Telemundo









Question book-4.svg

Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde dezembro de 2011). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)





















































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Telemundo



Tipo
Rede de televisão comercial
País

 Estados Unidos
Fundação
1954 (como WKAQ-TV em San Juan, Porto Rico)
1984 (nos Estados Unidos continental)
por Angel Ramos
Pertence a

Telemundo Communications Group
Proprietário

NBCUniversal
Canais irmãos

NBC (em inglês)
Cobertura

Estados Unidos,
incluindo Porto Rico
Nome(s) anterior(es)
NetSpan (1984-1987)

Página oficial

telemundo.com
Disponibilidade por satélite


DirecTV (EUA)
Canal 406 (Leste)
Canal 407 (Oeste)


Dish Network (EUA)
Canal 835 (Leste)

DirecTV (América Latina)
Canal 162 (sinal da Telemundo Puerto Rico)

Telemundo é uma rede de televisão americana com base em Hialeah, Florida. Iniciada em San Juan, Porto Rico por Angel Ramos em 1954, ela é a segunda maior produtora de língua espanhola contendo produções no mundo inteiro. Ela também é o segundo maior canal de TV a cabo em espanhol nos Estados Unidos, junto com a Univision. A Telemundo é também o único canal a cabo em produção de telenovelas nos Estados Unidos. Muitos programas são gravados em inglês e espanhol.


A emissora lidera a audiência em várias partes dos Estados Unidos no horário nobre, ultrapassando até mesmo as redes nacionais em inglês.[1]


Telemundo Communications Group, dona da Telemundo, é uma divisão da NBCUniversal, um joint venture entre a Comcast e a General Electric.




Índice






  • 1 Historia


    • 1.1 1954-1985


    • 1.2 1985-1987


    • 1.3 Expansão




  • 2 Logotipos


  • 3 Programas


  • 4 Prêmios e indicações


  • 5 Referências


  • 6 Ligações externas





Historia |



1954-1985 |


WKAQ-TV lançou a Telemundo em 28 de Março de 1954. Era uma estação de rádio e que foi fundada por Angel Ramos, um escritor do jornal de Porto Rico "El Mundo" e narrador da primeira e mais famosa estação de rádio, WKAQ-AM, ou "Rádio El Mundo". Ramos queria manter uma consistente marca entre os proprietários das "Organizações Mundo" ("El Mundo"), e o mesmo nome: WKAQ-TV; então criaram a palavra que resultou da fusão entre Televisão e Mundo: a Telemundo. Ele tentou obter a Licença de TV cedo, em 1940, 14 anos antes da fundação, porém diretamente a Licença da FCC foi fechada para todos os canais de TV dos EUA. Ramos teve que esperar até 1954 para obter a licença.


Durante os anos 1970 e 1980, WKAQ-TV (então patentiada como Telemundo no Canal 2), era a maior produtora de óperas Portorriquenha e Espanhola. O canal era conhecido também pelos "Esportes de Combates". Foi chamado também de "El canal de los dedos" (O Canal dos Dedos), porque seu logotipo era uma mão com dois dedos levantados, que simbolizavam o canal 2.


WKAQ-TV organizou Reality Shows tais como: "El Show de las Doce", "La Gente Joven de Menudo", "En Casa de Juanma y Wiwi", "Los Kakucomicos", "Noche de Gala", "Teatrimundo", "Estúdio Alegre", "La Pension de Dona Tere", "El Show de Chucho", "No te Duermas", "Al Grano con Zervigón", "Marcano el Show", "Con lo que Cuenta este País", "Super Sábados", "Fantástico", "Musicomedia", "El Tío Nobel", "Telecómicas", and "Dame un Break", "El Idolos, entre outros. Também produziu telenovelas famosas como: "El Hijo de Angela Maria", "Tomiko", "Cristina Bazan", "El Idolo", "Viernes Social", "La Verdadera Eva", "Coralito", "Tanairi" e outros.



1985-1987 |


Em 1985, Estrella Communications, criada por Joe Wallach e Paul Niedermeyer da Reliance Group Holding, comprada pela KVEA em Los Angeles. Ela veio a ser o primeiro canal de TV em audiência na Língua Espanhola em Los Angeles. No próximo ano, Reliance adquiriu a Telemundo. A compra incluiu WSCV in Ft. Lauderdale/Miami, WKAQ-TV de Porto Rico (conhecida como "Telemundo Canal 2"), e a WNJU em New York.


Em 1987, Reliance uniu todos esses canais dentro do Telemundo Group (Grupo Telemundo). O novo grupo rapidamente lançou a Telemundo na TV a Cabo. Meses depois, ela comprou uma estação de sinal em San Francisco, Houston e San Antonio;



Expansão |


Entre 1988 e 1991, Telemundo adquiriu estações de antenas de sinais no Texas, Novo México, Arizona e Washington. O canal a cabo Telemundo resolveu criar um canal especialmente para noticias em 1988. A CBC produziu 2 canais de noticias, chamado "Noticiero Telemundo CNN". Produzido em Atlanta, "Noticiero Telemundo CNN" era apresentado por Jorge Gestoso e Maria Elvira Salazar. Lana Montalban quem apresentou o noticiario Telemundo HBC, retornou para sua terra natal, a Argentina. Quando Maria Elvira Salazar decidiu virar reporter do noticiario em Miami, em seu lugar, a Miss Universo Cecilia Bolocco fez dupla com Jorge Gestoso.


Em 1994, Telemundo iniciou no verão a produção 24 Horas de Noticias. O canal Telemundo de TV a Cabo iniciou também o "Telenoticias", quando se uniu ao Argentina´s Artear Network. O canal não deu certo para os serviços da CBS. Daí fizeram o "CBS Telenoticias", um canal de noticias especialmente para as Americas.
"CBS Telenoticias", depois, fez programas dentro do canal Telemundo.


Em 2004, Telemundo criou a Telemundo Television Studios em Miami, Florida. O canal de TV a Cabo ganhou subtitulos em Inglês para Telenovelas. Sobe NBC, Telemundo deu sensacionalismo aos programas originais do canal, fizeram suas próprias produções de Reality Shows, e produções de programas de auditório. Com isso, foi investido mais de $100 milhões de dólares.


Em agosto de 2013, a Telemundo chega ao continente Africano. Na forma de canal pago, a rede, hoje presente em 21 países latino-americanos, estará disponível também para 48 países da África. A emissora se torna a quinta rede da Universal Networks International a desembarcar na África, depois da Universal Channel, E! Entertainment Television, The Style Network e o canal de filmes Studio Universal. A NBCUniversal ainda opera o canal CNBC no continente.


A expansão da Telemundo deve representar também a expansão do público das telenovelas da rede, que hoje, de acordo com Marcos Santana, já marcam presença em cem países. A emissora também é conhecida por exibir telenovelas brasileira, especialmente da Rede Globo, da qual é parceira há anos. Além disso já coproduziu novelas de sucesso como El Clon, baseada na obra de Glória Perez, e Marido en Alquiler, uma releitura de Fina Estampa, de Aguinaldo Silva.[2][3]



Logotipos |




Programas |



Ver artigo principal: Lista de telenovelas da Telemundo


Ver artigo principal: Telenovelas da Telemundo


Prêmios e indicações |






































Ano
Prêmio
Categoria
Result
2012
Miami Life Awards
Melhor canal de TV do ano
Venceu[4]
2013
Miami Life Awards
Melhor canal de TV do ano
Venceu[5]
2014
Miami Life Awards
Melhor canal de TV do ano
Venceu[6]

Emmy Internacional

Melhor programa no Horário Nobre em língua não-inglesa para El Señor de los Cielos
Venceu


Referências




  1. A telenovela é reinventada nos Estados Unidos, com o público latino na mira


  2. Telemundo aposta nos sucessos da Globo ‘Joia Rara’ e ‘Império’


  3. Rede hispânica Telemundo vai desembarcar na África


  4. Lino Ferrer. «Miami Life Awards ganadores de 2012» (em espanhol). Consultado em 17 de agosto de 2014 


  5. Lino Ferrer. «Miami Life Awards ganadores de 2013» (em espanhol). Consultado em 17 de agosto de 2014 


  6. Lino Ferrer. «Miami Life Awards ganadores de 2014» (em espanhol). Consultado em 17 de agosto de 2014 



Ligações externas |



  • Site Oficial

  • Telemundo Internacional

  • Site do Museu de Comunicações


  • Telemundo no Twitter


  • Telemundo no Facebook


























  • Portal da televisão



Popular posts from this blog

Bundesstraße 106

Verónica Boquete

Ida-Boy-Ed-Garten