Messerschmitt Me 262
Me 262 Schwalbe | |
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O primeiro caça a jato a entrar em serviço. | |
Descrição | |
Tipo / Missão | Caça, com motores turbojato, bimotor monoplano |
País de origem | Alemanha |
Fabricante | Messerschmitt AG |
Período de produção | 1941-1945 |
Quantidade produzida | 1430 (com os produzidos na Tchecoslováquia) |
Primeiro voo em | 18 de abril de 1941 (77 anos) com motor a pistão 18 de julho de 1942 (76 anos) com motor turbojato |
Introduzido em | abril de 1944 |
Aposentado em | 1945, Alemanha 1951 Tchecoslováquia |
Variantes | Avia S-92 |
Tripulação | 1 |
Especificações (Modelo: Me 262 A-1a) | |
Dimensões | |
Comprimento | 10,60 m (34,8 ft) |
Envergadura | 12,60 m (41,3 ft) |
Altura | 3,50 m (11,5 ft) |
Área das asas | 21,7 m² (234 ft²) |
Alongamento | 7.3 |
Peso(s) | |
Peso vazio | 3 795 kg (8 370 lb) |
Peso carregado | 6 473 kg (14 300 lb) |
Peso máx. de decolagem | 7 130 kg (15 700 lb) |
Propulsão | |
Motor(es) | 2 x turbojatos Junkers Jumo 004 B-1 |
Força de empuxo (por motor) | 898 kgf (8 810 N) |
Performance | |
Velocidade máxima | 900 km/h (486 kn) |
Alcance (MTOW) | 1 050 km (652 mi) |
Teto máximo | 11 450 m (37 600 ft) |
Razão de subida | 20 m/s |
Armamentos | |
Metralhadoras / Canhões | 4 x canhões Mk 108 de 30 mm (1,18 in) |
Foguetes | 24 x R4M de 55 mm (2,17 in) |
Bombas | 2 x de 250 kg (551 lb) ou 2 x de 500 kg (1 100 lb) no modelo A-2a |
Notas | |
Dados de: Quest for Performance[1] e Me-262[2] Aviso | |
Messerschmitt Me 262 Schwalbe ("Andorinha") foi o primeiro caça a jato a entrar em uso operacional. Estava anos à frente em termos de projeto e desempenho, porém, não teve a devida prioridade, chegando tarde demais para mudar o curso da guerra. Os motores a jato, razão do elevado desempenho, apresentavam pouca confiabilidade, causando muitas baixas. As primeiras unidades a utilizá-lo operacionalmente foram de bombardeiro (por ordem de Hitler, os aviões foram modificados para carregar bombas), apresentando resultados sofríveis, devido à alta velocidade de aproximação.
Somente em 1944 foram utilizados na sua função natural de interceptador, com alguns sucessos frente aos numerosos bombardeiros e caças aliados.
Índice
1 Resultados
2 Usuários
3 Imagens
4 Ver também
5 Referências
5.1 Bibliografia
6 Ligações externas
Resultados |
Ficou muito famoso entre os aliados, chegando a ser tão temido quanto o Junkers Ju 87. Seu traço característico, a imponente fuselagem em forma de triângulo, as asas enflechadas com seus dois motores junkers jumo causava pânico entre os aliados, e por seu formato peculiar ganhou o apelido de "rato".[3] Desenvolvia uma velocidade superior a 850km/h. Apesar dessa velocidade incrível para a época, carecia muito de manobrabilidade. A maioria dos Me 262 derrubados durante a guerra se perderam em combates a baixa velocidade ou quando realizavam curvas. Os únicos aviões aliados capazes de enfrentá-lo a altura seriam o inglês Gloster Meteor e o americano P-80 Shooting Star. Porém nunca os enfrentou, deixando o primeiro duelo jato versus jato para a guerra da Coreia. Entretanto, aviões como o Hawker Tempest, o Typhoon (ambos ingleses) e o P-51 Mustang americano enfrentaram-nos com êxito nos céus.
O Me-262 derrubou 735 aviões aliados, a maioria deles bombardeiros como o Boeing B-17 Flying Fortress e o Handley Page Halifax. Na versão A-1a Schwalbe, o armamento era composto por quatro canhões MK108 de 30mm agrupados no nariz, já na versão A-2a Sturmvogel o armamento consistia de dois canhões Mk 108 de 30mm e duas bombas de 250 kg utilizando-se racks externos na parte frontal da fuselagem. Ambas as versões também podiam carregar 24 foguetes R4M de 55 mm. Foi precedido pelo interceptador foguete Me 163 Komet.
Usuários |
Alemanha
- Luftwaffe
Tchecoslováquia
Força aérea tcheca (No pós-guerra, nove S-92 e três CS-92)
Imagens |
Diagrama
Linha de montagem subterrânea do Me 262.
ME 262 equipado com radar. É possível ver claramente a antena do radar em seu nariz e seu cockpit estendido para o segundo tripulante operador do radar.
Fotos…
…da USAF.
Painel de instrumentos.
Avia S-92: versão tcheca do Me 262 no pós-guerra.
Em exposição no National Museum of the USAF.[4]
Em exposição no Deutsches Museum em Munique
Réplica do Me 262 no ILA 2006,[5]Berlim
Ver também |
- Erich Hartmann
- Lista de aviões de caça
- Willy Messerschmitt
Referências
↑ Loftin, L.K. Jr. Quest for Performance: The Evolution of Modern Aircraft. NASA SP-468.
↑ Radinger e Schick 1996, p.110
↑ (em português)Grandesguerras - Caça ao "Rato": As experiências do curitibano Pierre Clostermann, ao enfrentar os caças Me-262.
↑ (em inglês)Nationalmuseum
↑ (em inglês)Zap16
Bibliografia |
- (em castelhano) Socías, Maciel, in Historia y vida, nº 470, Maio de 2007, informações e fotografia, p. 12-13.
- (em inglês) Brown, Eric. Wings on My Sleeve. London: Weidenfeld & Nicolson, 2006. ISBN 0-297-84565-9.
- (em alemão) Radinger, Will e Walter Schick. Me 262. Berlin: Avantic Verlag GmbH, 1996. ISBN 3-925505-21-0.
Ligações externas |
- Commons
Luftarchiv (em alemão)
Luftwaffe39-45 (em português)