18 de abril de 1941 (77 anos) com motor a pistão 18 de julho de 1942 (76 anos) com motor turbojato
Introduzido em
abril de 1944
Aposentado em
1945, Alemanha 1951 Tchecoslováquia
Variantes
Avia S-92
Tripulação
1
Especificações (Modelo: Me 262 A-1a)
Dimensões
Comprimento
10,60 m (34,8 ft)
Envergadura
12,60 m (41,3 ft)
Altura
3,50 m (11,5 ft)
Área das asas
21,7 m² (234 ft²)
Alongamento
7.3
Peso(s)
Peso vazio
3 795 kg (8 370 lb)
Peso carregado
6 473 kg (14 300 lb)
Peso máx. de decolagem
7 130 kg (15 700 lb)
Propulsão
Motor(es)
2 x turbojatos Junkers Jumo 004 B-1
Força de empuxo (por motor)
898 kgf (8 810 N)
Performance
Velocidade máxima
900 km/h (486 kn)
Alcance (MTOW)
1 050 km (652 mi)
Teto máximo
11 450 m (37 600 ft)
Razão de subida
20 m/s
Armamentos
Metralhadoras / Canhões
4 x canhões Mk 108 de 30 mm (1,18 in)
Foguetes
24 x R4M de 55 mm (2,17 in)
Bombas
2 x de 250 kg (551 lb) ou 2 x de 500 kg (1 100 lb) no modelo A-2a
Notas
Dados de:Quest for Performance[1] e Me-262[2]
Aviso
ver
Messerschmitt Me 262 Schwalbe ("Andorinha") foi o primeiro caça a jato a entrar em uso operacional. Estava anos à frente em termos de projeto e desempenho, porém, não teve a devida prioridade, chegando tarde demais para mudar o curso da guerra. Os motores a jato, razão do elevado desempenho, apresentavam pouca confiabilidade, causando muitas baixas. As primeiras unidades a utilizá-lo operacionalmente foram de bombardeiro (por ordem de Hitler, os aviões foram modificados para carregar bombas), apresentando resultados sofríveis, devido à alta velocidade de aproximação.
Somente em 1944 foram utilizados na sua função natural de interceptador, com alguns sucessos frente aos numerosos bombardeiros e caças aliados.
Índice
1Resultados
2Usuários
3Imagens
4Ver também
5Referências
5.1Bibliografia
6Ligações externas
Resultados |
Ficou muito famoso entre os aliados, chegando a ser tão temido quanto o Junkers Ju 87. Seu traço característico, a imponente fuselagem em forma de triângulo, as asas enflechadas com seus dois motores junkers jumo causava pânico entre os aliados, e por seu formato peculiar ganhou o apelido de "rato".[3] Desenvolvia uma velocidade superior a 850km/h. Apesar dessa velocidade incrível para a época, carecia muito de manobrabilidade. A maioria dos Me 262 derrubados durante a guerra se perderam em combates a baixa velocidade ou quando realizavam curvas. Os únicos aviões aliados capazes de enfrentá-lo a altura seriam o inglês Gloster Meteor e o americano P-80 Shooting Star. Porém nunca os enfrentou, deixando o primeiro duelo jato versus jato para a guerra da Coreia. Entretanto, aviões como o Hawker Tempest, o Typhoon (ambos ingleses) e o P-51 Mustang americano enfrentaram-nos com êxito nos céus.
O Me-262 derrubou 735 aviões aliados, a maioria deles bombardeiros como o Boeing B-17 Flying Fortress e o Handley Page Halifax. Na versão A-1a Schwalbe, o armamento era composto por quatro canhões MK108 de 30mm agrupados no nariz, já na versão A-2a Sturmvogel o armamento consistia de dois canhões Mk 108 de 30mm e duas bombas de 250 kg utilizando-se racks externos na parte frontal da fuselagem. Ambas as versões também podiam carregar 24 foguetes R4M de 55 mm. Foi precedido pelo interceptador foguete Me 163 Komet.
Usuários |
Alemanha
Luftwaffe
Tchecoslováquia
Força aérea tcheca (No pós-guerra, nove S-92 e três CS-92)
Imagens |
Diagrama
Linha de montagem subterrânea do Me 262.
ME 262 equipado com radar. É possível ver claramente a antena do radar em seu nariz e seu cockpit estendido para o segundo tripulante operador do radar.
Fotos…
…da USAF.
Painel de instrumentos.
Avia S-92: versão tcheca do Me 262 no pós-guerra.
Em exposição no National Museum of the USAF.[4]
Em exposição no Deutsches Museum em Munique
Réplica do Me 262 no ILA 2006,[5]Berlim
Ver também |
Erich Hartmann
Lista de aviões de caça
Willy Messerschmitt
Referências
↑Loftin, L.K. Jr. Quest for Performance: The Evolution of Modern Aircraft. NASA SP-468.
↑Radinger e Schick 1996, p.110
↑(em português)Grandesguerras - Caça ao "Rato": As experiências do curitibano Pierre Clostermann, ao enfrentar os caças Me-262.
↑(em inglês)Nationalmuseum
↑(em inglês)Zap16
Bibliografia |
(em castelhano) Socías, Maciel, in Historia y vida, nº 470, Maio de 2007, informações e fotografia, p. 12-13.
(em inglês) Brown, Eric. Wings on My Sleeve. London: Weidenfeld & Nicolson, 2006. ISBN 0-297-84565-9.
(em alemão) Radinger, Will e Walter Schick. Me 262. Berlin: Avantic Verlag GmbH, 1996. ISBN 3-925505-21-0.
Ligações externas |
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Keirin in Kanada, Juli 2006. Keirin (von jap. 競輪 , Keirin , dt. „Radrennen“) ist eine Disziplin des Bahnradsports. Es handelt sich um eine aus Japan stammende Variante des Sprints; sie wird auch als „Kampfsprint“ bezeichnet. Inhaltsverzeichnis 1 Geschichte 2 Regeln 3 Keirin in Japan 4 Ergebnisse bei UCI-Bahn-Weltmeisterschaften 4.1 Männer (Profis/Elite) 4.2 Frauen 5 Literatur 6 Weblinks 7 Einzelnachweise Geschichte | Keirin-Lauf bei den UEC-Bahn-Europameisterschaften 2011 in Apeldoorn Keirin wurde 1948 in Japan als Wettsport eingeführt; die Einnahmen aus den Wetten waren damals für den Wiederaufbau nach dem Zweiten Weltkrieg gedacht. 1980 wurde Keirin in das Programm von UCI-Bahn-Weltmeisterschaften für Männer aufgenommen, seit 2002 auch für Frauen. Seit dem Jahr 2000 ist Keirin für Männer ein olympischer Radsportwettbewerb. Bei den Olympischen Spielen 2012 wurden erstmals Medaillen in einem Keirinwettbewerb für Fraue...
Santa Maria sopra Minerva [1] Konfession: römisch-katholisch Patrozinium: Hl. Maria Weihejahr: 1370 Rang: Basilica minor Orden: Dominikaner (OP) Kardinalpriester: António Marto Anschrift: Piazza della Minerva, 42 00187 Roma 41.898029 12.478194 Koordinaten: 41° 53′ 52,9″ N , 12° 28′ 41,5″ O Santa Maria sopra Minerva ( lateinisch Sanctae Mariae supra Minervam ), vollständig Basilica di Santa Maria sopra Minerva , ist der einzig bedeutende Kirchenbau Roms aus der Zeit der Gotik und eine der Hauptkirchen des Dominikanerordens in Rom. Seit 1566 ist die Basilica minor eine Titelkirche der römisch-katholischen Kirche. Sie befindet sich an der Piazza della Minerva im Rione Pigna im historischen Zentrum Roms, dem Marsfeld südöstlich des Pantheon. Südlich grenzt die Straße Via di S. Caterina da Siena an, benannt nach der Heiligen Katharina von Siena, deren Grab sich unter dem Hauptaltar der Kirche befindet. Die Kirche wurde über den Ruin...