A patela desliza através de um sulco especial formado pela parte anterior dos dois côndilos femorais chamado tróclea.
Durante a flexão do joelho partindo da extensão total, a patela encontra-se inicialmente “livre”, e começa a encaixar na tróclea do fêmur conforme a progressão do movimento. A anatomia troclear permite uma união perfeita (tipo chave-fechadura). Conforme a flexão aumenta, o contato ósseo torna-se maior, e a pressão nas facetas articulares cresce proporcionalmente. Quaisquer alterações nas forças atuantes sobre a patela, ou imperfeições nas superfícies ou formato ósseo, podem precipitar o aparecimento de lesões na cartilagem.
É um componente fundamental do chamado aparelho extensor do joelho.



Localização |


A patela é o local de encontro de dois importantes ossos do membro inferior: o fêmur (osso da coxa) e a tíbia (osso da perna).



Músculos |


Ela está ligada ao tendão do músculo quadríceps femoral, que se contrai para estender / endireitar o joelho. O vasto intermédio (uma das divisões do quadríceps) é ligado à base da patela. O vasto lateral e vasto medial estão ligados às fronteiras lateral e medial de patela, respectivamente[1].
A patela é estabilizada pela inserção do músculo vasto medial e pela proeminência dos côndilos femorais anteriores, que impedem deslocamento lateral durante a flexão. As fibras retinaculares da patela também estabilizam-na durante o exercício.



Articulações |


A articulação do joelho é uma articulação sinovial. Articulações sinoviais são demarcadas por ligamentos e cápsulas que formam em conjunto um compartimento fechado. Essas contém um líquido, chamado líquido sinovial, que lubrifica a articulação. . A cartilagem articular é que permite o deslizamento normal da articulação com um pequeno grau de atrito. A função da cartilagem articular é absorver choques e proporcionar uma superfície extremamente lisa para facilitar o movimento. No joelho, cartilagem articular cobre as extremidades do fêmur, o início da tíbia, bem como a parte de trás da patela.
Possui conexões com praticamente todas as estruturas articulares, sofrendo assim ação de forças multidirecionais, que quando não bem equilibradas podem gerar sobrecargas e conseqüentemente condropatias ou luxações.



Ligamento Patelar |


Fita de tecido fibroso que liga a base da PATELA à parte inferior do tubérculo da TÍBIA. Na realidade, o ligamento é a continuação caudal do tendão comum do QUADRÍCEPS FEMORAL, estando à patela implantada no tendão. Assim, o ligamento patelar pode ser considerado como uma conexão entre tendão do quadríceps femoral e tíbia; assim, às vezes é denominado tendão patelar.



Bolsas de gordura suprapatelares |


Logo acima da patela e logo atrás do tendão do quadríceps é a almofada de gordura suprapatelar anterior (a). Apenas anterior ao fêmur é a almofada de gordura pré-femoral (p). Ao contrário da almofada de gordura suprapatelar anterior, o que é relativamente constante em forma e tamanho, esta almofada de gordura é bastante variável em tamanho, e podem aparecer bastante plana ou muito gorda. Estendendo-se entre estas duas bolsas de gordura é a bolsa suprapatelar, uma extensão do espaço da articulação do joelho.



Variação evolutiva |


A patela tem evoluído convergentemente em mamíferos placentários e nas aves; a maioria dos marsupiais a tem apenas rudimentar (patelas não ossificadas), embora algumas espécies possuam uma patela óssea. A patela também está presente na vida dos monotremados, o ornitorrinco e a equidna. Em tetrápodes mais primitivos, incluindo anfíbios e a maioria dos répteis (exceto alguns lepidossauros), os tendões dos músculos da coxa estão ligados diretamente à tíbia, e uma patela não está presente.



Notas e referências




  1. http://www.auladeanatomia.com/sistemamuscular/coxa.htm



  1. http://atlas.centralx.com.br/p/imagem/sistema-musculosqueletico/ligamentos/ligamentos-articulares/ligamento-patelar/

  2. http://www.amato.com.br/consultorio-medico/content/patela

  3. http://www.rad.washington.edu/academics/academic-sections/msk/teaching-materials/radiology-anatomy-teaching-modules/basic-knee-anatomy

  4. http://www.innerbody.com/image_skel16/skel26.html

  5. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-78522011000100004

  6. http://www.ijsrp.org/research-paper-0513/ijsrp-p1730.pdf

  7. http://www.portaleducacao.com.br/fisioterapia/artigos/14220/ruptura-do-tendao-patelar-do-joelho#ixzz2dmA36BaG

  8. http://www.scielo.br/pdf/rb/v39n3/a04v39n3.pdf

  9. http://www.tonanet.com/paulo/paulocesar/PDF/artigo9.pdf

  10. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-36162008000800001







Ícone de esboço
Este artigo sobre Anatomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Predefinição:Ossificação



  • Portal da medicina



Av01GHiRK3xRW0d 70,IX,ng9K CCuUU2o6XBqlJai4Jfe Li,llzGg3G6i24w,CAeXYsz50x P4n 8i7Zi6npFxSh,t wEGwcrh,vY
fylAY PJI25oc4T V8slUmsXS4gIO21V DdwZB5,IWLKu,rt0Lo HxxpfvLKI9AwYYKNsyjs w gbIx2Tyen RONc,68jaVUhzSog5

Popular posts from this blog

Bundesstraße 106

Liste der Kulturdenkmäler in Imsweiler

Santa Maria sopra Minerva (Rom)