Dundo









Question book.svg

Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Coordenadas: 07º 22' S 20º 49' E





































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Dundo

Flag-map of Angola.svg




Província

Lunda-Norte

Características geográficas

População
50.000

Governador = Ernesto Muangala hab.






Dundo está localizado em: Angola


Dundo



Localização de Dundo em Angola
07° 22' " S 20° 49' " E{{{latG}}}° {{{latM}}}' {{{latS}}}" {{{latP}}} {{{lonG}}}° {{{lonM}}}' {{{lonS}}}



Prefixo telefónico
244

Projecto Angola  • Portal de Angola



A cidade do Dundo faz parte da província da Lunda Norte, em Angola. Capital de facto da província é limitado a Norte pela República Democrática do Congo.




Índice






  • 1 História


  • 2 Geografia


  • 3 Cultura e lazer


    • 3.1 Desporto


    • 3.2 Cultura




  • 4 Infraestrutura


    • 4.1 Transportes


    • 4.2 Educação




  • 5 Ver também


  • 6 Ligações externas


  • 7 Referências





História |


Lunda Norte é uma província de Angola. Tem uma área de 103 760 km² e a sua população aproximada é de 862.566[1] habitantes. A sua capital é a cidade do Dundo. É constituída por 10 municípios: Cambulo, Capenda Camulemba, Caungula, Chitato, Cuango, Cuílo, Lóvua, Lubalo, Lucapa e Xá-Muteba. Os municípios dividem-se em 25 Comunas.


No passado era, provavelmente, povoada por povos pigmeu, que nos dias actuais estão voltados mais ao norte do país. Esses habitantes foram deslocados por diversas tribos bantus, em sua migração ao sul, ocuparam a totalidade de Angola.


A medida que os bantus foram se afastando uns dos outros, novos dialectos começaram a surgir, dando início a novas tribos.


A região entre a Lunda Norte e a Lunda Sul, assim como parte da República Democrática do Congo era conhecida como Império Lunda, na região vivem diversas tribos, sendo a mais famosa delas os Côkwe. A província da Lunda Norte foi criada, inicialmente, com o objectivo de produção de diamantes, ela faz parte das antigas regiões Norte e Nordeste da Lunda. A capital instituída foi o município de Lucapa e uma nova capital seria construída na região do Mulepi, mas após a morte do ex-presidente Agostinho Neto esse projecto foi abandonado.


Os primeiros diamantes em Angola foram registados no ano de 1912, após dois geólogos da empresa Forminière encontraram 7 diamantes no ribeiro Mussalala. Neste mesmo ano foi formada a Companhia de Pesquisas Mineiras de Angola, na qual as primeiras explorações mineiras foram localizadas através do rio Chicapa e, também, seus afluentes.


Em Outubro do ano de 1917, criou-se a Diamang.


No ano de 1971, a produção de diamantes atingiu o seu recorde, com uma soma de 2.413.021 quilates. Alguns anos depois, no dia 4 de Julho de 1978, a província do Lunda Norte foi oficialmente criada pelo governo angolano. No mês de Janeiro do ano de 1981, a empresa Endiama foi criada, que substituiu a Diamang em 1988. No ano de 1997, a capital de facto da província passou a ser o Dundo, por possuir uma estrutura administrativa melhor que a cidade de Lucapa.


A cidade foi fundada e construída em 1912 pela antiga empresa DIAMANG, que tinha a concessão de exploração de diamantes na Lunda, tendo deixado de existir e sido substituída pela actual empresa Empresa Nacional de Diamantes (ENDIAMA). Foi criada quando foram descobertas as primeiras pedras de diamante no riacho Mussalala, afluente do rio Chiumbwe[1].


Dentro de pouco tempo deixará de ser a capital da Lunda-Norte, pois está sendo construída uma nova capital denominada Novo Dundo.


Foi construida uma centralidade na qual o nome é Novo Dundo, um projecto habitacional. É uma cidade com capacidade de 700 edifícios com 4 a 18 andares e 5003 apartamentos do tipo T3 e T3+1,T4 e T4+1e T5 e T5+1 As vendas deram o início em Dezembro de 2015, e o preço ronda entre os 65 a 130 mil usd norte americanos. É da responsabilidade da empresa IMOGESTIM SA



Geografia |


A cidade é dividida em vários bairros, dentre eles o Samakaka, Camakenzo, Bairro Norte, Bairro Estufa, Bairro Sul, Sachindongo, 4 de Abril, Caxinde, Tuliveno, Taxa Barragem, Ngacumona, Aeroporto, Cacanda, Camatundo, e a administração do município fica em Tchitato cassaanguidi.



Cultura e lazer |



Desporto |


A cidade possui um clube no Girabola (Campeonato Angolano de Futebol), se chama Sagrada Esperança e joga no Estádio Sagrada Esperança, o clube tem as cores verde e branca.



Cultura |


A principal atração da cidade é o Museu do Dundo, onde está a célebre máscara Mwana Pwo (Jovem Mulher). Outo ponto de interesse é o Hotel Diamante.
Outra parte da cultura da Província é a dança tchianda.



Infraestrutura |



Transportes |


As principais ligações rodoviárias do Dundo são pelas rodovias EN-180, que dá ligação ao Saurimo e à vila de Tshibinda (Congo-Quinxassa); a EN-223, que dá ligação ao Carumbo, e; a EN-190, que dá acesso à cidade de Nzagi.


A cidade dispõe de um aeródromo, o Aeroporto do Dundo.



Educação |


As principais instituições de ensino da cidade são o Instituto Médio Politécnico 28 de Agosto do Dundo e a Universidade Lueji A'Nkonde.



Ver também |


  • Comunas de Angola


Ligações externas |


  • Fotografias do Museu do Dundo


Referências




  1. «A nova cidade do Dundo | BUALA». www.buala.org. Consultado em 30 de maio de 2018 





Ícone de esboço Este artigo sobre geografia de Angola, integrado no Projecto Angola, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.























































































Popular posts from this blog

Le Mesnil-Réaume

Ida-Boy-Ed-Garten

web3.py web3.isConnected() returns false always