Moto Club de São Luís






















































































Moto Club

Moto Club logo.png
Nome Moto Club de São Luís
Alcunhas
Papão do Norte
Rubro-negro da Fabril
Torcedor/Adepto Motense
Mascote
Bicho-papão
Principal rival
Sampaio Corrêa
Maranhão
São José-MA
Fundação
13 de setembro de 1937 (81 anos)
Estádio
Castelão
Nhozinho Santos
Dário Santos
Capacidade 40 149 pessoas
11 429 pessoas
900 pessoas
Localização
São José de Ribamar, Brasil
Mando de jogo em
Castelão
Capacidade (mando) 40 149 pessoas
Presidente Célio Sérgio
Treinador Wallace Lemos
Patrocinador
Governo do Maranhão
CEMAR
Gelo da Ilha
River
Super Clínica

Material (d)esportivo
Kanxa
Competição
Campeonato Maranhense
Copa do Nordeste
Copa do Brasil
Série D
Ranking nacional 1.211 Pontos
Nacional - 66ª posição
Regional - 19ª posição
Estadual - 2ª posição
Website
www.motocluboficial.com.br
















Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Uniforme
titular














Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Uniforme
alternativo




Temporada atual

editar

Moto Club de São José é uma agremiação esportiva brasileira da cidade de São José de Ribamar. Fundado em 13 de setembro de 1937, é um dos maiores e mais populares clubes do Estado do Maranhão. Sua sede está situada em São José de Ribamar, município da Região Metropolitana da capital maranhense.


Suas cores são o vermelho e o preto, e o seu mascote é o bicho papão, que lhe rendeu o apelido de Papão do Norte. Costuma mandar seus jogos no Estádio Nhozinho Santos. Seu maior adversário é o Sampaio Corrêa Futebol Clube.


Ao longo de sua história, conquistou vários títulos do Campeonato Maranhense de Futebol profissional, incluindo um heptacampeonato entre 1944 e 1950, feito inigualável por nenhum rival local. Participou por onze vezes da principal divisão do Campeonato Brasileiro (1960-1961, 1967-1968, 1973, 1975, 1978-1979, 1982-1984), sendo quatro delas pela antiga Taça Brasil, e dez vezes da Copa do Brasil.[1]


No dia 21 de dezembro de 2015, foi oficialmente aprovado pela Assembléia Legislativa do Maranhão, o projeto de lei nº 279/2015, que visa instituir o Dia do torcedor do Moto Club de São Luís, a ser comemorado nos dias 13 de setembro.




Índice






  • 1 História


  • 2 Cores e símbolos


    • 2.1 Uniformes


      • 2.1.1 Material Esportivo




    • 2.2 Escudo


    • 2.3 Alcunhas


    • 2.4 Hino




  • 3 Patrimônio


    • 3.1 Centro de Treinamentos


    • 3.2 Estádios




  • 4 Rivalidade


    • 4.1 Superclássico




  • 5 Títulos oficiais


  • 6 Estatísticas


    • 6.1 Participações


    • 6.2 Histórico em competições oficiais


    • 6.3 Amistosos Internacionais




  • 7 Referências


  • 8 Ligações externas





História


Foi na casa de número 486 da Rua da Paz, centro de São Luís, aonde muito tempo residiu César Alexandre Aboud que surgiu, no dia 13 de setembro de 1937, o Moto Club com o nome de Ciclo Moto. O objetivo era participar das modalidades de motociclismo e ciclismo, bastante praticadas naquela época. No entanto, é no futebol que o Moto Club alcança grande notoriedade. Em 1939 foi inaugurado o Estádio Santa Isabel, em homenagem a fábrica do industrial César Aboud. Com seu próprio estádio, pois o Moto Club foi o único time do estado a ter um, conseguiu seus primeiros títulos e de forma incrível, pois foram sete títulos seguidos, os estaduais de 1944 a 1950, lembrados até hoje por seus torcedores da época, se tornando o único heptacampeão clássico do estado. Mas em 1972 o estádio é demolido e em seu lugar é erguido o prédio do Ministério da Fazenda em São Luís.


A primeira diretoria do Moto foi eleita com os seguintes componentes:


  • Presidente: Cap. José de Ribamar Campos

  • Vice-presidente: Cap. Aluísio de Andrade Moura

  • 1º Secretário: Raimundo Baima

  • 2º Secretário: Nagib Moucherek

  • Tesoureiro: Antenor Monroe

Branca e verde eram as primeiras cores no uniforme do Moto Club, mas, por influência do presidente César Aboud, foram transformadas em rubro-negro, quando foi criado o departamento de futebol. A estreia do Moto Club como time de futebol aconteceu no dia 17 de setembro de 1939, contra o Ateneu, campeão estudantil. O resultado foi 1 a 1 - com o gol do Moto marcado pelo atacante Bibi. O time do Moto Club na época era formado por: Wilson, Jaime, Adolfo, Pavão e Feliciano, Mosaba, Bibi, Elvite e Leônidas, Ary e Bilau.




No dia 9 de abril de 1940, o time motorizado participou do primeiro torneio início do Campeonato Maranhense de Futebol. O quadro rubro-negro perdeu de 2 X 1 para o Maranhão. O Moto jogou com Ahu, Zezico, Pires, Mozabá e Neves (Carrasco - 91), Elvitre, Cecilio, Jacaré, Bá e Anderson;




Além de praticar o futebol, com participação em todas as categorias (profissional, júnior e juvenil) o Moto Club participará na atual administração em outras modalidades tais como: ciclismo, handebol, voleibol, atletismo, futebol de salão e futebol feminino, terceirizando essas atividades com uma cooperativa, constituída de técnicos em esportes nessas modalidades.



Cores e símbolos


Uniformes




  • Uniforme titular: Camisa vermelha com listras horizontais pretas, calção e meias pretas.


  • Uniforme reserva: Camisa branca, calção e meias brancas.


Material Esportivo











  • Alemanha Adidas: 1989–1995


  • Brasil Malharia Karla: 1996


  • Brasil Topper: 1997


  • Itália Diadora: 1998


  • Brasil Finta: 1999





  • Brasil Poker: 2000–2001


  • Brasil Conti: 2002–2003


  • Brasil BMC: 2004–2005


  • Brasil Águia Sport: 2006


  • Brasil Raikar: 2007





  • Brasil BMC: 2008–2010


  • Brasil Eggos: 2011–2012


  • Brasil Super Bolla: 2013–2017


  • Brasil Embratex: 2018–2019



Escudo


O Escudo é o principal símbolo do Moto Club de São Luis. Ele foi criado no formato de um brasão com o  no interior bem característico dos clubes de motociclismo e as argolas entrelaçadas simbolizando as diversas modalidades esportivas a que o Moto Club se dedica, tais como, o Futebol, o Atletismo, o Handebol e o Futebol de Salão, entre outras. 


Quando foi fundado em 13 de setembro de 1937, o uniforme adotado pelo Moto Club tinha cores branca e verde.Com a criação do departamento de futebol, em 1939, o Moto Club passou a adotar o uniforme com listras horizontais vermelhas e pretas. O uniforme reserva já foi branco com listra vermelha e preta verticais no lado esquerdo do peito e branco com listras horizontais vermelha e preta no centro. Atualmente, o uniforme n° 2 do Moto Club é todo branco com gola vermelha e listras nos ombros vermelha e preta.


Alcunhas


Os apelidos são "Papão do Norte "Rubro Negro da Fabril"


  • "Papão do Norte": esse apelido surgiu em 1948, quando o Moto Club conquistou a Copa dos Campeões do Norte e venceu em Belém o Paysandu e o Fortaleza, ganhando assim o título de "Papão do Norte". Há uma segunda versão que faz referência à 1946, quando o Moto cedeu basicamente toda a base da seleção maranhense que chegou à semifinal do Campeonato Brasileiro de Seleções. Por causa desse fato, os jornais já se referiam ao clube pelo apelido de Papão do Norte. Note-se que até a década de 60 o Estado do Maranhão fazia parte da então região geográfica do Meio Norte.

  • "Rubro Negro da Fabril": foi dado em alusão às cores do clube e ao local da sede do clube e do estádio Santa Isabel (nome da fábrica do Sr. César Aboud), que ficavam no Canto da Fabril.

Hino


Moto Club de tantas tradições


Colocado entre grandes vencedores


Seu nome vive em nossos corações


E nos lábios de muitos torcedores


Campeão de mil feitos gloriosos


De heroísmo sem par e de coragem


Receba agora mesmo neste instante


A nossa mais esplendida homenagem


Oh! Moto surpreendente


Time de fibra e de garra


Quando te lanças à frente


Nenhuma defesa te barra


Nos gramados daqui ou de outros Estados


Honra o Moto o valor da nossa gente


Grande foi em todo seu passado


Ainda maior agora em seu presente


Nosso lema é vencer de ânimo forte


Com justa fama de Papão do Norte


Marchemos nesse instante para a glória


Na conquista de mais uma vitória.


Composição:


Murilo Travassos



Patrimônio


Centro de Treinamentos


Seu endereço é Rua Ubatuta, nº 55. Neste endereço foi construído e inaugurado em 14 de setembro de 2003 o seu Centro de Treinamento, conhecido pelo nome de C.T. Dr. José Pereira dos Santos. No C.T. há dois campos de medidas oficiais para treinamento dos profissionais e das categorias de base. O campo principal é utilizado pelo time principal e recebeu o nome de Hamílton Sadias Campos, o maior artilheiro de todos os tempos do clube de São Luís. O outro campo é utilizado pelas divisões de base do clube e recebeu o nome de Baezinho. Neste campo também são disputadas partidas pelos times de base. No C.T. também há oito quartos com 24 leitos para concentração dos jogadores, sala da presidência, sala de troféus, sala de imprensa, sala de reuniões, salão de jogos, departamento médico, cozinha industrial, refeitório, lavanderia e vestiários.



Estádios


Santa Isabel

O primeiro Estádio foi o Santa Isabel, onde o Papão do Norte disputou suas partidas de 1939 até 1950. O Estádio era de propriedade do ex-presidente do Moto Club, César Alexandre Aboud, industrial proprietário da fábrica Santa Isabel, no Bairro da Fabril. O Estádio Santa Isabel foi demolido em 1972. No seu lugar foi erguido o prédio do Ministério da Fazenda em São Luís. O Moto Club foi o único clube do estado a ter estádio próprio.[carece de fontes?]


Castelão

A partir de 1982, o Moto Club passou a realizar seus jogos principais no Castelão, inaugurado em 5 de fevereiro de 1982 e com capacidade para 75.263 torcedores, sendo um dos maiores estádios da Região Nordeste. Em 2004, o Estádio foi fechado, pois sua estrutura estava comprometida. O Castelão foi reaberto no dia 8 de setembro de 2012, data de aniversário da cidade de São Luís e sua capacidade foi reduzida para 45.000 torcedores, devido à colocação de cadeiras em todos os setores do Estádio.


Nhozinho Santos


Ver artigo principal: Estádio Nhozinho Santos

É o Estádio onde o Moto Club atualmente manda suas partidas.


Rivalidade


Seu maior rival é o Sampaio Corrêa, clube contra o qual travou grandes confrontos durante toda a história do futebol maranhense. Também é rival do Maranhão A.C. e do Luso Brasileiro, que teve seu primeiro confronto com o Moto Clube em 1960, depois que o Luso voltou a suas atividades, e já o enfrentou 101 vezes.



Superclássico



Ver artigo principal: Super Clássico

O Super Clássico é o nome dado ao confronto entre o Moto Club e o Sampaio Corrêa, ambos clubes da cidade de São Luís.


O primeiro confronto entre os rivais ocorreu em 14 de julho de 1940, quando o Sampaio Corrêa goleou o Moto Club por 7 a 2. Em 1953, o Moto "vingou" a derrota inicial quando venceu o maior rival por 9 a 3.


No Campeonato Maranhense de 1987, o clássico entre Moto e Sampaio registrou seu maior público na história. 95 mil torcedores compareceram ao Castelão.



Última atualização: Empate 1-1, 3 de fevereiro de 2018.





















Rival
J
V
E
D
GP
GC

Sampaio Corrêa
608
201
224
183
728
705



Títulos oficiais



Ver artigo principal: Títulos do Moto Club de São Luís









































Regionais


Competição

Títulos

Temporadas

Trophy (transp. Simón Bolívar Cup).png

Torneio Campeão dos Campeões do Norte

1

1948

Estaduais


Competição

Títulos

Temporadas

Maranhão

Campeonato Maranhense

26

1944, 1945, 1946, 1947, 1948, 1949, 1950, 1955, 1959, 1960, 1966, 1967, 1968, 1974, 1977, 1981, 1982, 1983, 1989, 2000, 2001, 2004, 2006, 2008, 2016, 2018

Maranhão

Campeonato Maranhense - Série B

2

2010 e 2013

Maranhão

Taça Cidade de São Luís

8
1972, 1978, 1981, 1982, 1985, 1993, 2003 e 2004


Estatísticas



Participações



Ver artigo principal: Temporadas do Moto Club de São Luís




Participações em 2019


































































Competição

Temporadas

Melhor campanha

Estreia

Última

P Aumento

R Baixa
Estados Camp NE.gif Copa do Nordeste 3 Grupos (2015 e 2017) 2015 2019
Brasil Campeonato Brasileiro 11 8º colocado (1968) 1960 1984
1
Série B 13 8º colocado (1996) 1972 1997
1
Série C 9 8º colocado (2000) 1981 2017
1
Série D 5 4º colocado (2016) 2009 2019 1
Copa do Brasil 12 2ª fase (2003, 2005 e 2015) 1990 2019


Histórico em competições oficiais


Copa do Brasil

Foram dez participações (1990, 1999, 2001, 2002, 2003, 2005, 2006, 2007, 2009 e 2015), sendo eliminado na primeira fase em sete edições (1990, 1999, 2001, 2002, 2006, 2007 e 2009), e nas outras três edições (2003, 2005 e 2015), foi eliminado na segunda fase.



  • 1990 - Em sua primeira participação na competição o Moto Club foi eliminado logo na primeira fase pelo Remo. Naquele ano, os dois times participavam do Brasileirão Série B na mesma chave que também contava com os times do Sport, Ceará, Santa Cruz e Treze da Paraíba. O Remo venceu nos pênaltis por 4x3 o Moto Club após dois empates por 1x1 em São Luís no Estádio Castelão e em Belém no Estádio Mangueira.


  • 1999 - Após nove anos desde a sua última participação o Moto Club volta a disputar novamente a Copa do Brasil e novamente é eliminado na primeira fase pelo, só que dessa vez foi pelo Goiás. Após vencer por 3x2 em São Luís, o Moto Club sofreu uma goleada por 4x0 em Goiânia e voltou pra casa eliminado.


  • 2001 - Em sua terceira participação o Moto Club foi eliminado pelo Flamengo-PI também na primeira fase. O Flamengo-PI venceu os dois jogos, em São Luís e em Teresina por 2x1.


  • 2002 - Eliminado na primeira fase pelo CSA. O CSA venceu os dois jogos, em São Luís por 2x1 e em Alagoas por 2x0.


  • 2003 - E foi em 2003 que pela primeira vez o Moto Club passou da primeira fase da competição depois de superar o River-PI, mas foi eliminado logo na segunda fase pelo Vasco da Gama. Na primeira fase, o Moto Club perdeu para o Ríver em casa por 1x0 e quando todos achavam que o time estava eliminado, o Moto Club se superou e goleou por 4x2 na casa do rival eliminando o Ríver. Já na segunda fase, o Moto Club recebeu o Vasco da Gama em São Luís e perdeu por 2x0 eliminando o jogo de volta.


  • 2005 - Novamente o Vasco da Gama atravessou o caminho do Moto Club e o resultado não foi diferente. Depois de eliminar o Rio Branco-AC por 3x1 no Acre eliminando o jogo de volta, o Moto Club pegou o Vasco da Gama na segunda fase e perdeu os dois jogos (2x1 em São Luís e 6x0 no Rio de Janeiro).


  • 2006 - Eliminado na primeira fase pelo Atlético Paranaense. O Atlético venceu o jogo em São Luís por 3x1 e não precisou do segundo jogo.


  • 2007 - O Moto Club foi eliminado na primeira fase pelo Goiás. O Goiás venceu o jogo por 3x1 em São Luís e não precisou do segundo jogo lá em Goiânia. Neste jogo o Moto Club não pode contar com sua torcida por causa de uma punição.



  • 2009 - O Moto Club foi eliminado na primeira fase pelo Náutico. Pois empatou com o Náutico no jogo de ida por 1x1 no Estádio Castelão em São Luís e perdeu o jogo de volta em Recife por 2x0 no Estádio dos Aflitos.


  • 2015 - O Moto Club conseguiu passar para segunda fase pela terceira vez, empatando com o Boa Esporte em 1x1 em dois jogos (na ida em São Luís e na volta em Minas) na primeira fase, pois passou para próxima fase vencendo nos pênaltis em 4 a 3. Mas ao ir para segunda fase, acabou sendo eliminado pela Ponte Preta perdendo os dois jogos (2x1 em São Luís e 4x1 em Campinas, SP).


Amistosos Internacionais

















29 de outubro de 1982

20px Transvaal

Emanuelson



1 x 2

Moto Club logo.png Moto Club

Zé Roberto
Gil Lima



André Kamperveen Stadion, Paramaribo, Suriname























31 de outubro de 1982

Robinhood.png Robinhood

1 x 2

Moto Club logo.png Moto Club

André Kamperveen Stadion, Paramaribo, Suriname























23 de março de 1984

Moto Club logo.png Moto Club

Cândido



1 x 3

Robinhood.png Robinhood

Rigteres
Klinguer (2)



Estádio Castelão, São Luís (MA), Brasil







Referências




  1. Moto Club - O Nordeste.com, sem data



Ligações externas



  • Site Oficial do Moto Club

  • Lista de Campeões Copa Norte/Nordeste da RSSSF Brasil

  • Lista dos principais clubes de futebol do Maranhão

  • Torneio Quadrangular de São Luís: 1961

  • Competições da Região Norte

  • Copa do Norte: 1948
























































  • Portal do futebol
  • Portal do Maranhão



Popular posts from this blog

Bundesstraße 106

Verónica Boquete

Ida-Boy-Ed-Garten