Esperança de vida
A expectativa de vida ou esperança de vida à nascença é o número aproximado de anos que um grupo de indivíduos nascidos no mesmo ano irá viver, se mantidas as mesmas condições desde o seu nascimento. Para saber a expectativa de vida de um determinado local, deve-se fazer uma média aritmética das idades que as pessoas de lá morreram.
A expectativa de vida no nascimento é também um indicador de qualidade de vida de um país, região ou localidade. Pode também ser utilizada para aferir o retorno de investimentos feitos na melhoria das condições de vida e para compor vários índices, tais como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
A esperança de vida ao nascer pode ser estratificada segundo a classe de renda, o acesso a serviços de saúde, saneamento, educação, cultura e lazer, bem como os índices de violência, criminalidade e poluição do local onde vive a população. Desta forma, é possível calcular diferenças na expectativa de vida de determinados setores da população, por exemplo entre ricos e pobres. Esta é uma medida prática para analisar os níveis de equidade em saúde da área sendo estudada.
No Brasil |
Segundo dados do IBGE, no Brasil em 2016 a expectativa de vida ao nascer era de 75,5 anos, um aumento de mais ou menos 0,3 ano em relação a ao ano de 2015[1]
Ver também |
- Lista de unidades federativas do Brasil por expectativa de vida
- Lista de países por esperança média de vida à nascença
- Esperança de vida corrigida pela incapacidade
- Decano da Humanidade
Referências
↑ «Expectativa de vida dos brasileiros sobe para 75,5 anos, diz IBGE». G1. 1 de dezembro de 2016. Consultado em 9 de dezembro de 2016