Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde novembro de 2015). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido. —Encontre fontes:Google (notícias, livros e acadêmico)
Por favor melhore este artigo, expandindo-o. Mais informação pode ser encontrada no artigo «Arado Ar 234» na Wikipédia em inglês e também na página de discussão. (novembro de 2015)
Ar 234 Blitz (Relâmpago)
Arado Ar 234 B-2 no Museu do Ar e Espaço dentro do Steven F. Udvar-Hazy Center Estados Unidos
Descrição
Tipo / Missão
Aeronave de reconhecimento e bombardeiro
País de origem
Alemanhasta
Fabricante
Arado Flugzeugwerke
Período de produção
1943-?
Quantidade produzida
210
Primeiro voo em
15 de junho de 1943 (75 anos)
Introduzido em
setembro de 1944
Variantes
Ver texto
Tripulação
1 (Ar 234B-2)
Especificações (Modelo: Ar 234B-2)
Dimensões
Comprimento
12,64 m (41,5 ft)
Envergadura
14,41 m (47,3 ft)
Altura
4,29 m (14,1 ft)
Área das asas
26,4 m² (284 ft²)
Alongamento
7.9
Peso(s)
Peso vazio
5 200 kg (11 500 lb)
Peso máx. de decolagem
9 800 kg (21 600 lb)
Propulsão
Motor(es)
2 x motores turbojato axiais Junkers Jumo 004B-1
Força de empuxo (por motor)
902 kgf (8 850 N)
Performance
Velocidade máxima
742 km/h (400 kn)
Velocidade de cruzeiro
700 km/h (378 kn)
Alcance (MTOW)
1 556 km (967 mi)
Teto máximo
10 000 m (32 800 ft)
Razão de subida
13 m/s
Armamentos
Metralhadoras / Canhões
2 x canhões MG 151 de 20 mm (0,787 in) (não usados em serviço, somente nos protótipos)
Bombas
Até 1 500 kg (3 310 lb) de bombas em racks externos
Notas
Dados de:Aircraft of the Third Reich Vol.1[nota 1]
Aviso
ver
O Arado Ar 234 foi um bombardeiro a jato, desenvolvido pela Arado e utilizado pela Alemanha Nazi no final da Segunda Guerra Mundial. Inovou por ter sido o primeiro avião a ter piloto automático, além de ter sido o primeiro bombardeiro a jato e ser provido com pára-quedas de travagem.
Foi projetado inicialmente como avião de reconhecimento, porém poucos operaram antes do final da guerra. O bombardeiro operou em tão baixo número que não teve influência alguma no curso do conflito, embora os de reconhecimento obtivessem melhores resultados, voando praticamente imunes aos caças aliados graças à sua grande velocidade.
Mesmo assim, a fábrica de aviões da Arado desenvolveu uma série do mesmo aparelho (denominada Ar 234C) com quatro motores, visando ainda mais velocidade. O Ar 234 demonstrou grande valia como avião de reconhecimento. Durante a invasão da Normandia pelas forças aliadas, o avião fotografou os desembarques de tropas e cargas nas praias, dando à Wehrmacht a real dimensão da força inimiga. Em 1945, a versão bombardeiro do Ar 234 teve participação na ofensiva alemã nas Ardenas, bombardeando aeródromos aliados.
O aparelho também teve uma versão de caça noturno, mas não se tem registro que tenha conseguido algum abate.
Índice
1História
2Variantes
3Imagens
4Notas
5Referências
5.1Bibliografia
6Ligações externas
História |
O Blitz (Relâmpago) foi o único bombardeiro turbojato a entrar em operação na Segunda Guerra Mundial, e, por isso, foi um importante marco no desenvolvimento da aviação militar.
Suas origens datam de uma especificação de 1940, emitida pelo Ministério da Aeronáutica alemão para um avião de reconhecimento rápido com motor turbojato.
Um programa intensivo de projeto e desenvolvimento resultou em nada menos que 18 protótipos com dois motores Junkers 004 ou quatro turbojatos BMW 003, provisão para sistema de descolagem auxiliada por foguetes, uma cabine com ou sem pressurização e assento ejetável para o piloto; uma desajeitada combinação de um carrinho, que era lançado durante a descolagem, e esquis extensíveis para aterragem.
Quatro B-1s foram operados pelo Sonderkommando Götz, baseado em Rheine a partir de julho de 1944, para missões de reconhecimento e no início de outubro, em missões de reconhecimento sobre a Europa, ocupada pelos Aliados, e Ilhas Britânicas.
Variantes |
Esta seção está a ser traduzida de «Arado Ar 234#Variants» na Wikipédia em inglês (desde novembro de 2015). Ajude e colabore com a tradução.
Dados de: Aircraft of the Third Reich Vol.1[nota 1]
Arado E 370
Plano proposto ao Reichsluftfahrtministerium (RLM) para um bombardeiro de reconhecimento a jato.
Ar 234 V1 à V5
Protótipos iniciais do Ar 234A com trem de aterragem em esquis, e 2 x motores Junkers Jumo 004.
Imagens |
Desenho em perspectiva e de frente do Arado Ar 234B
Notas
↑ abGreen 2010, pp. 64–84.
Referências
Bibliografia |
Green, William. Aircraft of the Third Reich, Vol. 1. London: Aerospace Publishing Limited, 2010. ISBN 978-1-900732-06-2.
Coleção Armas de Guerra - Livro 1: Aeronaves de Caça e de Reconhecimento_pag 27/Abril Coleções.
Ligações externas |
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Arado Ar 234
(em alemão) Hans-Kammerer
(em inglês) Luft46 - Arado Ar 234C-3/Ar E.381 I
(em português) Luftwaffe39-45
Este artigo sobre um avião, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
v•e
Aeronaves da Arado Flugzeugwerke
Ar 64
Ar 65
Ar 66
Ar 67
Ar 68
Ar 69
Ar 76
Ar 77
Ar 79
Ar 80
Ar 81
Ar 95
Ar 96
Ar 195
Ar 196
Ar 197
Ar 198
Ar 199
Ar 231
Ar 232
Ar 233
Ar 234
Ar 240
Ar 296
Ar 396
Ar 432
Ar 440
Ar 532
E.340
E.377
E.380
E.381
E.500
E.530
E.555
E.560
E.561
E.580
E.581
E.583
L I
L II
S I
SC I
SC II
SD I
SD II
SD III
SSD I
V I
W 2
Categoria:Aeronaves da Arado
v•e
Designação de aeronaves do Reichsluftfahrtministerium (Ministério da Aviação do Reich)
1 à 99
B 9 ·
Gö 9 ·
Do 10 ·
Do 11 ·
Wn 11 ·
Do 12 ·
Do 13 ·
Do 14 ·
Do 15 ·
Wn 15 ·
Do 16 ·
Wn 16 ·
Do 17 ·
Do 18 ·
Do 19 ·
Do 20 ·
Do 22 ·
Do 23 ·
Do 24 ·
Kl 25 ·
Do 26 ·
Kl 26 ·
M 27 ·
Kl 31 ·
Kl 32 ·
W 33 ·
L 33 ·
W 34 ·
Kl 35 ·
Kl 36 ·
HD 37 ·
HD 38 ·
G 38 ·
DFS 39 ·
BV 40 ·
DFS 40 ·
A 40 ·
Fw 42 ·
He 42 ·
A 43 ·
HD 43 ·
Fw 44 ·
He 45 ·
He 46 ·
Ju 46 ·
Fw 47 ·
He 47 ·
K 47 ·
A 48 ·
He 49 ·
Ju 49 ·
He 50 ·
A 50 ·
He 51 ·
K 51 ·
Ju 52 ·
K 53 ·
NR 54 ·
Fw 55 ·
NR 55 ·
Fw 56 ·
Fw 57 ·
Fw 58 ·
He 58 ·
He 59 ·
He 60 ·
Ju 60 ·
Fw 61 ·
He 61 ·
Fw 62 ·
He 62 ·
He 63 ·
Ar 64 ·
He 64 ·
Ar 65 ·
He 65 ·
Ar 66 ·
He 66 ·
Ar 67 ·
Ar 68 ·
Ar 69 ·
He 70 ·
He 71 ·
He 72 ·
He 74 ·
Ar 76 ·
Ar 77 ·
Ar 79 ·
Ar 80 ·
Ar 81 ·
Ju 85 ·
Ju 86 ·
Ju 87 ·
Ju 88 ·
Ju 89 ·
Ju 90 ·
Ar 95 ·
Ar 96 ·
Fi 97 ·
Fi 98 ·
Fi 99
100 à 199
He 100 ·
Al 101 ·
Al 102 ·
Al 103 ·
Fi 103 ·
Fh 104 ·
Kl 105 ·
Kl 106 ·
Kl 107 ·
Bf 108 ·
Bf 109 ·
Bf 110 ·
He 111 ·
He 112 ·
He 113 ·
He 114 ·
He 115 ·
He 116 ·
Hs 117 ·
He 118 ·
He 119 ·
He 120 ·
Hs 121 ·
Hs 122 ·
Hs 123 ·
Hs 124 ·
Hs 125 ·
Hs 126 ·
Hs 127 ·
Hs 128 ·
Hs 129 ·
LZ 129 ·
Hs 130 ·
Bü 131 ·
Hs 132 ·
Bü 133 ·
Bü 134 ·
Ha 135 ·
Ha 136 ·
Hü 136 ·
Ha 137 ·
BV 138 ·
Ha 139 ·
Ha 140 ·
BV 141 ·
BV 142 ·
BV 143 ·
BV 144 ·
Go 145 ·
Go 146 ·
Go 147 ·
Ju 147 ·
Go 149 ·
Go 150 ·
Kl 151 ·
Ta 152 ·
Kl 152 ·
Ta 153 ·
Ta 154 ·
BV 155 ·
Fi 156 ·
Fi 157 ·
Fi 158 ·
Fw 159 ·
Ju 160 ·
Bf 161 ·
He 162 ·
Bf 162 ·
Bf 163 ·
Me 163 ·
Me 164 ·
Fi 166 ·
FK 166 ·
Fi 167 ·
Fi 168 ·
He 170 ·
He 172 ·
He 176 ·
He 177 ·
He 178 ·
Bü 180 ·
Bü 181 ·
Bü 182 ·
Ta 183 ·
Fl 184 ·
Fl 185 ·
Fw 186 ·
Ju 186 ·
Fw 187 ·
Ju 187 ·
Ju 188 ·
Fw 189 ·
Fw 190 ·
Fw 191 ·
Ao 192 ·
DFS 193 ·
DFS 194 ·
Ar 195 ·
Ar 196 ·
Ar 197 ·
Ar 198 ·
Ar 199
200 à 299
Fw 200 ·
Si 201 ·
Si 202 ·
DFS 203 ·
Si 204 ·
Fw 206 ·
Me 208 ·
Me 209 ·
Me 209-II ·
Me 210 ·
Hü 211 ·
Do 212 ·
Do 214 ·
Do 215 ·
Do 216 ·
Do 217 ·
Hs 217 ·
He 219 ·
He 220 ·
BV 222 ·
Fa 223 ·
Fa 224 ·
Ao 225 ·
Fa 225 ·
BV 226 ·
Ho 226 ·
Fg 227 ·
DFS 228 ·
Ho 229 ·
DFS 230 ·
Ar 231 ·
Ar 232 ·
Ar 233 ·
Ar 234 ·
Do 235 ·
BV 237 ·
BV 238 ·
Fw 238 ·
Ar 239 ·
Ar 240 ·
Go 241 ·
Go 242 ·
Go 244 ·
BV 246 ·
Ju 248 ·
BV 250 ·
Fw 250 ·
Ho 250 ·
Ho 251 ·
Ho 252 ·
Ju 252 ·
Fi 253 ·
Ho 253 ·
Ta 254 ·
Ho 254 ·
Fi 256 ·
Sk 257 ·
Fw 261 ·
Me 261 ·
Me 262 ·
Me 263 ·
Me 264 ·
Fl 265 ·
Me 265 ·
Fa 266 ·
Ho 267 ·
Ju 268 ·
Fa 269 ·
He 270 ·
We 271 ·
Fw 272 ·
He 274 ·
He 275 ·
He 277 ·
He 278 ·
He 280 ·
Fl 282 ·
Fa 283 ·
Ta 283 ·
Fa 284 ·
Fl 285 ·
Ju 286 ·
Ju 287 ·
Ju 288 ·
Ju 290 ·
Me 290 ·
As 292 ·
Hs 293 ·
Hs 294 ·
Hs 295 ·
Ar 296 ·
Hs 296 ·
Hs 297 ·
Hs 298
300 à 635
Fw 300 ·
Me 309 ·
Me 310 ·
Do 317 ·
Do 318 ·
He 319 ·
Me 321 ·
Ju 322 ·
Me 323 ·
Me 328 ·
Me 329 ·
Fa 330 ·
DFS 331 ·
DFS 332 ·
Fi 333 ·
Me 334 ·
Do 335 ·
Fa 336 ·
Fl 339 ·
Ar 340 ·
Wn 342 ·
He 343 ·
Rk 344 ·
So 344 ·
Go 345 ·
DFS 346 ·
Rk 347 ·
Ba 349 ·
Ju 352 ·
Me 362 ·
Me 364 ·
E.381 ·
Ju 388 ·
Ju 390 ·
Fw 391 ·
Ar 396 ·
Ta 400 ·
Me 409 ·
Me 410 ·
Do 417 ·
He 419 ·
ZMe 423 ·
Ar 430 ·
Ka 430 ·
Ar 432 ·
Do 435 ·
Ar 440 ·
Ju 452 ·
Me 462 ·
Ju 488 ·
Fw 491 ·
Me 509 ·
Me 510 ·
He 519 ·
ZSO 523 ·
Ar 532 ·
Do 535 ·
Me 609 ·
Ar 632 ·
Do 635
Legenda
A Focke-Wulf ou Junkers · Al Albatros · Ar Arado Flugzeugwerke · As Argus Motoren · B Akaflieg Berlin and Flugtechnische Fachgruppe · Ba Bachem · Bf Messerschmitt · Bü Bücker · BV Blohm & Voss · DFS Deutsche Forschungsanstalt für Segelflug · Do Dornier · Fa Focke-Achgelis · Fg Flugtechnische Fertigungsgemeinschaft Prag · Fh Flugzeugwerke Halle · Fi Fieseler · Fk Flugzeugbau Kiel · Fl Flettner · Fw Focke-Wulf · Go Gothaer Waggonfabrik · Ha Hamburger Flugzeugbau · HD Heinkel · He Heinkel · Ho Horten · Hs Henschel · Hu Hütter · Ju Junkers · K Junkers · Ka Gothaer Waggonfabrik · Kl Klemm · L Klemm · LZ Zeppelin · M Messerschmitt · Me Messerschmitt · Nr Nagler-Rolz · Si Siebel · So Heinz Sombold · Sk Skoda-Kauba · Rk Kramer · Ta Focke-Wulf · W Junkers · We Weser Flugzeugbau · Wn Wiener Neustädter Flugzeugwerke · ZMe Zeppelin/Messerschmitt · ZSo Zeppelin/SNCASO ·
Dieser Artikel beschreibt die Bundesstraße 106 in Deutschland. Zur gleichnamigen Straße in Österreich siehe Mölltal Straße. Vorlage:Infobox hochrangige Straße/Wartung/DE-B Bundesstraße 106 in Deutschland Karte Basisdaten Betreiber: Deutschland Bundesrepublik Deutschland Straßenbeginn: Wismar ( 53° 54′ N , 11° 24′ O 53.900536 11.396875 ) Straßenende: Schwerin ( 53° 36′ N , 11° 24′ O 53.592785 11.404892 ) Gesamtlänge: 40,7 km Bundesland: Mecklenburg-Vorpommern Ausbauzustand: zweistreifig [1] Bundesstraße 106 in Schwerin (Umgehungsstraße) Straßenverlauf Land Mecklenburg-Vorpommern Landkreis Nordwestmecklenburg Ortsumgehung Wismar Wallensteingraben über Dorf Mecklenburg Wallensteingraben Groß Stieten Bad Kleinen OT Niendorf Bahnstrecke Lübeck–Bad Kleinen Zickhusen Lübstorf Klein Trebbow OT Kirch Stück ...
In der Liste der Kulturdenkmäler in Imsweiler sind alle Kulturdenkmäler der rheinland-pfälzischen Ortsgemeinde Imsweiler einschließlich des Ortsteils Felsbergerhof aufgeführt. Grundlage ist die Denkmalliste des Landes Rheinland-Pfalz (Stand: 15. August 2017). Inhaltsverzeichnis 1 Denkmalzonen 2 Einzeldenkmäler 3 Literatur 4 Weblinks Denkmalzonen | Bezeichnung Lage Baujahr Beschreibung Bild Denkmalzone Flörsheimer Schlösschen Schloßstraße 4 Lage vor 1236 Reste der Ringmauer der 1236 belegten Wasserburg, vom 1595 erbauten, im Dreißigjährigen Krieg zerstörten Wasserschloss Renaissance-Teile in der Hofanlage des 18. und 19. Jahrhunderts erhalten Einzeldenkmäler | Bezeichnung Lage Baujahr Beschreibung Bild Protestantischer Glockenturm Alsenzstraße, gegenüber Nr. 29 Lage 1877 Sandsteinquaderbau, bezeichnet 1877, Architekt Julius Huth, Kaiserslautern Katholische Pfarrkirche St. Peter in den Ketten ...
Santa Maria sopra Minerva [1] Konfession: römisch-katholisch Patrozinium: Hl. Maria Weihejahr: 1370 Rang: Basilica minor Orden: Dominikaner (OP) Kardinalpriester: António Marto Anschrift: Piazza della Minerva, 42 00187 Roma 41.898029 12.478194 Koordinaten: 41° 53′ 52,9″ N , 12° 28′ 41,5″ O Santa Maria sopra Minerva ( lateinisch Sanctae Mariae supra Minervam ), vollständig Basilica di Santa Maria sopra Minerva , ist der einzig bedeutende Kirchenbau Roms aus der Zeit der Gotik und eine der Hauptkirchen des Dominikanerordens in Rom. Seit 1566 ist die Basilica minor eine Titelkirche der römisch-katholischen Kirche. Sie befindet sich an der Piazza della Minerva im Rione Pigna im historischen Zentrum Roms, dem Marsfeld südöstlich des Pantheon. Südlich grenzt die Straße Via di S. Caterina da Siena an, benannt nach der Heiligen Katharina von Siena, deren Grab sich unter dem Hauptaltar der Kirche befindet. Die Kirche wurde über den Ruin...