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Ferrovia Transiberiana
Ponte sobre o rio Kama, próxima de Perm, em 1912
A linha Transiberiana em vermelho; a linha Baikal Amur em verde.
Comprimento:
9259 km
Bitola:
Bitola larga
Legend
km
Station
0
Terminal Yaroslavsky, Moscovo
59
Khotkovo
73
Serguiev Possad
fronteira Moscovo - Vladimir
112
Alexandrov
Balakirevo
fronteira Vladimir - Yaroslavl
145
Berendeevo
Ryazantsevo
Silnitsi
200
Petrovskoye
224
Rostov
Semibratovo
Kozmodemyansk
284
Yaroslavl
289
Rio Volga
356
Danilov
para Vologda e Arkhangelsk
Sot
394
Lyubim
Seksha
fronteira Yaroslavl - Kostroma
Brodni
Korega
450
Bui
Rossolovo
Khramki
501
Galich
Krasilnikovo
Loparevo
Monakovo
Antrolovo
Nikkolo-Ugol
Nikolo-Poloma
Nomzha
Yelenskiy
Neva
Nelsha
Brantovka
Petrushino
Kostrikha
651
Manturovo
Vocherovo
Shekshema
Varakinskiy
Rio Vetluga
698
Sharya
Zeblyaki
Yakshanga
Burunduchikha
fronteira Kostroma - Kirov
Suprotivniy
Metil
Gostovskaya
Shabalino
818
Svetcha
Yuma
Kapidantsi
Atsvezh
Darovitsa
para Nizhni Novgorod e Moscovo
870
Kotelnich
Rio Vyatka
Bistryagi
Orichi
Strizhi
Lyangasovo
Chukhlominskiy
957
Kirov
975
Pozdino
Poloy
995
Bum-Kombinat
Prosnitsa
Ardashi
Rekmino
1052
Zuevka
Kosa
Falenki
1127
Yar
fronteira Oblast de Kirov - Udmúrtia
Kozmil
1165
Glazov
1194
Balyezino
Pibanshur
1221
Rio Cheptsa
1223
Chepsta
Kez
Kabalud
Kuzma
fronteira Udmúrtia - Perm Krai
Borodulino
Subbotniki
1310
Vereshchagino
Zyukay
1340
Mendeleevo
Grigorevskaya
1387
Chaikovskaya
Shabunichi
1410
Overyata
Kurya
1432
Rio Kama
1436
Perm
1452
Ferma
Mulyanka
Yug
Yergach
1534
Kungur
Kishert
Shumkovo
Tulumbasi
Kordon
fronteira Perm Krai - Oblast de Sverdlovsk
Shamary
1672
Shalya
Sarga
Sabik
1729
Kuzino
1748
Krylosovo
1770
Pervouralsk
1777
fronteira Europa - Ásia
Rio Iset
1816
Ecaterimburgo
Shartash
Putevka
Kosolino
Gagarskiy
Bazhenovo
Gryaznovskaya
1912
Bogdannovich
Pishminskaya
Yelanskiy
1955
Kamyshlov
Aksarikha
Oshchepkovo
Proselok
2033
Talitsa
2064
Yushala
Bahkmetskoye
Tugulym
Karmak
fronteira Sverdlovsk - Tyumen
2144
Tyumen
Voynovka
Ozero Andreyevskoya
Vinzili
Bogdaninskaya
2222
Yalutorovsk
Rio Tobol
Zavodoukovsk
Novaya Zaimka
Vagay
Omutinskaya
Lamyenskaya
Golishmanovo
Karasulskaya
2431
Ishim
Rio Ishim
Maslyanskaya
Novo Andreyevskiy
fronteira Tyumen - Omsk
Mangut
2565
Nazyvayevsk
Dragunskaya
Lyubinskaya
2706
Rio Irtysh
2712
Omsk
Kormilovka
2760
Kalachinsk
Ivanovka
Fronteira Omsk - Novosibirsk
Karatkansk
2885
Tatarsk
Kabakly
Chany
Ozero Karachinskoye
Koshkul
Tebisskaya
3040
Barabinsk
Kozhurla
Ubinskaya
Kargat
Kokoshino
3212
Chulym
Duplenskaya
Lesnaya Polyana
Chik
3322
Ob
3332
Rio Ob
3335
Novosibirsk
Mochische
Oyash
Chebula
3463
Bolotnaya
Fronteira Novosibirsk - Kemerovo
3491
Yurga
Rio Tom
Talmenka
Yashkino
Kholkino
Ramificação para Tomsk
3570
Tayga
Likhtach
3602
Anzhero-Sudzhensk
Yaya
Izhmorsk
Berikulsk
Antibesskiy
3715
Mariinsk
Suslovo
Tyazhin
Itat
Fronteira Oblast de Kemerovo - Krai de Krasnoyarsk
3849
Bogotol
Kritovo
Rio Chulym
3917
Achinsk
3960
Chernorechsk
Kozulka
Zeledeyevo
Kacha
Minino
4098
Krasnoyarsk
4101
Rio Ienissei
Zlobino
Zikovo
Sorokino
Kamarchaga
Balay
4227
Uyar
4262
Zaozyornaya
Kamala
Solyanka
Boshnyakovo
4343
Kansk-Yeniseiski]]
4375
Ilanskaya
Ingashiskaya
Tinskaya
Reshoti
Klyuchi
Fronteira Krai de Krasnoyarsk - Oblast de Irkutsk
Yurti
Biryusinsk
4516
Taishet
4520
junção com a linha principal de Baikal Amur
4555
Razgon
Alzamay
4631
Kamyshet
Uk
4680
Nizhneudinsk
Khingoy
Khudoyelanskaya
Sheberta
Utay
4794
Tulun
Shuba
Tulyushka
4875
Kuytun
Kharik
Kimeltey
4940
Zima
Tiret
Zalari
Fronteira Oblast de Irkutsk - Ust-Ordynsky
Golovinskaya
5027
Kutulik
Zabituy
Fronteira Ust-Ordynsky - Oblast de Irkutsk
5061
Cheremkhovo
5087
Polovina
Belaya
5124
Usolye-Sibirskoye
5133
Telma
Kitoy
5160
Angarsk
5170
Meget
5178
Irkutsk-Sort
5185
Irkutsk
Kaya
Goncharovo
B. Lug
Podkamennaya
Kultuk
5312
Slyudyanka
Utulik
5358
Baykalsk
Murino
Fronteira Oblast de Irkutsk - Buriátia
5390
Vydrino
5426
Tankhoi
Pereyemnaya
5477
Mysovaya
5530
Posolskaya
Timlyuy
5562
Selenginsk
Talovka
Tataurovo
Rio Selenge
5642
Ulan Ude
5655
junção com a linha trans-mongólica
Talitsi
5675
Onokhoy
Zaigraevo
Chelutay
Ilka
5734
Novoilinski
Kizma
Fronteira Buriátia - Oblast de Tchita
5784
Petrovsk-Zabaykalsky
Balyaga
Tarbagatai
Novo-Pavlovka
Tolbaga
Khokhotay
5884
Bada
Zhipkhegen
5932
Khilok
Khushenga
Kharagun
6053
Mogzon
Rio Khilok
6093
Sokhondo
6125
Yablonovaya
Lesnoy
Ingoda
Chernovskaya
Kadala
6199
Tchita
Peschanka
Atamanovka
Novaya
Makkaveyevo
6265
Darasun
6293
Karaymskaya
6312
junção com a linha trans-manchuriana
Urulga
Zubarevo
Razmakhnino
Solntsevaya
6417
Onon
6446
Shilka
Kholbon
6496
Priiskavaya
Nerchinsk
6532
Kuenga
ramificação a Sretensk
6593
Chernyshevsky-Zabaikalski
6629
Bushuley
Khoktonga
6670
Zilovo
Ulyakan
Uryum
Sbega
6789
Ksenevskaya
Kislyy Klug
Arteushka
Razdolnoye
6906
Mogocha
Taptugari
Semiozernyy
7010
Amazar
Zhanna
7075
Fronteira Tchita - Amur
7119
Yerofei Pavlovich
7211
Urusha
7266
Takhtamigda
7273
linha para Baikal Amur
7306
Skovorodino
7323
Bolshoy Never
Taladan
Gonzha
7501
Magdagachi
Sulus
Tigda
7602
Ushumun
Sivaki
Mukhinskaya
Bereya
7723
Shimanovskaya
7772
Ledyanaya
Buzuli
7815
Svobodny
Rio Zeya
M. Chesnokovskaya
Serishevo
7873
Belogorsk
7875
linha a Blagoveshchensk
Vozhayevka
Pozdeyevka
Yekaterinoslavka
7992
Zavitaya
8037
Bureya
Domikan
8088
Arkhara
Rachi
Kundur-Khabarovskiy
Fronteira Amur - Yevreyskaya
8198
Obluchye
Kimkan
8234
Izvestkovaya
Birakan
Teploye Ozero
Londoko
8306
Bira
8351
Birobidjan
In
8480
Volochayevka
Dezhnevka
Nikolayevka
8512
Priamurskaya
8515
Rio AmurFronteira Yevreyskaya - Krai de Khabarovsk
8521
Khabarovsk
Korfovskaya
8598
Verino
8621
Khor
Dormidontovka
8642
Vyazemskaya
Rozengartovka
8756
Bikin
Fronteira Krai de Khabarovsk - Krai de Primorsky
Zvenevoi
Burlit-Volochayevskiy
Luchegorsk
Guberovo
8890
Dalnerechensk
8900
Lazo
Ruzhino
Lesozavodsk
Shmkaovka
Sviyagino
9050
Spassk-Dalny
Muchnaya
9109
Sibirtsevo
Ipplolitovka
Ozernaya Pad
Dubininskiy
9177
Ussuriysk
Varanovskiy
Nadezdinskaya
linha a Nakhodka
9255
Uglovaya
9289
Vladivostok
A ferrovia Transiberiana ou simplesmente Transiberiana (em russo: Транссибирская магистраль, Транссиб ou 'Transsibirskaya magistral', Transsib) é uma rede ferroviária conectando a Rússia Europeia com as províncias do Extremo-Oriente Russo, Mongólia, China e o Mar do Japão. É frequentemente associada com o comboio transcontinental russo que liga centenas de grandes e pequenas cidades da Rússia, tanto na Europa como na Ásia. Com 9 289 km, abrangendo oito fusos horários e levando vários dias para realizar uma viagem completa, é o terceiro mais longo serviço contínuo do mundo, depois dos serviços das linhas Moscovo-Pyongyang[1] (10 267 km) e a Donetsk-Vladivostok[2] (9 903 km), ambos os quais também partilham a ferrovia Transiberiana em muitas das suas rotas.
Índice
1História
2Rotas
2.1Linha Transiberiana
2.2Linha Transmanchuriana
2.3Linha Transmongoliana
2.4Linha Baikal-Amur
3Ver também
4Ligações externas
5Referências
6Bibliografia
História |
Os planos originais e financiamento para a construção da ferrovia Transiberiana, para ligar a então capital São Petersburgo à cidade portuária de Vladivostok no oceano Pacífico, foram aprovados pelo Czar Alexandre II em São Petersburgo. O filho dele, o Czar Alexandre III, supervisionou a construção. O Czar nomeou pessoalmente Sergei Witte como Director dos Assuntos dos Caminhos-de-Ferro em 1889. Em 1891 o Czar Alexandre III abençoou oficialmente a construção do segmento do Extremo-Oriente da linha em Vladivostok e o primeiro segmento entre Chelyabinsk e Omsk. O Orçamento de Estado Imperial gastou na construção da linha 1,455 mil milhões de rublos de 1891 até 1913, um recorde, só superado apenas pelo orçamento militar da Primeira Guerra Mundial.
Em Março de 1891, o futuro Czar Nicolau II e a Imperatriz Alexandra abriram e abençoaram a construção do segmento do Extremo-Oriente durante a sua passagem por Vladivostok, após a visita ao Japão no final da sua viagem à volta do mundo.
Funções: A ferrovia transiberiano liga o extremo oeste Russo ao extremo leste e serve como uma forma não só de transporte material como de pessoas, facilitando assim as trocas.
Rotas |
A marca do km 9288, no final da linha, em Vladivostok
Linha Transiberiana |
A rota principal é a linha Transiberiana inicia-se em Moscou, passa por Iaroslavl no Volga, Perm no rio Kama, Ekaterinenburg nos Urais, Omsk no rio Irtysh, Novosibirsk no rio Ob, Krasnoyarsk no rio Ienissei, Irkutsk perto da extremidade sul do lago Baikal, Tchita, Blagoveshchensk, Khabarovsk e finalmente Vladivostok. Frequentemente em vez do trecho Moscou-Iaroslavl-Kirov usa-se rota ferroviária Moscou-Vladimir-Níjni Novgorod-Kirov. A sua construção durou desde 1891 até 1916 e em 2002 a eletrificação foi finalizada. Cerca de 30% das exportações russas viajam por esta linha.
Linha Transmanchuriana |
A linha Transmanchuriana coincide com a Transiberiana até Tarskaya, algumas centenas de quilômetros a leste do lago Baikal. De Tarskaya a Transmanchuriana dirige-se para o sudeste, China adentro, terminando seu percurso em Pequim, sendo administrada pelo pessoal e administração russos baseados em Harbin, na Manchúria.
Linha Transmongoliana |
A linha Transmongoliana coincide com a Transiberiana até Ulan-Ude, na margem oriental do Baikal. De Ulan-Ude a Transmongoliana dirige-se para o sul, em direção de Ulaanbaatar, para depois dirigir-se ao sudeste, em direção de Pequim.
Linha Baikal-Amur |
Em 1991, uma quarta rota indo mais longe para o norte foi finalmente terminada, depois de mais de 50 anos de trabalhos esporádicos. Conhecida como a linha Baikal Amur (em verde no mapa), esta extensão inicia-se da linha Transiberiana, há várias centenas de quilômetros a oeste do lago Baikal, e passa pelo lago na sua extremidade norte. Chega ao Pacífico a nordeste de Khabarovsk, em Sovetskaya Gavan (i.e., Porto Soviético, também conhecida como Sovgavan, Sovietgavan e, antigamente, Imperatorskaya Gavan, i.e., Porto Imperial). Apesar de esta rota dar acesso à sensacional costa norte do Baikal, ela também passa por algumas zonas de acesso restrito.
Ver também |
Moscovo
Vladivostok
Recordes mundiais
Ligações externas |
Transporte na região russa de Khabarovsk Krai do Depto. de Estado dos EUA
Mapa (inglês)
Para os horários, veja Horários da Deutsche Bahn (cobre a Europa, bem como as linhas do transiberiano); note que a hora de Moscovo é indicada nas ferrovias através da Rússia.
De Ulaanbaatar a Moscovo
Moscovo-Vladivostok: viagem virtual com mapas Google (vídeo com paisagens ao longo do todo caminho-de-ferro; através Níjni Novgorod)
The TRANS-SIBERIAN RAILWAY (Web Encyclopedia) (em inglês)
O sítio dedicado ao itinerário de comboio "Rússia" (Moscovo-Vladivostok) (em inglês) (em russo)
Referências
↑Tabela de horários para o comboio nº002, Moscovo-Pyongyang, Julho 2007
↑Tabela de horários para o comboio nº 338, Donetsk-Vladivostok, Julho 2007
Bibliografia |
Marks, S.G. (1991). Road to Power: The Trans-Siberian Railroad and the Colonization of Asian Russia, 1850–1917. New York: [s.n.] ISBN 0-8014-2533-6
Thomas, Bryn (2003). The Trans-Siberian Handbook 6th ed. [S.l.]: Trailblazer. ISBN 1-873756-70-4
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Transiberiana
Dieser Artikel beschreibt die Bundesstraße 106 in Deutschland. Zur gleichnamigen Straße in Österreich siehe Mölltal Straße. Vorlage:Infobox hochrangige Straße/Wartung/DE-B Bundesstraße 106 in Deutschland Karte Basisdaten Betreiber: Deutschland Bundesrepublik Deutschland Straßenbeginn: Wismar ( 53° 54′ N , 11° 24′ O 53.900536 11.396875 ) Straßenende: Schwerin ( 53° 36′ N , 11° 24′ O 53.592785 11.404892 ) Gesamtlänge: 40,7 km Bundesland: Mecklenburg-Vorpommern Ausbauzustand: zweistreifig [1] Bundesstraße 106 in Schwerin (Umgehungsstraße) Straßenverlauf Land Mecklenburg-Vorpommern Landkreis Nordwestmecklenburg Ortsumgehung Wismar Wallensteingraben über Dorf Mecklenburg Wallensteingraben Groß Stieten Bad Kleinen OT Niendorf Bahnstrecke Lübeck–Bad Kleinen Zickhusen Lübstorf Klein Trebbow OT Kirch Stück
Die Lage des Ida-Boy-Ed-Gartens, rot markiert Der Ida-Boy-Ed-Garten Der Ida-Boy-Ed-Garten, Blick von der Wakenitzmauer durch das Tor in der Stadtmauer Der Ida-Boy-Ed-Garten ist eine Straße der Lübecker Altstadt. Inhaltsverzeichnis 1 Lage 2 Geschichte 3 Literatur 4 Weblinks Lage | Der etwa 90 Meter lange Ida-Boy-Ed-Garten befindet sich an der nördlichen Spitze der Altstadtinsel, vor dem Burgtor. Die in einem Bogen durch eine Grünanlage hangaufwärts führende Straße verbindet die Wakenitzmauer mit der Burgtorbrücke. Geschichte | Der heutige Ida-Boy-Ed-Garten wurde ursprünglich als Verlängerung der Wakenitzmauer angelegt. 1903 wurde in den erhaltenen Teil der mittelalterlichen Stadtmauer, an dem die Wakenitzmauer bei der Einmündung der Kaiserstraße begann, ein Tor mit einem großen Bogen für die Durchführung der Straße und zwei kleineren seitlichen Öffnungen für Fußgänger gebrochen, um für die neu errichteten Wohnhäuser in diesem Bereich