Messerschmitt Me 262


















































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Me 262 Schwalbe




Caça










O primeiro caça a jato a entrar em serviço.
Descrição
Tipo / Missão

Caça, com motores turbojato, bimotor monoplano
País de origem

 Alemanha
Fabricante

Messerschmitt AG
Período de produção

1941-1945
Quantidade produzida
1430 (com os produzidos na Tchecoslováquia)
Primeiro voo em

18 de abril de 1941 (77 anos) com motor a pistão
18 de julho de 1942 (76 anos) com motor turbojato
Introduzido em

abril de 1944
Aposentado em

1945, Alemanha
1951 Tchecoslováquia
Variantes

Avia S-92

Tripulação
1
Especificações (Modelo: Me 262 A-1a)
Dimensões
Comprimento
10,60 m (34,8 ft)

Envergadura
12,60 m (41,3 ft)
Altura
3,50 m (11,5 ft)
Área das asas
21,7 m² (234 ft²)

Alongamento
7.3
Peso(s)
Peso vazio
3 795 kg (8 370 lb)
Peso carregado
6 473 kg (14 300 lb)
Peso máx. de decolagem
7 130 kg (15 700 lb)
Propulsão
Motor(es)
2 x turbojatos Junkers Jumo 004 B-1
Força de empuxo (por motor)
898 kgf (8 810 N)
Performance
Velocidade máxima
900 km/h (486 kn)
Alcance (MTOW)
1 050 km (652 mi)
Teto máximo
11 450 m (37 600 ft)
Razão de subida
20 m/s
Armamentos

Metralhadoras / Canhões
4 x canhões Mk 108 de 30 mm (1,18 in)
Foguetes
24 x R4M de 55 mm (2,17 in)

Bombas
2 x de 250 kg (551 lb) ou 2 x de 500 kg (1 100 lb) no modelo A-2a
Notas

Dados de: Quest for Performance[1] e Me-262[2]
Aviso




Messerschmitt Me 262 Schwalbe ("Andorinha") foi o primeiro caça a jato a entrar em uso operacional. Estava anos à frente em termos de projeto e desempenho, porém, não teve a devida prioridade, chegando tarde demais para mudar o curso da guerra. Os motores a jato, razão do elevado desempenho, apresentavam pouca confiabilidade, causando muitas baixas. As primeiras unidades a utilizá-lo operacionalmente foram de bombardeiro (por ordem de Hitler, os aviões foram modificados para carregar bombas), apresentando resultados sofríveis, devido à alta velocidade de aproximação.


Somente em 1944 foram utilizados na sua função natural de interceptador, com alguns sucessos frente aos numerosos bombardeiros e caças aliados.




Índice






  • 1 Resultados


  • 2 Usuários


  • 3 Imagens


  • 4 Ver também


  • 5 Referências


    • 5.1 Bibliografia




  • 6 Ligações externas





Resultados |


Ficou muito famoso entre os aliados, chegando a ser tão temido quanto o Junkers Ju 87. Seu traço característico, a imponente fuselagem em forma de triângulo, as asas enflechadas com seus dois motores junkers jumo causava pânico entre os aliados, e por seu formato peculiar ganhou o apelido de "rato".[3] Desenvolvia uma velocidade superior a 850km/h. Apesar dessa velocidade incrível para a época, carecia muito de manobrabilidade. A maioria dos Me 262 derrubados durante a guerra se perderam em combates a baixa velocidade ou quando realizavam curvas. Os únicos aviões aliados capazes de enfrentá-lo a altura seriam o inglês Gloster Meteor e o americano P-80 Shooting Star. Porém nunca os enfrentou, deixando o primeiro duelo jato versus jato para a guerra da Coreia. Entretanto, aviões como o Hawker Tempest, o Typhoon (ambos ingleses) e o P-51 Mustang americano enfrentaram-nos com êxito nos céus.


O Me-262 derrubou 735 aviões aliados, a maioria deles bombardeiros como o Boeing B-17 Flying Fortress e o Handley Page Halifax. Na versão A-1a Schwalbe, o armamento era composto por quatro canhões MK108 de 30mm agrupados no nariz, já na versão A-2a Sturmvogel o armamento consistia de dois canhões Mk 108 de 30mm e duas bombas de 250 kg utilizando-se racks externos na parte frontal da fuselagem. Ambas as versões também podiam carregar 24 foguetes R4M de 55 mm. Foi precedido pelo interceptador foguete Me 163 Komet.



Usuários |


Alemanha NaziAlemanha


  • Luftwaffe

TchecoslováquiaTchecoslováquia



  • Força aérea tcheca (No pós-guerra, nove S-92 e três CS-92)


Imagens |




Ver também |



  • Erich Hartmann

  • Lista de aviões de caça

  • Willy Messerschmitt



Referências




  1. Loftin, L.K. Jr. Quest for Performance: The Evolution of Modern Aircraft. NASA SP-468.


  2. Radinger e Schick 1996, p.110


  3. (em português)Grandesguerras - Caça ao "Rato": As experiências do curitibano Pierre Clostermann, ao enfrentar os caças Me-262.


  4. (em inglês)Nationalmuseum


  5. (em inglês)Zap16



Bibliografia |



  • (em castelhano) Socías, Maciel, in Historia y vida, nº 470, Maio de 2007, informações e fotografia, p. 12-13.

  • (em inglês) Brown, Eric. Wings on My Sleeve. London: Weidenfeld & Nicolson, 2006. ISBN 0-297-84565-9.

  • (em alemão) Radinger, Will e Walter Schick. Me 262. Berlin: Avantic Verlag GmbH, 1996. ISBN 3-925505-21-0.



Ligações externas |








Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:

Commons

Imagens e media no Commons


  • Commons




  • Luftarchiv (em alemão)


  • Luftwaffe39-45 (em português)





Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

































































  • Portal da Alemanha
  • Portal da aviação
  • Portal da Segunda Guerra Mundial



Popular posts from this blog

Bundesstraße 106

Verónica Boquete

Ida-Boy-Ed-Garten